SRZD



Tadeu Kaçula

Tadeu Kaçula

CARNAVAL/SP. Sambista, sociólogo e pesquisador das origens do samba e da cultura tradicional de São Paulo. Fundador do Instituto Cultural Samba Autêntico e do Projeto Rua do Samba Paulista. Idealizador e produtor do projeto Memória do Samba Paulista, que reúne uma coleção com 12 CDs dos principais sambistas e Velha-Guardas das Escolas de Samba de São Paulo. Diretor cultural da Uesp - União das Escolas de Samba Paulistana - e membro do departamento cultural da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Ex-presidente da Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco. Autor do livro "Casa Verde - Uma pequena África na Zona Norte de São Paulo".

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



02/07/2015 11h32

Tributo a Odair Menezes!
Tadeu Kaçula

Presto a minha sincera homenagem a um dos maiores músicos da história do samba no Brasil!

Odair Menezes. Foto: DivulgaçãoOdair Menezes nos deixou na última madrugada e com ele se foi um legado de uma vida dedicada à música popular brasileira!

Virtuoso em tudo que fazia, Odair Menezes ficou marcado na história pela maneira peculiar de tocar seu cavaquinho, pelo sorriso largo e sempre presente em seu semblante e como tocador de prato oficial da Bateria Furiosa da Barra Funda!

Compositor de samba-enredo, cantor, ritmista, cavaquinista e músico genial de primeira linha, Odair integrou a ala de compositores da tradicional escola de samba Camisa Verde e Branco em 1976.

Que Dzambi te receba e coloque no mais alto lugar junto de nossos ancestrais!

- Clique aqui para ler outros textos de Tadeu Kaçula em seu Blog no SRZD!


Comentários
  • Avatar
    13/07/2015 11:38:45MarceloAnônimo

    Meu querido amigo. Músico profissional e pessoa maravilhosa. Tive a honra de dividir o palco várias vezes. Aqui em São José dos Campos era muito querido por nós, integrantes do extinto Grupo Festejo, o qual o tínhamos como um padrinho. Todas as vezes que vinha a São José, se soubesse que éramos nós que o acompanhasse, não fazia questão de trazer músicos de Sâo Paulo,o que muito me honrava. O conheci em Caçapava com o Grupo Só Pagode, com Mestre Pelé do Surdo e demais integrantes. Tenho comigo que está em um bom lugar olhado por nosso Divino Pai Eterno, amém.

  • Avatar
    03/07/2015 20:58:56Joao DjalmaAnônimo

    Preces ao tornar-se saudade, este é o maior tributo pós passagem. As flores foram dadas em vida, com a bela homenagem prestada na quadra do Camisa Verde, com a presença de muita gente bamba do Samba. Meus sinceros sentimentos à familia Menezes, Joao Djalma

  • Avatar
    02/07/2015 18:30:37ClaudioMembro SRZD desde 22/05/2013

    Lamentável partida. Mais um que integra um grupo grande no céu. Tem anjo deixando de tocar harpa para aprender a tocar cavaquinho com Odair agora!

  • Avatar
    02/07/2015 15:35:27DANILO ZAMBONI ESCOLA DE SAMBA INDEPENDENTEAnônimo

    MUITO TRISTE............GRANDE ODAIR MENEZES MEU AMIGO DE LONGA DA DATA, DA BARRA FUNDA, RUA DO SAMBA, DO CAMISA, VAI DEIXAR MUITAS SAUDADES.........O QUE FICARÁ MARCADO PRA SEMPRE..........EM MINHA MENTE E CORAÃ?Ã?O........SUA AMIZADE, ALEGRIA, SIMPATIA, E TALENTO !!!!!!!!!!!!! VAI NA PAZ IRMÃ?O.........SEU AMIGO, DANILO ZAMBONI BARRA FUNDA ANOS 70/80/90 ESCOLA DE SAMBA INDEPENDENTE 2015 DIRETORIA.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.