SRZD


15/06/2015 23h29

Confira a sinopse do enredo da Grande Rio
Redação SRZD

Os compositores da Acadêmicos do Grande Rio conheceram na noite desta segunda-feira (15) a sinopse do enredo da escola para o Carnaval 2016, "Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei...".

Foto: Divulgação/Muitamídia

Durante a apresentação do texto com os detalhes do desenvolvimento do tema, que homenageia a cidade de Santos, o carnavalesco Fábio Ricardo, o pesquisador Roberto Vilaronga e o diretor de Carnaval Ricardo Fernandes conversaram com os futuros autores das obras que serão inscritas na disputa de samba na tricolor.

O encontro com os compositores aconteceu na quadra da Grande Rio, em Duque de Caxias. Confira a sinopse:

"Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei..."

No girar de uma ciranda, fui com a Grande Rio no Itororó beber água e não achei. No entanto, encontrei na história águas límpidas que jorravam de uma fonte de beleza peculiar. Conta a lenda que "quem bebesse daquela água nunca mais deixaria a cidade". E assim, durante longo tempo, as águas brotavam do meio da rocha, alimentando um pequeno rio e a fonte que matou a sede, e ainda refrescou o patriarca da independência, príncipes, reis, imperatrizes e imperadores, marcando suas existências para sempre naquele lugar.

E, como o rio corre em direção ao mar, navios aportavam num primário porto, marcado pelo vai e vem de "mercadorias de mão" e "mãos de mercadoria", movimentando a Vila do Açúcar, como era conhecida a região. Nos ventos que cortavam os engenhos de açúcar o aroma atiçava não somente portugueses, que dominavam as terras do lugar:

"...Aproveite minha gente, que essa é a hora
Se o galo cantar agora, os corsários e piratas
chegam, fazem a limpa e vão embora
Oh, Santa Maria, oh Nossa Senhora
Pelos altos desses montes, nos guarde nessa hora
Sozinhos não ficamos, nem vamos ficar
Vem chegando a Família Real para os portos liberar..."

Para beber da famosa fonte chegavam imigrantes de todos os cantos do mundo. Surgia, então, um novo ambiente pelos trilhos dos bondes da nova cidade, que passou a tomar gosto pelo aroma "do café", favorecendo a "bolsa" do comércio local rodar o mundo.

Santos desponta como uma cidade dedicada à prática de esportes e lazer, por esses e outros motivos, tornou-se expoente nacional de qualidade de vida. Seus mares propícios ao surf e ao remo e seus campos "férteis" onde surgiu o "Glorioso Alvinegro", gerando um celeiro de craques. Astros da bola que alimentaram a maior paixão nacional, o nosso futebol-arte. Despontou, a partir do sucesso nos gramados, o "peixe", o supercampeão Santos F.C.

E quem diria que essas águas um rei batizaria? Quem antes se curvava para lustrar sapatos, hoje tem o mundo curvado aos seus pés. Coroado até pela Rainha como Sir-Cavalheiro, este é o Rei Pelé, Atleta do Século que, como todo rei, deixa legados e herdeiros como os príncipes Neymar e Robinho.

Por fim, as águas do Itororó lavam a alma do povo santista, que de seus encantadores pontos turísticos, recebe feliz e satisfeito quem em seu novo porto desembarca de todas as partes do mundo, para conhecer a cidade pela qual me apaixonei...

Fábio Ricardo e Roberto Vilaronga

Foto: Divulgação/Muitamídia

- Clique e leia as últimas notícias sobre o Carnaval 2016

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    20/06/2015 19:50:11robertoMembro SRZD desde 29/02/2012

    Com esse enredo não vai arrumar nada, ultimamente só temas fracos, abre teu olho Grande Rio desse jeito não vai a lugar nenhum!

  • Avatar
    16/06/2015 11:56:20Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Julio San, fique tranquilo, por pior que seja o enredo da Imperatriz, a sinopse da Imperatriz é quinhentas vezes melhor que essa bosta de sinopse da Grande Rio.

  • Avatar
    16/06/2015 11:12:44julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Putz, esta sinopse só não é pior do que o "enredo" do Cahê, para a Imperatriz Leopoldinense.

  • Avatar
    16/06/2015 11:05:51Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Diversos leitores criticam a sinopse do Enredo em questão como CEP. Esta sigla significaria enredo cultural e patrocinado? Desculpem-me a ignorância. Não creio se refira a enredo com código de endereçamento postal. Bem, a sinopse do enredo & tema â??Fui no Itororó beber água, não achei. Mas, achei a bela Santos e, por ela me apaixonei...â? não deixa dúvida. Uma vez que a comunitária e respeitabilíssima Grande Rio é comandada por um patrono não-sambista verdadeiro, os artistas-sambistas responsáveis pela criação e desenvolvimento, respectivamente o pesquisador Roberto Vilaronga e o jovem, bom mas ainda não-vitorioso carnavalesco Fábio Ricardo, tiveram que se desdobrar. A filosofia política para escolha de enredo & tema dos patronos não-sambistas verdadeiros é essa mesma, mercantilizada. O pesquisador e o carnavalesco buscaram redigir a sinopse interligando a histórica fonte Itororó com a igualmente histórica cidade de Santos mais o clube futebolístico da cidade. Tudo isso tendo o propósito de buscar algum tipo de aporte financeiro, isto é, patrocínios por parte dos ricos futebolistas citados na sinopse. Os quais também serão instados a buscar patrocínios das empresas privadas que os bancam já que a crise financeira, econômica e política não permitirá isso por parte nem do Santos Futebol Clube nem da prefeitura santista. Assim, cultural e tecnicamente falando a sinopse cumpre o seu papel, embora ocorra alguns hiatos entre os parágrafos. A responsabilidade de criação e desenvolvimento passa para Ala de Compositores da Grande Rio e até o desfile em si, do citado carnavalesco e da direção da agremiação. Afinal, o regulamento oficial define Enredo como o desenvolvimento artístico e cultural de tema ou conceito no qual haja equilíbrio a partir da concepção até a realização. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    16/06/2015 09:24:28Oswaldo Fernandes FilhoMembro SRZD desde 09/04/2009

    Lamentável. E pensar que desfilei nesta escola cantando " O LUAR , O LUAR, VEM PRATEAR A NOSSA RUA".

  • Avatar
    16/06/2015 07:47:25Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Essa escola não precisa fazer lindos temas para ficar nas campeãs. Basta fazer uma sinopse clara como essa. Agora que sinopse horrorosa e mal concebida. A gente percebe que o enredo é fraco de cara. Enfiaram essa fonte pra dar uma cultura na sinopse, mas não colocou a ligação da fonte com o time. Mas não tem problema, ela vai ficar entre as 6 de qualquer maneira.

  • Avatar
    16/06/2015 06:29:15João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Mas alguém ai duvida que a Grande Lixo, com essa bosta de tema, vai ficar entre as 6?

  • Avatar
    16/06/2015 02:11:15GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Tedy, uma curiosidade: Pra qual time você torce?

  • Avatar
    16/06/2015 02:10:02GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Sinopse mediana. Sentindo cheiro de sambeco por parte da escola de Caxias.

  • Avatar
    16/06/2015 01:25:31Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Deprimente, uma escola usar uma sinopse para chamar Neymar e Robinho de "principes". Neymar é "principe" do quê??? Só se for principe do mala Galvão Bueno. Grande Rio e seus péssimos enredos.

  • Avatar
    16/06/2015 00:08:13RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Achei um enredo fraco e vazio, posso estar enganado, mas de nada me encheu os olhos.

Comentar