SRZD


24/01/2015 12h30

Contagem Regressiva: uma Império Serrano de fé e emoção
Redação*

Dando continuidade às visitas aos barracões da Série A, o SRZD-Carnaval foi falar com Severo Luzardo, carnavalesco da Império Serrano, e conferir o que a verde e branca de Madureira prepara para o desfile oficial, dia 13 de fevereiro.

A Império Serrano já fez bonito no Grupo Especial e há muitos anos vem tentando voltar à elite do Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação enfrentou, em 2014, uma série de problemas de ordem financeira e política, mas quer, através do enredo "Poema aos Peregrinos da Fé", mostrar que a garra de sua comunidade em nada foi afetada com tais obstáculos.

Severo Luzardo, carnavalesco da Império Serrano. Foto: Arquivo Pessoal

Problemas com captação de recursos aconteram e pegaram a escola de surpresa, mas mesmo assim, o barracão de alegorias segue a todo vapor. O SRZD-Carnaval observou dois carros já prontos e protegidos contra poeira, com plástico preto. Outros dois já estão em fase de acabamento e, inclusive, já com a instalação de iluminação. Segundo o carnavalesco Severo Luzardo, as alegorias estarão prontas em até dois dias antes do desfile oficial.

Artistas finalizam composição de alegoria. Foto: SRZD-Rodrigo Trindade

"Como profissional, sempre consegui entregar meus Carnavais bem antes. Na Império tivemos alguns agravantes, mas mesmo assim, agora estamos confortáveis. No máximo, em dois dias antes do desfile, estaremos com tudo pronto. O imperiano pode ficar tranquilo, pois a Império Serrano passará linda e de cabeça erguida", afirmou o artista ao SRZD-Carnaval.

O tema sobre fé está encaixando muito bem com os momentos ruins em que a escola passou, segundo análise do carnavalesco. "Imagine você: passamos por adversidades incríveis. Passamos o ano de 2014 inteiro sofrendo com muita luta, mas tínhamos uma preocupação que já estava em nossas mentes assim que chegamos ao Império. Temos que resgatar os antigos e grandiosos Carnavais desta escola e entrar com uma estética que tenha a cara da Império Serrano. O imperiano ainda está um pouco machucado pelos problemas que aconteceram na agremiação. O que queremos é resgatar totalmente essa felicidade do componente. Esse enredo quer mostrar que com a fé tudo é possível. Teremos um desfile que vai tocar o coração de todos", apostou Severo Luzardo.

Artistas trabalham em ornamentação de alegoria. Foto: SRZD-Rodrigo Trindade

Com 2 mil e 400 componentes, 24 alas e quatro carros alegóricos, a agremiação cantará as mais variadas formas de fé do brasileiro e abordará, desde o sincretismo religioso às manifestações artísticas, inclusive o Carnaval. A comissão de frente, que será coreografada por Andersom Big, ainda é mistério. Ao ser perguntado sobre esse quesito pelo SRZD-Carnaval, Severo Luzardo resumiu: "Trará baluartes e mostrará a escola tradicional que a Império Serrano é".

O abre-alas acoplado e que tradicionalmente leva a coroa da agremiação, representará "Os Caminhos da Fé". Virá luxuoso e um dos pontos altos será o efeito de iluminação. O segundo setor falará do sincretismo religioso brasileiro. As baianas representarão a Nossa Senhora dos Navegantes e em seguida, virá o segundo carro, A Rainha do Mar. Mostrará o momento histórico em que o candomblé se "misturou" ao catolicismo.

A terceira alegoria virá com vários materiais reciclados e, mais uma vez, poderá impactar o público. "É uma espécie de pau de arara moderno, estilizado, exaltando nossa cultura. Vamos mostrar que o sagrado convive com o profano nas manifestações do Nordeste. Aqui virá, artista consagrado. Suas figuras foram autorizadas e virão em vários painéis artísticos", completou.

Mais outro detalhe da alegoria que, na visão de Luzardo, representará um pau de arara moderno. Foto: SRZD-Rodrigo Trindade

A escola promete fechar o desfile com uma espécie de comemoração pelo Carnaval. O quarto carro, que recebeu o nome de "Cortejo da Folia", quer reconhecer o trabalhos dos artistas envolvidos com os preparativos dos desfiles das escolas de samba. Servero Luzardo explicou:

"Encerramos o desfile com o Cortejo do Carnaval, o cortejo da alegria, o cortejo da folia, pois para construir o Carnaval, os envolvidos fazem uma grande peregrinação por pesquisas, visitas aos lugares citados no enredo, além de trabalhar duro nos barracões para finalizar os serviços. Toda essa romaria vai ser mostrada nesse carro, de forma bem colorida e festiva", finalizou Severo Luzardo em entrevista ao SRZD-Carnaval.

Terceira alegoria virá com várias obras do artista Derlon Almeida. Foto: SRZD-Rodrigo Trindade

*Por Rodrigo Trindade, colaborador do SRZD.

Da série Contagem Regressiva:

Grupo Especial:

-Atual campeã: Tijuca quer conquistar o público de novo

-Gigantismo, efeitos de Parintins e emoção são promessas da Viradouro

-Ilha quer surpreender o público com luxo e alegorias imponentes

-São Clemente prepara 'enredo da vida' de Rosa Magalhães

-Abre-alas gigante da Mangueira ofertará flores às mulheres

-'A Vila Isabel é muito aguardada', diz diretor de Carnaval

-Portela promete 'fechar barracão' até 31 de janeiro

-Imperatriz segue com barracão a todo vapor, mas encontra dificuldade com fornecedores

-'Não estamos atrasados nem adiantados', diz Laíla da Beija-Flor

Série A:

-Unidos de Padre Miguel quer repetir sucesso das alegorias de 2014

-Índio canibal comerá componente no desfile da Paraíso do Tuiuti

-Em Cima da Hora dribla falta de dinheiro com simplicidade, bom gosto e capricho no acabamento

-Mesmo com problemas financeiros, Curicica aposta em um grande desfile

-'O público pode esperar uma Estácio de Sá forte', diz Tarcisio Zanon

-Na Inocentes, mesmo sem patrocínio, atividades estão adiantadas

-Mesmo sem patrocínio, Santa Cruz segue com barracão adiantado

-Caprichosos de Pilares corre contra o tempo para finalizar abre-alas

-Alegria da Zona Sul dribla falta de dinheiro com material alternativo

-'Cubango quer voltar a disputar título', disse Jaime Cezário

-Leia as últimas notícias do Carnaval 2015

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    24/01/2015 14:27:34Nidia Jussara FdasilvaMembro SRZD desde 25/06/2012

    Sucesso ao Império Serrano!!!

Comentar