SRZD


24/03/2015 03h52

'Silas canta Serrinha' é o enredo de 2016 do Império Serrano
*SRZD-Redação

Antecipando os trabalhos para o próximo Carnaval e aproveitando as festividades em comemoração aos seus 68 anos de fundação, o Império Serrano anunciou na segunda- feira, dia 23, o enredo de 2016. O tema é "Silas canta Serrinha", uma homenagem à Serrinha, território e berço do Reizinho de Madureira, com ênfase na poesia de Silas de Oliveira, um dos fundadores e o compositor que mais fez sambas-enredo para a verde e branca de Madureira. O evento contou com a presença de personalidades do mundo do samba como o vice-presidente da Portela, Marcos Falcon; os filhos do homenageado, Elenice e Silas Júnior; a porta-bandeira da Beija-Flor, Selminha Sorriso; entre outras.

Primeiro casal do Império Serra. Foto: SRZD-Adriana Vieira

A noite começou com missa em comemoração ao aniversário da escola, às 20 horas, que contou com a presença dos segmentos, imperianos e convidados. Logo em seguida, um conjunto animou os presentes com músicas românticas, até ser servido um jantar.

Bolo de aniversário do Império Serrano, Foto: SRZD-Adriana Vieira

O enredo foi anunciado por volta das 22h30 pela presidente Vera Lúcia Corrêa de
Souza, que chamou ao palco o carnavalesco Severo Luzardo para que falasse do tema com mais detalhes. Ele leu uma introdução sobre Silas de Oliveira e enalteceu seu trabalho, tendo como homenagem o Império Serrano desde os tempos da Serrinha. "Este ano falamos da fé. Agora vamos falar da raiz. Iremos homenagear Silas, que completaria 100 anos; a Serrinha, onde tudo começou; e todos os imperianos baluartes", reverenciou.

Severo Luzardo e presidente Vera do Império Serrano. Foto: SRZD-Adriana Vieira

A presidente conversou como o SRZD-Carnaval e disse que a ideia surgiu porque o compositor Silas de Oliveira completaria 100 anos em 2016. "Não queríamos falar só sobre ele. O nosso carnavalesco inverteu e, agora, o Silas vai falar da história do Império Serrano, desde a Serrinha até os dias de hoje. Mesmo depois do seu falecimento, em 1977, ele conta a história da escola, pois lá em cima tem muitos bambas do Império Serrano. Vamos contar a trajetória linda e maravilhosa dessa agremiação. Digo que será um resgate da escola. Vamos ter ajuda para desenvolvermos o enredo e brigarmos pelo título, pois não adianta a escola subir e não ficar entre as grandes. Estamos mais estruturados e acredito que será mais fácil desenvolvermos o tema", ressaltou.

Anúncio do enredo do Império Serrano. Foto: SRZD-Adriana Vieira

O filho do compositor Silas Júnior disse ao SRZD-Carnaval minutos antes do anúncio que estava muito feliz pela homenagem que a escola fará para o seu pai. "Agradeçemos o carinho de todos do Império Serrano. Silas de Oliveira foi um dos fundadores e o maior compositor de sambas da agremiação. Essa homenagem é mais do que justa, já que ele fará 100 anos no próximo ano. Já estou pensando em participar da disputa de samba", declarou. Já Elenice, também filha, muito emocionada agradeceu a escola pela homenagem, ressaltando a importância e emoção de ver o trabalho do seu pai reconhecido. "Estou muito feliz pois meu pai dedicou a vida dele ao Império Serrano. Estou muito emocionada", alegou ao SRZD-Carnaval.

Elenice e Silas Junior do Império Serrano. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Silas fez 16 sambas-enredo para a escola, com destaque para Aquarela Brasileira (1964), Os Cinco Bailes da História do Rio - em parceria com Dona Ivone Lara e Bacalhau (1965), Glórias e Graças da Bahia - com Joacir Santana (1966) e Pernambuco, Leão do Norte (1968), e Heróis da Liberdade - parceria com Mano Décio (1959).

Completando as festividades, o SRZD-Carnaval conversou com o novo intérprete Pixulé, que foi apresentado à comunidade e segmentos na feijoada do último dia 21. Ele revelou que as negociações com o Império Serrano começaram em 2011, na gestão do ex-presidente Átila. "Naquele momento não tive condições de vir, pois estava no Império da Tijuca, onde fiquei por nove anos. Este ano não teve como eu não vir, já que a escola é aguerrida e os imperianos queriam a minha presença. A comunidade me recebeu com os braços abertos e posso dizer que já estou em família. A escola completou 68 anos e digo que cheguei com o pé direito para comemorarmos juntos", enalteceu.

Intérprete Pixulé do Império Serrano. Foto: SRZD-Adriana Vieira

O primeiro mestre-sala da verde e branca,Feliciano, declarou seu amor à escola,
dizendo ser muito gratificante defender e carregar o seu pavilhão. "A história do
Império Serrano é tão envolvente e a energia tão boa, que nos atrai. Nós estamos aqui com o nosso coração defendendo essa bandeira. Sempre lembro que também defendemos uma comunidade. Daqui a pouco vamos iniciar nosso trabalho de preparação para 2016", adiantou.

Personalidades do Império Serrano. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Quadra do Império Serrano. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Missa no Império Serrano. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Rachel Valença do Império Serrano. Foto: SRZD- Adriana Vieira

* Adriana Vieira - Colaboradora

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



Comentários
  • Avatar
    30/03/2015 12:26:07julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Cada anúncio de verdadeiros enredos para 2016, só faz aumentar a minha indignação com a GRESIL e meu desprezo ao Cahê! Eu sei que isso não irá mudar nada, mas não posso me furtar de me manifestar, tanto desaforo tive que ouvir e ler por conta da minha afeição à Imperatriz, mas aceitar calado a esse estupro cultural é exigir demais. Parabéns Império Serrano.

  • Avatar
    25/03/2015 13:33:51Sérgio DinizMembro SRZD desde 02/10/2012

    Silas de Oliveira, a passarela é sua "IMPÃ?RIO" sente a sua ausência Desça e vem sambar na rua...

  • Avatar
    24/03/2015 12:35:02Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Nada mais justo. Uma escola da importância que é o Império Serrano homenagear o que pra mim é o maior compositor de samba enredo de todos os tempos e um dos fundadores dessa escola. Parabéns, Império!!! E volta para o Especial, porque está fazendo muuuuuuuuuita falta!!!

Comentar