SRZD



Maria Apparecida

Maria Apparecida

CARNAVAL. Historiadora, escritora e decoradora, é considerada uma das mais respeitadas autoridades do Carnaval de São Paulo. Há 35 anos começou a se interessar pelo samba, em que desenvolveu vários projetos. Entrou para a história ao se tornar a primeira carnavalesca da folia paulistana.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



08/01/2015 13h00

2015: Um novo ano, um enredo
Maria Apparecida Urbano

O enredo é a parte mais importante para iniciar a preparação do desenvolvimento de um desfile carnavalesco, considerado uma verdadeira peça teatral. Ele é a espinha dorsal e a sustentação do desfile.

Seu sucesso vai depender muito de como será apresentado ao público. Para escolher um enredo e criar condições de levá-lo à avenida, tudo é válido; não existem limites, nem enredos repetidos, tudo resulta da forma da sua apresentação e da imaginação do carnavalesco, que é a pessoa responsável pelo seu desenvolvimento, assim como um diretor teatral.

2015: Um novo ano, um enredo

Por vezes começamos com um simples tema, por exemplo: um livro.

Para desenvolver esse tema e transformá-lo em um enredo, devemos saber que assunto vamos enfocar. Se vamos falar do conteúdo, o ponto de vista pode ser histórico, romântico, político, poético, folclórico ou humorístico.

Também pode-se abordá-lo na sua confecção editorial, como papel, tintas, montagem. Assim é que se começa a formar ideias e montar o enredo. Em todo enredo, seja ele qual for, o tema abordado provoca um rico trabalho de pesquisa.

Vamos fazer um teste, criando um enredo: "2015, um ano novo".

Claro que só teceremos pensamentos positivos. Sabemos muito bem que coisas ruins acontecem, porém não vamos focalizar esse lado da realidade. Imaginemos a nossa escola vivenciando os meses do ano, preparando cada ala para o desfile. Começa sua apresentação na passarela do samba pela comissão de frente.

Com o pensamento nas festas da passagem do ano, que nos emocionam e nos trazem muitas alegrias, o vestir-se de branco em sinal de paz vai ser uma expressiva e simpática apresentação.

Logo após vem o carro abre alas, que traz o nome da escola e do enredo, fazendo a sua apresentação, demonstrada com os detalhes referentes aos doze meses que representarão o 2015.

Máscaras e confetes. Foto: Reprodução

Começam, então, as alas com a demonstração dos acontecimentos que se realizarão a cada mês. Estamos em fevereiro, é Carnaval. Essa será a parte mais importante, ilustrada com alas repletas de fantasias referentes ao reinado de Momo, carros alegóricos, muito brilho, muita alegria. É o mês dos sambistas, e a passarela do samba os espera.

Terminado o Carnaval, vamos pensar no início das aulas; começa tudo de novo: material, uniforme, horário, transporte. Para o comércio quase todo mês é motivo de comemoração, e vamos aproveitar e comemorar juntos, com alas bem significativas.

Já é tempo de Páscoa, coelhinhos saltitantes, rodeados de ovos coloridos muito bem decorados.

Na imaginação do enredo mais um mês que nos emociona é o que celebra o dia das mães. É um dia em que todos os filhos, sejam eles crianças ou adultos, procuram os braços carinhosos de suas mães ou levam uma flor onde elas estão adormecidas. É o dia dedicado à família. Chega então o mês frio, que precisa das festas juninas para aquecer aos sons das músicas do interior, com muitas fogueiras e alegrias, curtindo um quentão, bebida típica dessa época, na expectativa ansiosa de que cheguem as férias, tempo de descanso, de passeios, de dormir sem ter horário de levantar...E assim passou o mês, recomeça-se tudo de novo: volta às aulas, ao trabalho.

E já foi metade do ano.

Como tivemos o dia de homenagem às mães, vamos também fazer nossas homenagens aos pais, lembrando sua dedicação pela família, o exemplo para os pequenos, a ida aos campos de futebol, a prática de esportes e também a participação deles nas escolas de samba junto com a família.

Lápis coloridos. Foto: Arte

E a primavera chegou. É época das flores e dos jardins floridos. Nosso espírito se sente mais leve, o sol brilha, a noite é cheia de estrelas e a chuva cai, molhando os jardins. São realizadas muitas festas em homenagem à primavera. Acontecem campeonatos esportivos com diversas modalidades.

E chega o mês das crianças, que é bem movimentado para o comércio. Elas merecem ter o seu dia, com muita festa, brincadeira, circos, teatros, jogos, muitos doces e presentes.

Entra em cena a ala das crianças, as criaturinhas que mais precisam de aconchego e amor. E o mês das crianças é também o mês da grande festa religiosa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida que é a padroeira de todos nós brasileiros, considerada a maior festa do nosso país.

E o futebol? Esse esporte terá alas especiais só para ele, porque é o único esporte que chama a atenção de todos os brasileiros durante o ano todo, com as disputas de campeonatos, tanto no Brasil como em outros países. Chega enfim o último mês do ano, que traz muitas coisas boas com ele, como o Natal.

O nascimento de Deus menino renova, as esperanças e votos de felicitações, os semblantes ficam mais suaves. Encontramos mãos estendidas de amigos, cheias de carinho e amizade, que desejam boas festas. Colocamos para trás todos os maus acontecimentos que nos entristeceram no decorrer do ano que terminou. E novas alas vão surgindo.

Aí está o nosso enredo pronto para ser pesquisado e executado. Agora passaremos o enredo ao carnavalesco que irá trabalhar todo o nosso sonho, criando cenas teatrais e fantasias deslumbrantes. Ele fará uma sinopse daquilo que merecerá mais atenção, para que os compositores componham um belíssimo e maravilhoso samba enredo, esperando-se uma criação para ficar na história da escola que defenderá esse enredo.

É um grande sonho...Porém não impossível; é simplesmente um enredo. O resultado da apresentação desse enredo só daremos no Ano Novo de 2016, esperando ansiosos receber a nota máxima; nota dez!!!.

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.