SRZD



Laíla

Laíla

CARNAVAL. Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, nasceu em 1943, no Morro do Salgueiro, situado na Tijuca, no Rio. Foi lá que o hoje renomado Diretor de Carnaval e Harmonia teve seu primeiro contato com o samba e o Carnaval, e onde criou, nos anos 50, uma Escola de Samba Mirim, chamada Independentes da Ladeira, que foi um grande sucesso na época, funcionando como espécie de trampolim para o convite feito pelo Acadêmicos do Salgueiro. Líder nato e apaixonado por seu trabalho, Laíla acumulou profundos conhecimentos harmônicos e melódicos ao longo dos seus 54 anos de atividade; tendo trabalhado, ainda, como cantor, músico e compositor. A primeira junção de sambas-enredo foi feita por Laíla, em 1975, em "As Minas do Rei Salomão"; e de lá para cá, todas as junções de sambas-enredo feitas por ele, nas diversas escolas por onde passou, foram sucesso. Há 45 anos trabalha como produtor do CD de sambas-enredo das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, e há 26 é o Diretor Geral de Carnaval e Harmonia da Beija-Flor de Nilópolis, onde criou, em 1997, a vitoriosa Comissão de Carnaval da Agremiação.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



16/04/2015 11h30

Videoblog: Laíla defende enredos patrocinados
Redação SRZD

Em vídeo gravado para o Portal do Sidney Rezende, Laíla defendeu a questão dos enredos patrocinados nas escolas de samba do Rio de Janeiro. Na opinião dele, para manter o nível dos desfiles e os gastos que as agremiações têm hoje em dia, é muito importante ter um patrocínio. Confira as palavras do blogueiro:

Veja mais:

- Videoblog: Laíla revela detalhes de possível enredo da Beija-Flor para 2016

- Videoblog: Laíla revela mais novidades sobre a Beija-Flor. Houve uma baixa na comissão de Carnaval

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval 2016 

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    22/04/2015 16:40:59Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Mudando de assunto, gente, mas tenho uma bomba, provavelmente o casal Renato e Márcia Lage são os novos carnavalescos da Vai Vai!!!! Vi isso no Espaço Aberto!!!!

  • Avatar
    21/04/2015 22:59:37Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Rogério, eu sei muito bem quem tirou o Bruno Chateaubriand do julgamento, mas quem começou com essa troca foi a tua escola. Ou tu não se lembra que o Laíla reclamou das notas em alegoria de TODOS os julgadores, inclusive do Bruno Chateaubriand? Pára, meu filho, eu não acredito em papai noel. Ã? coincidência a troca de metade do júri quando sua escola não foi para as campeãs né? E o Renato não é do tipo de pessoa que se posiciona em público. Ora, em 2014 ele não reclamou, por que justo esse ano ele declara que tudo é uma nojeira? Aliás em uma entrevista com a Regina Celi pro site Carnavalesco ela disse que não sabe o motivo que se fez tanta troca dos jurados. Não adianta, vocês nilopolitanos jamais vão me mudar de idéia. Aliás, de muita gente aqui.

  • Avatar
    21/04/2015 12:50:07RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Claudia e quem disse que foi Anísio quem tirou o Bruno da comissão de julgadores, e pode ter certeza que Anísio ama o carnaval e se ele não ajudar a cuidar das outras escolas o carnaval acaba, Anísio foi o presidente que mais colaborou com dinheiro para as escolas que sofreram com o incêndio naquele ano, e mais uma vez teve uns cara de pau dizendo que foi Anísio quem mandou colocar fogo no barracão da GR. Claudia se Castor de Andrade fosse vivo hoje talvez a Mocidade seria a escola mais apedrejada do Carnaval! Agora vc pode ter certeza Anísio é muito respeitado pelos outros presidentes porque enquanto os torcedores se atracam em discussões na internet, eles os presidentes pessoalmente se respeitam. Regina não aceitou o convite do Anísio pra ser candidata a presidente da Liesa porque ela sabe que as declarações do Renato foram infundadas e de cabeça quente por ter perdido mais uma vez o carnaval, mas ele deveria ter reclamado pro Horta em 2014.

  • Avatar
    20/04/2015 00:43:15Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tedy, você acha mesmo que eu acredito que o Anísio defende as escolas? Você acha mesmo que eu acredito que ele tirou o Bruno Chateaubriand porque pensou nas outras escolas? Ah faça-me o favor!!!! Ele tirou o Bruno Chateaubriand porque ele deu nota baixa para a TUA ESCOLA em 2014!!! Esse mesmo Bruno Chateaubriand em 2011 deu nota 10 para a tua escola sabendo das visíveis falhas de acabamento nas alegorias da tua escola e o Anísio não falou nada. E daí, o que você me diz? E não me venha falar que ele não disse nada porque é a tua escola porque quando a pessoa é justiceira ela admite que aconteceram erros. A injustiça com o Império da Tijuca e a favor da Tijuca e Vila Isabel foi só um pretexto para se fazer de justiceiro. Eu e todo mundo sabemos disso, menos vocês nilopolitanos. E sobre o fax, antes do Castanheira ser presidente era esse sistema tá? E antigamente (2004, 2005) já existia venda de ingressos pela internet, o que acontece é má vontade das escolas. Tanto é que em São Paulo esse sistema pela internet já faz muitos anos que acontece.

  • Avatar
    18/04/2015 22:25:26Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Claudia, "empate"???? isso é o que se chama sair pela tangente, rsrs. Quando o bicho pega tu, sai pela tangente,tô entendendo,kkk rsrsrs. Você sabe quem merecia em 1987, qual o enredo marcou mais no Carnaval. Assim como sabe quem merecia em 1986. Você sabe, mas não quer dar a mão a palmatória. Anísio fez uma administração honesta na Liesa, os dados na Liesa comprovam. A desorganização na Liesa não começou com a morte de Castor, começou já nos anos 2000, quando entrou o Castanheira, e Castanheira diz sim a tudo que a globo quer, coisa que definitivamente não acontece na Liga-SP e mesmo discordado da Globo, a Liga de São Paulo consegue a cada dia mais e mais respeito da globo. Pois pois para as pessoas nos respeitarem a gente tem que ser dar ao respeito, coisa que o Castanheira não percebe. ... Aliás, tu que fala tanto de Anísio, sabia que se não fosse o Anísio e demais presidentes quem defendem o Carnaval, um hora dessas estaria um Bruno Chateaubriand dando nota baixa na sua Mocidade de Padre Miguel (só por que pegou horror a escola de Padre Miguel, depois dos xingamentos do Paulo Viana). O Anísio defende o CARNAVAL,PELO DESFILE e nisso muitas escolas saem ganhando, como já falei até a própria Mocidade. Bicheiros como Anísio e Castor lutam pelo Carnaval, no caso de Castor lutava, pois já morreu. Enquanto os demais só querer comprar mansões milionárias, e deixam suas escolas disputarem rebaixamento, ou vender enredo para dupla sertaneja decadente. ... A Mocidade só não voltou nas Campeãs por causa da baboseira da junção de M. Sala e P. Bandeira com CF feita pelo Carnavalesco. Agora imaginemos a Mocidade fazer um desfile correto, eu duvido, mas eu duvido mesmo ela voltar no Desfile das Campeãs, se o Chateaubriand ainda fosse jurado. Tinha jurado no antigo juri, que era tão ruim que sabia como influenciar os outros jurados.

  • Avatar
    18/04/2015 18:58:08Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Olha, Tedy, em 86 eu acho que foi justo sim. Em 87 eu considero a mesma coisa que 92 e 97: Mangueira, Estácio e Viradouro mereceram o título, mas eu acho que deveria ser empate com a Mocidade. Agora sobre o Brizola, acredito que seja verdade sim. Ele tinha a força política, mas é a mesma coisa que 2004 e 2005 com a tua escola que os títulos foram merecidos. 2003 eu acho que a Mangueira mereceu o título. Já eu não acredito que tu acha que o título da Imperatriz de 2001 foi justo, Tedy? Pelo amor de Deus, foi um dos títulos mais injustos que eu já vi na vida. Por que tu acha que tua escola não mereceu o título em 2001????

  • Avatar
    18/04/2015 18:08:13Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Claudia, você não entrou no fato, que a Mangueira (a quem respeito muito) em 1989, depois que o Brizola saiu do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Mangueira ficou em 11ºlugar. Você que é Mocidade, sabe muito bem que 1987 era da Mocidade com Tupinicopólis, assim como nós nilopolitanos sabemos que 1986 era da Beija-Flor. Por isso que nem ligo quando dizem que a Mangueira foi "injustiçada" em 2003, só diz isso que não procurou saber das armações do Brizola no tempo da criação do Sambódromo. ... Se você como independente me disser que "Tupinipólis em 1987 mereceu perder o Carnaval", é apenas porque você não quer dar a mão a palmatória. Veja que a Mocidade ano passado fez o "Pernambucopólis" uma referência a Tupinicopólis, mostrando que mesmo depois de 27 anos Tupinicopolis continua vivo na mente do sambista. Agora vê se a Mangueira já cogitou refazer o enredo da Mangueira de 1987????

  • Avatar
    18/04/2015 17:45:08Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tá vendo, Tedy? Tu acabou de falar que 2008 foi o desfile mais luxuoso da história da Beija Flor, então mereceu ganhar. Isso é o que eu chamo de lei da compensação, ou seja, você compensa a plástica luxuosa pela concepção de enredo fraca. Assim como 2009 e 2010, a concepção do enredo de 2008 da sua escola é confusa. A realização foi impecável, mas a concepção foi horrível. O enredo de 1986 foi a mesma coisa, a concepção do enredo de 1986 era fraca, ao contrário do da Manga. Esse é o maior problema atual, as pessoas se cegam com a concepção do enredo. Este é o cerne de um desfile. Você acabou de falar que prefere uma Elis Spock do que uma Guiné Equatorial luxuosíssima, certo? Isso é a concepção do enredo. Quando tu tens uma concepção de enredo limitada, por mais luxo que você tenha na comissão de frente, fantasias e alegorias vai continuar sendo um desfile sem graça. E isso daí (que faz parte do quesito enredo) só está sendo avaliado para quem não tem força política, como por exemplo a Porto da Pedra em 2012. Quanto ao Castor, isso é um fato. Ora, depois que ele morreu (e eu incluo a gestão do LPD) a Liesa virou uma bagunça total. Contra fatos não há argumentos.

  • Avatar
    18/04/2015 16:08:29Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Claudia, só para você ter um noção a Beija-Flor não ganhou nada com Anísio comandando a Liesa, e depois que ele saiu de lá a escola passou mais 11 longos anos sem ganhar nada, nada mesmo, se isso não for honestidade, eu não sei mais o que é.... E francamente contestar o desfile mais LUXUOSO da história do Desfile das Escolas de Samba, e um enredo muito bem feito, que é o desfile da Beija-Flor de 2008, você só pode estar de piada, né?! rsrrs.

  • Avatar
    18/04/2015 16:06:28Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Olha Claudia, o título de 1986 era da Beija-Flor sim, se digo que era porque era mesmo. Pois sou um dos poucos nilopolitanos a reconhecer que a Beija-Flor mereceu perder em 2001. Mas 1986 era da Beija-Flor, como 1987 era do Tupinicopólis do Fernando Pinto (o melhor desfile da curta carreira do Fernando Pinto). .... Agora vá no Wikipéida e veja as colocações da Mangueira depois que o Brizola saiu do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Mangueira depois que o Brizola deixou de ser governador, em 1989 a Mangueira ficou 11ºlugar, quase foi rebaixada. E isso não é birra de nilopolitano, pois fora da Beija-Flor a escola onde tenho mais colegas é a Mangueira. ... E dizer que "Castor segurava as rédeas"???, faça um favor rsrs, Anísio era Presidente da Liesa, patrono da Liesa, se ele quisesse a Beija-Flor seria campeã todo ano, ele tinha o funcionamento da Liesa a seu favor, mas preferiu ser honesto. E Castor não poderia impedir Anísio de nada, pois mesmo com Castor, Anísio já era Anísio Abrãao David naquela época. E se você diz que "depois que Castor morreu virou bagunça", então com certeza só pode estar falando da Imperatriz, né?! Agora da Beija-Flor é que não foi, pois depois da morte de Castor, a Beija ganhou 1 única vez em 1998, com um desfile incontestável sobre a Pajelança no Pará, e depois só voltou a ganhar na década seguinte

  • Avatar
    18/04/2015 14:24:43Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tem certeza, Rogério? O que foi aquele título de 2003? E o de 2008, com aquele enredo sem pé nem cabeça? E as outras colocações que a escola de vocês não mereceu, como 2009, 2010 e 2012? E as colocações de outras escolas completamente absurdas, como a do Salgueiro de 2007? Me desculpem, mas 86 o título foi justíssimo sim. Não adianta vocês falarem que a Mangueira não mereceu porque estava simples. O enredo da escola de vocês e o samba eram bem inferiores ao da Mangueira. Não se esqueçam, plástica são só 2 quesitos, e o resto? E gente, a gestão do Anísio de 86 teve credibilidade porque naquela época tinha um Castor de Andrade que não deixava a peteca cair. Foi só o Castor morrer e vejam o que virou o carnaval carioca. Aliás, já que vocês falam tanto que o Anísio critica o Castanheira, por que ele permitiu que tivesse a reeleição? Me desculpem, mas isso não rola na minha cabeça.

  • Avatar
    18/04/2015 13:28:01Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Aliás, Rogério, muito bom seu comentário. Vale ressaltar que Seu Anísio fez a gestão mais honesta que a Liesa já teve nos anos 1980. A Beija-Flor merecia ter ganho o Carnaval de 1986 "O Mundo é uma bola" e acho que os jurados preferiram dar o título para a Mangueira, porque Anísio era chefe da Liesa. Aliás, a gestão de Anísio na Liesa já estava começando a prejudicar a escola. Acho que por isso a Dona Regina não aceitou o convite do Anísio para ser candidata à presidente da Liesa, pois ela sabe que ser for presidente da Liesa, o Salgueiro pode não ganhar, mesmo se merecer, pois os jurados podem pensar que dando o título ao Salgueiro, estariam pondo em dúvida a seriedade do julgamento e da Liesa. Os presidentes mais honestos da Liga foram o Anísio e o Castor de Andrade. O mandato do bicheiro da Imperatriz na Liesa foi uma sujeira que nem merece ser lembrada, o atual mandato do Castanheira é ridículo, ao ponto das pessoas terem que enviar o ultrapassado fax em pleno 2015 para conseguir um ingresso.

  • Avatar
    18/04/2015 13:05:54RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Claudia não diria que a forma de patrocínio seja a errada, acho que tem que ter cuidado pra não aceitar em fazer qualquer coisa virar enredo, como é o caso da Imperatriz esse ano, ninguém merce ver uma dupla de sertanejos virar enredo no mundo do samba.

  • Avatar
    18/04/2015 12:40:33RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Claudia não vou te responder porque Tedy já falou por mim, faço das palavras dele as minhas, agora eu duvido que a beija-flor tenha comprado qualquer título a beija-flor sempre que venceu foi porque fez desfiles grandiosos vc pode observar isso, o único desfile que ela fez que não foi tão grandioso foi do Roberto Carlos, mas esse venceu na emoção e nos erros do Salgueiro e perdeu com desfiles grandiosos como Agotime, Ratos e Urubus, e o Mundo é uma bola. Anisio é importante sim na Liesa, mas porque deseja o bem para todas as escolas de samba porque leva o carnaval com seriedade por ser um apaixonado, eu digo isso porque já tive o prazer e a honra de estar frente a frente com ele e poder conversar com ele. Posso afirmar que ele é uma pessoa adorável.

  • Avatar
    17/04/2015 17:23:00Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Eu sei, Tedy. Isso acontece porque o governo pressiona os bicheiros através da subvenção. A partir de 94 (que foi quando começou isso) começou a aparecer os enredos patrocinados se você for reparar. O que estou dizendo é a maneira equivocado de procurar patrocínio. Eu ainda acho que o que minha escola e o Salgueiro estão fazendo é a solução para o carnaval, pois une o dinheiro que as escolas precisam e a liberdade para escolha de enredo.

Comentar