SRZD


19/03/2015 09h06

Bailando para voos maiores
Hélio Ricardo Rainho

Eles são jovens, talentosos e queridos pela comunidade portelense. Ele, aos 14 anos, começou a dançar impulsionado pelo projeto de mestres-sala da Portela. Ela, quando tinha apenas 13, sentiu o DNA da antológica avó Vilma falar mais alto, inspirando-lhe a dançar como sua tia Danielle com a graça do pavilhão nas mãos.

- Clique e saiba tudo sobre Carnaval

Foto: Acervo Pessoal

Douglas Barbosa e Camyla Nascimento são o terceiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Majestade do Samba. Filhos da Águia por excelência. Aptos, enfim, a voar mais alto.

Camyla Nascimento. Foto: Acervo Pessoal

Os traços de inegável beleza de Camylinha Nascimento - como é conhecida na quadra - não deixam negar sua relação de parentesco com a porta-bandeira mais aclamada da história do samba. Mas não é do sobrenome, nem tão pouco do parentesco, que sobrevive o seu legado. A classe, a leveza e a elegância com que Camyla se impõe conduzindo o pavilhão conseguem arrancar aplausos e admiração e todos. "Desde pequena, em nosso sítio, em casa e nos momentos de reunião familiar, o assunto era só samba. Via minha tia bailando na quadra da Tradição e quis muito aprender aquela dança" - revela Camylinha, que acabou inscrita na escolinha que Vilma dirigia na escola de Campinho, nascida de uma dissidência da Portela. Veio o ano de 2007 e a família saiu da Tradição. Camyla já tinha personalidade forte: decidiu dar um tempo daquilo que hoje chamaria de "malícias do carnaval", afastando-se da dança. Em 2009 Camyla passou a dar aulas no projeto da Portela, tendo como alunos Diogo Jesus, Yuri Pires, Osana Batista e o próprio Douglas Barbosa, hoje seu companheiro de dança. Até atender ao pedido carinhoso do marido Michel e de seus familiares, Camyla voltou, então, a dançar como terceira porta-bandeira da Portela.

Douglas Barbosa. Foto: ACervo Pessoal

Aos 20 anos, o menino Douglas Barbosa é, na verdade um homem. Casado com Camila, é pai do menino Bento, de seis meses de idade. Da escolinha da Portela, em 2008, adquiriu experiência com várias passagens relevantes: 2009 como primeiro na Infantes do Lins e terceiro na Lins Imperial, 2010 e 2011 como segundo na Lins Imperial, 2012 como primeiro na Lins Imperial e segundo na Paraíso do Tuiuti. O ano de 2012 também marcou sua carreira ao ter sido convidado para uma apresentação de casais do samba ao príncipe Harry, da Inglaterra. Estudante de Engenharia de Produção, Douglas levou para a preparação de seu ofício a mesma disciplina da vocação de seus estudos. "Desde pequeno gostava de samba, mas não tinha parentes sambistas nem frequentava quadras. Em 2008 entrei para a aula de bateria da Portela, vi um ensaio de casais e percebi que aquela era a dança que eu queria fazer. Comecei a estudar no projeto da escola e me desenvolvi naquilo que me encantou" - afirma Douglas.

Quem os vê na quadra da escola não tem dúvidas. A beleza do bailado, a harmonia da dança do casal são frutos de um inegável talento individual aliado a uma rotina de preparação física e ensaios constantes. Além disso, os dois cultivam uma amizade genuína e verdadeira, onde a dupla se ajuda, cresce junto e contribui para o aperfeiçoamento da dança e o sucesso nas apresentações.

Douglas Barbosa. Foto: Acervo Pessoal

Camylinha Nascimento e Douglas Barbosa estão aí. Nas quadras, na avenida, na Portela. Sonhando com voos maiores. Defendendo, com arte e galhardia, a dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Quem ainda não viu, precisa ver Camylinha e Douglas dançarem...

Foto: Acervo Pessoal

p>Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Veja mais sobre:CarnavalPortela

Comentários
  • Avatar
    28/03/2015 17:37:25JohnAnônimo

    Não sei onde a volta da Adriane Galisteu à Portela vai garantir campeonato para escola, o que vejo são dias nefastos, pois trocar Ale Louzada por Paulo Barros é uma burrice sem tamanho. Portela bola fora da sua adminstração.

  • Avatar
    26/03/2015 22:05:34JOHNAnônimo

    O que adianta ter tanta torcida é não sair do limbo o que é mais triste e que quando consegue bons resultados e com beleza plástica e sambas de primeira, eis que resolvem contrar esse bost. do Paulo Barros. Se preparem para ter águias de cabeça para baixo, Porta-bandeira pegando fogo e outras imbecilidades tipicas daquele carnavalesco de quinta. VAI TOMAR NO C.ALMIR

  • Avatar
    26/03/2015 19:02:39JOHNAnônimo

    Putz! Esse Almir é um verdadeiro chute nos paíse baixos,que comentários mais imbecis que faz nesse site. A Portela é um caso perdido, pois mudou a direção e faz a mesma mer.a que o outro fazia ou seja trocou um excelente carnavalesco, por um que não vale um vintém furado, um sem noção que não sabe destinguir desfile de escola de samba com shows americanos, uma barbie bombada escrot. Mire-se no exemplo do Salgueiro, pois vem mantendo o Renato Lage nos bons e nos maus resultados.

  • Avatar
    26/03/2015 18:47:01JOHNAnônimo

    Já sei vc deve ser da turma do PT da maracutaia, da sujeira que envolve este país. Não venha com esse discursinho baba.. para cima de mim. Caia na real, vc a sua escola e o pardideco de ladrões estam caindo de podre Vc deve ser mais um desse fdp da esquerda canalha que comanda o Brasil, que acha que dando bolsa família para enganar aessa massa de pessoas desorientadas, enquanto isso os espertalhões do PT captaneados por Dilma ,Lula e cia vão se enriquecendo com a roubalheira institucionalizada por esse grupelho. Vai se tratar, pois as seguidas derrotas da majestade caida estão te deixando completamente desequilibrado, mas também o que se esperar de um torcedor da majestade caida e defesor do esgoto de Nilópolis putz vc é o cometarista mais escro.o que tem aqui

  • Avatar
    26/03/2015 16:52:22Almir da Silva LimaAnônimo

    JONH, o conteúdo dos seus â??comentáriosâ? é revelador de sua consciência, personalidade e caráter. Aburguesado, elitista e preconceituoso, você não consegue atingir as respeitabilíssimas comunidade e escola de samba nilopolitanas, a despeito da agremiação ter optado por apresentar filosofia de desfile apelidado de técnico (frio, monótono e sem capacidade de emocionar o público). Imagina, se você com seu sectarismo de nova direita iria conseguir atingir a agremiação mais coirmã, a que conta com mais torcida organizada, a mais carioca e a mais vitoriosa do Carnaval da Cidade Maravilhosa?!... Rsrsrs... Percebe-se pelo seu negativismo apocalíptico tratar-se de mais um atucanado infiltrado no mundo do samba que não consegue esconder os propósitos de um mal-educado agente provocador da direita a serviço de um retrocesso no País, que não ocorrerá. Passe mais tarde... Rsrsrs... Agora não poderei lhe conceder entrevista... Rsrsrs... Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    26/03/2015 15:35:33JONHAnônimo

    Primeiro: Sr.Almir de Macaé, não sou adepto daquela nojera da Nilópolis, pois jamais poderia ser torcedor de uma escola que só tem pi...tra. Vc parece um idiota com esses comentários ridículos sobre essa Majestsde do Samba, vc enche os saco com tais escritos e além do mais não estou escondido atrás de nada. Caia na realidade dos fatos a Portela nunca mais será campeã de nada, pois tudo é armado nesse país. Já já vão descobrir os podres da Liesa. Acho que vc deveria mudar de nome ao invés de Almir Da Silva Lima deveria assinar Alice no País das Maravilhas por acreditar em tanta imbecilidade. E terminando vai se tratar, pois será mais alguns anos sem a tua escola levar o título e olha já são mais de trinta anos. Quer saber de outra coisa, pega os teus cometários e enfia no te c.

  • Avatar
    26/03/2015 10:26:49Almir da Silva LimaAnônimo

    JONH, é o seguinte. Além de se acovardar, escondendo-se atrás de um apelido, você se revela um imbecilizado envergonhador da comunidade nilopolitana e da própria agremiação da qual diz ser adepto. Caso você seja mesmo adepto da agremiação junto com a filosofia de desfile apresentada no Carnaval 2015 é a causa da existência da enorme antipatia, rejeição e oposição que a agremiação sofre, as maiores do maior espetáculo da Terra. Então, para lhe zoar duas mensagens. Primeira, o texto do poeta austríaco Bertolt Brecht intitulado O Analfabeto Político: â??O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não fala, não ouve nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do sapato, do aluguel e do remédio depende dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil, que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionaisâ?. Segunda, de autoria do sambista-compositor-poeta portelense, Waldir 59, a íntegra da letra da obra musical intitulada Não Ã? Bem Assim: â??Não, não é bem assim/Ã? bem diferente/O que anda essa gente falando de mim/Pouco me importa/Essa calúnia a meu respeito/Muito me conforta em saber que é só despeito/Eu cantarei, pois, a vida é mesmo assim/Podem falar, bem ou mal, mas falem de mimâ?. Por fim, creio que você seja um pobre coitado dependente químico conforme os políticos aos quais me refiro no texto â??A História da â??maldição´ de Mota Coqueiroâ? que postei em almirptmacae.blogspot.com. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    26/03/2015 10:23:33Almir da Silva LimaAnônimo

    Ralf, não é que eu seja â??o dono da verdadeâ? enquanto torcedor-amante de nossa Majestade do Samba. O fato é que você faz questão de bancar o inocente â??útil´ a serviço dos detratores de nossa amada agremiação e de mim. No meu caso, modéstia à parte, estou respondendo à altura, logo em seguida. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    25/03/2015 17:11:04Valéria BandidaAnônimo

    PORTELA Ã? UM CASO PERDIDO, POIS MUDA ADMISTRAÃ?Ã?O TUDO COMEÃ?A BEM, MAS LOGO DEPOIS VEM A GAGA..A DESSA TURMA BURRA! DAQUI A POUCO VAI FICAR IGUAL A CAFONA DA MANGUEIRA. AH COMO EU TÃ? BANDIDA!

  • Avatar
    25/03/2015 13:40:54JONHAnônimo

    Esse Almir não tem jeito, é um verdadeiro ba...a, vai ficar na fila esperando que a sua Portela ganhe. Caia na real palhaço, enquanto a BF der as cartas por lá a tua portela vai ganhar aquilo que a Luzia ganhou na horta e lá se vão 31 anos ,será que vc vai estar vivo para ver a sua escola voltar a ganhar, pois do jeito que as coisas vão. Ah estou de acordo com o comentário do Ralf. Paulo Barros na Portela vai ser uma verdadeira dor de barriga

  • Avatar
    24/03/2015 22:45:38domingos lopezMembro SRZD desde 11/06/2009

    Fenomenais ! SEM COMENTÁRIOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

  • Avatar
    24/03/2015 20:48:09RalfAnônimo

    SE O ENREDO DA PORTELA FOR MESMO O QUE LI NO JORNAL EXTRA, PODE-SE PREPARAR PARA MAIS UM ANO SEM TÍTULO, POIS O FAMOSO TASSIA EM QUESTÃ?O JÁ ESTÁ QUERENDO VIR COM AQUELES ENREDOS CHATOS ENFANHOS E DÍFICIL CARNAVALIZAÃ?Ã?O! BOLA FORA DA ADMISTRAÃ?Ã?O DA PORTELA!

  • Avatar
    24/03/2015 20:18:59RalfAnônimo

    Caríssimo Almir! Sou torcedor da Portela desde que me entendo por gente, mas Paulo Barros não tem perfil da Portela, estou muito decepcionado por esta decisão da agremiação, deveriam ter mantido o Alexandre Louzada que tem a cara da Portela. Eu respeito o seu ponto de vista, mas Paulo Barros só é bom para a Unidos da Tijuca onde consegue bons resultados, mas fora de lá é uma catástrofe sem tamanho, basta lembrar-se do trabalho desse cavalheiro na Viradouro e mais recentemente na Mocidade.

  • Avatar
    23/03/2015 09:55:45Almir da Silva LimaAnônimo

    Ralf, parceiro, apesar de você não ter perfil, espero que seja mesmo adepto da Águia Altaneira. Foi o próprio carnavalesco Alexandre Louzada (AL) quem afirmou que o colega que nossa Portela precisava era Paulo Barros (PB). Encaremos a realidade dos fatos. O portelense carnavalesco AL prestará serviços profissionais à agremiação da estrela-guia de Padre Miguel e o colega PB à nossa Majestade do Samba. Ele certa vez se auto definiu mais como produtor de espetáculos. Os quais embora não sejam de meu agrado e os títulos conquistados em uma só agremiação, apresentaram inovações. Estas são a esperança de vir dar bons frutos em nossa Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira à medida que escolha, criação, desenvolvimento do enredo, tema, sinopse e apresentação do próprio desfile em si seja feito junto com a Comissão de Carnaval de nossa Portela. Ã? sectarismo desqualificar as obras do carnavalesco PB as quais reafirmo é subjetivo não serem de meu agrado pessoal. Ã? deplorável a acusação injuriosa feita ao diretor de Harmonia e Carnaval da nilopolitana afilhada portelense, um injustiçado profissional sambista-bamba nessa agremiação onde é gabaritado para ser presidente. Não, os nefastos não-sambistas patrono e presidente-executivo de tal afilhada portelense. O mestre Laíla quando bradou exigindo as 25 mudanças no quadro de julgadores (QJ) da LIESA, o fez articulado com o patrono da agremiação e um dos três membros vitalícios, clandestinos e dominantes do apelidado Conselho â??Superiorâ?, que é quem indica para o QJ a campeã e a rebaixada. Ao invés das â??paranoiasâ? de nossa Portela vir a perder quadros para coirmãs, o que urge é ser propositivo em relação à eleição da LIESA a realizar-se até meados do ano. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    23/03/2015 02:39:59CdcMembro SRZD desde 26/11/2014

    JÁ TINHA DITO AQUI ALGUMAS VEZES QUE ESSA MENINA Ã? MUITO MAIS OUSADA DO Q A DANIELE, EU FIQUEI IMPRESSIONADO QUANDO ELA DESFILOU DE CISNE NEGRO, A DANÃ?A O GINGADO A BELEZA A ELEGÃ?NCIA E A INTERPRETAÃ?Ã?O QUE ELA DÁ Ã? FORA DE SÃ?RIE, ALGUMA ESCOLA VAI ROUBAR ELA LOGO LOGO, PQ NÃ?O EXISTE MAIS ESSA DE FICAR NA ESCOLA DO CORAÃ?Ã?O, DAQUI A POUCO VAI TER ESCOLA COMPRANDO AS BAIANAS UMAS DAS OUTRAS, MAS SE LEVAREM ELA PRA SER PRIMEIRA PB VAI SER Ã?TIMO, POIS ACHO QUE A DANI NÃ?O SAI TÃ?O CEDO DO POSTO E QUANTO MAIS PARA PERDER PARA ALGUÃ?M DA FAMÍLIA, ACHO A DANI Ã?TIMA TBEM, MAS OQ FALTA A DANI SOBRA NESSA MENINA, Q Ã? OUSADIA.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.