SRZD


03/02/2015 13h05

Florais de Bach, uma terapia holística reconhecida por sua ação
Beatriz Alhanati*

Desde 2003 a Organização Mundial de Saúde (OMS) apoia pesquisas de terapias complementares incluindo a terapia com floral. E, em 2008, no Brasil, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu os profissionais cirurgiões-dentistas habilitados nessa terapia.

A terapia floral foi desenvolvida pelo médico inglês, Edward Bach (1886 - 1936).   Após saber que estava com câncer, e para se libertar dos sentimentos negativos que sentia, aprofundou-se no estudo das relações entre a personalidade.  Convencido de que os aspectos psico- mentais são a verdadeira causa das doenças, Dr. Bach abandonou a medicina ortodoxa e passou a se  dedicar ao estudo de terapias mais naturais.

A terapia floral de Bach (hoje existem vários sistemas de Florais) é composta por 38 essências e cada uma delas trata de um estado emocional ou um aspecto da personalidade. Ela ajuda-nos a lidar melhor com estados negativos passageiros, como por exemplo, egoísmo, impaciência, desânimo, insegurança, ciúme, cuja causa é a fraqueza do caráter humano, e ajuda-nos a controlar essas fraquezas 

Observo na minha clínica que um grande número de pacientes com halitose tem seu emocional abalado e a terapia com floral tem sido um diferencial para complementar  o seu tratamento.   O floral por si só não eliminará o problema e não deve substituir o tratamento convencional, mas fará com que o individuo encontre força e consciência para eliminá-lo.

Leia também:

- Alimentação saudável também contribui para hálito agradável

- Alterações gustativas ou mau hálito?

- Saúde bucal e qualidade de vida

- Mau hálito não escolhe idade

- Mau hálito tem tratamento

 

*periodontista em colaboração voluntária ao SRZD


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.