SRZD


09/12/2008 01h40

Império ainda não achou o andamento
Eugênio Leal

Continuo achando que o Império Serrano ainda não encontrou o andamento correto para seu samba reeditado. O ensaio técnico de domingo comprovou isso. Embora todos cantassem não se via a emoção e alegria que a obra pode despertar. É preciso diminuir ainda mais o ritmo. É um samba que pede isso para valorizar sua bela melodia, especialmente na primeira parte.

Deu para sentir também que a sensacional bateria imperiana ainda está buscando seu "encaixe" no samba. Não pude conversar com mestre Átila ao final do ensaio, mas ele não demonstrava a tranqüilidade de sempre à frente dos ritmistas. 

Uma coisa que percebi ouvindo a gravação do canto dos componentes que fiz para a Rádio Tupi (está lá no nosso site) é que as longas paradinhas dificultam bastante o canto dos componentes. Isso porque, sem o sistema de som espalhado pela pista, a referência dos desfilantes que estão mais longe do carro de som é a marcação dos surdos. Quanto ela se perde por muito tempo acontece um desentrosamento do canto das primeiras alas porque cada um começa a cantar na sua velocidade.

Isso foi uma das causas do atravessamento do samba durante o ensaio. O tamanho da escola, ou talvez a distância das primeiras alas para o carro de som, também colaborou. 

Estes problemas, somados à natural timidez do jovem mestre-sala estreante numa escola tão tradicional, se justificam pela distância que ainda temos até o dia do desfile oficial. O Império está se reestruturando, organizando sua harmonia e ainda tem tempo para acertar este tipo de coisa. Numa atitude inteligente, a direção da escola filmou o ensaio para analisar detalhadamente o que houve de certo e errado. Vamos ver como serão os próximos.

A cara do povo

Confesso que, no início das eliminatórias, não simpatizava muito com o samba da Mangueira. Achava (e ainda acho) a letra pouco criativa. Minha impressão mudou significativamente na final, quando vi a quadra cantar e vibrar com a obra. O conceito subiu um pouco mais após a bela gravação de Luizito. Comecei a achar que este pode ser o samba do ano. É claro que o caminho é longo, mas o ensaio reforçou esta sensação. Ontem a verde e rosa deu um belo passo neste sentido. O samba não foi cantado só pelos componentes, mas pelo público, imprensa, seguranças... Aliás, alguns "homens de preto" da Mangueira estavam nervosos sem necessidade. Presidente Chininha, a Liesa já dispõe de uma equipe para organizar a pista (o que faz com muita competência). 

Mas voltando ao samba: como pode um samba inédito, recém-lançado, render bem mais que um consagrado há trinta anos? Tudo bem que ele tem o respaldo de uma escola como a Mangueira - ainda por cima mordida com o que aconteceu ano passado. Mas não é só isso: a melodia valente e fácil é fundamental para este sucesso quase instantâneo. Vamos acompanhar como as coisas andam até o dia do desfile para ver se "a cara do povo" realmente vai acontecer.

Vale destacar também a excelente performance da bateria, ontem comandada por Marrom devido a uma queimadura sofrida por Taranta. Perfeito desempenho!  

Ps: Este colunista, por compromissos profissionais, só acompanhou o samba de esquenta da Beija-Flor na última sexta. Só é possível dizer que a bateria estava redonda: muito bem afinada e equilibrada.


Comentários
  • Avatar
    29/12/2008 23:49:56raises imperianasMembro SRZD desde 07/04/2009

    CARO EUGENIO LEAL, COMO SAMBISTA (TENHO DUVIDA DE SEU CORRICULUM NO SAMBA)ACREDITO QUE VC SEJA UM Ã?TIMO REPORTER ESPORTIVO, COMO SAMBISTA EU NUNCA VI SEU NOME NA HISTORIA E NÃ?O SEI O QUE VC FEZ PARA PODER CRITICAR O ANDAMENTO DO SAMBA DO IMPÃ?RIO TENHO DUVIDAS QUE VC SAIBA O QUE Ã? ANDAMENTO,GOSTARIA DE TE CONVIDAR PRA VC FAZER UM ESTÁGIO NA SERRINHA SOBRE ANDAMENTO DE SAMBAS VC SERÁ MUITO BEM RECEBIDO, E TENHA CERTEZA SAIRÁ SABENDO O QUE Ã? UM ANDAMENTO E NUNCA MAIS VAI FALAR SANDICES.

  • Avatar
    20/12/2008 03:53:18dyó menezesAnônimo

    não achou e, infelizmente, com o nego, NÃ?O ACHARÁ! lembram-se de "agudás" em 2003? ele comprovadamente ACABOU COM O SAMBA. é uma pena! por que não o gonzaguinha, meu deus?

  • Avatar
    11/12/2008 23:17:26PaulMembro SRZD desde 27/04/2009

    Chacal o Justiceiro Imperial. Tu tens dificuldades visuais? Tu tem dificuldade de ler? Tu tem capacidade de raciocínio? VOCE SABE INTERPRETAR ALGUMA COISA? vOCE Ã? DEFICIENTE AUDITIVO? Vc. por acaso ouviu o galo cantar e não sabe onde? Voce pode afirmar quem nasceu primeiro: ovo ou voce? Nos poupe de sua ignorância. Vida que segue

  • Avatar
    11/12/2008 19:00:24ASSIM NÃ?O DÁAnônimo

    Certas coisas que acontecem, e só acontecem com o Império, porque será ? Fazer feira de fantasias ? Que dizer o que, venderão tudo a preço de banana ? E tô sabendo que teremos no sábado de carnaval os " xepeiros " comprando roupas pra brincar carnaval, por favor, valorizem mais meu Império Serrano, por favor !!!!!!!!!

  • Avatar
    11/12/2008 18:48:25OLHEIROAnônimo

    CHACAL, vc está mais para bestial. Quase tudo que foi falado aqui é VERDADEIRO e, o justiceiro prego, se alertaram, é bom que os responsáveis vejam, e consertem os defeitos, que ainda bem, foram foram poucos. Foi falado sobre MS e PB, estavam nervosos sim e isso é natural, por isso erram em alguma coisa. A harmonia da escola não esteve bem. A bateria estava sim, um pouco acelerada, para o que é pedido, na melodia deste samba, a não ser que queiram, por conta e risco de quem o fizer, se dar mal nas notas. Os ensaios técnicos são para isso, corrigir erros, e aparar as arestas, respeite quem conhece, fanfarrão.

  • Avatar
    11/12/2008 15:17:20Gilson Mont BlancAnônimo

    Parabéns, Eugênio! Seu artigo está muito conciso, inteligente e coerente. valeu. abçs

  • Avatar
    11/12/2008 13:02:17carlos aurelioMembro SRZD desde 16/04/2009

    quem foi e viu o ensaio técnico de ontem ,na quadra, vai esquecer esta história de andamento do samba.a escola estava coesa e contagiante. Muitos desfilantes de ensaios técnicos de todas as escolas em dezembro ,sequer sairão no desfile oficial.Estão "esquentando " as camisas dos futuros desfilantes de alas comerciais.Oque importa e foi filmado ,mesmo com pouca coisa errada ,será corrigida , já e para sempre

  • Avatar
    11/12/2008 11:47:38CHACAL O JUSTICEIRO IMPERIALAnônimo

    Olha eu aqui de novo... Vem cá, quem é Luisinho da cuíca? este está mais para Bisonho da cuíca!!! E o Paul? o único que conheço Mcartnei? Vão arrumar o que fazer e deixem o glorioso Império Serrano em paz! Ã? sinal que incomodamos, certo? Temos um chão que talvês somente Mangueira e Portela possuem E as invenções dos banqueiros de bicho, quais são os baluartes e o seu chão? Ah, me dizem, apoiadas por uma parcela da imprensa que julga com dois "C" o do coração e o do.....por medo.... Claro que é grande o risco de se atravessar o samba apenas com o carro de som, seus inteligentes! Claro que os ensaios técnicos existem para ocorrerem os erros que não podem se repetir no desfile e serem corrigidos em tempo hábil, seus gênios da privada! Ou as outras duas escolas de samba, quer dizer, uma escola de samba e uma outra agremiação que se intitula como tal, foram perfeitas nos seus ensaios? Quer dizer então que o samba tem que ficar mais lento? fala sério!!! lembram de 2004? E o tal de espectador? Dizer que o casal de MS e PB é fraco e ensaio é bom demais para eles. Olha Sr. Espectador, Sua alcunha já diz tudo e ainda bem que vc é um mero espectador, pois, se fosse julgar conseguiria ser mais idiota que os jurados que todos os anos o são em seus julgamentos. Sugiro que vc vire espectador de funk, pois, uma boçalidade daquelas lhe cai bem...hehehe...é a sua cara!!! Um camarada que classifica um fiasco o ensaio do Império Serrano somente pode ter duas classificações: Ou ele é cego e surdo ou é um perfeito idiota de má fé. Na sexta Feira o sambódromo estava vazio e ninguém falou nada...., nem imprensa e tampouco os idiotas que vem aqui criticar direcionadamente ao Império Serrano. Se fosse o Império Serrano....diriam que deveria desfilar no acesso, mesmo acesso onde pastaram por décadas as invenções de barro de hoje... O IMPÃ?RIO SERRANO ESTÁ INCOMODANDO E OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM!!!!

  • Avatar
    10/12/2008 14:07:56carlos aurelioMembro SRZD desde 16/04/2009

    em 2004 ,com aquarela brasileira ,a escola saiu com o dobro de componentes que sairá em 2009.Não há como atravessar com o som oficial de desfile a escola , embora com samba antigo,fez um desfile empolgante.Império tem tradição de desfile mais cadenciado,ao contrário de escolas como o Salgueiro.a escola virá linda ,com fantasias adequadas e alegorias surpreendentes Defendo a organização ,mas estão transformando um ensaio técnico em desfile,só faltam julgadores.o bom é que ninguem chuta cachorro morto.

  • Avatar
    10/12/2008 13:26:02Carlos AndreazzaMembro SRZD desde 16/04/2009

    O Império encontrará o melhor andamento para o seu belo samba-enredo. Quem acompanha os ensaios técnicos [às quartas] na quadra sabe disso. Acelerar o ritmo, como fez no domingo, é experiência necessária - e a temporada de treinos serve para isso. Na hora do desfile, o Império estará bonito como sempre e preparado como nunca.

  • Avatar
    10/12/2008 12:29:51GLORIOSOMembro SRZD desde 12/04/2009

    Esse negócio de andamento é realmente complicado quando se trata de reedições,pois as escolas buscam acelerar um pouco para adequar o samba aos padrões atuais e visam "atiçar" o público na Sapucaí e perigosamente perdem pontos. Lembremos da Viradouros que perdeu pontos por esse motivo,por um outro lado,entrar com o samba bastante cadênciado,pode ser um banho de água fria na galera que só irá se animar no início.

  • Avatar
    10/12/2008 09:59:05LatorreAnônimo

    Tenho achado ótimo que todos os segmentos da sociedade do samba, bem como da imprensa especializada tenha algo para falar diariamente do nosso querido Império, e ñ importa se é para criticar e/ou pra elogiar. Nos últimos 10 anos o Império foi esquecido pela imprensa falada, escrita e televisada, bem como pela sociedade do samba, e hoje o que se verifica é que o Império está em evidência, e temido pelos torcedores das outras escolas...! Avante Império...!

  • Avatar
    10/12/2008 07:18:46carlos aurelioMembro SRZD desde 16/04/2009

    Diego éum jovem ,mas excelente mestre-sal.Acontece que inventaram uns saltadores ,que mais parecer egressos da escola de circo e que não tem nada a ver com a dança e á corte à porta bandeira. ODiego dança com elegância ,não pula e isto não é timidez Quanto à Jaqueline,excelentre ,com formação sólida em dança,adptou a roupa da Daniele Nascimento ,que term de um manequim diferente.Gravou vinhetas com a roupa, mas na prática viu que é necessário ajustar mais a roupa,nada mais do que isto. A exemplo de Selminha,que praticamente começou no Império ,aguardem e verão

  • Avatar
    10/12/2008 03:28:45EspectadorAnônimo

    REALMENTE NAUM SÃ? O MESTRE-SALA COMO TAMBÃ?M A PORTA-BANDEIRA DEIXARAM A DESEJAR. ELE, INSEGURO E ELA NÃ?O AGUENTAVA A FANTASIA. ENSAIO, ENSAIO E MUITA SORTE PRA ELES!!!

  • Avatar
    10/12/2008 01:04:11Olha nós aíAnônimo

    No primeiro ensaio colocamos mais de 2500 componente na avenida, uma escola sem muito recurso financeiro, porém com muito orgulho e amor pela agremiação, precisa provar mais o quê, VIVA O GLORIOSO IMPERIO SERRANO e o glorioso SÃ?O JORGE o nosso protetor.

Comentar