SRZD



Cadu Zugliani

Cadu Zugliani

CARNAVAL. Jornalista, trabalha no Sportv há 7 anos e na TV Globo há 18. Compositor campeão da Mangueira em 2004, 2015 e 2016. Louco, amante, apaixonado por Carnaval, onde já fez de tudo um pouco, ou muito.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



22/04/2015 15h59

Por que o compositor tem que pagar?
Cadu Zugliani

Acabamos de passar por mais um Carnaval de sambas bons, médios e ruins. Isto é a média, desde que eu me entendo por gente e por apreciador do gênero. Durante o programa "Na Rodinha", na Rádio Bradesco Esportes, no começo de abril André Diniz, um dos atuais magos da composição, disse exatamente isso. Temos hoje a mesma proporção de sambas bons, médios e ruins de 30 anos atrás. A diferença é a divulgação.

O gênero virou gosto de poucos, atende a um nicho. Como a divulgação é menor, o compositor, automaticamente, recebe menos. Vida que segue... Mas, dentro do que ainda podemos receber, somos descontados de todas as maneiras. Escolas que retiram percentuais e até alas de compositores que mordem fatias do bolo. Tudo isso somado a disputas caríssimas e compromissos profissionais com cantores, músicos e todo o staff que envolve uma disputa de alto nível. Descontando tudo isso, tem compositor que paga para ver sua obra na Sapucaí. Dizem aos quatro ventos que o Carnaval é o maior espetáculo da Terra, uma verdadeira ópera a céu aberto, e os compositores, que são responsáveis pela trilha sonora desta ópera, não conseguem ver a cor do dinheiro ou, pelo menos, a parte justa que caberia a essa turma, da qual, orgulhosamente, faço parte.

Gostaria, por fim, de fazer uma ressalva e agradecer à Estação Primeira de Mangueira que, há dois anos, não desconta percentuais dos autores de seus sambas. Torço para que outras escolas sigam este exemplo.

Foto: Reprodução de Facebook

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 


Veja mais sobre:Disputa de samba-enredo

Comentários
  • Avatar
    24/04/2015 15:17:33Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Surpreende-me este texto â??apolítico´ do blogueiro deste prestigioso site o mangueirense compositor-sambista Cadu Zugliani. Isso, porque ao não propor nada de alternativo a um tema que ele próprio corretamente se propôs abordar, deixa dúvida sobre o seguinte. O blogueiro é um bom nome para junto com o presidente Chiquinho da Mangueira virem a integrar a chapa concorrente independente na eleição da LIESA, no final de maio próximo, que seja encabeçada pela suplente do Conselho Fiscal do órgão & presidenta salgueirense e pelo colega-presidente portelense em cujo programa de mudanças a extinção do Conselho â??Superiorâ? seja questão de honra. Explicando, por exemplo, o presidente mangueirense pode e deve vir a lançar publicamente desde já tal hipotética chapa concorrente independente. Haja vista, Chiquinho da Mangueira pode e deve vir a compor tal hipotética chapa concorrente ocupando um dos cargos e ou funções na diretoria executiva da LIESA tendo o direito de indicar também, o bom mangueirense sambista-compositor Cadu Zugliani enquanto Assessor de Imprensa, para cujo cargo é talhado. Não creio que o presidente mangueirense esteja â??comprometidoâ? com o continuísmo na LIESA em função do apoio que lhe prestaram na eleição da gloriosa verde-rosa em 2013 os ex-presidentes da agremiação, o diretor de Carnaval e o membro do Conselho Fiscal do órgão, respectivamente Elmo José dos Santos e Álvaro Luiz Caetano o Alvinho. Chiquinho da Mangueira tome publicamente essa atitude de dignidade política característica dos grandes mangueirenses e lance a mencionada chapa concorrente independente para eleição da LIESA já! Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    23/04/2015 01:07:51Carlos M. SoaresMembro SRZD desde 16/08/2011

    Muito simples! Não entrem na competição. Deixem a escola só com sua ala de compositores e passem a concorrer nas que efetivamente valorizam os compositores. Enquanto o mote for reclamar e não fazer nada, nada muda. Reclamar aqui e acolá, e continuar a disputar, fica parecendo chilique de comadre!

  • Avatar
    22/04/2015 20:05:08claudio luiz peixeMembro SRZD desde 10/08/2009

    Tem escola que fica com tudo do compositor. Todo mundo sabe disso há anos e ninguém faz nada.

  • Avatar
    22/04/2015 18:41:12RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Claudinha pra começar eu acho que a Globo tendo o monopólio para transmitir o desfile deveria gravar o CD sem cobrar nada e deveria tocar na TV o samba completo das escolas e assim receber da venda dos CDs uma porcentagem, para que as rádios também começassem a tocar assim eu acredito que o samba enredo iria voltar a ser tocado no país todo.

  • Avatar
    22/04/2015 17:08:17Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tá, Cadu, e você acha que não tem como mudar isso? Eu acho que a culpa é de todos. Tanto dos compositores, da diretoria, dos sites especializados e também das pessoas leigas que acompanham. Cada um tem sua parcela de culpa. Muito se discute sobre isso, mas não tem ninguém que dê sugestão de como mudar. Me diga o que você acha que deveria acontecer.

Comentar