SRZD



Maria Apparecida

Maria Apparecida

CARNAVAL. Historiadora, escritora e decoradora, é considerada uma das mais respeitadas autoridades do Carnaval de São Paulo. Há 35 anos começou a se interessar pelo samba, em que desenvolveu vários projetos. Entrou para a história ao se tornar a primeira carnavalesca da folia paulistana.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



29/09/2015 11h30

'A importância da propaganda no Carnaval'
Maria Apparecida Urbano

Toda grande empresa que quer lançar um produto no mercado tem por meta entrar na mídia para se comunicar. Nenhum produto vai para o mercado sem a coisa principal que é a propaganda, pois, como se diz, "A propaganda é a alma do negocio".

Isso também nos atinge, pois o desfile carnavalesco é na realidade um produto, e para tanto, tem que ser comunicado e muito bem divulgado. Todas as escolas de samba que pretendem se promover têm que ter por meta a divulgação e a propaganda.

Divulgação da escola, dos seus feitos durante o ano, divulgação do seu enredo para o próximo Carnaval, divulgação do trabalho que está sendo preparado pelo carnavalesco, e, o que é muito importante, levar ao conhecimento da mídia de um modo geral o lançamento das fantasias. Isso é necessário para a divulgação.

Propaganda. Foto: Arte

A palavra-chave para se obter o ano todo uma grande divulgação é sem dúvida a propaganda. As escolas de samba, que costumam aparecer na mídia por um período muito pequeno na época do Carnaval, sabem muito bem o prejuízo que isso causa, e o quanto é necessária a propaganda para poderem levar para a avenida suas escolas.

Hoje temos diversos canais na internet voltados para a divulgação das escolas de samba, com apresentações de intérpretes e de grandes sambistas, porém é ainda muito pouco.

Pela grande apresentação que se leva para o sambódromo, é necessário muito mais.

Devemos atingir o povo em geral, tanto aqueles que pretendem desfilar, como aqueles que admiram o Carnaval e só assistem pela TV, como, ainda aqueles que, como nós, pesquisam tanto as histórias da nossa cidade, como também os enredos apresentados, e fazem dessas pesquisas matérias que às vezes são publicadas em jornais e revistas, por vezes até no exterior.

A iniciativa que a escola de samba Vai-Vai teve em entrar em contato com o Metrô de São Paulo para, na Estação Sé, poder divulgar e fazer a propaganda do próximo Carnaval foi uma ideia brilhante. Ao mesmo tempo em que pôde, por meio de painéis, levar ao conhecimento do grande público usuário do Metrô, e demais interessados, a sua história, divulgando feitos desde sua fundação, os presidentes que por lá passaram, os nomes dos enredos ao longo dos anos, fez uma belíssima divulgação de todos os seus feitos de modo geral.

Exposição da Vai-Vai no metrô de São Paulo. Foto: Divulgação

Ao mesmo tempo, ainda, está fazendo propaganda de como são as fantasias que vão para a Avenida. Uma propaganda certíssima, pois aguça a imaginação das pessoas que por lá passam, se sentindo desfilando com aquelas fantasias.

E, para a inauguração dessa exposição, nada melhor do que a apresentação de sua bateria, seus compositores, e a presença das "Mães do Samba", o que não deve nunca faltar, porque elas inspiram o respeito pela escola.

E, para que essa exposição se tornasse mais valiosa, dentro de uma redoma de vidro, o tão sonhado troféu de campeão do último Carnaval. Parabéns Vai-Vai!

São muitas as estações de Metrô em nossa cidade, e muitas delas perto de escolas de samba, que poderiam também divulgar e promover propaganda das escolas dos bairros.

Cremos que isso poderia acontecer, e seria maravilhoso poder ver, ao menos em vinte e duas estações, uma belíssima exposição de cada escola de samba, divulgando a sua história, seus feitos durante a sua caminhada, e fazendo propaganda para o Carnaval que se aproxima, movimentando assim os próprios bairros. Esse sonho, se contarmos com a boa vontade dos representantes do Metrô, poderá ser realidade.

Vocês não acham?

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.