SRZD


04/05/2015 20h12

Leia a sinopse do enredo do Salgueiro para o Carnaval 2016
Redação SRZD

Leia a sinopse do enredo do Salgueiro, "A Épera dos Malandros", divulgada na noite desta segunda-feira, na quadra da escola.

Eis... o malandro "no palco" outra vez.
Vem chegando assim de viés,
Sambando miudinho, dizendo no pé!
Pisa suave, riscando no asfalto os passos de uma ópera bem carioca.
Uma obra em seis atos, embalada por um samba em homenagem
à nata da malandragem.
Por isso, se segura, malandro!!
Vem aí...

A ÉPERA DOS MALANDROS

Malandro...
É o tipo que entra faceiro na roda, abre o jogo e fecha com os seus.
É o Rei da Ginga, Rei da Noite, o Barão da Ralé!
Sagaz, invoca os personagens de um Rio lírico, nesta ópera tão pomposa
que só um malandro poderia sonhar.
(Ou tão ordinária que qualquer mendigo poderia pagar).

Malandro...
Vai flanando triunfal por entre deuses e meretrizes, rainhas e monarcas...
Delirantes fidalgos desta magnífica ópera das ruas.
É aquele que faz das calçadas o palco das ilusões.
Atento, não dorme no ponto nem cochila na linha.
E só baixa a guarda quando o sol dá o ar de sua graça.

Malandro...
É o mestre-sala das alcovas.
O bailarino dos salões, o cavaleiro errante dos morros cariocas.
Atua nas madrugadas, caminhando na ponta dos pés, como quem pisa nos corações.
É luz do abajour, ama a todas que quiser.
Das muchachas de Copacabana às mimosas da Praça Tiradentes.

Malandro...
Dono de um jeito manso que é só seu de aparar os dilemas da vida no fio da navalha.
É o sujeito cordial que desfila macio entre dados, cartas e roletas.
É o rei de todos os naipes num carteado de damas, valetes e coringas.
Aquele que, mesmo quando o jogo vira contra, nunca joga a toalha.
Porque é o filho gerado no ventre da sorte, a imperatriz do mundo!

Malandro...
É o pensador dos botequins, filósofo das mesas de bar!
O dono de um mundo que aprendeu a domar.
Poeta, comanda o cortejo na cadência bonita do samba vadio
que o luar lhe emprestou.

Malandro...
Um homem de fé, que fecha o corpo e abre os caminhos ao próprio destino.
Que não foge à luta e que pede a paz!
Entidade saudada em mojibás, laroiês e saravás.
É aquele que entra na gira pra fazer o mundo girar.
Que guia a roda na palma da mão para sua gente ir adiante.
É o dono da rua que vive na alma de cada carioca da gema,
povo que "TRABALHA PACA"!!
Que vai pro batente de todo dia chacoalhando guias e cordões no trem da Central.

Malandro...
Astro maior desta ópera
Que segue rumo ao ato derradeiro.

E quando a luz se apagar...
A orquestra silenciar...
A poeira assentar no chão...
A plateia, de pé, em delírio...
Bate palma e pede bis!
Pois, a cada carnaval, ele renasce no coração de todo bamba.
Afinal, malandro que é malandro nunca sai de cena...
Vira samba!

Carnavalescos: Renato Lage e Márcia Lage
Enredo: Diretoria Cultural G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro

Enredo livremente inspirado na obra "A Épera do Malandro" de Chico Buarque de Hollanda.

Setores:

1º Ato (Abertura): A NATA DA MALANDRAGEM
2º Ato: A ÉPERA CARIOCA
3º Ato: ... PRA SE VIVER DE AMOR
4º Ato: ENTRE DADOS, CARTAS E ROLETAS
5º Ato: FILOSOFIA DA MALANDRAGEM
6º Ato: APOTEOSE AO MALANDRO DE FÉ E DE PAZ

Foto: SRZD

 

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 


Veja mais sobre:SalgueiroCarnaval 2016

Comentários
  • Avatar
    07/05/2015 10:16:04Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Outra coisa, Tedy. Ao invés da gente ficar discutindo qual é a melhor escola, por que você não se une a mim, ao João, ao próprio Daiv agora, e vamos discutir sobre como melhorar o espetáculo? Você mesmo acabou de falar que ficou 3 meses fora porque não estava aguentando mais essa discussão. Eu também daqui a pouco vou fazer a mesma coisa, acho muito inútil. Vou te contar uma coisa: quando eu estava no aeroporto daqui indo pro Rio, tinha 3 pessoas na minha frente e 2 atrás de mim, todas indo ver o carnaval. Eu estava acompanhada da minha prima e eu tinha baixado o cd do grupo especial no meu celular e em determinado momento começou a tocar o samba da Mangueira para minha prima ouvir, já que ela é mangueirense. A menina da frente pediu para baixar o cd porque queria ouvir para os sambas estarem na ponta da língua. Aí eu já aproveitei e o moço de trás de mim já pediu também. Eu fiquei imaginando: nessa brincadeira, são SETE PESSOAS (os 3 da frente, eu e minha prima e o casal de trás) que eram potenciais ouvintes do cd via youtube/VEVO como disse o Daiv. Eu te pergunto: como é que a Liesa deixa passar isso? E quando eu falo Liesa, eu digo em nome de TODOS os dirigentes, inclusive o da minha escola. Me diga se não é um desperdício não ter instalado isso? Se não fosse essa disputa pra saber qual a escola que se ganha no grito, hoje a Liesa teria tranquilamente um perfil no youtube postando vídeos (como as blogueiras fazem) pelo menos 2 vezes por semana e aumentando a subvenção de cada escola. Imagine quanta coisa que as escolas deixam de ganhar pela falta de visão empreendedora dos dirigentes? Você não concorda comigo? Pense nisso, ao invés da gente ficar discutindo por picuinhas que em nada contribuem com o carnaval.

  • Avatar
    07/05/2015 10:04:44Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tedy, por favor, não faça a todos acreditar que essa troca partiu das escolas. A gente não é idiota. A gente não nasceu ontem. Não adianta, TODOS (menos vocês nilopolitanos) vão achar que essa troca foi imposta. Podem falar um milhão de vezes, eu e todos aqui vamos achar que a troca FOI IMPOSTA. Entendeu?

  • Avatar
    07/05/2015 09:53:42Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Gean, aproveite tire boas férias. Eu fiz isso ano passado (2014), passei dois meses afastado do site, e foi ótimo, essas férias do site ajudaram meu trabalho que passou a render mais. E quando eu voltei quase três meses depois estavam as mesmas pessoas brigando pelas mesmas coisas, com as mesmas palavras, até os palavrões e xingamentos eram os mesmos. Eu mesmo só estou comentando aqui porque é divertido ler os comentários ridículos, e quando ficar muito repetitivo aí deixa de ser diversão, e eu saio fora daqui, que eu tenho mais o que fazer.

  • Avatar
    07/05/2015 09:31:40Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Claudia, você sabe que eu sou um dos poucos neste site que não comenta apenas como torcedor, e sim como comentarista. Porque digo isso: Critico até o carnavalesco fraquinho da Comissão da minha escola, elogio o carnavalesco bom da Comissão. Não gosto do trabalho do PB, mas assumo que gostei de muitas coisas do desfile dele na Mocidade de Padre Miguel. Brigo com gente até da minha própria escola, se vejo coisa errada. / ... Mas enfim, o que você esta propondo é uma MENTIRA, você esta querendo dizer que a Beija-Flor chegou na Liesa e "impôs" a troca de jurados, quando todo mundo sabe que isso é mentira, 99% das escolas votaram pela troca de jurados, existem reuniões plenárias na Liesa, e a relação das maioria escolas com o ex-juri estava muito desgastada mesmo por razões que já expliquei. Eu podia ser mangueirense, portelense, que eu diria a mesmíssima coisa: a troca dos jurados foi uma coisa concordada pelas escolas, 99% das escolas do Grupo Especial.Eu poderia até ser um portelense que detestasse a Beija-Flor por exemplo, que diria a mesma coisa, querida a verdade sempre é a verdade, se você não acredita no que estou dizendo leia matérias de jornais onlines e sites de Carnaval.

  • Avatar
    07/05/2015 00:01:00Daiv EickhoffMembro SRZD desde 20/11/2009

    Nessas horas prefiro ficar com Nelson Rodrigues que disse que "toda unanimidade é burra". A sinopse não precisa agradar a todos. Se não é algo brilhante, mirabolante e redescobridor da pólvora, cumpre bem o objetivo que a escola propôs. Simples, objetiva e direta ao ponto. Cabe aos compositores e carnavalescos nos surpreender, cada qual dentro de sua esfera.

  • Avatar
    06/05/2015 23:52:15Daiv EickhoffMembro SRZD desde 20/11/2009

    "E ao coleguinha salgueirense, digo mais uma vez que precisa fazer interpretação de texto, nunca disse que a relação Renato Lage (funcionário) e Salgueiro (escola/empresa) estava desgastada, até porque Dona Regina gosta muito do casal Lage. Eu falei que se nota o desgaste do trabalho do Renato Lage no Salgueiro, como se notava o desgaste da professora na Imperatriz, e ela se reinventou e melhorou muito ao ponto de voltar a ganhar". Engraçado, né? Se pra mim falta "interpretação de texto", pra outros falta "malandragem" e conhecimento. O carnaval campeão da Vila não teve nem 50% do esforço da Rosa. O samba foi a força motora pra aquele título. Em circunstâncias normais, a Vila voltaria no máximo no G4. Foi daqueles carnavais que uma escola nem precisa dobrar a esquina da Marquês porque já estava praticamente decretada campeã por conta do samba. Eu desfilei na Vila naquele ano e temi que a escola jogasse o campeonato fora por conta de alegorias e fantasias mal acabadérrimas. Acho justo o título, mas acho que foi mal julgada nos quesitos plásticos.

  • Avatar
    06/05/2015 22:41:55GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Meu Deus! Entra ano e sai ano e esse site não muda. O que se viu no Verão desse ano foi totalmente atípico pois no Outono tudo já voltou ao normal que é: Esses animais desocupados sempre fazendo barracos, se xingando e tome tititi e tome mimimi e disse me disse. E sempre os mesmos personagens de sempre. Depois de mim, não surgiu mais nenhum grande causador no site. Teve até uma tal de Lídia Caldas, mas ela ficou aqui por muito pouco tempo. E há uns textos postados que... Prefiro nem comentar! Não tenho a menor paciência pra ler comentários em forma de texto. Larga o osso gente! Vocês não se cansam não é? Eu sinceramente já cansei. E estou prestes a vazar desse site por um bom tempo.

  • Avatar
    06/05/2015 21:52:43Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tedy maconhinha enTEDYante, eu tenho certeza de que o povo entendeu o que eu quis dizer e concordam comigo. Menos você, que é um malandro convenientemente lento de se entender. Ou você acha que aquele belíssimo desfile da Grande Rio esse ano (sqn) ficou em terceiro lugar por mérito próprio? Uma Grande Rio era pra ter ficado em NO MÍNIMO nono lugar com aquelas alegorias e fantasias de décima categoria. Eu pensava que o desfile da Vila Isabel em 2014 era feio, a Grande Rio superou em feiúria e falta de criatividade. A diferença é que uma fica em décimo, a outra em terceiro. Por que será? Como disse o João, eu tenho paciência para quando o seu amado patrono Anísio bater as botas. Aí, querido, a verdadeira face do carnaval. Porque agora a gente sabe muito bem como vai ser o resultado, é algo completamente previsível.

  • Avatar
    06/05/2015 21:47:18Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    ONZE DE DOZE ESCOLAS, é a absoluta maioria, isso é matemática básica, até uma criança de primeira série do Ensino Fundamental, entende isso. A imensa maioria das Escolas de Samba, 99%, não só apoiou a troca de jurados, como inclusive INCENTIVARAM a troca de jurados.

  • Avatar
    06/05/2015 21:41:08Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Notem vocês coleguinhas, o que é o RECALQUE da coleguinha Claudia, a mesma que assumidamente sabe que sua escola só não voltou no Desfile das Campeãs esse ano pelo erro de fazer a junção de M. Sala e P. Bandeira com a Comissão de Frente (aliás além de erro técnico, burrice total visto que a Beija-Flor fez isso em 2014 e deu errado, e copiar o que deu errado é burrice mesmo). A mesma sabe que sua escola (Mocidade Independente) só não voltou no Desfile das Campeãs de 2015 por isso. E agora até os erros gritantes do desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel são "culpa" do Seu Anísio patrono da Beija-Flor, que na cabeça da mesma torcedora independente "não permitiria a Mocidade voltar no Desfile das Campeãs", a mesma também culpa a Portela de ter "roubado" o carnavalesco da Mocidade de Padre Miguel, quando todo mundo sabe que Paulo Barros saiu da Mocidade porque quis. Enfim na cabeça dela, tudo que acontece de ruim ou desagradável na escola dela, é culpa das outras escolas e dos seus dirigentes, rrsrs.

  • Avatar
    06/05/2015 20:17:21Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tedy maconhinha enTEDYante, você leu o que eu escrevi? SOU SOBERANA, EU TROCO OS JURADOS E COM A DESCULPA QUE HOUVE INJUSTIÃ?AS. Seu amadíssimo patrono ia dar um jeitinho todo carinhoso de empurrar a fórceps essa troca, amadinho, e foi o que aconteceu. Não seja inocente e não pense que somos idiotas de achar que seu patrono pensou nas outras escolas. Seria uma afronta à nossa inteligência esse seu discursinho altruísta de que minha escola se beneficiaria. Sim, se beneficiou tanto que ficou atrás do LIXO que foi a Grande Rio. Agora, João, não espere que eu seja presidente da Liesa, ninguém ia me aguentar kkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Avatar
    06/05/2015 19:54:22Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Claudinha, entenda uma coisa: ONZE DE DOZE ESCOLAS, é a absoluta maioria, isso é matemática básica, até uma criança de primeira série do Ensino Fundamental, entende isso.

  • Avatar
    06/05/2015 19:50:08Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Claudia, a diferença é que dos 12 presidentes da escolas, 11 concordaram com a mudanças nos jurados, isso é 99% de concordância na troca de jurados, maioria absoluta. Ou será que não devíamos mudar nada, e ter deixado a jurada que em 2014, se deliciou em dar uma nota dez para uma Vila Isabel, sem fantasia nenhuma, com pessoas de sunga (e cada sunga de uma cor, nem nisso tinha padrão), acredite Claudia, até a Mocidade de Padre Miguel votou pela troca de jurados, e agradeça a Deus, pois sem troca de jurados, se ainda tivesse aquele jurado de alegorias que foi xingando pelo Paulo Viana, sabe quando que a Mocidade voltaria no desfile das Campeãs? Nunca, nunquinha mesmo, por isso até a sua escola votou pela troca dos jurados. Por isso por mais que você e Joãosinho queiram dizer que a Beija-Flor trocou os jurados sozinha, foram ONZE ESCOLAS QUE TROCARAM OS JURADOS, só a Tijuca não quis, de 12 escola, 11 quiseram a mudança. Esse teu texto de "A Beija-Flor mudou os jurados sozinha" não cola, mas não cola nem com muito esforço.

  • Avatar
    06/05/2015 18:56:51João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Essa Claudia Bauer, tá tão fuderosa com as palavras que nesses dias se candidata ao cargo de presidente da liesa e varrer os malandros que por lá vagueiam. Eu voto nela.

  • Avatar
    06/05/2015 17:37:23Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Como bem disse o Daiv, a pasteurização deixa o carnaval enTEDYante. Tedy maconhinha, enredo não significa que tem que ser estilo da tua escola, contando uma história. Esse enredo cita todos os tipos de malandro de maneira metafórica, não se conta a história da figura do malandro através dos tempos de maneira descritiva. Ã? por isso que sua escola é odiada: eu sou soberana, então você tem que ser que nem eu, mas não será julgada como eu, e se eu for julgada como você eu troco os jurados para tudo voltar ao que era antes, com a desculpa de que houve injustiças com outras escolas. E a torcida concorda com isso. Aliás Daiv, prepare-se, sua escola vai desfilar mesmo no domingo, vai fazer par com a Beija Flor, viu? Ah, claro, e minha escola também vai no domingo. Não preciso ser vidente para captar isso, o carnaval está tão previsível que vai acontecer isto. Eu mesma só vou assistir porque eu gosto.

Comentar