SRZD



Tadeu Kaçula

Tadeu Kaçula

CARNAVAL/SP. Sambista, sociólogo e pesquisador das origens do samba e da cultura tradicional de São Paulo. Fundador do Instituto Cultural Samba Autêntico e do Projeto Rua do Samba Paulista. Idealizador e produtor do projeto Memória do Samba Paulista, que reúne uma coleção com 12 CDs dos principais sambistas e Velha-Guardas das Escolas de Samba de São Paulo. Diretor cultural da Uesp - União das Escolas de Samba Paulistana - e membro do departamento cultural da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Ex-presidente da Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco. Autor do livro "Casa Verde - Uma pequena África na Zona Norte de São Paulo".

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



08/05/2015 12h00

Evento: Vinte anos sem Geraldo Filme
Tadeu Kaçula

De 11 a 13 de maio, acontece, no Sesc São Paulo, uma série de palestras sobre a vida e a obra de um dos maiores sambistas do país, Geraldo Filme.

Sambista, compositor e versador, Geraldo foi um dos símbolos na direção contrária aos que chamavam São Paulo de "o túmulo do samba".

Geraldo Filme. Foto: Divulgação

Por conta dos vinte anos de sua morte, o ciclo de palestras discute sua obra musical, suas influências e o legado deixado para o samba paulista.

Conheça os palestrantes:

Kelly Adriano Oliveira

Doutora em Ciências Sociais e Gerente-adjunta da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.

Tadeu Kaçula

Sambista, Sociólogo e Pesquisador da História do Samba Paulista. Fundador do Instituto Cultural Samba Autêntico idealizador da Rua do Samba Paulista.

Amailton Magno Azevedo

Doutor em História e Pós-doutor pela Universidade do Texas. Atua também como músico. Professor do Departamento de História da PUC-SP.

Bruna Prado

Cantora, compositora, professora e pesquisadora. Mestre em Antropologia Social e doutoranda em Música.

Renato Dias

Compositor, músico, produtor musical e fundador do G.R.R.C. Kolombolo diá Piratininga. Realizou com T. Kaçula o projeto "Samba Rural Urbano".

Fernando Penteado

Compositor, embaixador do samba e diretor de harmonia da Vai-Vai.

Simone Tobias

Graduada em Pedagogia, compositora, e ex-presidente da Camisa Verde e Branco.

Geraldo Filme. Foto: Divulgação

As palestras acontecem das 19h às 21h30, na Rua Doutor Plínio Barreto, 285, 4º andar, no bairro da Bela Vista.

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Comentários
  • Avatar
    05/09/2017 17:41:20MARGARET APARECIDA LOPESAnônimo

    sou sobrinha de geraldo filme moro em Jau Sp trouxe os pertences dela para ca para podermos fazer um acervo cultura spbre ele já que seu filho faleceu e a viuva não tem interesse por causa da idade contamos com a colaboração de vcs

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.