SRZD


02/02/2015 00h50

Sob forte chuva, Portela mostrou garra na passarela do samba
Redação SRZD*

No segundo dia de ensaio técnico, dia 01 de fevereiro, a Portela entrou na Marquês de Sapucaí debaixo de uma forte chuva, cantando o samba "Portela na avenida". A escola azul e branca vai ser a segunda escola a desfilar no dia 16 de fevereiro, com o enredo do carnavalesco Alexandre Louzada, "ImaginaRio: 450 anos de uma cidade surreal".

- Portela deixa de lado favoritismo em meio a gritos de 'é campeão'

Águia da Portela. Foto: SRZD/Daiv Santos

A comissão de frente com o trabalho assinado pela coreografa Gislaine Cavalcanti, foi distribuída na frente do "abre alas" em que trazia a águia, símbolo mítico da escola. Os componentes entraram na passarela do samba em dois grupos. O primeiro grupo trouxe movimentos sincronizados e remetendo em algumas passadas ao balanço do trem. No segundo grupo, o trabalho se mostrou um pouco mais preso e divididos em casal, com passos mais marcados, enquanto o primeira parte da comissão se mostrava mais solta.

Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Foto: SRZD/Daiv Santos

Em seguida, atrás da alegoria, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola de Oswaldo Cruz e Madureira, Alex Marcelino e Danielle Nascimento. A dupla cantou o samba e bailou na pista molhada com um pouco de cautela na exibição de alguns giros, seguindo com Alex cortejando Danielle, sem muitas coreografias, porém com a dança segura e saudando o grande público presente. E ambos apesar de ser o primeiro ano dançando juntos na Portela, refletindo sintonia nos movimentos.

David Brazil também participou do desfile. Foto: SRZD/Daiv Santos

As baianas vieram vestidas de azul, girando, cantando e dançando com alegria, mas um pouco contidas pela pista molhada. As alas que passaram Monalisa Carvalho, organizadora do carnaval argentino. Foto: SRZD/Daiv Santosapós essas "tias do samba" não fizeram diferente, todos do primeiro setor e do segundo setor com o samba na ponta da língua e boa evolução.

É frente espaço destinado ao carro 3 - que marcado o espaço por balão e cordas - trazia os componentes que vão ocupar a alegoria no dia do desfile, a ala das damas com charme e vigorosas com seus leques nas mãos.

A Tabajara do Samba entrou alinhada com um xequeré dispontando na frente de duas fileiras de cuícas, três de agogôs, três de chocalhos e três fileiras de tamborim, respectivamente. Completando o time dos ritmistas, marcações nas pontas direita e esquerda, e ao centro, juntamente com repiques e caixas alternados. A bateria de mestre Nilo Sergio desenvolveu duas bossas, com uma delas no meio, no refrão. A Tabajara deu seu show à parte ao mostrar ao público a coreografia que vai fazer no dia do desfile, uma movimentação frente e trás, que faz a alusão a espécie de um cubo.

Atrás da bateria, a ala de Nilce Fran e Valci Pelé, com suas passistas mais antigas na ala destacadas do restante do grupo, que veio logo atrás com as meninas de preto e azul, enquanto os rapazes vestidos de terno prateado e usando óculos escuros. A ala muito premiada no carnaval carioca, trouxe alegria, irreverência, e o samba no pé que é a marca da ala.

Entre os balões que marcavam o quarto carro e o quinto, o terceiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, descalço e aproveitando o samba, em harmonia. Seguidos por mais alas da comunidade, que demonstraram na avenida um canto bom e garra no conjunto. Do quinto ao sexto carro, o segundo casal de mestre-sala e porta bandeira saudando o público e bailando livres, e mais algumas alas comercias e comunidade cantando o samba em harmonia. Do sexto ao sétimo, a velha guarda da Portela, que preencheu parte do espaço destinado ao sexto carro, com o restante dos senhores e senhoras da ala atrás. Encerrando a ala de compositores da escola se mostrando satisfeitos com o samba escolhido para 2015.

Marcos Falcon e Tia Surica. Foto: SRZD/Daic Santos

A Portela neste domingo teve uma apresentação marca pelo bom desempenho em harmonia, conjunto e evolução. O samba funcionou e os componentes e arquibancadas abraçaram o samba, que foi bem conduzido por Wantuir, Wander Pires e Cia. E o ensaio técnico só reforçou a ideia que é sim uma das favoritas ao título.

Ala usou peruca colorida. Foto: SRZD/Daiv Santos

*Laryza Nascimento - Colaboradora do SRZD.

Veja também:

-SRZD-Carnaval ganhou um samba de presente. Clique e ouça!

-Saiba tudo sobre os ensaios na Marquês de Sapucaí

-Leia as últimas notícias do Carnaval 2015

 

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    04/02/2015 20:33:31Beija SempreMembro SRZD desde 20/01/2013

    Só passei pra dizer aos urubus de plantão que a escola nilopolitana (leia-se BEIJA FLOR) â?? pra variar! â?? é apontada em todos os sites, blogs, comentários de internautas, matérias de rádios, jornais, televisão como uma das prováveis campeãs. Seu barracão é primoroso, além de grandioso. Seu samba, considerado o melhor do ano (já que o da Viradouro não é original); seu ensaio foi perfeito; sua bateria, hoje, figura entre as melhores; seu casal de ms e pb dispensam comentários e, claro, sua comunidade rolo compressor rasga o asfalto sempre. Logo, cambada de varejeiras, podem tremer mesmo! Podem espernear e destilar seus veneninhos ralos que desse conjunto azul e branco nilopolitamo só pode sair coisa boa. Chupa cambada de urubus (kkkkkkkkkkkk).

  • Avatar
    04/02/2015 17:20:20João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk além de tudo é cheio de gracinha! Só podia ser nilopolitano mesmo.

  • Avatar
    04/02/2015 17:17:31TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Eu fiz meu trabalho como cidadão, dei meu tempo para ENSINAR uma pessoa sobre Carnaval, julgamento, deixar de ser rancoroso e respeitar quando as escolas ganham merecidamente. Se o João Silva não quer aprender, aí não é mais comigo, estou trabalhando contra o ANALFABETISMO das regras do Carnaval, mas ele só fica renegando meus comentários-aulas. Depois não venha o Ministro da Educação e a presidenta me ligarem e dizerem que eu não fiz a minha parte. Meu aluno João Silva levou nota ZERO, pois não quis aprender o porque a Beija-Flor foi campeã em 2011. E ainda trabalhei de forma GRATUITA, tudo para o bem da educação do país, mas o João não quer aprender, eu vou fazer o quê?!,,...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Avatar
    04/02/2015 17:10:53João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    E não delete o que escreve não que fica feio, viu!

  • Avatar
    04/02/2015 17:09:14TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Idade média???? Oi?!...kkkkkkk. A que ponto uma pessoa chega na falta de argumentos num debate análise sobre Carnaval, a pessoa começa até a falar da Idade Média do nada, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Avatar
    04/02/2015 17:08:19João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Você é bobinho assim mesmo ou tá se fazendo de morto pra comer o ku do coveiro? Se liga, cara. Como é que vc sustenta uma heresia dessas, de que Yemanjá e a Virgem Maria são as mesmas pessoas e ainda quer ter razão nesse seu argumento pífio para justificar aquela imagem do orixá atrás do barco da BF? Vc tá ficando louco? Vc acha que todos nós somos obrigados a engolir as visões religiosas do Laíla como se fossem verdades? Esse tal sincretismo existe só para eles. Mas para quem acredita nos ensinamentos cristão, nunca, jamais, em tempo algum tal comparação pode acontecer. Até mesmo para quem acredita no candomblé como religião sabe que os orixás são forças da natureza, não são deuses, muito menos podem assumir formas humanas. Na África eles são representado por símbolos, nunca por figuras humanas. Se liga, bobinho!

  • Avatar
    04/02/2015 14:21:08Lidia CaldasMembro SRZD desde 06/05/2014

    Ensaio da Portela fio bom e técnico. Quando o ensaio da Portela passou , não vi nada de arrebatador ,porém se saíram muito bem. Vale lembrar que o melhor ensaio desse dia foi o da ILha.

  • Avatar
    04/02/2015 13:56:12João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Se fosse fosse católico e pregasse uma heresia dessas hoje em dia seria excomungado. Se estivéssemos na Idade Média seria queimado em praça pública numa fogueira. E pra terminar, você é petista sem sombra de dúvida, um partido que assalta e corrompe a nação e vive de marcutaias, igualzinho a tua escola. São benedito é santo preto, cada panela procura seu texto. Acho que vc representa bem essas duas entidades. Não poderia vim algo diferente de alguém com histórico tão podre.

  • Avatar
    04/02/2015 13:42:29TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    João Silva. Eu ia escrever mais sabe, mas tu tem cara de quem vota em PSDB, assiste BBB, e acha que toda corrupção na Petrobrás começou de 12 anos para cá, ou seja vai sempre fingir que não entende nada,pra que falar né?!, kkkk.

  • Avatar
    04/02/2015 13:41:22TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Eu fiz esse texto bem feito, todo explicado para depois esse João Silva fingir que não entendeu nada?!.. Ah, â??queridoâ? me poupe para de ser fazer de bobo, valoriza meu tempo pois eu tenho mais o que fazer, e vou começar a cobrar $SS para lhe explicar certas coisas, kkkk. Vamos lá pois estou com paciência: A música do Roberto Carlos diz: â??Todas as N. Sras. são a mesma mãe de Deusâ? (Deus na pessoa do filho Jesus Cristo), explica bem a presença de Iemanjá no enredo, já que Iemanjá é a Virgem Maria na Umbanda. E os Orixás são tido como deuses por muita gente, mas eles não são deuses, eles como bem disse o samba do Salgueiro de 2014 : â??Guardiões da Natureza, é a magia dos Orixásâ?. Orixás são guardiões da natureza como bem disse o Salgueiro, orientadores para as pessoas de religiões com matriz africana. E o enredo podia trazer Iemanjá mesmo o Roberto Carlos não sendo umbandista, sendo ele muito católico , pois o enredo não era totalmente biográfico, só os dois primeiros setores do desfile, depois passava para as obras musicais do Roberto Carlos. Sobre o carro dos caminhoneiros e demais alegorias, uma das músicas mais lindas do RC, e amada por muitas mulheres de caminhoneiros, os caminhões é claro que eram simples, o enredo era â??A SIMPLICIDADE de um Reiâ?. Simplicidade, entendeu?!

  • Avatar
    04/02/2015 09:28:28João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Ah, meu querido, e Mangueira em 2005 não foi a Petrobrás, foi a Eletrobrás quem patrocinou. Tema muito ruim por sinal.

  • Avatar
    04/02/2015 09:27:09João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Beija-Flolder, na boa ou lascada, é a marca do carnaval? Tira os patrocinadores desses enredos que ela apresenta, tipo cavalo, Boni, banho, Maranhão, Macapá... pra ver quantos desses temas ela levaria pra avenida. Eu respondo: NENHUM! Só leva em função de um gordo patrocínio, como fez Obiang ao remeter 10 milhões para a escola de vocês com objetivo de incrementar o turismo naquelas bandas. Não fosse isso, duvido que Guiné virasse desfile. Assim como Uberaba, sem os 10 milhões prometidos pela prefeitura à Grande Rio, não virou. E pode se preparar, porque até mesmo essa sua visão enganosa de que BF é marca do carnaval chegou ao fim. A prova está na troca dos jurados. Todos cansaram de ver a mesma coisa nessa escola. Renovaram com intuito de fazer os "novos" avaliarem coisas velhas como se fossem novidades. Tai novamente navio negreiro, invasor, comidas, danças...nessa Guiné ditatorial. Mas deixa estar, porque 2016 não haverá África nem Rio pra salvar as engessadas. E como a economia do mundo em declínio, eu quero ver quem vai conseguir patrocínio por ai. Caso não consigam, vamos ver uma BF sem máscara, vamos ver quem realmente ela é sem os milhões de temas encomendados.

  • Avatar
    04/02/2015 09:18:41João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    1 - O nojento do Busch mandou jovens americanos para a guerra porque a economia deles é movida por derivados do petróleo, a frota de veículos, sobretudo. Por isso que o mundo procura uma fonte energética alternativa. Nada tem a ver com corrupção. Petróleo é o ouro negro, tão cobiçado por mover economias quanto ouro metal responsável pelas aventuras marítimas dos século XVI. 2 - BF 2011, alegorias simples e lindas? Tipo aquele carro dos caminhoneiros e aquela embarcação mal reproduzida? O fanatismo cega mesmo. Orixá é um deus. Nossa Senhora, a mãe de Jesus decantada por RC, foi um ser humano. A ela não se presta culto divino, seria uma heresia, pois para o catolicismo só existe um único Deus. Diferente das crenças africas onde mais de 400 deuses são cultuados. Para o Brasil trouxeram uns 16, entre eles, a deusa das águas. Roberto Carlos nunca fez menção ao umbandismo em suas músicas. Aquilo foi uma forçação de barra para o qual os jurados fizeram vistas grossas... como sempre fazem (com exceção de 2014, Graças a Deus).Eu não posso reconhecer competência na sua escola, porque lá, em termos de enredos e estéticas, são bem medíocres e cafonas. A sorte de vocês é a política forte que fazem dentro da Liesa, e o afastamento de 26 jurados por terem julgado com rigor e acertadamente sua escola é a prova que todos nós precisávamos, embora já fôssemos sabedores da manipulação dela em resultados. Isso é competência, não posso negar.

  • Avatar
    04/02/2015 01:17:15TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    João Silva, tente diminuir essa raiva que você tem da Beija-Flor, é bonito e DIGNO saber reconhecer a competência dos outros, eu mesmo não gosto de alguma coisas na Unidos da Tijuca, e mesmo assim reconheço que ele fizeram as melhores fantasias do ano passado (2014). Me lembro muito bem de uma entrevista quando a Tijuca escolheu o enredo da "Suíça" e o repórter do site Carnavalesco perguntou "Mas porque a Suíça?", e o Fernando Horta campeão do Carnaval 2014 disse "Tem escola falando de um país estrangeiro também, é da África, mas é estrangeiro do mesmo jeito como a Suiça". .... A Beija-Flor na boa ou lascada, a "a marca do Carnaval... é ela". Querido, não se perturbe dia e noite pensando se a Beija-Flor vai ganhar ou não, ganhando ou não ganhando ela continuará a ser a marca do Carnaval.

  • Avatar
    04/02/2015 01:04:09TedyMembro SRZD desde 12/04/2012

    Sobre o enredo da Beija-Flor de 2011, alegorias simples e lindas, a única coisa feia naquele desfile era aquela comissão de frente despropositada do Carlinhos de Jesus, mesmo assim dentro do enredo. E sobre a orixá Iemanjá, totalmente dentro do enredo. De acordo com a música "Todas as Nossas Senhoras" do Roberto Carlos onde ele canta "Todas as Nossas Senhoras são a mesma mãe de Deus" (Deus na pessoa do filho Jesus Cristo). E o samba ainda dizia "De Todas as Marias vem as benção lá do céu" fazendo alusão a esta música do Roberto Carlos, além de também ser uma alusão a conhecida música "Nossa Senhora". Para quem não sabe a Orixá Iemanjá é a Virgem Maria na Umbanda, nas religiões de matriz africana. A escola iria colocar a Virgem Maria, mas para evitar polemizar com a Igreja Católica e a Arquidiocese, a escola trouxe Iemanjá. Já que a intenção do enredo não era polemizar, e sim trazer uma mensagem de Paz e Amor. Iemanjá estava totalmente dentro do enredo. ... E sobre o desfile no geral, foi lindo, até alguns gresilenses, mangueirenses que conheço e que declaradamente implicam com a Beija-Flor, reconhecem que a Beija-Flor fez um desfile maravilhoso em 2011.

Comentar