SRZD


20/04/2015 15h47

Portela estuda três opções de enredo para 2016
Rodrigo Trindade

A Portela, que agora tem no comando de seu Carnaval o inovador Paulo Barros, já estuda três possibilidades de enredo para 2016. Em bate-papo com o SRZD-Carnaval, o vice-presidente da agremiação, Marcos Falcon, revelou que há grande possibilidade de que seja um enredo patrocinado:

"Todas as três propostas estão sendo estudadas, analisadas, pesquisadas com muita atenção de nossa equipe. A ideia é que haja patrocínio. Estamos tentando viabilizar isso e em breve, divulgaremos para vocês", disse o dirigente.

Em 2015, a azul e branca levou para a Avenida "ImaginaRio, 450 anos de uma Cidade Surreal", desfile que deu à agremiação o "status" de campeã do povo. O tema foi desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada, hoje na Mocidade.

Noca da Portela se consagra o diretor da ala dos compositores

Nesta segunda-feira (20), haverá reunião na quadra da Portela, a partir das 20h, para uma ocasião bastante especial: a ala dos compositores se reunirá para a apresentação da nova equipe de diretores de ala. Noca da Portela, que já é padrinho do segmento, será um dos diretores.

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval 2016 

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    27/04/2015 13:08:21Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Ah, quando eu digo informações demais é agregar tanta informação que deixa o enredo confuso. Isso entra na parte de concepção do enredo. A Beija Flor em 2008 teve desconto em enredo, mas na minha opinião deveria ter um desconto maior justamente por isso. Os enredos têm que passar uma mensagem clara, isso é quesito. A mesma coisa a comissão de frente, alegorias e fantasias. Esses dois últimos eu não tenho o que contestar, mas a comissão de frente, enredo e samba deveriam ser mais descontados sim. O problema é a contaminação dos quesitos, ou seja, a plástica bela contaminou os defeitos dos outros quesitos.

  • Avatar
    27/04/2015 13:02:08Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tedy, entenda uma coisa. Um desfile campeão incontestável não se torna chato. Por isso que um Vira virou foi incontestável, entendeu? Vou dar um exemplo na tua escola mesmo. Veja o desfile de 2005, incontestavelmente campeão. Por que isso? Porque a impressão (conjunto) que o enredo causava era interessante, você pode ver o desfile durante horas, horas e horas que não enjoa. Isso era um quesito chamado conjunto. Esse conjunto é influenciado principalmente por enredo. Se a concepção do enredo começa mal, o resto vai mal. Sua escola em 2008 estava belíssima, mas o enredo não ajudou nem um pouco. Um enredo que passava informações demais e, por este motivo, gerou um samba que a meu ver tinha uma letra pesada demais. Na minha opinião tua escola em 2008 caiu na mesma armadilha da Imperatriz de 2001. A Imperatriz em 2001 teve um enredo que passou tanta informação que se tornou um enredo chato de se ver e, por conseqüência, o samba passou informações demais. Um samba fraco tanto em letra como em melodia. Isso a meu ver deveria ter um desconto. Pra mim passar informações demais deixa o enredo uma salada. Chegou um determinado momento que se tornava confuso. Por isso que eu falo que se 2008 tua escola encurtasse 2 setores e umas 10 alas seria bem melhor de se ver o desfile, e dava tranquilamente para fazer isso. E por que eu acho que o Salgueiro deveria ser campeão? Justamente porque, apesar da plástica mais simples que tua escola, o enredo era objetivo, não tinha encheção de lingüiça. A mesma coisa a Portela, que pra mim merecia o segundo lugar. Quanto à comissão de frente, eu acho (e pelo visto no livro abre alas também) que a boa comissão de frente é aquela que você não precisa de legenda para entender. E foi exatamente o que aconteceu com essa comissão.

  • Avatar
    27/04/2015 10:29:36Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Eu disse que o desfile da Beija-Flor de 2008 foi um ANTES E UM DEPOIS PARA MELHOR, PARA MELHOR, e que no ano seguinte as escolas procuraram vir bem melhores em fantasias. As fantasias do Paulo Barros antes até 2008 eram péssimas, em 2009 ele passou a melhorar muito. As fantasias do Renato Lage de 2008 foram fracas, até vistas de perto, e em 2009 ele lembrou que era Renato Lage e as fantasias foram bem melhores. Houve um upgrade de qualidade nas fantasias a partir daquele desfile da Beija-Flor de 2008, em 2009 o nível das escolas e dos carnavalescos melhorou muito. A Comissão de frente era o Equinócio Solar, o melhor trabalho da Comissão de Frente em termos de fantasia foi em 2004, 2005, e 2008. Agora em termos de montar uma COREOGRAFIA, de montar uma dança, o melhor trabalho da Gislaine foi o desfile de 2008. A única possível injustiça daquele ano foi a Portela ficar em quarto, quando merecia ter sido a vice-campeã, e o vice foi para o Salgueiro para compensar a injustiça que foi Candaces não ter voltado nem no Desfile das Campeãs no ano anterior. E ser "enjoativo" é uma opinião sua, já disse que até ex-jurado que implicava com a Beija-Flor ficou de boca aberta com a beleza daquele desfile, e foi super reconhecido pelo público e pela mídia. Mas, você pode achar a Beija-Flor em 2008 "chato" assim como alguém pode achar "Vira Virou a Mocidade chegou de 1990" chato, mas nem por isso deixa de ser incontestável assim como a Beija-Flor de 2008. ... O problema das pessoas aqui dos site, é que comentam só com a a emoção: "ah eu não gosto de ciclaninho da escola A, então eu vou dizer que tal carnaval da escola A não foi merecido". Uma coisa é a pessoa, outra é a escola. Não é porque você não gosta do Beija Sempre, que os títulos da Beija-Flor passam a ser "não merecidos". Imagine se eu fosse hostilizar os títulos da Mocidade de Padre Miguel com Renato Lage, só porque eu não gosto dos chiliques do João Silva?! Sem lógica, né.

  • Avatar
    27/04/2015 07:24:52Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tedy, eu considero uma boa comissão de frente aquela que me passa a mensagem com facilidade. E eu considero um bom desfile aquele que eu consigo assistir até o final sem enjoar. A comissão de frente da tua escola de 2008 eu não consegui entender nada e o de 2008 foi uma embromação sim. E daí que vem com tudo isso que você falou? Pra mim é a tal tese de doutorado, ou seja, é uma volta ao mundo pra justificar um enredo fraco. Começou a vir o quinto setor e eu não entendia mais nada. Na minha opinião é muito melhor encurtar 2 setores para que o desfile se torne menos enfadonho e com um enredo mais compreensível do que levar 8 setores e vir com informações que só vão encher linguiça. Veja a diferença por exemplo do enredo de 2005, apesar da quantidade de informações não era um enredo enjoativo. Aí tu vai me falar: mas ser enjoativo não é quesito. Aí é que você se engana. Normalmente o desfile enjoativo tem concepção ruim de enredo e gera um samba chato. Foi o que aconteceu em 2008 com a tua escola. E tu tens razão, 2008 foi um divisor de águas para a escola. A partir daí começou a fazer enredos sem pé nem cabeça, apesar de todo o luxo. Sobre o samba, realmente tinha isso "iluminar meu estado de amor", só que o resto do refrão não tem nada a ver com o enredo. Quando eu digo de verso exaltação tem que ser o refrão inteiro e não só um verso só.

  • Avatar
    27/04/2015 01:18:28Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    E uma coisa que tem que se dizer: houve um grande ANTES E DEPOIS PARA MELHOR depois desse desfile, mudou-se o jeito de fazer FANTASIA, a alas com fantasias muito bem feitas, de Cavalos Marinhos, Peixes, a Ala da Planta Vitória-Régia é um show, o componente não vestia a fantasia, o componente era a própria fantasia. Depois disso, todo mundo foi mudando o jeito de fazer fantasia, até Paulo Barros que em 2009 melhorou, até o professor Renato Lage, foi uma aula de fantasia.

  • Avatar
    27/04/2015 01:18:14Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Olha Claudia, eu acho que você só pode estar de brincadeira em suas declarações. Dizer que o desfile da Beija-Flor de 2008 foi "embromação" aonde???? "Herança moura em Mazagão" representada no samba e na alegoria em tons rosa e dourado, a história da cidade Mazagão do Amapá, e no final do desfile as Senhoras do Marabaixo, festa da Quaresma no Amapá.E dizer que o samba era "chato" faz favor né? Aquele samba era excelente!!! Me lembro que no final de 2007 eu comprei o Cd, e quando a gente ouviu esse samba, na casa da minha família todo mundo que estava perto, foi o samba que de cara todo mundo mais gostou do cd, e meus parentes não são de Carnaval, são apenas espectadores. Samba todo redondinho, que proporciou uma das melhores evoluções e harmonia já vistas. "Iluminar o meu ESTADO de Amor", que parte disso você não entendeu o trocadilho com o ESTADO do Amapá?!... A Comissão de frente ia perder ponto aonde????? A caracterização excelente e pedrinhas douradas colocadas uma por uma na roupa, e a Gislaine inspiradissíma, sem fazer as famosas "voltinhas", em 2008 Gislaine fez uma COREOGRAFIA, diga-se de passagem para que assiste o desfile no You Tube, a melhor coreografia da carreira da Gislaine no Carnaval até hoje, impressionante quando a câmera da Globo mostra de cima, e a gente vê o cuidado que a Gislaine teve com a coreografia naquele ano. Até a Raíssa era gostosíssima, sem aquele silicone esquisito no bumbum, rsrs. A Selminha e o Claudinho com aquele arco iris liiiindo na fantasia.Foi um desfile mágico, tava todo da escola mundo num momento auge da carreira, as plumas do professor Louzada no abre alas um luxo, professor Laíla apresentando a escola. Um show!

  • Avatar
    26/04/2015 23:17:12Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Ah, e antes que fale do samba da minha escola de 2014 (que tinha um refrão exaltação "Louco de paixão sempre vou te amar"), ele era justificável porque remetia à saudade do Fernando Pinto à sua terra natal. Então estava dentro do enredo. Não gosto desses refrões exaltação do tipo do samba da tua escola de 2008 e Vila Isabel de 2014 que nada tem a ver com o enredo. Pra mim é só pra encher lingüiça.

  • Avatar
    26/04/2015 23:13:58Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Vamos lá, Tedy, em primeiro lugar a sua escola em 2008. A lei da compensação faz isso: te cega a ponto de achar que luxo em alegorias e fantasias compensa a EMBROMAÃ?Ã?O que foi o enredo da tua escola. Tedy, bote uma coisa na tua cabeça: os desfiles de hoje não são a mesma coisa que antigamente porque o povo não sabe separar luxo de concepção de enredo. Naquele desfile a partir do quarto setor foi um show de embromação, não fazia sentido algum. O desfile de 2008 da tua escola teria que ter NO MÁXIMO seis setores justamente porque a concepção do enredo era fraca. Ã? por isso que eu acho que o desconto que tua escola recebeu em enredo foi muito pouco. Além do samba chato, que tinha um refrão que não tinha nada a ver com o enredo (e não adianta dizer que é justificável porque a escola estava mordida), e a comissão de frente que foi pouquíssimo descontada. Agora sobre o enredo da minha escola, eu disse que 87 eu acho que deveria ter um empate entre Mangueira e Mocidade. Mangueira mereceu sim o título, apesar de estar mais simples. Agora sobre 2014, eu achei o melhor enredo do ano e eu acho sim que se minha escola tivesse estrutura ela brigaria facilmente pelo título por causa do ótimo enredo que tinha. Sobre o Paulo Menezes, discordo completamente que ele seja fraco. Gosto muito dele, do seu capricho. Só acho que ele tem que se soltar um pouco mais do estilo barroco dele. Ninguém faz alegorias e fantasias com tantos detalhes (nem a Rosa mais) hoje em dia, isso o que eu acho que ele tem que se desapegar. E isso eu também acho do Louzada, que parece que não se desgruda do estilo dele. Tem tudo para isso esse ano na minha escola.

  • Avatar
    26/04/2015 22:46:33Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    E o enredo da Beija-Flor de 2008 é título incontestável, o desfile mais luxuoso da história do Carnaval carioca até hoje, outros desfiles em outros anos,de outras escolas podem ser o mais criativo, o mais empolgante ao público, mas em termos de luxo, no carnaval carioca só a própria Beija-Flor em 2007 chegou perto do luxo do desfile da Beija-Flor de 2008. Até o mala Chateaubriand teve que elogiar conversando com outro jurado, como mostrou o quadro da leitura labial da Fantástico em 2008. O enredo além de muito bem desenvolvido, teve um trabalho de pesquisa muito bom, pois fugiu do clichê "Amazônia" e a linha de explicação do enredo era a coincidência de Macapá ter um beija-flor chamado Beija-Flor Brilho de fogo, Equinócio solar. E o samba dispensa comentários, simplesmente excelente.

  • Avatar
    26/04/2015 22:38:49Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Bom cada um com sua opinião, eu por exemplo acho estranhíssimo a Claudia Bauer dizer que "a Mocidade não merecia em 1987 com Tupinicopólis,que quem mereceu foi a Mangueira mesmo", mas que "a Mocidade merecia em 2014", sendo que a Mocidade de 1987 era melhor em tudo que a Mocidade de 2014. Só para constar em 1987 a Mocidade tinha um dos carnavalescos mais ousados da história o Fernando Pinto, e em 2014 a Mocidade tinha o pior carnavalesco que é o Paulo Menezes, que pode estar na Portela, Porto da Pedra, ou Mocidade, não importa suas fantasias sempre serão apenas em formato de saco de lixo. Sem contar que o desfile de 1987 era o enredo Tupinicópolis original, e o de 2014 era apenas uma cópia.

  • Avatar
    26/04/2015 22:19:32GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Não sei porque comentários do tipo dizendo que as Alegorias em desfiles dos anos 90 tinham que estar mais luxuosas ou caprichadas, pois todos sabem que nos anos 90 as escolas não tinham tanto recurso e as Alegorias mais luxuosas apareciam em poucos desfiles, ou seja: Não eram tão luxuosas! O Carnaval foi ficando mais luxuoso(Alegoricamente principalmente) a partir de 2000, que apesar de ter sido um Carnaval que deixou muito a desejar nos Enredos, foi o Carnaval que apresentou as melhores estéticas até aquele ano.

  • Avatar
    26/04/2015 21:42:27Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tedy, não se esqueça que o enredo da Portela de 95 remetia a um samba mais melodioso, pois se tu não se lembra "Gosto que me enrosco" é um samba produzido na década de 30 por Carlos Galhardo. O problema do samba da Imperatriz de 95 é que a letra era superior que a melodia, que era um tanto funcional. Agora sobre as alegorias da Imperatriz de 95 eu sinceramente achei que ficaram aquém do que a Rosa fez no ano anterior. Eu acho que a Imperatriz em 95 deveria ficar em terceiro lugar por causa de enredo, samba e alegorias, atrás da minha escola (que eu achei o samba meio fraco) e em primeiro lugar a Portela, que eu achei as alegorias um pouco fracas. Se a Portela caprichasse um pouco mais em alegoria iria ser campeã incontestavelmente.

  • Avatar
    26/04/2015 21:32:55Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    O Paulo Barros muito provavelmente vai ter que voltar para a Unidos da Tijuca pedir desculpas ao Fernando Horta para ganhar metade do que ganhava na Mocidade de Padre Miguel. Gean, o desfile da Imperatriz de 1995 mesmo com uma alegoria a menos, tinha belas alegorias (claro que para o conceito da época), e belas fantasias que passariam muito bem até nos dias de hoje, portela fez um desfile mais sentimental só isso. Além disso "Gosto que me enrosco" é uma samba com tom melódico para abaixo, ou seja ficou um samba nostálgico demais, ficou meio deprê. Já o samba da Imperatriz tinha um andamento mais próprio de um desfile, sem contar que as frases do samba da Imperatriz que são pérolas como: "Mais vale a simplicidade, a buscar mil novidades e criar complicação". E outra: "Renegar o que é nosso, gera insatisfação" frase tão atual que explica a Imperatriz hoje em dia renegar e sua origem de Escola de Samba e se vender a 1,99 para aquele enredo ridículo de Zezé, Luciano e Zilu. O título questionável da Imperatriz foi o de 1999, mesmo com o enredo sobre Conde holandês Maurício de Nassau, o desfile sobre Araxá da Beija-Flor foi muito melhor. E o desfile bom da Portela foi o de 2014, mas a comparação entre Eduardo Paes e Ayrton Senna, é óbvio que os jurados preferiram Ayrton Senna, até Boni é melhor que Eduardo Paes, rsrs.

  • Avatar
    26/04/2015 21:03:56Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Ah ta, Gean, eu tinha entendido que o título era merecido para a sua escola. Eu já acho que deveria ter sido para o Salgueiro, pois pra mim o enredo da Beija Flor de 2008 era uma salada. Agora, Tedy, tudo bem que eu achei estranho o Paulo Barros excluir o perfil de Facebook dele um pouco depois do resultado, mas ao mesmo tempo eu sempre espero que a pessoa cumpra o que prometeu. Agora saiba que eu não sou contra ele sair da minha escola. Só acho que depois do resultado ele deveria ter feito o mesmo que o Alex fez e anunciado que iria pra outra escola. Agora o curioso é ele ir para uma escola que várias vezes ele disse que nunca iria porque tem tradição demais. Interessante isso, mostra muito bem a personalidade dele. Foi ótimo que isso aconteceu, quero ver daqui pra frente o que vai acontecer com ele.

  • Avatar
    26/04/2015 20:14:14Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Claudia, vamos e convenhamos, você, João Silva, e a Aghata e aquele outrozinho que é independente, e eu esqueci o nome, sempre souberam que Paulo se não tivesse uma boa colocação, ia fazer uma presepada com a Mocidade de Padre Miguel. Só não queriam dar a mão a palmatória, quando eu e outros dizíamos isso. Agora você e todo mundo que já foi atacado por portelenses cretinos tipo Almir ano passado (2014), esta podendo ir a forra só esperando a hora que Paulo vai fazer uma presepada com os portelenses, ou ter que ficar lá na Portela como castigo fazendo enredos mequetrefes patrocinados. Ã? feito eu li um texto do colunista portelense Hélio Ricardo Rainho alfinetando os enredos afros (alfinetada na Beija-Flor disfarçadamente) e rendendo mil elogios os enredos com coisas de fora do Brasil (que o Paulo Barros gosta de fazer), aí eu no meu comentário coloquei assim: Rainho, pode alfinetar a Beija e render elogios ao PB, mas eu só quero ver qual vai ser seu texto quando o PB fizer com a Portela, a mesma presepada que fez ao sair da Mocidade de Padre Miguel, rsrsrrsrs.

Comentar