SRZD



Laíla

Laíla

CARNAVAL. Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, nasceu em 1943, no Morro do Salgueiro, situado na Tijuca, no Rio. Foi lá que o hoje renomado Diretor de Carnaval e Harmonia teve seu primeiro contato com o samba e o Carnaval, e onde criou, nos anos 50, uma Escola de Samba Mirim, chamada Independentes da Ladeira, que foi um grande sucesso na época, funcionando como espécie de trampolim para o convite feito pelo Acadêmicos do Salgueiro. Líder nato e apaixonado por seu trabalho, Laíla acumulou profundos conhecimentos harmônicos e melódicos ao longo dos seus 54 anos de atividade; tendo trabalhado, ainda, como cantor, músico e compositor. A primeira junção de sambas-enredo foi feita por Laíla, em 1975, em "As Minas do Rei Salomão"; e de lá para cá, todas as junções de sambas-enredo feitas por ele, nas diversas escolas por onde passou, foram sucesso. Há 45 anos trabalha como produtor do CD de sambas-enredo das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, e há 26 é o Diretor Geral de Carnaval e Harmonia da Beija-Flor de Nilópolis, onde criou, em 1997, a vitoriosa Comissão de Carnaval da Agremiação.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



08/08/2015 11h53

Videoblog: Laíla comenta derrubada da 'torre de TV' da Sapucaí
Redação SRZD

Em conversa com o SRZD-Carnaval, Laíla opinou sobre a derrubada da "torre de TV", da Marquês de Sapucaí, há alguns dias. Ele também falou sobre as questões que permeiam os limites de altura dos carros alegóricos e defendeu: "Alegoria tem que estar dentro do contexto. Não adianta fazer alegoria grande sem estar dentro do que deve ser apresentado". Apesar da observação, ele é a favor do gigantismo. Confira:  

- Clique aqui e leia tudo sobre o Carnaval carioca

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    13/08/2015 20:26:24Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    O que comentarei sobre a safra de sambas concorrentes da Beija Flor (BF), mesmo alguns parceiros nilopolitanos que fingem não ser fanáticos-pentecostais e idólatras do patrono não-sambista verdadeiro da BF fazem beicinhos através da expressão â??velho comentário repetitivoâ? e ou/fazem provocações insultuosas a mim ou ainda buscam enxovalhar a imagem do merecido patrono in memória portelense Natal. Nada disso me incomoda. O fato reconhecido pelos próprios nilopolitanos com consciência crítica, é de que a safra fica entre sofrível e razoável. Consequência da filosofia político-administrativa do patrono da BF que se viu obrigado a engolir o autoral e sofrível enredo â??Mineirinho genial! Nova Lima: Cidade natal. Marquês de Sapucaí, o poeta imortalâ?. O qual, não é usual no mercantilismo do patrono, o qual somente é ultimamente competitivo através do casamento enredo patrocinado & desfile militarizado apelidado de técnico supostamente sem erro, frio, monótono e sem capacidade de emocionar o público em casa e presente ao sambódromo inclusa a parcela consciente e envergonhada de adeptos nilopolitanos. Fruto disso e especificamente de equivocada ala de compositores sem treinamento & capacitação dos concursos de outros gêneros de samba como de quadra, de roda e ou/partido alto. Tal ala já sem poder fazer o â??milagre de tirar leite de pedraâ? como agravante é escancarada para os sambistas-compositores empresários os nocivos â??escritórios de sambaâ?, os exploradores dos parceiros sambistas-compositores trabalhadores pobres e oprimidos. São os próprios nilopolitanos com consciência crítica quem apontam se salvarem apenas como obras musicais razoáveis, os sambas concorrentes das parcerias lideradas pelas duplas Marcelo Guimarães & Sidney de Pilares, Marquinho BF & J. Veloso e Marcelo Valência & JR BF. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    13/08/2015 05:43:09GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    ROBERTO, então você vai ter que voltar várias vezes, pois eu vou soltar o verbo sobre a Obiang-Flor. rsrsrsrs

  • Avatar
    13/08/2015 03:22:45ROBERTOMembro SRZD desde 11/04/2009

    PRONTO, LÁ VEM O MEU AMIGO ALMIR DE MACAÃ? CHEIO DE PALAVRAS BONITAS NAQUELE VELHO COMENTÁRIO REPETITIVO, [ patrono não sambista que tem como escola de coração a verde e rosa,contraventores penai do jogo do bicho e outras práticas criminosas,desfile militarizado apelidado de técnico supostamente sem erro,frio monótono e sem capacidade de emocionar o publico [ não sei de onde ele tirou isso,acho que ele nunca participou nem assistiu um de perto] e blá blá bla´blá blá blá blá blá blá blá blá PUTZ!!! Vou sumir de novo pra ver se muda alguma coisa, mais se entrar numa de esculachar a minha escola eu volto de novo. Camarada Gean depois continuaremos nosso papo. Saudações Nilopolitanas.

  • Avatar
    12/08/2015 18:52:00Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Os presidentes de â??honraâ?, os patronos não-sambistas verdadeiros das agremiações, os contraventores penais do jogo de bicho e de outras criminalidades, não dão entrevistas à imprensa. Quem se expõe são os autênticos sambistas, poucos dirigentes e ou/funcionários. Na mais vitoriosa da era-sambódromo, Beija Flor (BF) quem faz isso são dois dos carnavalescos da Comissão, FranSérgio, e o diretor geral de Harmonia & Carnaval mestre Laíla, que é vídeo-blogueiro deste site. No qual é surpreendentemente o entrevistado ter sido o figurista Wladimir Morellembaumm, que declarou: â??O desfile 2016 da BF será leve e lindo!â?. Antes disso, enquanto vídeo-blogueiro do site, mestre Laíla tinha afirmado que o desfile 2016 da BF será â??mais leve!â?. O fato é que ninguém crê nisso. Embora o presidente de â??honraâ? da BF o honorabilíssimo Anísio Abrahão David seja torcedor da verde-rosa e apesar dele ter fingido â??renunciarâ? enquanto um dos três membros vitalícios do Conselho â??Superiorâ? (CS) que até então indicava para o quadro de julgadores da LIESA a campeã e a rebaixada. Anísio não renunciou como representante da BF na LIESA nem ao sucedâneo do CS, o â??novoâ? Conselho de Grandes â??Beneméritosâ? (CGB). Ou seja, ele não abandonará a filosofia e a estratégia de â??conquistarâ? títulos apresentando desfiles militarizados apelidados de técnicos supostamente sem erros, frios, monótonos e sem capacidade de emocionar o público inclusa a consciente e envergonha parcela da â??campeãâ? 2011 e 2015 presente ao sambódromo. Afinal vem dando certo ele ter-se apropriado da filosofia que notabilizou seu colega no CGB da LIESA o presidente-executivo e patrono da Imperatriz, Luizinho Drumond durante os últimos cinco dos sete títulos â??conquistadosâ? pela agremiação em 1994-95, 1999, 2000 e 2001. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    12/08/2015 02:28:35GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    ROBERTO, assisto aos desfiles de todas as escolas(Pelo menos ao vivo), e sei bem que todo o PROJAC desfila na Grande Rio. Mas, a questão, é que a Grande Rio não é uma escola vencedora. Ã? uma escola que só serve pra desfilar entre as 6. E sempre desfila entre as 6 porque a Globo nunca deixa o PROJAC ficar de fora da festa de comemoração(Desfile das Campeãs). Pois já teve várias vezes que se classificou pro Sábado, sem merecer! E muitas dessas colocações imerecidas, foi porque a Mamãe Globo não permite de jeito nenhum seus artistas fora da festa de comemoração, e mexe os pauzinhos na LIESA, pra que o PROJAC esteje sempre garantido na comemoração. E o X da questão pra Beija-Flor ser a queridinha da Globo, é que ela ao contrário da Grande Lixo, é uma escola vencedora! E a GLOBOSTA sempre precisa babar ovo pra uma instituição vitoriosa. E por mais que haja prestígio com a Grande Lixo, a queridinha nº 1 da GLOBOSTA, é a Obiang-Flor!

  • Avatar
    11/08/2015 23:56:49ROBERTOMembro SRZD desde 11/04/2009

    CAMARADA VOCÃ? JÁ ASSISTIU ALGUM DESFILE DA GRANDE RIO? NÃ?O, PRA VOCÃ? DIZER ESSA ASNEIRA QUE A B. FLOR E QUERIDINHA DA GLOBO VOCÃ? NUNCA VIU O DESFILE DE G. RIO. FALA SÃ?RIO CAMARADA... TU SÃ? PODE TÁ DE SACANAGEM.

  • Avatar
    11/08/2015 18:42:11Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Esse site esta tendo pouco acesso, ainda bem pois as pessoas não são obrigadas a ler asneiras como "queridinha da Globo", coisa que depois dos fracasso do enredo sobre o Boni ninguém usa mais.

  • Avatar
    11/08/2015 03:24:49GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    ROBERTO, será que você não saca como a Globo puxa saco da Beija-Flôr? Ainda mais que o projac nunca ganha um Carnaval, aí, a emissora safada precisa puxar saco de uma escola vitoriosa. Beija-Flôr, é sim a QUERIDINHA DA GLOBO!

  • Avatar
    11/08/2015 03:16:22ROBERTOMembro SRZD desde 11/04/2009

    O seu nad/egas rachada tal de Gean,deixa de ser mané camarada se a Beija Flor é a queridinha da Globo porque então nós levamos fumo quando o enredo foi O BONI,nem pro desfile das campeãs nos voltamos? explica isso aí seu bobão. Outra coisa quando foi que voce me viu esculachando alguma escola de samba por menos que sege?principalmente a Portela que e uma escola que eu admiro tô sempre lá tenho muitos amigos e que ultimamente só vem perdendo pra ela mesma ainda é nossa madrinha? Agora quanto esse papo de ditador sanguinário bla bla bla, nos brasileiro não podemos reclamar não,estamos careca de ver na televisão nesses interior pessoas desnutridas morrendo de fome e os governantes roubando que só,a diferença e que lá na Guiné os governantes MATA NA BALA aqui no Brasil os governantes TE MATA DE RAIVA,portanto o seu bobalhão antes de k/ gar pela boca pensa um pouco,. Desculpa os outros amigos do site, to mandando essa letra pra esse tal de Gean, quem gosta de conversinha fiada e o meu amigo Almir de Macaé, eu sou curto e grosso mesmo ainda mais com um ba bak como voce. Saudações Nilopolitanas.

  • Avatar
    10/08/2015 23:20:39GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Um desabafo: Já que a ETERNA DODÃ? ARRUDA faleceu ou ficou cega, queria que o João Silva(A Barbie) e o Sávio(O fio querido da Mamãe Dolores), voltassem ao site, pra formarem junto comigo, o TRIO dos UNIDOS CONTRA A OBIANG-FLOR. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Avatar
    10/08/2015 20:08:37GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Almir, só sei que tanto o LAÍLA quanto o ANÍSIO, são dois EURICOS DO SAMBA. Com eles, a OF(Leia-se Obiang-Flor. rsrs) sempre tem, e sempre terá prestígio na LIESA, a ponto até de haver manipulações de resultado, pra que a escola Nilopolitana consiga resultados beneficentes, e escolas mais merecedoras, tenham resultados prejudiciais.

  • Avatar
    10/08/2015 19:42:10Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Conforme afirmei anteriormente, demoraram, porém, erigem nos comentários de nilopolitanos aqueles para-além do fanatismo pentecostal pela agremiação mais vitoriosa da era-sambódromo, Beija Flor (BF) a Deusa da Passarela, e da idolatria ao seu patrono não-sambista verdadeiro. O qual tem como Escola do coração a verde-rosa e por sinal a imagem aparece logo atrás do vídeo-blogueiro do site, o diretor geral de Harmonia & Carnaval da BF, mestre Laíla. Compreendamos a BF enquanto instituição é perene, está na História e deve ser respeitada enquanto tal. Qualquer que seja o sentimento e ou/posicionamento deve ser sobre a filosofia político-administrativa dos dirigentes, os quais não podem ser idolatrados. Sem hipocrisia, a â??antipatiaâ? e ou/a â??oposiçãoâ? que existem em relação à BF ocorrem devido o seguinte. O patrono não-sambista verdadeiro da agremiação se apropriou da filosofia e da estratégia de apresentar desfiles e â??conquistarâ? títulos de â??campeãâ? que outrora notabilizaram o colega-comparsa dele de contravenção penal do jogo de bicho e de outras criminalidades, o presidente & patrono da Rainha da Zona da Leopoldina. Da qual é público e notório que dos sete títulos (1980, 1981, 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001) os cinco últimos foram â??conquistadosâ? através de desfiles militarizados apelidados de técnicos supostamente sem erros, frios, monótonos e sem capacidade de emocionar o público. Já os da BF â??conquistadosâ? assim foram o do atípico ano de 2011 quando apresentou enredo midiático e o da maior cara-de-pau e mais vergonhoso, o de 2015. Ou seja, o mestre Laíla praticamente não tem responsabilidade nisso como aqui foi dito antes, por ele ser funcionário. O ônus é do patrono não sambista-verdadeiro da BF. Saudações carnavalescas, Almir de Macaé.

  • Avatar
    10/08/2015 18:54:14GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Tocandira, vou desabafar uma coisa que estou sentindo contigo. Por incrível que pareça, mas quando vou nas páginas da minha escola, sinto falta de ler comentários do tipo: "VOLTE A SER GRANDE PORTELA SÃ?O MEIO SÃ?CULO SEM TÍTULO". KKKKKKKKKKKKKKK. PQP, que saudade daquela noiada. rsrsrsrs. Tocandira, estou torcendo pra Mocidade voltar para as Campeãs em 2016 pra ver se a noiada volta pro site. Eu acho que ela sumiu do site, por causa do fracasso do Paulo Barros(que ela tanto idolatrou), e por causa do título da Beija-Flôr(Pra não se sentir por baixo). Torcendo pra 2016 ter outra Campeã, e pra Mocidade voltar entre as 6, pra ver se a noiada volta, e consequentemente, volta a nos matar de rir. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    10/08/2015 18:38:12GeanMembro SRZD desde 22/02/2016

    Tocandira, nem vou discutir sobre o Natal contigo, pois essa história de Natal já encheu os culhões.

  • Avatar
    10/08/2015 18:12:39Tedy Beija-Flor - A marca do Carnaval, é ela!Membro SRZD desde 12/04/2012

    Vamos cantar: Lembre do Natal, que desfaçatez, era uma vigarista, roubou muita vez, kkkkkkkkkkkkkk.

Comentar