SRZD



Hélio Ricardo Rainho

Hélio Ricardo Rainho

VASCO. Carioca, publicitário, MBA em Marketing, ator, diretor teatral, escritor, pesquisador de escolas de samba, futebol e teatro. Escreveu a biografia do jogador Mauro Galvão e é colunista de futebol há 13 anos. Twitter: @hrainho

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



19/04/2015 20h42

Isto aqui é Vasco! O respeito voltou!
Hélio Ricardo Rainho

E o Vasco venceu!
E o Vasco se classificou!
E o Vasco eliminou o Flamengo!

E o Vasco, do time que teve que ser completamente reconstruído e reestruturado, após a saída pela porta dos fundos da sinistra ex-presidência e sua corja de acéfalos arrotadores de caviar, está na final do Campeonato Carioca!

E parece que o Vasco, finalmente, voltou a ter um treinador de verdade. Os confusos idiossincráticos de outrora, com suas exegeses e invencionices de araque, nem aos pés desse jovem Doriva podem ser comparados. Juntando cacos, Doriva pegou o que sobrou de um Vasco que nem campeão de Série B conseguiu ser, montou uma equipe voluntariosa em poucos meses. Desenvolveu um esquema tático cuja simplicidade não comprometesse a insuficiência do elenco e não menosprezasse o talento que tem em mãos. E aí está o que vimos.

Foto: Reprodução de Internet

Um Vasco que disputou vaga nas semifinais em desvantagem, com o arquirrival tendo a vantagem de dois empates. E o que fez o Vasco de Doriva? Saiu corajosamente para o jogo, tomou a iniciativa e soube segurar a pressão mesmo quando teve lá o seu momento na partida em que perdeu o fôlego (na etapa final do primeiro tempo). Mas a estratégia do técnico foi decisiva: voltar para o segundo tempo com dois jogadores de refinado toque e técnica diferenciada - Dagoberto e Bernardo - para acertarem o passe final, cadenciarem o jogo, articularem contra-ataques fatais. Num deles, a tabelinha deixou Rafael Silva em condições de dar um passe primoroso para Serginho. Derrubado pelo estressado Wallace na área, com um deslocamento sutil que permitiria duas interpretações: "ombro a ombro" ou pênalti. Considerando que o jogador estava em chance real de gol e era último homem, o juiz marcou pênalti. Interpretação possível e sem muita contestação. O artilheiro vascaíno bateu com imensa categoria - bola de um lado, goleiro do outro - e botou o Vasco na posição revertida de ter a vantagem no confronto.

Aí então prevaleceu uma supremacia esmagadora do fator psicológico e da liderança de equipe pelo Vasco. Enquanto Doriva mantinha a bola no ataque e distribuía o jogo cada vez mais e melhor com os passes e arrancadas de Dagoberto e Bernardo, o Flamengo perdia-se errando passes e cobranças de laterais. Era um Flamengo inteiramente desesperado contra um Vasco sereno e confiante.

Venceu o Vasco, contra tudo e contra todos. Porque o vascaíno sabe que, quando o Vasco vence, não vence só dentro de campo. Precisa calar, inclusive, a triste imprensa e sua doentia parcialidade, motivada por interesses econômicos de um lado e corporativistas de outro. Uma perseguição que ficou clara quando o Vasco, com a torcida sob ameaça num estádio sem segurança e omissão total dos organizadores - não ganhou os pontos do jogo contra o Atlético Paranaense jogando em Santa Catarina (proibido de jogar em sua casa por atos violentos) e ainda foi rebaixado. A elite - a mesma elite racista do triste episódio da década de 20 que baniu o clube de negros, pobres e suburbanos - até hoje tenta fomentar razões paralelas para crucificar aquele que mudou a forma de se ver e amar futebol. Não calaram São Januário, não apequenaram a Colina, mas vivem vestindo o Vasco de coadjuvante e estrela menor. Um argumento que, lamentavelmente, os recentes rebaixamentos e a covardia espúria dos ex-dirigentes municiaram impiedosamente contra nós.

Não adiantou. Contra o esperneio de seus dirigentes, treinadores e jogadores, os dois maiores bastiões da elite racista carioca - Flamengo (beneficiado mormente pelas arbitragens nos últimos dez cariocas e brasileiros que disputou) e o Fluminense (das viradas de mesa vergonhosas da Série C pra A e da fuga do rebaixamento recente) - estão fora da decisão do Carioca.

Parabéns, vascaínos! Parabéns Martin Silva, gigante na partida fundamental! Parabéns, Rodrigo, zagueirão que ganhou todas as dividas o tempo todo! Guiñazu, Madson...Bernardo e Dagoberto, os homens que mudaram o jogo!
Parabéns, Gilberto, pela categoria no gol decisivo. Parabéns, Doriva, treinador jovem, inteligente e moderno de verdade para um Vasco forte!

A elite racista terá de assistir, pela televisão, à decisão entre um time de segunda divisão e um time de negros suburbanos! E ainda terão de ouvir um falastrão Eurico roncar grosso que, nesta tarde, venceu seu "campeonato à parte"...

Fazer o quê...
Isto aqui é Vasco! O respeito voltou!

Facebook Helio Ricardo Rainho
Twitter @hrainho


Veja mais sobre:VascoCampeonato Carioca

Comentários
  • Avatar
    27/04/2015 17:00:06Alexandre de CastroMembro SRZD desde 27/04/2015

    Um esclarecimento a todos os flamenguistas: se vocês não conhecem a história do seu time a culpa não é nossa. Se um time que tem um histórico de racismo e preconceito contra negros, pobres e operários, de uma hora pra outra, vira time de massa, time do povo por manipulação de corações e mentes da toda poderosa rede bobo, a culpa não é nossa! O time da Gávea, bairro de elite do Rio, é, e sempre será, um representante do que de pior já existiu no futebol carioca. História não se reescreve, se estuda!

  • Avatar
    22/04/2015 18:24:03Vicente VerasMembro SRZD desde 27/04/2013

    Parabéns Hélio e Parabéns nosso Vascão da Gama !

  • Avatar
    22/04/2015 09:02:35LASLO PANAFLEXMembro SRZD desde 13/03/2014

    DEMOROU, MAS O TORCEDOR HELIO AFLOROU. TAMBÃ?M, LEVOU ANOS E ANOS PARA PODER ESCREVER ESSA COLUNA. PARABÃ?NS MARCELO FRIAS PELA AULA SIMPLES E OBJETIVA. PARABÃ?NS HELIO RAINHO QUE PARECE TER APRENDIDO ALGUMA COISA COM O MARCELO FRIAS. JÁ O MARCIO FELIPPE, ESPERTO, SUMIU.

  • Avatar
    20/04/2015 23:12:30Hélio Ricardo RainhoMembro SRZD desde 26/01/2010

    OPa, Marcelo! Então vamos de paz e amizade! Futebol esquenta as têmporas, a gente ouve muita coisa durante tantos anos e resolve devolver o discurso. Mas isso passa! A realidade tá dura pra todo mundo, o Brasil de todas as torcidas tá passando por um sufoco e a gente tem mais é que se unir pra sobreviver! Um grande abraço, fique à vontade pra ler os textos por aqui...viva a cordialidade!!! :-)

  • Avatar
    20/04/2015 18:15:44Marcelo FriasMembro SRZD desde 03/10/2009

    Onde está a ofensa?? Em nenhum momento falei que você escreveu ilibada, eu que escrevi... Tá Louco????? Não sabia que sua coluna era exclusiva para vascaínos, afinal você escreve num site muito popular e respeitável e que trata de vários assuntos. E não acho masoquismo ler notícias de outras equipes, partidos ou que seja, a beleza está no contraditório, não é mesmo? E chororô não é nossa vocação, em nenhum momento falei qualquer coisa a esse respeito, Tá Louco!!.. Só lamento esse papo tacanha e oportunista(estou te copiando) de você escrever "ELITE RACISTA" (isso vc escreveu), amanhã quem sabe venha no seu texto " a favelada assistindo pela TV", muito lamentável!! No mais parabéns pela vitória/título e sejamos felizes e democratas. Marcio Felipe paz para vc também (a CRUZ DE MALTA é vermelha, ok? entendeu né?).

  • Avatar
    20/04/2015 18:13:52Marcelo FriasMembro SRZD desde 03/10/2009

    Pensei que todos pudessem comentar, acho que não ofendi ninguém.. democracia gente!!!. Só para lembrar ao Marcio Felippe, a Cruz de Malta é VERMELHA!!!!! Parabéns pela vitória/título. Não falei que vc escreveu ilibada...tá louco!!! Não é pq meu time perdeu que vou deixar de ler e ver o que for, não tenho nenhum problema com isso, o contraditório é que nos faz crescer. Você como pesquisador deveria saber disso. Estilo eurico miranda??? Valeu!!!

  • Avatar
    20/04/2015 13:41:58Hélio Ricardo RainhoMembro SRZD desde 26/01/2010

    Louvação a Eurico Miranda??? Homem ilibado??? Aponte a parte do texto em que isso está escrito!!! Ficou louco! Rsrsrs. Calma, gente, vamos esfriar a cabeça e engolir a derrota com dignidade! Que tal telefonar pro ex-goleiro Felipe e chamá-lo para um cafezinho filosófico??? Moralismo barato e oportunista. Que pena...também acho masoquismo ler colunista vascaíno sendo rubro-negro no dia seguinte de uma derrota com eliminação. Adeus! Aqui não tem lugar pra chororô!!!

  • Avatar
    20/04/2015 11:52:00Marcio FelippeMembro SRZD desde 13/12/2011

    Quem é esse flamenguistazinho sem colunista pra vir aqui ofender o nosso??? Bobalhão: que boca limpanvoxes tem pra falar de "ilibado", num time com um goleiro assassino, estripador e outro que parou o Brasil inteiro com a frase "roubado é mais gostoso"? Vocês perderam a memória?? Esqueceram dos títulos roubados contra o Botafogo que vocês acusaram de "chororô"?! Agora estão "chororando" também, seus fracos covardes e hipócritas?! O Flamengo tem um lastro de roubo dentro de campo que vem desde as papeleiras amarelas (joga no Google pra ver o que é isso), vocês não têm NENHUMA moral pra reclamar de arbitragem. Cadê o goleirinho do ano passado que dizia que "roubado é mais gostoso"?!?! Ã? isso aí: vai chorar, vai espernear, vai de joelho pra igreja do Judas Tadeu, vai enfiar a cara num buraco. Aproveita, derrete a taça do Mundial e paga a primeira parcela de uma parede pra construir um ESTADIO, coisa que vocês não tem e ainda ironizam o nosso porque são RACISTAS e odeiam a ideia do único clube do Rio a ter estádio próprio tê-lo construído no subúrbio e para pobres. Porque somos povo, não somos essa elite NOJENTA vestida de cor se diabo nos estadios! Chora! Chora! Chora! Foi eliminado e teve que dormir DERROTADO e FORA DO CAMPEONATO! Vai visitar o Bruno na cadeia pra chorar junto com ele!!! Kkkkkkk...o chororô é livre!!!

  • Avatar
    20/04/2015 10:40:59Marcelo FriasMembro SRZD desde 03/10/2009

    Parabéns para vc!!! mais um a louvar eurico miranda, esse sujeito de reputação ilibada, grande homem público. E esse papo de elite racista é lamentável para um colunista... pena que vc se deixou levar para o lado de torcedor. Saudações do único CAMPEÃ?O MUNDIAL DO RIO e o Ã?NICO DO RIO QUE JAMAIS CAIU rsrrsrs. Você foi patético!!!!! PS: sou suburbano e rubro-negro com muito orgulho. SRN

  • Avatar
    19/04/2015 20:54:25Jorge VerissimoMembro SRZD desde 19/04/2015

    Perfeita a coluna, sempre concisa e objetiva. Abraços O Vasco foi firme hoje e mesmo nós sabendo de suas limitações temos de estar junto com o time.

Comentar