SRZD


19/05/2015 09h31

Agora 'tá certo'! Leia a sinopse oficial da Porto da Pedra
Redação SRZD

A Porto da Pedra lançou na noite de segunda-feira (18), a sinopse do enredo "Palhaço Carequinha - Paixão e Orgulho de São Gonçalo. Tá certo ou não tá?", tema que a escola contará no Carnaval 2016 na Sapucaí, e que já está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Jaime Cezário. Ele também já anunciou a data do primeiro tira-dúvidas com os compositores, que está marcado para o dia 8 de junho.

Com a data-limite para os sambas serem entregues no dia 6 de julho, a escolha do hino oficial da escola passará por 4 etapas classificatórias (17, 24, 31 de julho e 7 de agosto), uma semifinal (14 de agosto) e a final (21 de agosto). Segundo o diretor de Carnaval da Porto da Pedra, Paulo Brandão, a ideia de abrir disputa para competidores de fora da escola aumentará a competitividade.

Paulo Brandão e Jaime Cezário. Foto: Acervo Pessoal

"Queremos uma disputa alegre e de alto nível. Temos uma excelente ala de compositores mas acredito que o tema faça com que outros tantos, que tiveram o Carequinha como ídolo na infância, vão querer participar desta homenagem, o que para nós será fantástico", afirmou.

Em 2016, a Porto da Pedra será a terceira agremiação a desfilar na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira de Carnaval, no primeiro dia de desfiles da Série A.

Leia a sinopse:

Apresentação:

O Carnaval é a festa de exaltação de temas que despertem nossa fantasia, nosso imaginário e onde, a cada ano, as Escolas de Samba buscam inspiração em assuntos ou personagens que tenham identificação com seu universo comunitário, sua cidade e o país!

Nós, da Unidos do Porto da Pedra, temos consciência de que já rompemos as fronteiras regionais e temos torcedores de norte a sul do Brasil, mas não podemos esquecer que nosso maior patrimônio é representado pela comunidade que constitui um dos maiores municípios do Estado do Rio de Janeiro: São Gonçalo.

Felizes por fazermos parte deste município e sabedores da responsabilidade de representá-lo no maior carnaval do planeta, o qual acontece todos os anos na Marquês de Sapucaí, pensamos em brindar o público amante dos desfiles das Escolas de Samba, homenageando uma personalidade que, em 2015, completaria 100 anos e que, em sua longa carreira, encantou muitas gerações tornando-se então, símbolo de nossa maior paixão e orgulho: o palhaço Carequinha!

O palhaço Carequinha não era natural do nosso município, mas o escolheu como seu lar. Sempre, em suas apresentações, citava o orgulho de residir em São Gonçalo. Ele, ao longo de sua carreira, foi um guerreiro determinado, conseguiu romper as fronteiras dos picadeiros, com astúcia e inteligência, levou o mundo fascinante do Circo para bem pertinho de nós. Inicialmente com suas músicas através do rádio, depois atuando e cantando no cinema e, por último, nos programas infantis na televisão. Criou jargões que até hoje são falados por todos. Teve reconhecimento nacional e internacional. Seu talento e alegria fascinam até hoje muitas gerações.

No Carnaval 2016, queremos transformar a Sapucaí em um grande circo a céu aberto. Vamos celebrar a obra de um homem que dedicou sua vida inteira a despertar o riso na criançada e convidamos a todos para fazer parte desta homenagem. Pinte seu coração de vermelho e branco e venha se emocionar com a Unidos do Porto da Pedra! Venha fazer parte dessa festa, onde o "Tigre" comandará a brincadeira, querendo ver renascer a esperança na doce lembrança de voltar a ser criança no mundo mágico do nosso enredo:

Palhaço Carequinha: Paixão e orgulho de São Gonçalo!
Tá certo ou não Tá?

Jaime Cezário
Carnavalesco e autor do texto

Sinopse

Respeitável Público...

É pura magia fazer uma criança sorrir! Hoje se abre na Sapucaí um universo encantado, habitado por belos e puros personagens, que irmanados com o Tigre, estão doidos para participar desta homenagem. O mágico Picadeiro da Porto da Pedra apresentará, em plena Sapucaí, um tributo ao homem que soube fazer da fantasia e do riso suas arma mais poderosa. Ele era capaz de entrar nos corações das crianças com um simples gesto, com olhar puro e uma cara engraçada. Fez, por décadas, o mundo mais colorido, e deu a sua vida para fazer a criançada sorrir... assim foi o palhaço Carequinha.

Respeitado e admirado por gerações, conquistou amigos e companheiros ao longo de sua carreira. Nesta homenagem, convidamos a todos esses "loucos de pedra" para embarcar com o Circo do Tigrão. O picadeiro se ilumina para te homenagear, Carequinha. Somos todos frutos dessa terra que você tanto amou. Hoje, de forma gaiata e bem-humorada, seremos a sua Trupe engraçada. Vamos nos vestir de personagens históricos do nosso município para te celebrar! Sou Tamoio, sou Barão, sou cachaça e, na corrida, vou de bonde folião! Nesse carnaval, São Gonçalo é você!

Hoje tem marmelada? Gritava com sua voz engraçada e todos alegremente respondiam: Tem sim, senhor! Filho do picadeiro nasceu entre risos, tintas, guizos e música. Sonhava em romper a fronteira das lonas circenses e descobriu que pelas ondas do rádio poderia fazer o Brasil sorrir e, assim, virou o Palhaço da Canção. Popularizou as músicas infantis, que davam sempre bons conselhos para a criançada. No carnaval, deixou sua marca agitando os fãs-clubes com a música "Fanzoca do Rádio". Essa canção o tornou campeão da folia nas ruas e nos bailes. E hoje, todos juntos, vamos cantar aquela musiquinha, Parabéns Carequinha! A Sapucaí te abraça na magia de suas músicas e cantigas que fizeram a infância de gerações mais bonita e cheia de sonhos!

Hoje vai ter palhaçada! No seu astral envolvente da figura do palhaço, da gola engraçada, o cinema com suas comédias e chanchadas vai celebrizar. A sétima arte leva o rei da gargalhada para as telas do Brasil. O público se encantava com a maestria de suas estripulias, que de bobo nada tinha, afinal o palhaço o que é? Herói da criançada! E com esse perfil bonito, cheio de boa moral e alegria, foi convidado para levar a sua Trupe para inaugurar a programação infantil na televisão. As brincadeiras chegavam às casas brasileiras. O Circo do Bombril estreou na TV Tupi com Carequinha, Fred, Zé Linguiça e o anão Meio Quilo para encantar crianças e adultos! O seu programa teve outros nomes, todos ligados ao circo, pois simbolizava a alegria de viver! Viva a Garotada! Viva o Circo! Tá certo ou não tá? Assim começavam suas apresentações que, por anos, fizeram todo "bom menino" e menina espalhar seu riso por um país inteiro! Viva o Circo Alegre do Carequinha.

E hoje no palco maior das Escolas de Samba, estamos de pé a aplaudir! Você que dedicou sua vida inteira ao riso e encantou presidentes! Você inovou o conceito do palhaço no circo mundial. O Palhaço antes, era considerado o bobo e ingênuo; com você, se transformou em herói. O mundo reconheceu seu enorme talento lhe ofertando a Medalha de Ouro do Palhaço Moderno do Mundo, no Concurso Internacional de Palhaços na Itália. Você que fez o imaginário de crianças e adultos viajar no universo fabuloso do Circo, transformando nossas casas num picadeiro de sonhos. Carequinha, você é Patrimônio da Cultura Nacional! Hoje a alegria reside no céu! Todos nós, num só canto, numa mesma oração, pedimos ao Astral que abra suas portas e deixe nossa homenagem chegar a você, nosso eterno herói Palhaço! Queremos, mais do que nunca, que nesse Palco de Ilusões - a Sapucaí - todos embarquem nessa mesma emoção, pois se Deus deu ao homem o dom de sorrir, ele certamente criou o palhaço para nos fazer gargalhar! Um "Viva" aos Palhaços do Brasil e do mundo! Um "Viva" para você, Palhaço Carequinha, motivo de nossa maior paixão e orgulho! Bravo Carequinha!!! Bravíssimo!!! Tá certo ou não tá?

Jaime Cezário
Carnavalesco e autor do texto

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    23/05/2015 16:40:52roberto salgueiroMembro SRZD desde 16/05/2015

    Muito boa sorte ao Tigre Gonçalense.Agramiação que eu aprendi a admirar por pensar´GRANDE`.E,dificilmente repetir a dose errada. Em 2000 foi pouco?.Em 2012 foi bom?Vale lembrar:´IOGURTE`.E este retorno para 2016?O nobre enredo em exaltação ao saudoso ´CAREQUINHA` exige,merecia um pouco mais de competência na sua elaboração. Boa sorte Porto da Pedra!!!

  • Avatar
    21/05/2015 11:18:50Sempre verdadeiro!Membro SRZD desde 23/03/2013

    Sinopse excelente e emocionante. Na verdade, quem é que não gosta da Águia Guerreira, do Tigre, do Leão? São peças que JAMAIS deixarão de protagonizar no carnaval. Mesmo que seja aos trancos e barrancos há que se contar com essas escolas de samba. Parabéns, Jaime. Reconhecemos seu potencial. Embora não goste muito de alguns trabalhos por ele idealizado, eu tive de dar o braço a torcer pela proposta apresentada na Acadêmicos do Cubango, em 2015. Uma plástica impecável prezando pelo dinamismo e driblando a dificuldade que é o carnaval do acesso. Acredito que a proposta do enredo foi o que a comunidade queria, eu via nas redes sociais, inclusive fãs da escola intimando a escola a declarar o pq não fizeram o centenário do Palhaço que é considerado referência nacional e no mundo. Parabéns para a Unidos do Porto da Pedra. Esperamos uma superação neste enredo que tem tudo para ser emocionante e contagiante na Sapucaí. Agora, aprendam com os erros. 2015 passou mas deixou aprendizado. Favor não cometer os mesmos erros. Uma vez que a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, por meio de sua secretaria de cultura está desembolsando $$ para bancar esse carnaval. Vamos fazer bonito ein, o "respeitável público merece"

  • Avatar
    20/05/2015 19:07:00claudio luiz peixeMembro SRZD desde 10/08/2009

    Com essa diretoria a escola vai cair.

  • Avatar
    20/05/2015 18:32:13Carlos M. SoaresMembro SRZD desde 16/08/2011

    Tá "serto"!!

  • Avatar
    20/05/2015 18:32:10Carlos M. SoaresMembro SRZD desde 16/08/2011

    Tá "serto"!!

  • Avatar
    20/05/2015 16:38:56Leandro HardoimMembro SRZD desde 30/07/2014

    Muita sorte ao Tigre de São Gonçalo, escola da qual fiz parte por pouco tempo, mas tempo esse que foi suficiente para alimentar um carinho especial pela agremiação. Saudações viradourenses.

  • Avatar
    20/05/2015 16:05:15Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Ah, desculpa, realmente eu não entendi, Leandro. Então tá certo rs.

  • Avatar
    20/05/2015 12:47:44Leandro HardoimMembro SRZD desde 30/07/2014

    Cládia Bauer, acho que você não prestou atenção ao que eu disse. você repetiu tudo o que eu disse. Eu reiterei a ideia de que o Palhaço Carequinha dará um excelente enredo, chegando, inclusive, a dizer que merecia o Grupo Especial. O que eu disse é que não sou fã do trabalho do Jaime Cezário, mas louvei a sua excelente sinopse.

  • Avatar
    19/05/2015 23:36:55wanderson vianaMembro SRZD desde 16/07/2009

    linda sinopse, confesso q ainda n tinha visto algo escrito com tanta maestria e clareza, parabéns ao Cezário por este primor, imagino q seria lindo e emocionante ver o tigrão fazendo aquele movimento com os ombros escondendo a cabeça naquela gravata maluca ... rsrs Rumo a série A ...

  • Avatar
    19/05/2015 23:26:44Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Leandro, é aí que você se engana. O homenageado tem bagagem suficiente para fazer um bom enredo. O grande problema é que a pessoa que escreveu a outra sinopse fez mais uma propaganda sobre a cidade do que falar sobre o palhaço Carequinha. Aliás, quem "escreveu" a outra sinopse não foi o Jaime e sim um funcionário público da prefeitura de São Gonçalo. Aí chegou o Jaime e fez uma bela sinopse.

  • Avatar
    19/05/2015 20:47:46Leandro HardoimMembro SRZD desde 30/07/2014

    Enfim... A Porto da Pedra, escola tão guerreira, e o Palhaço Carequinha, mereciam uma sinopse melhor da que havia sido apresentada. Plasticamente, eu simplesmente detesto o Jaime Cezário, mas dou meu braço a torcer e admito que ele operou milagre fazendo uma sinopse enxuta e respeitosa ao maior palhaço desse país, bem diferenteda sinopse apresentada antes, que mais me parecia uma homenagem a cidade de São Gonçalo, deixando transparecer um certo desespero e despreparo na elaboração daquilo que é a parte inaugural de um enredo, a sinopse. Fico muito feliz em ver que o Jaime conseguiu "tirar leite de pedra" com essa sinopse linda, apresentando de maneira bela e competente o texto da sinopse, sem contar emocionante, sobretudo no ultimo parágrafo. Parabéns Porto da Pedra , Parabéns comunidade. Enredo lindo que merecia Grupo Especial.

  • Avatar
    19/05/2015 13:19:34Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Resumidamente falo: do inferno ao céu em menos de 1 mês!!! Que alegria que posso falar isso, Porto, você calou lindamente minha boca!!! Sinopse perfeita, claríssima, objetiva, leve e alegre como propõe o enredo, e o principal: focou no homenageado e não na cidade, como era a outra "sinopse". A cidade só é pincelada em alguns momentos, fazendo com que o enredo não tenha cara de patrocinado. Plasticamente e em samba deve vir muito bem. Enredo forte e a cara da escola. Que emoção, parabéns!!!!

Comentar