SRZD



Hélio Ricardo Rainho

Hélio Ricardo Rainho

VASCO. Carioca, publicitário, MBA em Marketing, ator, diretor teatral, escritor, pesquisador de escolas de samba, futebol e teatro. Escreveu a biografia do jogador Mauro Galvão e é colunista de futebol há 13 anos. Twitter: @hrainho

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



06/04/2015 16h29

A Hora de Bater um Papo
Helio Ricardo Rainho

"Há dias em que nada dá certo". Seria essa a retórica para justificar o vareio de cinco gols tomado pelo Vasco num jogo só, contra o modesto Friburguense, após ser alardeada sua fama da defesa menos vazada do campeonato? Muito estranho esse caso, acredito. 

O Vasco entrou o ano com um equipe que teve de ser totalmente montada e reestruturada, sem tempo hábil para reconstrução, dada a necessidade de se expurgar a a virose deixada pela gestão anterior. Tempo escasso, veio a mentalidade jovem e reflexiva do treinador Doriva, que até vem conduzindo bem o seu rebanho. Mas, vamos admitir, os tombos do Vasco desde a derrota burra para a flamengada - dois gols dados de presente ao adversário - começam a acenar algumas coisas.

 

O goleiro Martin Silva deve estar com a alma e as mãos muito divididas entre a seleção de seu país e o clube que lhe paga. Parece alienado, dopado, sei lá. Tem soltado bolas bisonhas, errado muito a reposição de bola e se posicionado mal. O meia Guiñazu começa a dar sinais claros de que, à medida em que a idade for avançando, fará bom uso da famosa "caixa de ferramentas", colecionando cartões das duas cores e dificultando a vida do Vasco. E Bernardo? Será que, um dia, vai amadurecer, fazer a bola rolar redonda com o talento que tem? Eu não acredito...não acredito mesmo. Pra mim, ele é um Carlos Alberto II, irrecuperável de sua estranha alienação ao mundo em que vive. Ambos entram em campo, jogam bola e pensam o jogo somente para eles, sem se importar com mais nada. são dois autistas: estão imersos em seus mundos particulares e nem devem lembrar quem jogava boa com eles após uma partida.

 

Contratamos Dagoberto, uma esperança de melhoria, e ele já figura no departamento médico sem a gente saber quando volta. Temos Gilberto como um belo artilheiro e o lateral Mádson correspondendo bem em campo. Mas, desde os jogos contra Flamengo e Botafogo, o Vasco vem repetindo os mesmos erros de ontem, nesses cinco gols inadmissíveis contra a Friburguense. Por que estamos errando tanto? Por que tantos erros primários e infantis que nem peladeiro comete - atrasar bola em poça d'água, fazer pênalti desnecessário, gol contra, chutar bola no adversário pra enganar nosso goleiro...gente, o que está havendo?

 

O Vasco não pode se fazer cavalo paraguaio de uma competição. Começou bem, deu bom aceno à sua torcida, chegou a vencer um clássico. Mas há umas cinco rodadas não vem convencendo ninguém, com vitórias por "meio a zero", choradas e sofridas diante de adversários "ninguém".

 

Quem chama o elenco pra conversar? O treinador? O presidente? O diretor de futebol? A psicóloga? Se ninguém se mexe, daqui a pouco o cara de torcida organizada vai a campo, chama o grupo às responsabilidades intrínsecas ao peso da camisa...e aí começa a discussão improcedente sobre "invadir local de trabalho", "torcedor vagabundo" etc.

 

O Vasco tem que se aprumar. O Campeonato é fraco, os adversários são fracos e não se diferenciam em nada de nós. O atual líder passou boa parte do campeonato no sovaco da tabela, amealhou umas vitórias na empolgação e nos erros dos adversários e está com pose de uma sumidade que definitivamente não é. Se alguém disser isso ao nosso elenco, certamente nos nivelaremos e subiremos pro nível de disputa.

 

Fred tem razão quando diz que o Campeonato Carioca acabou. Só não devemos respeitar seu veredito porque ele resolveu afirmar isso pelo menos com uns dez anos de atraso. E justamente no momento em que a mamata do time dele acabou junto...

 

Ao Vasco, só esta ganhar a Taça Guanabara de cara, para recuperar a estima e superar os anos de impotência que tornam a equipe covarde quando precisa se superar. É bom que o Vasco se reintegre, se recomponha. Que Doriva não perca o pulso forte de sacar os medalhões que estiverem equivocados ou minimamente chamá-los a uma conversa de retomada de posição. A reta final se aproxima e a torcida não é marionete: estamos apoiando porque acreditamos na reação! Que venha, imediatamente, antes que não seja mais possível. 

 

Facebook Hélio Ricardo Rainho

Twitter @hrainho


Comentários
  • Avatar
    09/04/2015 16:02:32Hélio Ricardo RainhoMembro SRZD desde 26/01/2010

    Ahahah...eu é que me divirto com o time que, sem ajuda das arbitragens dos 10 campeonatos passados, não sai de um empate com o glorioso Nova Iguaçu, assegurando mais um vice - o 59º do clubinho - para a galeria. A propósito: seu nome já pode ser PanaVice ou ViceFlex. Cirino é o quê? Espermatozóide de sapo? kkkkkkkk...coitados, feios de dar pena...

  • Avatar
    07/04/2015 11:15:10Alessandro RochaMembro SRZD desde 06/08/2014

    Primeiro, é necessário desconsiderar a mensagem anterior. De fato, o campeonato carioca tem muitas falhas e já perdeu seu charme. Quanto títulos "roubados" em favor de um único time? Enfim... mas no momento vejo que o urubu e o tricolor estão se unindo contra o Vasco? Porquê? Pior de tudo é ver o tricolor se unir ao nosso maior rival. Não vejo sentido nisso. De todo modo, é certo que nosso elenco é fraco, mas acredito que o Doriva está conseguindo arrumar a casa. Quando a goleada sofrida, sem explicação. Vamos que vamos, pois passam os jogadores, treinadores e dirigentes, mas fica o sentimento em relação ao VASCO!

  • Avatar
    07/04/2015 09:20:31LASLO PANAFLEXMembro SRZD desde 13/03/2014

    FICO FELIZ EM SABER QUE O TORCEDOR DO VASCO Ã? UM ETERNO SONHADOR (MESMO SE TRATANDO DE UM PESADELO). MONTA TIME. DESMONTA O BANDO. MONTA OUTRA CAMBADA E ACHA QUE TEM UM TIME COMPETITIVO. ENTRA DINAMITE: A SALVAÃ?Ã?O. SAI DINAMITE: A PERDIÃ?Ã?O. VEM KLEBER GLADIADOR E JÁ SE FOI. AGORA DAGOBERTO. AQUELE JOGADOR QUE PASSA BOA PARTE DA TEMPORADA NO BANCO E QUANDO SAI VAI PARA O DEPARTAMENTO MÃ?DICO. EURICO VIROU A LUZ NO FIM DO TÃ?NEL (DE NOVO). CUIDADO COM A RENDA. EU ME DIVIRTO COM ESSA SUCATA DE TIME DE FUTEBOL DE VÁRZEA. AGORA FALTA CONVERSA. TA BOM. S.R.N.

Comentar