SRZD



Tunico da Vila

Tunico da Vila

CARNAVAL. Cantor, compositor, percussionista, bi-campeão pelo Grupo de Acesso e tri-campeão do Grupo Especial do Carnaval carioca pela Vila Isabel.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



27/04/2015 14h40

O atual momento, de crise, da Vila Isabel
Tunico da Vila

Disse uma vez que membros da diretoria da Vila Isabel deveriam parar de querer ser comparados a outras diretorias como por exemplo: Paulo Brazão, campeão do Acesso em 1979; Ruça, campeã de 1988 do Grupo Especial; Evandro Bocão, campeão do Acesso em 2004; Wilson Moisés, campeão do Especial de 2006; e Wilsinho, campeão de 2013.

Todos esses ex-presidentes tiveram erros e acertos em suas gestões, mas uma coisa incontestável é que eles deram títulos para a escola.

A atual gestão ainda tem um longo caminho para chegar perto do que eles chegaram, mesmo com todos os erros e acertos das diretorias passadas, porque estrela na bandeira dá quem tem competência para tal feito.

Fala-se muito em 100% comunidade por conta das fantasias e isso não é muita verdade, uma vez que foi cobrado à ala de compositores a bagatela de R$ 380 para a roupa do desfile. Pelo menos para mim isso foi cobrado e, claro, me recusei a pagar tal absurdo. Se cobraram dos compositores, então, é porque nem todas as fantasias saíram gratuitas.

Foto: SRZD

A atual gestão fala ainda que a escola foi penalizada por conta do desfile de 2014. Isso é uma outra inverdade, pois a escola foi penalizada pelos erros que ela cometeu em 2015, que foram muitos.

A presidência atual prometeu uma bonificação aos compositores finalistas do ano passado, coisa que não aconteceu! O dinheiro dos compositores campeões saiu, conforme prometido, porém o dos finalistas não! O tal "rateio do restante" acabou ficando todo para a escola. Dignidade?

Uma batalha interna foi travada e um racha aconteceu. E isso prejudicará e muito a escola para os preparativos do desfile do ano que vem.

Pessoas importantes que apoiaram a chapa da presidência saíram da diretoria e isso requer uma manobra rápida para que a presidência da escola consiga recursos para o próximo desfile, coisa que é bem pouco provável se depender de caridade ou Lei Rouanet.

A Unidos de Vila Isabel tem uma das melhores quadras de ensaios da atualidade e levou vários prejuízos durante o ano passado. No dia 19 de abril de 2015, o equipamento de som e luz, alugados para shows, foram retirados por falta de pagamento. Desde o afastamento do superintendente Bernardo Bello, os funcionários não recebem e o processo de desmontagem do barracão está lento demais.

A Vila Isabel é linda, é soberana, com uma comunidade que é nota mil, e essa comunidade merece um pouco mais de respeito.

"Sou da Vila e não tem jeito
Comigo quero respeito
Que o meu negócio é sambar"

Desfilar fantasiado não quer dizer que resgatou a dignidade que, aliás, volto a dizer que a Vila Isabel nunca foi indigna. Indigno foi o desfile de 2014, e mais ainda o de 2015. Com parte das alas sem fantasias ficamos em décimo lugar, e toda fantasiada fomos ainda pior.

A Vila Isabel precisa de seus campeões porque eles sabem o caminho da vitória.

Nesta segunda, a escola fará uma reunião aberta sobre a prestação das contas no período de maio de 2014 a março de 2015 e especula-se uma renúncia da atual presidente Elizabeth Aquino, a Dona Beta. Caso se confirme, o vice-presidente Luciano da Vila assumiria a escola, o que deve ser pouco provável de acontecer. Nesse caso, o superintendente assume a escola e tem 180 dias para marcar novas eleições. Resta saber quantas chapas a escola terá para essas eleições. Se ela permanecer, resta saber como conseguirá manter a escola em dia com seus funcionários e pagar dívidas atuais.

Te amo minha Vila.... Te adoro Minha Vila!

"Que os Deuses do samba estejam mais do que nunca com a Vila Isabel!" 

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



Comentários
  • Avatar
    03/05/2015 22:43:30Paulo CesarMembro SRZD desde 05/09/2012

    Ã? lamentável a situação da querida escola da terra de Noel, berço do samba, celeiro de bambas. A vaidade da atual Presidente só piora a situação que cada vez mais faz a Vila se aproximar do acesso! Está mais do que na hora desta Senhora ter no mínimo um bom senso de pedir para sair, se fazer de vítima não muda a situação da Vila. Que amor é esse que ela diz ter pela escola? Deixar a Vila chegar a este ponto? Não assumir sua falta de competência para gerir uma escola do porte da Vila! Quem acompanhou sua eleição sabe bem que apoio não faltou, mas ninguém imaginava uma gestão tão fraca, arrogante e cheia de vaidades pessoais, a Vila não tem espaço pra isso... O tempo é precioso para a Vila, por isso pedimos SAIA BETA! Deixe quem tem sangue azul e respeita este pavilhão tentarem salvar a Vila. Não levanto bandeira de A nem de B, o momento é pra quem ama a Vila , quem pode doar seu sangue e suor por ela... Dona Beta vá cuidar de sua fragilidade e dê espaço ao bom senso, demonstre um mínimo de humildade... E que 2016 seja um tempo de renascimento e principalmente união! Que venha Túnico, Martinho, André Diniz, Ewandro Bocão e todos que possam somar, não dividir, nem muito menos "subtraír", que a matemática da Sapucaí em 2016 não seja só o resultado da apuração, mas uma soma de forças de quem ama a Vila e respeita seu pavilhão! Avante Vila Isabel !!!

  • Avatar
    02/05/2015 11:42:15[email protected]Membro SRZD desde 21/12/2012

    Concordo plenamente com o Tunico. Escola de samba é amor, sentimento e paixão. A dona Beta recebeu o apoio não só do Tunico como de outras pessoas na promessa de que faria uma administração digna de superar o desfile catástrofe de 2014. Assim não ocorreu e por pouco a Vila Não caiu. Acho que se ela não tivesse capacidade não deveria ter assumido tal responsabilidade, pois o que interessa é ter uma administração como a exemplo do Móises traga título ou boas colocações ao povo do samba.

  • Avatar
    01/05/2015 22:14:33Tunicotunico da VilaMembro SRZD desde 08/09/2013

    Marco é o sseguinte. Eu não sou Beta, Moisés, Bernardo, Martinho da Vila, Capitão Guimarães e nem da tribo de seu ninguém. Eu sou é Vila Isabel....deu pra entender ou você quer que eu desenhe? Em cima do muro você já sabe quem é né?

  • Avatar
    01/05/2015 21:12:03MARCOMembro SRZD desde 01/05/2015

    TUNICO E PRECISO SAIR DE CIMA DO MURO VOCE TEM QUE SER NEUTRO, MAIS VOCE ATIRA PARA TODOS OS LADOS,VOCE ERA MOISES ,DEPOIS BETA E AGORA VOCE E QUEM?

  • Avatar
    29/04/2015 16:09:41Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tunico, nós independentes sabemos muito bem o que vocês estão passando. Ã? torturador ver a escola que você ama passar por dificuldades, mas ao mesmo tempo grandes desafios são dados a grandes escolas. A Vila é uma delas. Que a comunidade da tua escola, que é muito forte, se una para tirar a Vila da crise. O carnaval agradece. Ã? a Vila, chão da poesia, celeiro de bamba.

  • Avatar
    29/04/2015 11:49:40Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Conforme informa em sua página no Facebok a presidenta da Vila Isabel, Elizabeth Aquino a Dona/Tia Beta, é preciso aguardar a(s) carta(s) com a(s) devida(s) justificativa(s) da(s) renúncia(s) dela e do jovem vice-presidente Luciano da Vila. Política e estatutariamente falando, não se compreende que seja o ex-superintendente geral que se afastou do cargo, o oportunista e revanchista Bernardo Bello, quem assumiria interinamente o comando da Vila Isabel e o processo sucessório na agremiação. Haja vista, a Vila Isabel tem presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Alberto. Este, o ex-presidente Evandro Bocão e o presidente de honra Martinho da Vila e não o afastado ex-superintendente geral devem vir a público se manifestarem acerca dessa crise e o processo sucessório na agremiação de Noel. De qualquer maneira, espera-se que no pleito que se avizinha não haja a possibilidade de retrocesso representada pela volta dos nefastos ex-presidentes da Vila Isabel, Wilson Vieira Alves o Moisés e o não-sambista o contraventor penal do jogo de bicho e de outras criminalidades Ailton Guimarães Jorge o Capitão Guimarães, que indevidamente é â??beneméritoâ? da agremiação. Ele e Moisés são farinha do mesmo saco. A comunidade e a igualmente respeitabilíssima afilhada de minha amada Majestade do Samba fazem jus a proclamar que prosseguem tendo de volta ao ninho dignidade e a perspectiva de voltarem apresentações de desfiles apoteóticos, emocionantes e vitoriosos. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    28/04/2015 19:50:22GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Ã? lamentável uma escola que há 2 anos era sempre favorita cair tanto em tão pouco tempo. Tá faltando respeito na Vila Isabel.

  • Avatar
    28/04/2015 18:44:50Tunicotunico da VilaMembro SRZD desde 08/09/2013

    Só nos resta aguardar

  • Avatar
    28/04/2015 15:04:36Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Diferentemente, não confundir como melhor, que a hipocrisia imiscuía a prepotência aqui exibida em relação a dizer que a Vila Isabel â??é uma das três agremiações que desfila sabendo o modelo (sic) para ganhar (rsrsrsrsrsrsrs)â? comunico. Em outro site postei comentário criticando fundamentada e alternativamente o oportunismo e o revanchismo do ex-superintendente da agremiação de Noel & Martinho da Vila na reunião que aprovou as contas de maio 2014 a março de 2015 da gestão da presidenta Dona/Tia Beta e do jovem vice-presidente Luciano da Vila, que estiveram ausentes na reunião, ontem à noite. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    28/04/2015 13:30:31Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Olha tenho que dizer uma coisa, atualmente no Carnaval do Rio apenas três escola desfilam sabendo o modelo de desfile para ganhar: Beija-Flor, Unidos da Tijuca e Vila Isabel. São desfiles técnicos, onde suas comunidades sabem desfilar para ganhar. O Salgueiro começou a aprender isso esse ano, e vem melhorando, uma hora quando o Salgueiro aprender mesmo, aí vai vir o tão esperado título salgueirense. Voltando a falar das três escolas que suas comunidades, pisam na avenida para buscar o título na garra, é lamentável que a Vila esteja nessa situação, pois é um desperdício de uma comunidade que sabe desfilar para ganhar, ver sua escola não lhe darem condições de disputar o título. Ã? como se alguém impedisse o Michael Schumacher de mostrar seu talento na pistas, ou alguém tivesse impedido o Caetano Veloso de cantar. A comunidade da Vila esta sendo impedida de mostrar a capacidade que ela tem. / Aproveitando o espaço, Parabéns Mangueira pelos seus 87 anos!

  • Avatar
    28/04/2015 10:40:08Tunicotunico da VilaMembro SRZD desde 08/09/2013

    Tenho fé que isso vai se resolver...e logo

  • Avatar
    27/04/2015 21:49:31Antonio Carlos Flausino VaiVaiMembro SRZD desde 16/01/2013

    O MOMENTO EM QUE A VILA ISABEL ESTA PASSANDO MOSTRA A INJUSTIÃ?A DO CARNAVAL DE 2014 QUANDO A IMPÃ?RIO DA TIJUCA VOLTOU PARA O GRUPO DE ACESSO QUANDO NA VERDADE QUEM ERA PARA TER CAIDO ERA A UNIDOS DE VILA ISABEL. EU ESTIVE NO DIA DO DESFILE NA CIDADE DO SAMBA E VI A FALTA DE RESPEITO DOS DIRETORES E DE MEMBROS DA ESCOLA COM A COMUNIDADE QUE RECLAMAVAM DA ENTREGA DE FANTASIAS. VI UMA SENHORA COM MAIS DE 70 ANOS MUITA CHATEADA, ELA DIZIA QUE DESFILA NA ALA DE BAIANAS A MAIS DE 20 ANOS E A 2 DIAS ESTAVA ALI ESPERANDO A ENTREGA DE SUA FANTASIA. Ã? VILA ISABEL "A JUSTIÃ?A TARDA MAS NÃ?O FALHA", COM TODO RESPEITO AOS DEMAIS COMPONENTES DA ESCOLA.

  • Avatar
    27/04/2015 18:30:29Carlos M. SoaresMembro SRZD desde 16/08/2011

    Não concordo com algumas colocações do blogueiro. A Vila foi sim, penalizada pelo ano passado. Embora não tenha tido um carnaval para campeonato, deveria estar pelo menos em oitavo lugar. Muit do carnaval apresentado foi no heroísmo, às custas de sacrifícios do ateliês que receberam muito menos do que poderiam cobrar. Muito material foi repensado, muito carro com movimento e iluminação que não havia, muito do carnaval de Max modificado para aumentar o impacto. Tudo graças ao trabalho do diretor de barracão. O mesmo que foi colocado pra fora da escola por ter doado materiais que a Vila não usaria a outras escolas.Tudo foi feito com uma quase impossível redução de custos, pq a escola tinha muito o que pagar. Isso impediu de investir em acabamento, em melhores planejamentos e em melhores resultados (e considere que muitos erros de projeto foram causados pelo que o carnavalesco pediu e trouxe como mão-de-obra). A Vila deveria ter mantido ele na escola e se preparado para um grande carnaval em 2015. Juntar tanta gente que nunca tinha trabalhado junta e esperar que um campeonato surgisse no primeiro ano, seria sonhar. Mas a Vila foi sim, injustiçada. Mas pagou seu tributo com o último lugar outra vez.Quanto a cobrar fantasia, acho que por essa fase de dívidas, isso deve ter acontecido. Não acompanhei isso. Mas o sacrifício que vi no barracão, deveria ter sido valorizado. Uma escola não ganha carnaval mudando gente todo ano. Uma escola ganha carnaval aperfeiçoando-se e montando um time unido. Poderia estar agora como a Beija-Flor esteve ano passado. Mordida e já trabalhando firme e forte pra ganhar e calar a bola de muita gente, com uma Comissão de Carnaval competente, formada por artistas acadêmicos e com um grande enredo. Mas preferiu-se cair na seara das dúvidas novamente. Pena! Sorte para o povo de Noel, luz para quem vai comandar essa escola, discernimento para quem escolhe como ela vai e, principalmente, valorização para o chão da Vil

  • Avatar
    27/04/2015 18:09:02Richie ValensMembro SRZD desde 20/04/2015

    A Vila é uma escola de peso, de tradição, de comunidade nota 1000! Sou torcedor da Mocidade, mas como um apaixonado pelo carnaval, torço pela recuperação dessa nossa querida co-irmã!

  • Avatar
    27/04/2015 18:04:35Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Com todo respeito ao blogueiro do site pelo seu DNA de promissor sambista-compositor herdeiro do presidente de honra da agremiação de Noel & um dos ícones da MPB, este post apesar de democrático expõe de forma inadequada e pública as entranhas do que está rolando na Vila Isabel. A menos que a propalada possibilidade de â??renúnciaâ? da presidenta Dona/Tia Beta ocorra por problema de saúde dela, é incompreensível que a presidenta de maio de 2014 pra cá, tenha se transformado de esperança de mudança em estelionato disso. Haja vista, a chapa por ela encabeçada recebeu apoio praticamente consensual nas hostes da Vila Isabel, ainda que tenha sido indevido o do ex-presidente da LIESA onde é membro vitalício do espúrio Conselho â??Superiorâ? e da própria agremiação na qual é â??beneméritoâ?. Tudo, porque tal nefasta figura não é sambista verdadeiro, mas sim contraventor penal do jogo de bicho e ou de outras criminalidades como integrar máfias como a do bingo e das máquinas caça-níqueis. Tal figura é tão nefasta para o mundo do samba e para a agremiação de Noel & Martinho quanto o é a figura de um ex-presidente da Vila Isabel citado neste post pelo blogueiro, apesar do mesmo ser compositor-sambista e ter comandado a conquista do título em 2006. Essas duas figuras são farinha do mesmo saco. Eu espero que na reunião noturna e aberta desta 2ª feira, dia 27/04/2015, não haja problema de saúde nem de falta capacidade e liderança político-administrativa à presidenta Dona/Tia Beta. Que ela junto com o jovem vice-presidente Luciano da Vila possa (consiga) reestruturar toda a direção da agremiação de Noel & Martinho sobre os trilhos de seu característico lugar, que é o de apresentar grandiosos e emocionantes desfiles, fazendo jus a conquistar glórias e vitórias. Axé & saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

Comentar