SRZD



Ana Cristina Von Jess

Ana Cristina Von Jess

FRANQUIAS. Advogada, formada pela Universidade Católica de Petrópolis, especializada em Direito Empresarial com foco no segmento de franquia, Pós-Graduada em Responsabilidade Civil, Diretora Jurídica da ABF-Rio, Associação Brasileira de Franchising - Seccional Rio de Janeiro e sócia do escritório Von Jess & Advogados.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



30/09/2015 15h37

Expo Franchising ABF Rio 2015 - Xô crise!
Ana Cristina Von Jess

Começa amanhã no Riocentro a EXPO FRANCHISING ABF RIO 2015, uma das 10 maiores feiras de franquias do mundo. O evento contará com a participação de empresas franqueadoras interessadas na expansão da sua rede de franquias para todo o Brasil, além de 25 marcas que pela primeira vez expõem os seus produtos/serviços no Rio de Janeiro.

Como aconteceu em todas as outras edições, às vésperas da feira, a procura de informações é enorme, as dúvidas aumentam e, mais uma vez, deixarei aqui algumas dicas aos empreendedores que visitarão o evento em busca de novidades e oportunidades.

Obviamente, a atual situação político-econômica do país exige cautela, mas como já tive oportunidade de mencionar, a "crise" não tem encontrado terreno fértil para disseminar seus efeitos no segmento de franchising.

Na verdade, a opção por esse segmento ou modelo de negócio tem mostrado ser a grande saída para esse cenário preocupante que estamos enfrentando. Nunca a inovação e as boas ideias foram tão valorizadas.

Contaremos com a presença de candidatos ávidos para encontrar bons investimentos, como alternativas à crise; ansiosos pela busca de negócios que lhe possibilitem passar por essa tormentosa fase, mantendo seus investimentos e garantindo, sobretudo, sua empregabilidade e renda.

De outro lado, teremos empresas em expansão, apresentando suas atividades, marcas e um sistema de negócios já testado e reconhecido por seu público consumidor.

Por isso, seguem algumas dicas para aproveitar o evento e tirar dele as melhores experiências:

- Selecione o segmento que mais lhe interessa e aproveite para conhecer as marcas, consultar o tipo do negócio oferecido, as margens esperadas, os territórios de interesse para expansão etc.

- Aprofunde a pesquisa sobre as marcas que já conhece e mantenha contato pessoal com seus representantes;


- NADA DEVE SER CONTRATADO NA FEIRA. Franquia é um negócio e, como tal, deve ser estudado com cautela. A franqueadora deve fornecer todas as informações sobre suas atividades, pelo menos, 10 dias antes da assinatura de qualquer contrato e do pagamento de qualquer valor;

- Assista as palestras gratuitas que ocorrerão durante o evento sobre todos os temas pertinentes a essa relação;

- Visite também os espaços de instituições financeiras parceiras do sistema de franquias para conhecer um pouco do que pode ser financiado para a contratação de uma franquia.

- Avalie criteriosamente todas as informações que captar na feira e agende novos encontros para dar prosseguimento às tratativas para uma eventual contratação;

- Procure obter outras informações diretamente dos franqueados da rede escolhida sobre a satisfação e a reputação da franqueadora.

- Sem dúvida será um grande evento e você não pode ficar de fora.

Nos veremos lá!

 SRZD no Facebook:


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.