SRZD



Laíla

Laíla

CARNAVAL. Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, nasceu em 1943, no Morro do Salgueiro, situado na Tijuca, no Rio. Foi lá que o hoje renomado Diretor de Carnaval e Harmonia teve seu primeiro contato com o samba e o Carnaval, e onde criou, nos anos 50, uma Escola de Samba Mirim, chamada Independentes da Ladeira, que foi um grande sucesso na época, funcionando como espécie de trampolim para o convite feito pelo Acadêmicos do Salgueiro. Líder nato e apaixonado por seu trabalho, Laíla acumulou profundos conhecimentos harmônicos e melódicos ao longo dos seus 54 anos de atividade; tendo trabalhado, ainda, como cantor, músico e compositor. A primeira junção de sambas-enredo foi feita por Laíla, em 1975, em "As Minas do Rei Salomão"; e de lá para cá, todas as junções de sambas-enredo feitas por ele, nas diversas escolas por onde passou, foram sucesso. Há 45 anos trabalha como produtor do CD de sambas-enredo das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, e há 26 é o Diretor Geral de Carnaval e Harmonia da Beija-Flor de Nilópolis, onde criou, em 1997, a vitoriosa Comissão de Carnaval da Agremiação.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



19/04/2015 10h00

Videoblog: Laíla diz que chuva não é empecilho para bom desfile
Redação SRZD

Laíla comentou ao SRZD-Carnaval que chuva e mau tempo jamais foram empecilhos para os desfiles da Beija-Flor. Ele defende que, assim como a agremiação de Nilópolis, todas as escolas podem se preparar para desfilar debaixo d'água. Nossa equipe tentou tirar dele algumas dicas para as coirmãs. Confira o vídeo: 

Veja mais:

- Videoblog: Laíla defende enredos patrocinados

- Videoblog: Laíla revela detalhes de possível enredo da Beija-Flor para 2016

- Videoblog: Laíla revela mais novidades sobre a Beija-Flor. Houve uma baixa na comissão de Carnaval

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval 2016 

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    22/04/2015 13:02:52Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Daniel, tua escola em 2004 não teve desconto em fantasia e evolução justamente porque foi uma chuva que durou pouco tempo, não ficou 6 horas chovendo ininterruptamente e com intensidade forte. Sinceramente para a chuva que teve no domingo de carnaval esse ano minha escola perdeu pouquíssimo. Ora, só perdeu um décimo em evolução e foi por causa do buraco dentro da ala das baianas por causa da fantasia pesada e só. Aliás, tua escola mesmo sem ter chuva abriu aquele buracão no quarto setor (que não foi despontuada), coisa que a minha escola não abriu. Já parou pra pensar? Aliás, eu não sei como tua escola não perdeu décimos em evolução esse ano, porque até a Fátima Bernardes disse na televisão que a tua escola depois de um certo ponto começou a correr para não estourar o tempo. E revendo o desfile tua escola correu uns 20 minutos mais ou menos. Ã? claro que terminou a tempo, mas como em 2014 tua escola correu sim.

  • Avatar
    22/04/2015 12:07:05jonasMembro SRZD desde 10/02/2015

    A mocidade ficou muito tempo debaixo daquele temporal na concentração eu estava lá.Já sabia que ia perder alguns pontos , as fantasias estavam pesadas, mia snão vi nenhuma fantasia se desfazer , pelo menos as alas que vi. Desfilar na chuva realmente é um problema, mais nada que tire o brilho da minha mocidade.Mais mesmo assim continuo achando que a mocidade merecia um lugar melhor no podio. Quanto as co -irmas desejo a todas boa sorte .

  • Avatar
    21/04/2015 23:27:53DANIELMembro SRZD desde 21/07/2009

    KKKKKKKKKKKKKKKK, chuva não é problema, chuva é fertilidade!_ Dizia o mestre dos mestres, o laíla. Mas concordo que para desfilar com chuva tem que ter competência, chão de primeira para não deixar a harmonia cair e fantasias e alegorias sempre prontas para o que der e vier. Aí filha, só a Deusa da Passarela!

  • Avatar
    20/04/2015 17:46:04RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Tedy Feliz aniversário, e tomara que de presente pra vc a beija-flor revele qual vai ser o enredo da escola pra 2016.

  • Avatar
    20/04/2015 16:48:26Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    O grande problema da fantasia das baianas era aquele disco na cintura. Ali que eles armaram aquela estrutura de luz embaixo da saia. Foi aí que minha escola perdeu ponto em evolução. Me lembro que quando a ala de baianas passou no setor 3 havia um buraco no meio da ala porque as baianas tinham muita dificuldade em caminhar. E eu vi uma das baianas caindo no próximo módulo. Não deu outra: perdeu 1 décimo em evolução no primeiro módulo e 1 décimo no segundo módulo. Quanto ao quesito fantasia, na justificativa houve desconto em 3 módulos porque algumas fantasias descosturaram por causa da chuva. Eu vi tudo isso e sabia que minha escola iria perder ponto. Agora o resto da evolução foi perfeita. Quanto à Mangueira, realmente está passando por um período complicado. Foi um erro ter tirado a Rosa, eu fico imaginando o enredo sobre Pamplona na Manga. Mesmo a escola vindo simples disputaria o título sim. Concordo com vocês que o presidente não teve visão.

  • Avatar
    20/04/2015 14:33:27Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Olha Rogério, a situação da Mangueira me parece por incrível que pareça um desanimação dos mangueirenses, acho o mangueirense muito desanimados, sei lembro dos tempos difíceis da Mocidade de Padre Miguel e Portela e seus torcedores nunca esqueceram do que já fizeram no Carnaval, já o mangueirense já entra no desfile desanimado, e aí lasca tudo pois escola depende muito do componente, e Mangueira é que nem a Beija-Flor, ela é escola de comunidade, depende da Comunidade. O mangueirense em geral tem um implicância com os nilopolitanos, que eu acho muito engraçado, rsrrs. Não chegar a ser inimigo, nada disso, é concorrente o que é muito diferente. E administração da Mangueira demitir a Dona Rosa Magalhães sem dar uma segunda chance a ela, foi a gota d'agua, eu duvido a Mangueira tivesse ficado em décimo lugar em 2015, se Dona Rosa estivesse lá. .... Claudia, a fantasias da baianas da Mocidade não tinham formato de baiana, e sim de vulcão, e posso falar pois ano passado as fantasias da baiana da minha escola estavam horríveis, esse ano graças a Deus, a fantasia das baianas nilopolitanas foram as melhores Baianas do ano no Carnaval 2015 do RJ, lindas coloridas, com o laço nas costas. Paulo Barros podia ter botado uma ala com um vulcão, e não descaracterizar o formato da fantasia da baiana. A Mocidade de Padre Miguel sofreu sim com a chuva, mas umas fantasias eram ricas e passaram bem pela chuva, já outras fantasias eram feias mesmo como as da baianas-vulcão, e seriam feias do mesmo jeito no sequinho. ... Agora eu já vou que eu hoje é Meu Aniversário, kkkkkk, tenho que ir me divertir, não digo o idade, eu nasci no ano de Kizomba da Vila,kkkk.

  • Avatar
    20/04/2015 13:21:08RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Tem uma coisa Claudia foi castigo todo os dias eu entrava no face e tinha alguém dizendo que segunda-feira ia chover bem ba hora do desfile da Beija-flor aí vinha outro e dizia se Deus quiser a chuva vai pegar ela na concentração e que falava isso eram os torcedores da Mocidade e da Mangueira tinha alguns de outas escolas, mas a maioria sempre eram da Mocidade, Mas não tem problema Claudia eu já entendi, as outras sempre serão as vitimas e a Beija-flor a vilã, e sabe é isso que faz da gente tão forte, levamos porrada de tudo que é lado e sempre entramos na avenida pra humilhar, pra defender nosso pavilhão e por isso eu tenho orgulho de bater no peito e dizer eu sou Beija-flor.

  • Avatar
    20/04/2015 12:32:05RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Claudia é claro que não vou me preocupar, me preocupo com a minha escola as outras que se virem, eu vi o desfile todinho da caprichosos, mas o problema ali na verde e rosa não é só falta de verba e vc sabe disso, aquilo ali é um caldeirão perto de explodir, mas calo o bico. e quanto a sua mocidade o PB sabia que só o fator de colocar peso demais nas baianas já poderia perder ponto existe uma nova regra na liesa sobre isso, ainda mais colocar luzes sabendo que pode chover, uma palhaçada o que ele fez na porta bandeira, le deveria jogar flores no casal e não tocar fogo, até parece que ele detestava o casal kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    20/04/2015 01:00:38Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Agora, Rogério, não se preocupe. Procure no youtube o desfile da Caprichosos desse ano, o carnavalesco é o mesmo. Aliás, é o mesmo carnavalesco que fez a sinopse e ajudou o Cahê a assinar aquele belo conjunto de fantasias da Imperatriz de 2014. Se com 600 mil reais ele conseguiu fazer um desfile completamente original e belo, imagine com 10 vezes essa verba?

  • Avatar
    20/04/2015 00:57:31Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Mocidade não sofreu com chuva? Pelo amor de Deus, gente, foi a escola que ficou mais tempo concentrada na chuva, foram SEIS HORAS!!!! Com relação às baianas neste ano, o grande problema é que a saia era de uma pelúcia e embaixo tinha uma armação que segurava as luzes. O efeito era legal, mas era super pesado, mesmo sem chuva. Com relação às fantasias, no contexto geral poucas tinham plumas. Então mesmo com chuva não iria comprometer tanto. Ao contrário da Portela, que se tivesse a chuva que aconteceu no domingo ia se dar muuuuuuuuito mal por causa do excesso de pluma. Essa é uma das restrições que eu faço ao Louzada, ele utiliza pluma demais pro meu gosto. Tomara que aprenda para 2016.

  • Avatar
    20/04/2015 00:50:48Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Uma coisa é uma chuva momentânea, de 30 a 40 minutos como a que aconteceu em 2004. Outra coisa foi aquela chuva forte de 6 horas no domingo de carnaval. Isso daí pode ser a melhor costura do mundo que não tem fantasia que agüente. E o Laíla gosta de frio? Então venha morar no sul do Brasil pra ver se gosta mesmo.

  • Avatar
    20/04/2015 00:44:51RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Tedy com certeza a Mocidade virá com lindas baianas, o Louzada ama as baianas, já PB tenho minhas duvidas, tadinha das baianas da Portela, e quanto a Mangueira essa escola sei não, acho que não tem mais jeito e pode ter certeza que se um dia a mangueira for cair pro acesso a LIESA vai mudar o regulamento e voltar a colocar 14 escolas só pra não ter que derrubar a verde e rosa.

  • Avatar
    19/04/2015 19:22:43Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    A chuva deixa a escola apenas com as roupas de baixo (apenas a fantasia em si), as roupas de cima (plumas) ficam muchas, e se a fantasia em si na costura for bem feita tudo ótimo, mas se for cafona a escola se lasca na emenda. Em 2004 e 1986 a Beija-Flor deu um show, e passou com aplausos no teste da chuva. Em 2004 as plumas murcharam e mostraram que a fantasias da Beija-Flor em si era excelentes, brilhosas, bonitas, bem costuradas e contavam bem o enredo, um show. / ... Já a Rosas de Ouro, em São Paulo em 2014, pegou muita chuva já na concentração, pra mim o Jorge Freitas estava chateado (com toda razão) de ter sido injustiçado no ano anterior quando devia ter ganho e não ganhou. A chuva caiu, e as fantasia em si eram fracas. / A X-9 Paulistana depois pegou mais chuva ainda, e as fantasias que já eram péssimas no sequinho, na chuva as fantasias ficaram muito feias. Ainda bem que a X-9 se redimiu do mico do ano passado, e veio com bom samba e belas fantasias, beeem melhores esse ano. / ... Já a Mocidade de Padre Miguel esse ano, não foi tão prejudicada pela chuva não, a fantasia das baianas sequinhas já seriam pesadas e feias, não tinham formato de fantasia de baiana,e sim de "vulcão" as baianas da Mocidade apanharam esse ano, olhe que coisa, viu?! Quem elas venham lindas no Carnaval que vem. E a Mangueira que demitiu a professora Rosa Magalhães, além da burrada de demitir a professora, a Mangueira ainda teve que aguentar a chuva que castigou a escola, que melhore a verde e rosa.

  • Avatar
    19/04/2015 19:00:50Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    O site é esperto, sabem que as entrevistas do professor Laíla dão audiência, e divide a entrevista em mini entrevista e divide em doses homeopáticas, rsrrs. Boa estratégia de Marketing, kkkk.

  • Avatar
    19/04/2015 15:24:48GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Desfiles como da Beija-Flor em 2004, a chuva não fez tanta diferença(apesar de ter estragado a última Alegoria), mas desfiles como o da Mocidade em 2015, a chuva fez diferença! Já que a chuva acabou com as plumas das Fantasias Independentes tirando o brilho das mesmas.

Comentar