SRZD



Tadeu Kaçula

Tadeu Kaçula

CARNAVAL/SP. Sambista, sociólogo e pesquisador das origens do samba e da cultura tradicional de São Paulo. Fundador do Instituto Cultural Samba Autêntico e do Projeto Rua do Samba Paulista. Idealizador e produtor do projeto Memória do Samba Paulista, que reúne uma coleção com 12 CDs dos principais sambistas e Velha-Guardas das Escolas de Samba de São Paulo. Diretor cultural da Uesp - União das Escolas de Samba Paulistana - e membro do departamento cultural da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Ex-presidente da Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco. Autor do livro "Casa Verde - Uma pequena África na Zona Norte de São Paulo".

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



08/05/2015 12h00

Evento: Vinte anos sem Geraldo Filme
Tadeu Kaçula

De 11 a 13 de maio, acontece, no Sesc São Paulo, uma série de palestras sobre a vida e a obra de um dos maiores sambistas do país, Geraldo Filme.

Sambista, compositor e versador, Geraldo foi um dos símbolos na direção contrária aos que chamavam São Paulo de "o túmulo do samba".

Geraldo Filme. Foto: Divulgação

Por conta dos vinte anos de sua morte, o ciclo de palestras discute sua obra musical, suas influências e o legado deixado para o samba paulista.

Conheça os palestrantes:

Kelly Adriano Oliveira

Doutora em Ciências Sociais e Gerente-adjunta da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.

Tadeu Kaçula

Sambista, Sociólogo e Pesquisador da História do Samba Paulista. Fundador do Instituto Cultural Samba Autêntico idealizador da Rua do Samba Paulista.

Amailton Magno Azevedo

Doutor em História e Pós-doutor pela Universidade do Texas. Atua também como músico. Professor do Departamento de História da PUC-SP.

Bruna Prado

Cantora, compositora, professora e pesquisadora. Mestre em Antropologia Social e doutoranda em Música.

Renato Dias

Compositor, músico, produtor musical e fundador do G.R.R.C. Kolombolo diá Piratininga. Realizou com T. Kaçula o projeto "Samba Rural Urbano".

Fernando Penteado

Compositor, embaixador do samba e diretor de harmonia da Vai-Vai.

Simone Tobias

Graduada em Pedagogia, compositora, e ex-presidente da Camisa Verde e Branco.

Geraldo Filme. Foto: Divulgação

As palestras acontecem das 19h às 21h30, na Rua Doutor Plínio Barreto, 285, 4º andar, no bairro da Bela Vista.

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.