SRZD


27/08/2015 10h03

Série A: blogueiro do SRZD analisa enredos e fundamenta suas opiniões
Redação SRZD

Hélio Ricardo Rainho, sambista e blogueiro do SRZD-Carnaval, analisou os enredos das 14 escolas da Série A do Rio de Janeiro. Ele comentou e fundamentou suas opiniões acerca dos temas.

Vale ressaltar que todas as opiniões transmitidas pelos blogueiros em suas análises não representam, necessariamente, as opiniões do Portal do Sidney Rezende. Confira o vídeo:

Observação: aos 18m48s do vídeo, o blogueiro Hélio Ricardo Rainho afirma que o carnavalesco Marco Antônio Falleiros fez o Carnaval de 2015 da Viradouro. O correto é que o referido artista desenvolveu o desfile da Em Cima da Hora. A Viradouro foi conduzida em 2015 por João Vitor Araújo, atualmente braço direito de Paulo Barros, na Portela.

- Clique e confira quais foram os critérios de avaliação de enredos

Escolas - Série A - Clique e leia as sinopses e entenda os enredos propostos:

Acadêmicos do Cubango - "Um banho de mar à fantasia" (Cid Carvalho)

Acadêmicos da Rocinha - "Nova Roma é Brasil, Brasil é Rocinha!" (Alex de Oliveira)

Alegria da Zona Sul - "Ogum" (Marco Antonio Falleiros)

Acadêmicos de Santa Cruz - "Diz mata! Eu digo verde. A natureza veste a incerteza. E o amanhã?" (Lucas Pinto e Lane Santana)

Caprichosos de Pilares - "Tem gringo no samba" (Amauri Santos)

Império Serrano - "Silas canta Serrinha" (Severo Luzardo)

Império da Tijuca - "O tempo ruge, a Sapucaí é grande e o Império aplaude o Felomenal" (Júnior Pernambucano)

Inocentes de Belford Roxo - "Cacá Diegues - Retratos de um Brasil em cena" (Márcio Puluker)

Paraíso do Tuiuti - "A Farra do Boi" (Jack Vasconcelos)

Renascer de Jacarepaguá - "Ibejís - Nas brincadeiras de crianças: Os orixás que viraram santos no Brasil..." (Jorge Caribé)

União do Parque Curicica - "Corações Mamulengos" (Marcus Ferreira)

Unidos do Porto da Pedra - "Palhaço Carequinha, paixão e orgulho de São Gonçalo. Tá certo ou não tá?" (Jaime Cezário)

Unidos de Padre Miguel - "O quinto dos infernos" (Edson Pereira)

Unidos do Viradouro - "O Alabê de Jerusalém, a Saga de Ogundana" (Max Lopes)

- Clique e leia as últimas notícias sobre o Carnaval 2016

Não fique por fora das notícias de sua escola de coração! Curta o SRZD no Facebook:



Comentários
  • Avatar
    28/08/2015 23:35:54VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Parabéns pelo vídeo, Hélio. Bastante fluidez e comentários muito bem realizados, fundamentados e direcionados. Concordo com quase tudo que foi dito. Acho que vale ressaltar uma coisa: de forma cautelosa, vieram pedidos de desculpas depois de todas as críticas que você realizou. Ã? um exemplo da intolerância do mundo do samba a esses comentários negativos. A maioria parece estar de porta fechada para as observações que não enaltecem as próprias agremiações.

  • Avatar
    28/08/2015 12:09:23DUDA SGMembro SRZD desde 23/06/2009

    Amigo Hélio Ricardo sua análise foi perfeita. Parabéns nós que vivemos esse mundo do Entrudo precisávamos ouvir a realidade pra tomarmos isso tudo num banho de refexão.

  • Avatar
    27/08/2015 20:45:28Hélio Ricardo RainhoMembro SRZD desde 26/01/2010

    Querido Fabiano, agradeço sua consideração e faço um esclarecimento: a paixão existe e sempre existirá. Deixo, porém, muito claro: o dia em que ela intervir em meu trabalho, eu saio do site como comentarista e fico apenas como leitor. Minha admiração pelo enredo do Império ficou suficientemente clara: a Ã?NICA da Sapucaí que homenageou um grande nome do samba. Nem a sua Viradouro nem a minha Portela fizeram isso...eheheh, e eu não beneficiaria nenhuma escola por paixão. Aliás, você verá que, apesar de ser portelense desde menino, eu não considerei o enredo da Portela o melhor do Grupo Especial. Se bem que também não tive medo de elogiar e destacar seus méritos pra não parecer "tendencioso". Tive o cuidado de fundamentar minhas críticas com detalhadas explanações. Amo, sim, o Império! Mas minha luta pela escola não interferiu no elogio: foi por mérito, em minha modesta opinião. No mais, as justificativas estão todas no próprio vídeo. Abraços, seja bem-vindo e obrigado pela interação.

  • Avatar
    27/08/2015 20:31:30Fabiano SouzaMembro SRZD desde 03/11/2012

    Correção...em minha opinião de pesquisador de carnaval.

  • Avatar
    27/08/2015 20:29:42Fabiano SouzaMembro SRZD desde 03/11/2012

    Caro amigo Hélio Ricardo, o admiro muito, sobretudo pelas suas reflexões, mas senti um pouco de paixão de torcedor pela bela Império Serrano, lhe falo isto porque sou Viradouro e quando amamos, fazemos de tudo pelas nossas escolas. Em minha opinião de pesquisar de carnaval também os melhores enredos são da Viradouro e do Império, pelo fato de não falar de África como já estamos cansados de conhecer na Sapucaí, será um africano que visa levar amar ao mundo, pode ter certeza de que todo conjunto da escola está magnífico, fantasias dignas dos tempos de glória da Viradouro e carros de fazer emocionar, claro que a luta será colocar a arte em realidade. Império falará de sua raiz e sem dúvida nos fará chorar, mas campeonato se ganha na avenida. Quanto aos demais enredos ai sim considero batidos, falar de artesanato, nordeste, artistas, parece que estou vendo só mudanças, ou seja, parece que se uma falou de artesanato em um ano no outro falará de nordeste e vice versa. Bons carnavalescos como Jack e Edson,mas estão trabalhando no especial, logo não poderão se dedicar exclusivamente e tem mais o nome conta...Que vença a melhor, sou Viradouro e voltamos ao Grupo A por uma junção de erros que estão sendo corrigidos e voltar ao especial será o nosso objetivo assim como à comunidade da querida serrinha, um abraço amigo.

  • Avatar
    27/08/2015 18:52:38Hélio Ricardo RainhoMembro SRZD desde 26/01/2010

    Agradeço ao site pela errata e peço desculpas aos leitores, aos dois carnavalescos e principalmente às duas escolas de samba pela troca dos nomes. Graças a Deus ainda existe a porção humana do comentarista, que é passível de falha e também da devida humildade e do devido respeito a todos. Meu carinho e meu muito obrigado.

Comentar