SRZD


05/05/2015 01h07

Carnaval 2016/Série A: ordem dos desfiles é definida em sorteio
Rodrigo Trindade

As 14 escolas da Série A do Rio de Janeiro se reuniram na noite desta segunda-feira (4), na quadra da São Clemente, para um motivo especial: sortear as bolinhas que definiram o dia e a ordem que cada uma desfilará em 2016.

Confira o vídeo na íntegra com o sorteio da ordem dos desfiles da Série A:

A festividade iniciou com show de um grupo de samba e pagode. Em seguida, o produtor musical e intérprete do Salgueiro, Leonardo Bessa, assumiu o microfone no palco, entoou alguns sambas históricos e convocou os cantores das escolas da Série A para se reunirem com ele.

Leonardo Bessa cantou hinos históricos de algumas agremiações. Foto: Rodrigo Trindade

Quem esteve presente acompanhou os vários sucessos cantados na voz de cada um dos intérpretes, que defenderam suas escolas e reviveram sambas que marcaram época em cada uma das agremiações.

Plateia reviveu sucessos das agremiações. Foto: Rodrigo Trindade

O sorteio da ordem dos desfiles começou por volta das 22h45, com a reunião, no palco, dos representantes dos órgãos responsáveis pela organização do Carnaval, entre eles, Jorge Castanheira, presidente da Liesa (Grupo Especial), Déo Pessoa, presidente da Lierj (Série A) e José Carlos Ferreira de Sá, presidente da Riotur.

Dirigentes das 14 escolas da Série A compareceram ao sorteio da ordem dos desfiles. Foto: Rodrigo Trindade

Previamente, a Lierj já havia divulgado os pares para o sorteio, que ficaram da seguinte forma: Viradouro e Império Serrano; Cubango e Porto da Pedra; Paraíso do Tuiuti e Renascer de Jacarepaguá; Império da Tijuca e Caprichosos de Pilares; e Inocentes de Belford Roxo e Santa Cruz; e ainda, informou que Rocinha, que conquistou o título na Série B, abrirá os desfiles da Série A na Sapucaí, no dia 5 de fevereiro de 2016, seguida da Alegria da Zona Sul, que ficou em 13º na Série A. No sábado, dia 6 de fevereiro, a Curicica, que ficou em 12º, abrirá a noite. A vice-campeã da Série A de 2015, Unidos de Padre Miguel, também vai desfilar no sábado.

Dirigentes das escolas sortearam bolinhas e ficaram sabendo o dia e a ordem. Foto: Rodrigo Trindade

Com essa definição, faltava apenas preencher as demais posições na tabela e, sendo assim, cada par de agremiações, com seus dirigentes, subiu ao palco para tirar as bolinhas. Quem tirava bolinha de número maior ganhava o direito a escolher o dia que quer desfilar (sexta-feira ou sábado). A definição da ordem de desfiles durou cerca de uma hora. Confira o resultado final:

Ordem dos desfiles da Série A em 2016. Foto: Rodrigo Trindade

Após a definição da ordem dos desfiles, o presidente da Lierj, Déo Pessoa, conversou com o SRZD-Carnaval e analisou o encontro das agremiações: "Correu tudo bem com a festa do sorteio. É claro que alguns ficaram satisfeitos com suas posições, mas outros não. Isso é natural, mas o sorteio que decidiu, e de forma bem transparente. Agora, o que eu desejo é sorte a todas as agremiações e que a gente tenha uma sexta (05/02/2016) e um sábado (06/02/2016) de belos desfiles", afirmou.

Presidente da Lierj afirma que próximo passo é aprovar regulamento para 2016

Definida a ordem dos desfiles da Série A, o próximo passo da Lierj é aprovar o regulamento para o Carnaval de 2016. Déo Pessoa revelou ao SRZD-Carnaval que a cada ano um novo regulamento é criado:

"Temos que fechar todos os detalhes do regumamento até o final deste mês de maio. Vamos nos reunir, através de plenária com os presidentes das escolas para definir tudo isso. A cada ano a gente constrói um regulamento novo. Já mudamos a questão do início dos desfiles de sexta e sábado. Antes, começava às 21h. Passaremos a desfilar a partir das 21h45 em 2016. O motivo da mudança foi que percebemos que havia algumas dificuldades para as primeiras escolas iniciarem seus desfiles. Como agora, o grupo de escolas é menor (14), houve a possibilidade de colocar o início para mais tarde, dando um tempo maior para as escolas se organizarem para entrar na Sapucaí", afirmou.

Quanto a outras mudanças, o presidente acredita que muitas regras de 2015 serão mantidas, como por exemplo, a proibição de tripés ou outros elementos alegóricos com rodas na comissão de frente e a possibilidade de acoplamento de mais de uma alegoria:

"Acredito que não mudaremos muitas coisas. É provável que as mesmas regras que serviram para 2015 servirão para 2016, porém, todos é que decidirão e se houver alguma mudança, será em comum acordo com todos", disse ao SRZD-Carnaval.

Gravação do CD da Série A deve começar na segunda quinzena de agosto

Em 2015, a vendagem do CD das escolas de samba da Série A do Rio de Janeiro chegou a mais de 40 mil, um recorde que rendeu aos organizadores o "Disco de Ouro". Para 2016, a Lierj pretende antecipar a gravação, em estúdio, das faixas do CD e colocar o produto nas lojas ainda em outubro. Déo Pessoa explicou o motivo:

"Como antecipamos as finais de samba das escolas, vai ser possível antecipar a gravação do CD. Em início de agosto, muitas agremiações já terão escolhidos seus sambas e na segunda quinzena, é bem provável que já comecemos a entrar em estúdio para gravar. Em outubro, as lojas deverão receber os CDs para venda", ressaltou o presidente da Lierj ao SRZD-Carnaval.

Da direita para a esquerda: Renato Thor, vice-presidente da Lierj, Déo Pessoa, presidente, Leonardo Bessa, produtor musical, e um representante de uma gravadora em entrega de disco de ouro. Foto: Rodrigo Trindade

Cantores da Série A se reúnem em agradável show e entoam hinos históricos das agremiações. Confira o vídeo:

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval 2016

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    06/05/2015 08:21:01Luciano AraújoMembro SRZD desde 22/11/2010

    Ano passado quem comprou frisa, ganhou um CD por ingresso. Eu tenho dois sobrando, quem quiser, eu dou. Mas tem de ser os dois primeiros a comentar aqui. E viva a Unidos de Padre Miguel!!! Agora é a nossa vez. "O quinto dos infernos"

  • Avatar
    06/05/2015 08:21:00Luciano AraújoMembro SRZD desde 22/11/2010

    Ano passado quem comprou frisa, ganhou um CD por ingresso. Eu tenho dois sobrando, quem quiser, eu dou. Mas tem de ser os dois primeiros a comentar aqui. E viva a Unidos de Padre Miguel!!! Agora é a nossa vez. "O quinto dos infernos"

  • Avatar
    05/05/2015 15:35:55Guilherme BorgesMembro SRZD desde 13/10/2012

    Embora seja o desejo de muitas agremiações o dia de sábado, acredito ter ficado equilibrado o dia. Sábado, deverá sair a campeã. Bem como, tem acontecido desde 2013 na união dos dois grupos. Boa sorte à todas as agremiações e em especial ao TIGRE GUERREIRO. Que Deus o Carequinha olhem por nós e abençoem as mãos do Jaime Cezário e sua equipe para que faça repetir o belo trabalho feito pela Acadêmicos do Cubango, em 2015.

  • Avatar
    05/05/2015 09:44:13Oswaldo Fernandes FilhoMembro SRZD desde 09/04/2009

    Como moro em Juiz de Fora compro sempre na Livraria Saraiva que faz a venda antecipada pela internet, com frete gratis podendo pegar na loja aqui na minha Cidade.

  • Avatar
    05/05/2015 08:34:41Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Gente, eu AMEI a ordem de desfile. Só faltou a Tuiuti ficar no lugar da Inocentes. Sábado de carnaval vai ser o bicho de tão bom. Feliz da vida, as 4 escolas que eu adorei em 2015 vão no sábado em 2016. E esse ano eu vou comprar o cd. Será que vende nas lojas Americanas?

Comentar