SRZD



Tadeu Kaçula

Tadeu Kaçula

CARNAVAL/SP. Sambista, sociólogo e pesquisador das origens do samba e da cultura tradicional de São Paulo. Fundador do Instituto Cultural Samba Autêntico e do Projeto Rua do Samba Paulista. Idealizador e produtor do projeto Memória do Samba Paulista, que reúne uma coleção com 12 CDs dos principais sambistas e Velha-Guardas das Escolas de Samba de São Paulo. Diretor cultural da Uesp - União das Escolas de Samba Paulistana - e membro do departamento cultural da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Ex-presidente da Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco. Autor do livro "Casa Verde - Uma pequena África na Zona Norte de São Paulo".

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



30/04/2015 00h03

100 anos de samba urbano em São Paulo
Tadeu Kaçula

Me sinto muito honrado com o convite em publicar meus textos, artigos e comentários sobre o nosso samba neste espaço tão importante para a valorização da nossa cultura.

Tadeu Kaçula. Foto: Divulgação

Vamos iniciar uma série que conta os 100 anos de samba urbano em São Paulo a partir do samba rural paulista.

Parte I - Ruralidade e oralidade, herança afro-bantu na formação do samba paulista

Os ciclos econômicos do Brasil tiveram um papel fundamental para a formação das diversas manifestações culturais espalhadas em todo o país.

Com a chegada dos africanos, surgiram diversas manifestações culturais que ainda hoje podem ser identificadas no Nordeste do Brasil, como o Maracatu, o Tambor de Crioula, Boi Bumbá, dentre outros.

Séculos depois, inicia-se um novo ciclo econômico, o ciclo do Ouro. Com a migração dos negros que lavoravam no Nordeste, somado aos milhares trazidos do Norte da África, o Centro-Oeste do Brasil se transformou em uma fecunda fonte de extração de minérios.

Com a chegada desses cativos, surgiram diversas manifestações da cultura popular brasileira, que, com a influência do catolicismo, podemos observar ainda hoje, principalmente em Minas Gerais, como o Congado, Folia de Reis, e outros.

Foi no final do século XIX que o mais próspero ciclo econômico trouxe para o Sudeste do país uma significante contribuição político-econômica, o ciclo do café. Neste período, há uma elevação na receita do país pelas diversas articulações na exportação de mercadorias, principalmente do café, que na época era conhecido como "ouro negro". Os negros que trabalhavam no plantio do café traziam em seus diversos conhecimentos a cultura africana e afro-brasileira que fizeram de São Paulo um fecundo terreiro de samba criado e desenvolvido no Brasil.

São Paulo cultua a partir de então o "Samba Rural".

Ainda hoje, respeitando-se os saberes da tradição e oralidade dos ancestrais africanos, esse Samba Rural Caipira é quem dá especificidade ao nosso jeito de fazer samba.

Como referência, temos a cidade de Pirapora do Bom Jesus que ainda preserva o Samba de Bumbo, as cidades de Guaratinguetá e Piquete preservando o Jongo, e as cidades de Piracicaba, Tietê e Capivari que preservam o Tambú, seus ritmos, danças e cantos exclusivamente paulistas que nos permitem uma identidade cultural.

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Comentários
  • Avatar
    27/11/2015 21:02:45JackAnônimo

    Tadeu além de mentiroso usa tudo que as demais pessoas escreveram para se auto promover, pobre de caráter e espírito

  • Avatar
    04/05/2015 15:53:43FredMarimbaAnônimo

    Parabéns pelo texto e precisamos resgatar o samba rural mesmo q seja um pouco nas grandes rodas de samba e pq não nas escolas de samba... é muito gostoso ouvir uma viola caipira num samba

  • Avatar
    30/04/2015 13:16:54LéoSambistaAnônimo

    Belíssima iniciativa!!! Parabéns.... quero ver as demais partes!!!!

  • Avatar
    30/04/2015 12:57:01RonaldoAnônimo

    Gostei.....parabéns Kaçula e SRZD

  • Avatar
    30/04/2015 12:46:22Maria Aparecida - Cabo Frio - RJAnônimo

    Contar a história do samba é sempre muito bom. Adorei...quero ver os próximos...hj em dia temos poucos espaços como este....muito bom.

  • Avatar
    30/04/2015 12:45:25Ricardo LimaAnônimo

    SENSACIONAL...Parabéns SRZD e Kaçula....que noticia maravilhosa...acompanho o site e fico feliz com a novidade.....golaço !

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.