SRZD


06/01/2015 20h19

Dodô da Portela: personalidades lamentam morte da ex-porta-bandeira
Redação*

Dona Dodô da Portela, ex-porta-bandeira, que morreu na tarde desta terça-feira (6) e foi velada e sepultada quarta-feira, deixou no Carnaval do Rio de Janeiro uma grande lacuna. Confira o que algumas personalidades falaram sobre a Tia Dodô.

-SRZD-Carnaval acompanhou velório e sepultamento. Houve emoção e muitas homenagens. Confira

- Portal do Sidney Rezende veiculou nota assim que recebeu a informação. Confira

Foto: SRZD

Serginho Procópio, presidente da Portela, classificou a morte da baluarte como uma grande perda para o Carnaval do Rio. "Tia Dodô veio de uma época romântica da escola e ajudou a conquistar todos os títulos que nossa Portela tem. Ela vem das antigas. Não dá para narrar o tamanho dessa perda. É um pedaço da história que se foi", lamentou o dirigente ao falar com o SRZD-Carnaval.

Tia Dodô, definida por Serginho Procópio em uma palavra: 'Guerreira!'

Serginho Procópio, presidente da Portela. Foto: SRZD-Rodrigo Trindade

Noca da Portela, histórico compositor, também lamentou a morte da ex-porta-bandeira. "Era meu ídolo! Sempre quando o desfile da Portela acabava, nós levávamos ela até o Morro da Providência, onde ela viveu grande parte de sua vida. Minha alma está de luto. A família portelense também! De todos os campeonatos, no mínimo 19 ela participou como porta-bandeira. Pedimos a Deus para que coloque ela no melhor lugar", afirmou ao SRZD-Carnaval.

Tia Dodô, definida por Noca da Portela em uma palavra: 'Vencedora!'

Noca da Portela. Foto: Arquivo SRZD

Patrícia Nery, rainha de bateria da Portela, definiu Dodô em uma palavra: "Imortal". Bastante emocionada, a rainha também revelou ao SRZD-Carnaval que Dona Dodô era sua amiga e conselheira. "É difícil falar, pois estou muito mal com essa notícia. Desde quando me tornei rainha, contei com a Tia Dodô como se ela fosse minha melhor amiga: ela me orientava, pegava e dizia o que eu devia e o que eu não devia fazer. Ela foi minha grande conselheira dentro da escola e vou levar tudo aquilo que ela me ensinou para sempre. Ela me acolheu muito bem quando cheguei lá", disse.

Tia Dodô, definida pela rainha Patrícia Nery em uma palavra: 'Conselheira!'

Rainha Patrícia Nery e Tia Dodô. Foto: Arquivo SRZD

O cantor oficial da Portela, Wantuir, também classificou a perda de Dodô. "Depois da bandeira da Portela, a pessoa mais importante da escola até esse momento foi a Tia Dodô. Ela é a grande mãe, a rainha, a grande sábia. Perder uma estrela como essa é muito ruim. Papai do Céu ganhou uma estrela lá em cima. Vai ficar em nossos corações pela eternidade", falou o cantor em bate-papo com o SRZD-Carnaval.

Tia Dodô, definida pelo cantor Wantuir em uma palavra: 'Estrela!'

Wantuir, cantor da Portela. Foto: Arquivo SRZD

Hélio Ricardo Rainho, colunista do Portal do Sidney Rezende e portelense de coração, também comentou a morte de Tia Dodô. "Não temos palavras, como portelenses ou como amantes do samba, para expressar a tristeza e o sentimento de perda que a morte de Tia Dodô representa para nós. Uma das mais extraordinárias personagens da história, não de uma escola, mas de todo o Carnaval carioca. Uma lenda viva, a última que nos restava de todo o passado dos desfiles. Uma mulher sábia e cheia de lições de vida! Seu nome, por certo, será eternizado nas memórias. Esperamos que seu exemplo de dignidade não se perca, e que sua morte simbolize um momento de reflexão sobre fidelidade e amor à escola, numa era em que o comercialismo tem invadido e alterado tantas coisas genuínas do samba. Salve Tia Dodô! Nunca mais a quadra da Portela será a mesma sem você!", desabafou.

Tia Dodô, definida por Hélio Rainho em uma palavra: 'Sábia!'

Hélio, portelense e colunista do Portal do Sidney Rezende. Foto: Arquivo SRZD

*Por Rodrigo Trindade, colaborador do SRZD.

- Confira nota oficial divulgada pela Portela após morte de Tia Dodô

- Leia mais notícias do Carnaval 2015

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



Comentários
  • Avatar
    10/01/2015 07:03:05Alex Beija FlorMembro SRZD desde 29/06/2009

    Infecção aos 95, num quadro de desnutrição e desidratação... MORREU ABANDONADA... Fato triste, atestado na certidão de óbito...

  • Avatar
    07/01/2015 00:55:43Luciana FerreiraMembro SRZD desde 17/05/2009

    Ela merece todo respeito e palmas. Uma grande perda.

  • Avatar
    06/01/2015 21:01:00Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Que Deus o da Bíblia, por ela ter sido fervorosa católica assim como O de todas as religiões e todos Santos, Caboclos e Orixás mantenham a alma de Dona Maria das Dores Alves a Tia Dodô, eterna porta-bandeira de nossa amada Portela, em paz, com alegria e na esperança do seguinte. Que ela â??lá do andar de cimaâ? assista ao desfile da Majestade do Samba na noite de segunda-feira do Carnaval Carioca 2015 e na quarta-feira de cinzas possa ver a Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira sagrar-se campeã pela 22ª vez: â??Portela/Suas cores tem/Na bandeira do Brasil/E no céu também/Avante portelense para a vitória/Não vê que o teu passado é cheio de glória/Eu tenho saudade/Desperta, ó grande mocidade/As suas cores são lindas/Seus valores não tem fim/Portela, querida/Ã?s tudo na vida/Pra mimâ?. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

Comentar