SRZD



Carlos Molinari

Carlos Molinari

FUTRJ - FUTEBOL DOS TIMES PEQUENOS. Jornalista da TV Brasil e historiador, nascido e criado no bairro de Bangu, onde conheceu sua grande paixão: o tradicional Bangu Atlético Clube. É autor de três livros: "Nós é que somos banguenses", "Almanaque do Bangu" e "A História das Copas". Pesquisador da história do futebol carioca e atento às notícias dos times do Rio, especialmente aqueles que estão fora da grande mídia. Hoje, apesar de trabalhar em Brasília, acompanha cada detalhe do Campeonato Carioca e da Copa Rio, torcendo sempre para que os pequenos "Davis" derrotem os quatro grandes "Golias". Neste blog, iremos dar palpites, especular, criticar, alfinetar as arbitragens (sempre tão prejudiciais aos nossos clubes) e abrir um canal de diálogo com os fanáticos pelo Madureira, Olaria, Bangu, América, Bonsucesso, Volta Redonda, Goytacaz, Resende, Americano, Friburguense, Portuguesa...

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



16/07/2015 10h43

O América no lugar certo
Carlos Molinari

Acabou o drama de quatro anos do América. Desde que foi rebaixado em 2011, os americanos sonham com esta quarta-feira. Estiveram a ponto de subir em 2013, mas tiveram que ver outras equipes, menos tradicionais, ocuparem as duas vagas que o América tanto desejava. 

Em 2015, no papel, ninguém tinha uma equipe tão promissora quanto o América. Somália, Léo Rocha, Fábio Braz, Vágner Eugênio, Abedi. Na prática, o América penou mais do que deveria. Chegou a demitir o treinador Arturzinho na reta final do Campeonato. Ignorou todo o trabalho feito pelo ídolo Eduzinho. 

América volta à Série A do Campeonato Carioca. Foto: Sandro Vox/America Rio

Sem ganhar um turno sequer, o América pensou que este dia nunca ia chegar. Tinha sido eliminado pelo Americano e pela Portuguesa nas duas semifinais. Quando estava convencido de que poderia subir graças aos esforços da Portuguesa, eis que o Americano forçou um Triangular Final.

Muito se falava que a vaga da Portuguesa já era certa. Mas que o Americano - por entrar em conflito com a Federação pela taxa de transporte do Batalhão Policial que trabalha em estádios - jamais teria qualquer ajuda da FFERJ no Triangular. E o América, mesmo com o técnico interino Ricardo Cruz, fez três partidas memoráveis. Primeiro, ganhou lá em Campos. Depois, teve tudo para vencer a Portuguesa em Édson Passos. O empate acabou sendo bom para ambos. E, nesta quarta, venceu no 2º tempo, eliminou o alvinegro campista, exorcizou um fantasma e assumiu a liderança do Triangular com 7 pontos. 

Ainda não é o campeão de 2015, mas isso pouco importa. O América está de volta à 1ª Divisão do Campeonato Carioca. A Portuguesa também está na elite após nove anos de ausência. Os dois clubes brigarão pelo título nas duas rodadas que faltam. 

Para o América, tudo ficou mais bonito. Subir graças à Portuguesa, na "aba", seria algo falso. Subir graças aos próprios méritos, humilhando duas vezes o Americano, é bem melhor. Voltar à elite como bicampeão pode ser a glória final. 

E era importante para o América estar na 1ª Divisão em 2016, ano do centenário do segundo título do clube. Em 2013, os americanos sequer podiam se lembrar que, há cem anos, o time tinha sido campeão carioca. Agora em 2016, o América vai nos esfregar nos rostos que foi campeão também em 1916. 

Para o Campeonato Carioca é ótimo. Além de Bangu, Madureira e Bonsucesso, agora temos também Portuguesa e América. Falta, é claro, o Olaria, o São Cristóvão e o praticamente extinto Campo Grande. Aí seria alegria total. Mas eu fico feliz que cinco gigantes da história do nosso futebol participem da 1ª Divisão. 

O Estadual sem o América é mais sem graça. Qual a lógica de um Barra Mansa na vaga de um América? Eu prefiro o América, duelando com o Bangu, atrapalhando a vida dos grandes, tirando pontos dos times do interior. 

E vou além. Se o América conseguir manter este elenco para o segundo semestre, é desde já favorito ao título da Copa Rio. A equipe está entrosada. Jogadores outrora contestados agora viraram ídolos. Após quatro longos anos, o clima em Édson Passos voltou a ser bom. 

Parabéns ao América e à Portuguesa. Conseguir o acesso em um certame longo, cansativo, cheio de fases e turnos é sempre uma luta árdua. Só vence quem investe, quem raspa os cofres, quem leva a sério o futebol.

Madureira

Enquanto isso, na Série-C, o remodelado Madureira - que perdeu todos os seus destaques no Campeonato Carioca e se armou com ex-jogadores do Bangu - está na zona de rebaixamento, caminhando para a Série-D em 2016...


Veja mais sobre:America (FutRJ)

Comentários
  • Avatar
    12/09/2015 12:45:52Ramon sangueAnônimo

    Realmente américa e bangu dão mais graça ao campeonato carioca

  • Avatar
    16/08/2015 13:16:58DAVI DE SOUSA MENDESAnônimo

    O LUGAR CERTO DO BANCUU FICAR NA PRIMEIRA PRA SEMPRE TOMAR NO CUUU POR MERECIMENTO BANCUU E TORCEDORES SOFREDORES OTARIOSS TODOS OS ANOS SÃ? TOMAM NO CUUU MECAO CAMPEÃ?O E OS SOFREDORES OTARIOSSS DO BANCUU SÃ? TOMANDO NO. CUUU MECAO 2. X 1. BANCUUU. ELIMINADOOOOOOOO

  • Avatar
    14/08/2015 16:59:34WALDIR BANGUAnônimo

    O LUGAR CERTO DO MERDQUINHA, Ã? NA SÃ?RIE C DO CARIOCA. ESSE Ã? O LUGAL DELE, ´POR MERECIMENTO.

  • Avatar
    13/08/2015 11:42:39SILVIO MENDES DE AGUIARAnônimo

    LUGAR CERTO DO BAN CUU SINHO NA PRIMEIRA PRA SEMPRE TOMAR NO CUUUU E OS SOFREDORES OTARIOSS TOMANDO NO CUU E FICANDO COM CARAS DE CUUU MECAO. 2. X. 1. BANCUUU. ELIMINADO MECAO. 5. X. 1. BANCUU. REBAIXADO SÃ?RIE B MECAO. 7. X. 1. BANCUUU

  • Avatar
    12/08/2015 17:38:43WALDIR BANGUAnônimo

    LUGAR CERTO DO MEQUINHA Ã? NA SÃ?RIE C DO CARIOCA. BANGU, SEMPRE, SEMPRE, SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEE

  • Avatar
    11/08/2015 13:30:38DAVI SOUSA MENDESAnônimo

    O LUGAR CERTO DO BANCUU BANCUUSINHO CAR NA PRIMEIRA PRA SEMPRE TODOS OS ANOS TOMAR NO CUUU BANCUU E TORCEDORES SOFREDORES OTARIOSS TODOS OS ANOS EM TODOS CAMPEONATOS SEMPREE TOMANDO NO CUUU MECAO 2 X 1 BANCUUU BANCUUSINHO ELIMINADO MECAO 5X 1. BANCUU BANCUUSINHO REBAIXADO SÃ?RIE B MECAO. 7X. 1. BANCUUU. BANCUUSINHO

  • Avatar
    05/08/2015 16:48:10RubensAnônimo

    O lugar certo do merrequinha, é a série C do Carioca, e olhe lá. Ficou 5 anos na segundona. BANGU, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE

  • Avatar
    28/07/2015 11:58:50SILVIO MENDES. AGUIARAnônimo

    VA TOMAR CORNOBILL. RUBENS. SOFREDOR OTARIOO MANÃ? CARA DE. CUUU DO BANCUU VC ESTA. COM INVEJA RECALQUE. DOR DE CORNOOO PORQUE VC SÃ? TOMA NO CUUU SENDO. TORCEDOR DO. BANCUUU. VASCUUU MECAO. 2. X. 1. BANCUUU. ELIMINADOOOO

  • Avatar
    28/07/2015 11:38:08DAVI SOUSA MENDESAnônimo

    MERREQUINHA PÃ?BLICO RENDA DOS JOGOS DO. BANCUUU BANCUUU. NÃ?O TEM TORCIDA SÃ? VELHOS MUSEUS INSS TEMPO DO ANTAO DE ALUGUÃ?IS MECAO. 2. X. 1. BANCUUU. ELIMINADO MECAO. 5. X. 1. BANCUU. REBAIXADO SÃ?RIE B MECAO. 7. X. 1. BANCUUU BANCUUU E SOFREDORES OTARIOSSS TODOS OS ANOS EM TODOS. OS CAMPEONATOS SEMPRE INDO AOS JOGOS. SEMPRE TOMANDO NO CUUU SEMPRE FICANDO COM CARAS DE CUUU

  • Avatar
    27/07/2015 16:15:01Andre Luiz Magalhaes SoaresMembro SRZD desde 01/12/2009

    Agora seu Rubens abra o seu olho que o Diabo voltou e se vocês bobearem de novo o America rebaixa vocês novamente. Como disse muito bem o Zagallo "Vocês sabem que são, estão vocês agora tem me engolir" e eu completo a frase na Serie A em 2016.

  • Avatar
    25/07/2015 12:50:05RubensAnônimo

    LUGAR CERTO DO MERREQUINHA, Ã? A SÃ?RIE C DO CARIOCA E OLHE LÁ. BANGU, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE

  • Avatar
    21/07/2015 09:52:54Carlos EliasAnônimo

    Enquanto isso, o Bangu vai seguindo fielmente os objetivos traçados pelos nossos dirigentes de 25a. categoria: campanha medíocre em que ganha apertado dos ruins, empata no sufoco com os médios e perde para os bons. Mais um ano perdido (para a torcida) e mais um ano garantido (para eles, os dirigentes). Folha salarial praticamente zero para o clube, tendo em vista que quase todos os salários são pagos pelos pseudo-empresários de 39a. categoria. E os patrocinadores? Sim, temos na nossa camisa este ano patrocínios estampados de uma padaria, uma funerária e uma firma de dentaduras! Fiquei sabendo que para 2016 teremos também o patrocínio de uma fábrica de muletas.Somos bi campeões insuperáveis em 2 títulos mundiais: 1) único clube do planeta em que disputa uma competição para perder e 2) único clube do planeta em que os dirigentes se perpetuam no poder. Louvável esses movimento, mas gostaria que me respondessem como farão para botar pra fora esses dirigentes. Fora diretoria incompetente!

  • Avatar
    19/07/2015 14:08:11João Batista NogueiraAnônimo

    Amigos saudações Banguenses . Assim como Juesi estou deixando de escrever neste espaço até que o sistema seja mudado . Escreveram usando meu nome . E como todos nós no Bangu somos irmãos , desisto de usar este espaço . PORTANTO SE ENTRAR QUARQUER COMENTÁRIO AQUI COM MEU NOME Ã? USO DE MENTIRA .Felicidadea a todos . Deus abençoe todos .

  • Avatar
    18/07/2015 22:24:13fatima nascimentoAnônimo

    Lusa e America, parabens pelo acesso e retorno a elite, lugar de vcs por direito e q jamais saiam de lá! O carioca vai ficar mais charmoso com os times tradicionais! Abram o olho: 2016 tem eleições municipais e os prefeitos de Macaé, Caxias, Friburgo, Volta Redonda, Saquá e Resende vão botar grana nos seus times pra ganhar votos! fiquem de olho nas arbitragens tambem!

  • Avatar
    18/07/2015 22:14:20BANCUUUAnônimo

    BANCUU E TORCEDORES SOFREDORES TODOS OS ANOS SEMPRE TOMANDO NO CUUU SEMPRE FICANDO COM CARAS DE ZES MANES E DE CUUU

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.