SRZD


15/12/2014 09h51

Alimentação saudável também contribui para hálito agradável
Beatriz Alhanati*

A alimentação equilibrada e natural é um fator importante para termos um hálito agradável. O que fazer então? Devemos observar na nossa alimentação a presença de micronutrientes (vitaminas, oligoelementos, minerais, aminoácidos e ácidos graxos essênciais) que são indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo. Suas  carências induzem a disfunções metabólicas (entre estas o mau hálito), excessos de radicais livres e processos de envelhecimento precoce.

Bem, fazer uma refeição saudável é fácil! Quanto mais colorido for seu prato, melhor!

Procurem comer de quase tudo (frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, ovo, peixe, frango...etc) mastigando bem, e sem exageros. Se possível, escolham os orgânicos, e preparem da forma mais natural que puderem para conservarem seus valores nutritivos.

Atenção: troquem a gordura saturada e laticínios, até gostosos para muitos (leite e derivado, bacon, margarina, fritura...) por boas gorduras (azeite extra-virgem, óleo de coco, de gergelim, leite de amêndoas, de avelã, de aveia, de arroz, etc.)

Comecem fazendo algumas trocas e não desanimem! Aos poucos, sentirão os efeitos na sua saúde e no seu hálito, podem acreditar! De quebra, posso lhes garantir que, se o peso estiver em excesso, este ficará para trás. Vale tentar!

Leia também:

- Alterações gustativas ou mau hálito?

- Saúde bucal e qualidade de vida

- Mau hálito não escolhe idade

- Mau hálito tem tratamento

 

*periodontista em colaboração voluntária ao SRZD


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.