SRZD


17/06/2015 23h51

Confira a sinopse do enredo de 2016 da Estácio de Sá
Redação SRZD

Com a presença de aproximadamente 100 pessoas, a Estácio de Sá entregou na noite desta quarta-feira (17) a sinopse do enredo "Salve Jorge! O guerreiro na fé", tema com o qual defenderá a permanência no Grupo Especial, abrindo os desfiles da elite do Carnaval carioca.

Em uma breve explanação aos poetas estacianos, o carnavalesco Chico Spinosa fez a leitura do texto e pediu que os compositores da vermelho e branco se inspirem na devoção e nos exemplos do guerreiro Jorge da Capadócia para construir uma obra rica e emocionante. Confira a sinopse:

SALVE JORGE! O GUERREIRO NA FÉ.

Introdução:

A sua existência é real ou imaginária? Verdades? Mitos?

Essa história, que desabrochou em nossos dias, correu do

oriente ao ocidente, das missas aos rituais, ao longo dos séculos

através das religiões, das lendas, do boca a boca, da imagem

nos atraindo, seja pelas suas belas características físicas ou

pelos seus mistérios.


Todas as religiões em que o santo é reverenciado têm um ponto

comum respeitado, o vermelho que predomina em sua capa

esvoaçante, despojada, que nos lembra a energia belicosa,

agressiva, guerreira, audaciosa, associada à mesma energia do

planeta marte, o planeta vermelho, ligado ao seu nascimento.

 

Marte emite fortes vibrações como também São Jorge, que tem

seu nome repleto de energia e só de pronunciá-lo, seus devotos

se enchem de coragem. São Jorge é tão amado, tão carismático

e tão diversificado que atende aos pedidos dos fracos,

desesperados, mendigos e marginalizados. Santo de todas as

crenças, de todas as sociedades e raças: São Jorge.

 

Sua vida, sua caminhada foi breve, mas deixou o exemplo do

seu maior objetivo: a aceitação da fé.

 

São Jorge meu guerreiro invencível, defensor da fé, faz com que

seus filhos tenham alma de guerreiro e vivam sempre com

esperança sem se cansarem da luta. Salve Jorge.

 

Setor 1- Capadócia

 

A Capadócia fica no coração da Turquia, região histórica, no

centro da Anatólia central, em uma área onde foi o cruzamento

de rotas comerciais entre a região litorânea e a região oriental.

Essa rota nos tempos antigos era utilizada pelos mercadores

para comércio de especiarias e produtos vindos do Oriente para

a Europa, através do Mar Egeu e Mediterrâneo.

 

Outra rota era a travessia pelo Bósforo, adentrando pela

Bulgária para chegar a Romênia, Áustria e Alemanha.

Capadócia, com seu solo de pedras de fácil manuseio e

geografia diferenciada, permitiu que o homem construísse suas

moradias, igrejas, labirintos; enfim, uma verdadeira civilização

diretamente na rocha que são chamadas de casas e igrejas

"trogloditas".

 

Neste berço de pedras por onde passaram várias civilizações,

nasceu Jorge no ano 275 D.C. , teve uma educação de muito

esmero, requintada e auxiliada pelos sacerdotes, enquanto

esteve com sua mãe na cidade de Lidia, após a morte de seu pai

que era militar.

 

Na adolescência, Jorge, ariano, recebe do planeta Vermelho

vibrações e energias, fazendo sua natureza aguerrida, ingressou

na carreira de armas, logo foi promovido a capitão do exército

Romano do imperador Diocleciano e por sua dedicação e

qualidade foi agraciado com título de conde da Capadócia,

chegando aos 23 anos exercendo a função de tribuno militar.

 

Fiel a sua fé, após a morte de sua mãe, mudou-se para corte do

imperador e distribuiu toda sua herança aos cristãos pobres

que já sofriam crueldades da época. Nesta ocasião

desentendeu-se com o imperador e declarou a fé em cristo.


Setor 2- Martírio e a Fé


Jorge, ao se declarar cristão e não abdicar de sua fé, causou

grande fúria ao imperador que tentou por várias vezes induzi-lo

a desistir de sua crença e passou a ser seu tirano com infinitas

crueldades, começando aí seu martírio.

 

Por ordem do imperador, começa o ciclo de torturas ao jovem

incorruptível que era perguntado se renegaria a Jesus. Das

pontas de lança que se desdobravam, esmagamentos com

grandes pedras, rodas gigantes cheias de navalhas, enterrado

vivo em uma fornalha de cal virgem, chinelas de pedra ardente,

fez com que o imperador achasse que ele conhecia e praticava

a arte da magia. Foi chamado um mago mágico alquimista, pois

atribuía à magia a sobrevivência do jovem santo. Depois de

enfrentar sua fé com vários truques, como porções de veneno

para ressuscitar defuntos, acabou convertendo o mágico para o

bem. O imperador furioso ordenou que fossem os dois

decapitados.

 

Mais uma prova foi imposta a Jorge com seu consentimento.

Após ter sonhado com o senhor, foi levado onde estava a

estátua de Apolo para mais um sacrifício segundo a vontade do

imperador.

 

Jorge estende sua mão e indignado com o demônio que estava

dentro da estátua, após um duelo, teve uma conversa

prolongada com o ser do mal. O ídolo ruiu.

Entregou sua alma nas mãos dos anjos em 23 de abril fazendo

uma excelente confissão de fé pura e sã, no ano 303 D.C.,

terminando seu calvário que durou sete anos.

 

No século V, a fé ao santo da Capadócia já havia se espalhado e

existiam mais de 50 igrejas dedicadas a ele.


Setor 3- São Jorge no mundo.

 

São Jorge é padroeiro de vários países e cidades, destacando

seu patronato na Inglaterra, Portugal e Catalunha.

Entretanto, sabemos que ele também é padroeiro dos

escoteiros, de vários exércitos, das cavalarias, Jarreteiros e até

time de futebol.

 

Na Armênia, em Bizâncio, no estreito de Bósforo, na Grécia, São

Jorge era inscrito entre os maiores santos da igreja Católica, o

mártir cristão.

 

Acredita-se que o santo teria sido escolhido para ser padroeiro

do reino quando o Rei Eduardo III fundou a ordem das

Jarreteira, também conhecida como ordem dos cavaleiros de

São Jorge. No século VI, em Camelot, o Rei Arthur teria

colocado a imagem de São Jorge em sua bandeira.

 

O Rei inglês Ricardo I, comandante de uma das primeiras

cruzadas, constituiu São Jorge padroeiro daquelas expedições

que tentaram reconquistar a Terra Santa dos mulçumanos.

A cruz foi para a farda e bandeira das cruzadas por devoção do

rei.

 

Na Catalunha, o dia 23 de abril é dia de São Jorge, da rosa, do

livro, do amor e da cultura, a data ainda coincide com a morte

de Cervantes e William Shakespeare, os dois grandes homens

das letras.

 

Setor 4- São Jorge e a lenda.

 

Vários milagres e outras tantas lendas foram atribuídas a São

Jorge, sendo a mais famosa e interessante, a que relata a sua

luta contra o dragão. O dragão, o cavalo e o guerreiro são três

símbolos muito fortes nesta lenda: o dragão representa a

idolatria; o cavalo, a Capadócia e o guerreiro, a fé. Nesta

batalha, o santo foi protegido repetidas vezes por espinhos de

uma laranjeira, vencendo o mal, consegue defender a donzela

pura, que confessou acreditar em seu Deus, tornando-se cristã.


Setor 5- São Jorge em terras brasileiras.

 

Na história, pensa-se que os cruzados ingleses que ajudaram o

Rei Dom Afonso Henrique a conquistar Lisboa em 1147 teriam

sido os primeiros a trazer a devoção de São Jorge para Portugal.

O Rei D. João I de Portugal era também muito devoto do santo

e foi no seu reinado que São Jorge passou a ser padroeiro de

Portugal. Em 1387, D. João I ordenou que a imagem a cavalo

fosse transportada na procissão de Corpus Christi.


A irmandade de São Jorge cruza os mares, depois de instalada

na igreja Nossa Senhora do Bom Parto, no centro do Rio de

Janeiro abre suas portas aos negros e a quem trabalha com o

ofício de ferro e fogo.

 

Ele é o ogum, o primeiro, o número um, um defensor desta fé,

santo guerreiro, São Jorge do Rio de Janeiro.

O sincretismo religioso acontece como proteção a cultura afro-

descendente que começa a travar conexões entre o santo e o

Orixá Ogum, dando continuidade a devoção ao santo.

 

E hoje... São Jorge, guerreiro incansável, nome repleto de luz

contagiante que emite aos sambistas esta mesma coragem

audaciosa, fazendo-os incorporar o guerreiro invencível e levar

para avenida uma explosão de energia estampada em seu

manto vermelho, onde aconteceu o grande fenômeno:

O sacro e profano se encontram em comunhão de força em

forma de oração.

 

Acordamos com a alvorada 21 tiros para saudar o soldado

Jorge, toca o clarinete e o badalar do sino chamando os fiéis.

Pouco a pouco, um a um, embalados nesta fé inexplicável,

chegam para a cerimônia que contagia, percebemos que todos

têm no olhar a esperança de dias melhores, lutam para matar

os dragões que aparecem em nossa caminhada, é a força do

guerreiro Jorge estampada em nossos corações.

 

O carioca se identifica com esta perseverança, não desiste, não

desanima, espelha-se em são Jorge com a rosa na mão, a

espada no cinto e a fé no coração.


Parece uma miragem quando começa a cerimônia, porque

aquelas poucas pessoas que chegaram vão se transformando

em uma multidão em vermelho e branco que invade o Rio de

Janeiro, onde os fiéis de joelho agradecem ou pedem, mas com

a mesma garra que São Jorge teve em sua vida e tudo vira um

espetáculo inesquecível, indescritível de beleza e fé.

 

Somente no Brasil existe a ligação entre lua, dragão e São

Jorge. A Estácio que fez "A dança da lua" em 1993 resolveu para

esse carnaval apostar nesta lua de fé, que os brasileiros,

principalmente os cariocas, envolve este santo guerreiro." Lua

de São Jorge , cheia branca inteira, oh, minha bandeira solta na

amplidão" do carnaval 2016.

 

Salve Jorge! Salve Estácio Sá!

Foto: Dayse King

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Comentários
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    19/06/2015 08:44:32Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Tedy, é como eu falei no outro post: convido você a ir no Facebook do Rodrigo Pacheco ver a análise do historiador Maurício D'Paula Soares. Depois de ler a gente conversa.

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    19/06/2015 00:45:43Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Estou amando essa nova fase fanática de Claudinha, kkkkkkk, tá mais destrambelhada que a Aghata, ela fala de todas as escolas de Domingo, desce o sarrafo em todas sem dó nem piedade, aí chega na escola dela ela diz que é "supra sumo das maravilhas", kkk. Mocidade com aquela sinopse confusa, aquilo é enredo de "cunho social" aonde???? Aquilo é sinopse pra escola levar no CUnho social isso sim, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

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    18/06/2015 23:43:38Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Gente, notícia de última hora (fiquei sabendo por um grupo do Whatts app). O Max Lopes sofreu um infarto e foi internado no Hospital Cardoso Fontes.

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    18/06/2015 23:14:58Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Mas João, não é que é engessado. Como envolve religião o Chico Spinosa sabe que não pode inventar muita moda. Eu não diria engessado, eu diria denso e com mensagem profunda. Querendo ou não o enredo de 93 da Estácio também é denso, e o samba seguiu essa mesma vertente. Tu não gosta desse tipo de enredo, eu já gosto. Só tem um porém: esse tipo de enredo é super perigoso porque corre o risco de inserir informações demais, que foi o caso do enredo da Império da Tijuca esse ano. O desfile foi chato, massante. Nisso eu concordo contigo. Mas como é um enredo que vai ter 6 setores (e não 4 como o acesso) então não corre tanto esse risco. Aliás, vai ser muito interessante a contraposição: Estácio abrindo com um enredo super denso e logo depois a Ilha com um enredo leve e com uma mensagem fútil como é a olimpíada. Aí logo depois uma escola como a Beija Flor mais leve (sem tanto dinheiro) com um enredo sem muita importância (previsível de 4 setores falando da vida do Marquês e os 2 últimos setores inserindo os grandes carnavais da Sapucaí), aí Grande Lixo com o pior enredo do ano na minha opinião (por enquanto), com uma sinopse super mal concebida e vazia; aí minha escola com um enredo de cunho social e um dos melhores do ano na minha opinião e, por último, uma Tijuca provavelmente com um CEP entendiante falando sobre Mato Grosso. Ã?, o domingo vai ser muito interessante.

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    18/06/2015 22:38:37João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Vou responder a pessoas de verdade e não a fakes FDP. Ã? verdade Cláudia. As sinopses narram a história de dois personagens e suas sagas no âmbito do sagrado. Acho que deixa o desfile meio engessado porque nem tudo pode, caso o carnavalesco seja uma pessoa responsável e respeitoso, ao contrário do que estamos vendo em outras escolas. Então, se parecem sim nesse aspecto. Religião, seja ela qual for, quando funciona como cenário é até bonito de se ver, mas tira a espontaneidade da escola que fica meio truncada. Não gosto muito dessa mistura.

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    18/06/2015 20:43:07Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    João, tu não achou essa sinopse parecida com a da Viradouro? Que eu digo no estilo de sinopse. Não sei se foi só impressão minha, mas eu achei bem parecida. Deve ser por causa que as duas vão envolver religião, não é verdade?

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    18/06/2015 19:49:39Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    O Joãosinho parece aquelas "secretárias" do "amor", que ficam nas calçadas esperando um cliente, e pega feito chiclete qualquer um que venha. Ele reza para que apareça um nilopolitano ou portelense, só para ter barraco, kkkkkkkkkkkk. Tu não trabalha não? Teu emprego é só pensar em Beija-Flor? kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

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    18/06/2015 19:43:13João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Fafá: bota texto e depois apaga. Depois me chama de Dodô borracha. Vai compreender.

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    18/06/2015 19:41:51Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Como o Joãosinho é fanático pela Beija-Flor, ele tratou de lembrar a todos aqui na notícia da Estácio que o enredo da Beija-Flor é o Marquês de Sapucaí, kkkkk.

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    18/06/2015 19:41:05João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Tia, eu não acho, eu tenho convicção absoluta pelos fatos como eles se apresentam. Por exemplo, enquanto tua escola ficou no lugar comum com essa sinopse wikipediana texto de redação do Enen, Dona Rosa Magalhães pegou esse mesmo Marquês e pintou bolinha com ele em 1993. Introduziu o texto falando do personagem real e depois pegou um gancho bem carnavalesco. Já que o marquês era amiguinho de D. Pedro, esse sim, gostava de um batuque, Rosa inventou uma estorinha com esse fato. Bem diferente da sinopse comum da sua escola que conta a vida genial (até agora eu procuro onde está essa genialidade), do marquês mão leve. Tenho plena convicção que será o desfile mais enfadonho da noite de domingo. Vamos aguardar.

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    18/06/2015 18:38:19RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Bem se vc acha isso do enredo de da Sinopse da Beija-flor faz-me rir. E antes que eu esqueça, parabéns vc escreveu igualzinho a bi\cha de macaé só faltou assinar no final kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk

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    18/06/2015 17:45:29Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Ã? ótima a sinopse do enredo & tema 2016 da escola de samba Estácio de Sá. Embora não tenha as suas assinaturas enquanto artistas-sambistas responsáveis pela redação, a criação e o desenvolvimento do enredo & tema são dos carnavalescos Chico Spinoza, Amauri Santos e Tarcísio Zanon. Santos e Zanon desenvolveram o enredo 2015 da agremiação. Já Spinoza junto com o colega Mário Monteiro desenvolveu o enredo do único título de campeã da Estácio no Grupo Especial (GE) do Carnaval Carioca em 1992, erroneamente chamado pelo site SRZD-Carnaval de â??eliteâ?. Spinoza esteve fora da agremiação desde 1993. Em 2010 ele desenvolveu o enredo da Estácio junto com o colega Gebran Smera. Antes de analisar a sinopse, faço autocrítica. Errei. Um dos três â??beneméritosâ? recém agraciados pela LIESA, Marcos Aurélio Fernandes, ao invés de filho da presidenta salgueirense Regina Celi Fernandes, é ex-presidente da Estácio. E o â??grande beneméritoâ? da LIESA & ex-presidente da Portela o não-sambista verdadeiro, ou seja, o contraventor penal do jogo de bicho e ou/de outras criminalidades, Carlinhos Maracanã foi presidente de â??honraâ? da Estácio. Cuja sinopse que não chega ser â??densaâ? conforme é equivocadamente criticada, teve melhor formatação & publicação no site â??Carnavalescoâ? que no site â??SRZD-Carnavalâ?. Otimamente bem redigida, ela é preciosa nas informações acerca de Geografia e História concernentes ao tema do enredo. Assim como o ótimo carnavalesco Chico Spinoza erra se referindo ao GE como â??eliteâ? do Carnaval Carioca, a sinopse do enredo & tema 2016 da Estácio cujo título é â??Salve Jorge! Guerreiro na féâ? se equivoca ao falar em â??raçasâ? humanas. Isto é, falar em â??racialismoâ? a crença e ou/ideologia fundamentalistas e cientificamente não-comprovada existência de â??raçasâ? humanas. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    18/06/2015 17:45:27Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Ã? ótima a sinopse do enredo & tema 2016 da escola de samba Estácio de Sá. Embora não tenha as suas assinaturas enquanto artistas-sambistas responsáveis pela redação, a criação e o desenvolvimento do enredo & tema são dos carnavalescos Chico Spinoza, Amauri Santos e Tarcísio Zanon. Santos e Zanon desenvolveram o enredo 2015 da agremiação. Já Spinoza junto com o colega Mário Monteiro desenvolveu o enredo do único título de campeã da Estácio no Grupo Especial (GE) do Carnaval Carioca em 1992, erroneamente chamado pelo site SRZD-Carnaval de â??eliteâ?. Spinoza esteve fora da agremiação desde 1993. Em 2010 ele desenvolveu o enredo da Estácio junto com o colega Gebran Smera. Antes de analisar a sinopse, faço autocrítica. Errei. Um dos três â??beneméritosâ? recém agraciados pela LIESA, Marcos Aurélio Fernandes, ao invés de filho da presidenta salgueirense Regina Celi Fernandes, é ex-presidente da Estácio. E o â??grande beneméritoâ? da LIESA & ex-presidente da Portela o não-sambista verdadeiro, ou seja, o contraventor penal do jogo de bicho e ou/de outras criminalidades, Carlinhos Maracanã foi presidente de â??honraâ? da Estácio. Cuja sinopse que não chega ser â??densaâ? conforme é equivocadamente criticada, teve melhor formatação & publicação no site â??Carnavalescoâ? que no site â??SRZD-Carnavalâ?. Otimamente bem redigida, ela é preciosa nas informações acerca de Geografia e História concernentes ao tema do enredo. Assim como o ótimo carnavalesco Chico Spinoza erra se referindo ao GE como â??eliteâ? do Carnaval Carioca, a sinopse do enredo & tema 2016 da Estácio cujo título é â??Salve Jorge! Guerreiro na féâ? se equivoca ao falar em â??raçasâ? humanas. Isto é, falar em â??racialismoâ? a crença e ou/ideologia fundamentalistas e cientificamente não-comprovada existência de â??raçasâ? humanas. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

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    18/06/2015 16:06:25João SilvaMembro SRZD desde 18/08/2010

    Querido, quem duvida perde a vida. Eu li sim a sinopse, para o seu governo. Qualquer tema que tenha esse delineamento histórico cai nesse tradicionalismo literário. A não ser que se invente alguma coisa em cima dos fatos históricos. Ou que se tenha ou queira inovar na maneira de escrever. Existem alguns tipos de textos como o jornalista, o científico, o enumerativo, o em prosa. Cada carnavalesco escolhe aquilo que lhe cabe no momento. A sinopse de vocês, por exemplo, está mal escrita feito a de 2014? Claro que não está. Ã? uma sinopse correta e só. Não tem criatividade alguma. O que eu bato no caso da bf é o tema. Até agora eu procuro a genialidade de homem que viveu no império, escravocrata, pertencente a uma elite branca separatista e preconceituosa. Não tem feito relevante algum para a história desse Brasil. Nenhum! Ã? apenas mais uma figura com pouca ou nenhuma citação na historia de um Brasil ainda inaugural. Diferente de São Jorge, que é venerado em diversas partes do mundo desde séculos atrás e aqui no Brasil ganha duas versões por causa do sincretismo religioso. Então, embora a sinopse seja apenas correta, o tema, com seu homenageado, é disparado 1000 vezes melhor do que esse marquês opressor que de santo não tem nada, diaga-se de passagem.

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    18/06/2015 13:34:57RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Verdade Tedy, que bom que não preciso desenhar basta ter um pouquinho só de inteligência para compreender, coisa que o João Nunca vai saber. Alias eu duvido que ele tenha lido a sinopse.

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