Um casal dos Estados Unidos tem um projeto grandioso. Julie e Scott Brusaw sonham em trocar todo o asfalto do mundo por placas solares. O objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa e gerar energia limpa e renovável.
Julie e Scott conseguiram financiamento da Administração Federal de Rodovias dos EUA para a construção de painés fotovoltaicos no chão. Foram construídas placas que podem aguentar mais de 113 toneladas. Eles são feitos de vidro, com 10% do material reciclado.
O casal afirma que um sistema nacional de painés pode produzir mais energia limpa do que os EUA usam. A eletricidade gerada pelas placas seria usada em casas e empresas. O projeto ainda prevê outras ajudas: aumento do número de carros elétricos, fim dos postes de energia nas ruas, descongelamento da neve que fica acumulada nas vias e sinalização com iluminação LED de pessoas e animais que atravessam as pistas de noite.
O projeto, chamado "Solar Roadways", recebeu US$ 2,2 milhões através de um financiamento coletivo. Com o dinheiro, a ideia será posta em prática no mundo e mais profissionais serão contratados.
Assista ao vídeo do projeto (em inglês):
Curta a página do SRZD no Facebook: