SRZD


03/10/2015 10h12

Leveza e crítica presentes nas fantasias de 2016 da Unidos de Padre Miguel
Redação SRZD*

A atual realidade política brasileira, que mistura crise com uma pitada de sátira, foi apresentada com muito bom gosto e criatividade pela Unidos de Padre Miguel, na madrugada de sábado, dia 03, no lançamento dos protótipos do enredo "O quinto dos infernos", desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira. Além das fantasias que farão parte do desfile da vermelho e branco da Vila Vintém, a direção da escola apresentou seu mais novo contratado, o intéprete Luizinho Andanças, que retorna ao carnaval como a voz oficial da agremiação.

Fantasia da ala das baianas da Unidos de Padre Miguel. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Em entrevista ao portal SRZD-Carnaval, o carnavalesco Edson Pereira falou um pouco do trabalho no seu sétimo ano na Unidos de Padre Miguel, sendo o quarto consecutivo. "Espero que seja um Carnaval de muita leveza, porque na verdade é uma crítica social, porém uma reflexão do que foi a nossa colonização e o que é o nosso país hoje. A semelhança é muito grande e não mudou muita coisa. No entanto, não podemos esquecer que o Carnaval é uma grande alegria. Creio que faremos um Carnaval de muita leveza e que seja marcante para a escola. Já é uma característica de meu trabalho buscar soluções novas, portanto trabalhei com muita pintura de arte e materiais alternativos, isso reflete em efeitos diferenciados em alguns momentos da escola. Algumas fantasias são de impacto porém de muita leveza. Este ano está sendo de muita dificuldade diferente dos outros. No Grupo de Acesso a verba é muito limitada. Estamos com um trabalho mais consciente e já iniciamos no barracão fixo. A Unidos de Padre Miguel virá com 23 alas, com cerca de 70 componentes cada. Será um carnaval que vai lembrar os desfiles de rua de antigamente. Um mistura do presente com o passado", salientou.  

Carnavalesco Edson Pereira da Unidos de Padre Miguel. Foto: SRZD-Adriana Vieira

A noite começou com animação de um grupo de pagode que encantou os presentes. Em seguida, a bateria de mestre Dinho assumiu o posto e o comandante mostrou o seu trabalho na apresentação das alas das baianas, Velha Guarda, passistas, e casais de mestre-sala e porta-bandeira. Após os segmentos se apresentarem, começou o desfile das fantasias dos setores que farão parte do desfile de 2016.

Grupo de pagode se apresentando na Unidos de Padre Miguel. Foto: SRZD-Adriana Vieira

O intérprete Luizinho Andanças falou ao SRZD-Carnaval de sua alegria de estar defendendo o pavilhão da Unidos de Padre Miguel, uma escola, que, segundo ele, o recebeu com muito carinho. "Estou feliz e com o coração tranquilo. Eu estava pensando em sair fora do Carnaval do Rio de Janeiro, pois fiquei dois anos na Argentina e pensei em ficar lá de vez. E receber o convite da Unidos de Padre Miguel foi um presente, já que é uma escola que tenho profunda admiração, embora não tivesse hábito de frenquenta-la, só nas disputas de samba. Já gravei o samba de 2016 e gostei muito. A comunidade já me recebeu com os braços abertos e hoje vou apenas enaltecer a festa dos protótipos", destacou.

Intérprete Luizinho Andanças da Unidos de Padre Miguel. Foto: SRZD-Adriana Vieira

As fantasias aprensentadas que farão parte do primeiro sertor são Manacéis Diários; Pátria mãe servis; Por ordem real do rei; O Brasil faz a corte; Ratinhos; e Deu a louca aqui no quinto dos infernos (ala das baianas). No segundo setor virão as fantasias das alas Nunca dantes navegados; Pindorama, minha terra tem palmeiras; Não se rende; Natureza preservada; e Novas rotas e novas descobertas. No terceiro setor, por sua vez, estarão presentes as alas O eldorado é aqui e Plantation.

Bateria da Unidos de Padre Miguel se apresentando. Foto: SRZD-Adriana Vieira

O quarto e último setor será constituído das alas Quanto riso, quanto alegria; Um banho de consciência; O estelian; e Somos a terra dos esfarrapados. Também foram apresentadas as fantasias da bateria e ala dos passistas. Após o desfile dos protótipos, o presidente Lenilson Leal agradeceu os presentes e disse que a Unidos de Padre Miguel vai brigar pelo campeonato, ressaltando a importância da comunidade comparecer aos ensaios e desfilar na agremiação. Em seguida, o carnavalesco apresenta sua equipe e o intérprete oficial Luizinho Andanças.

Casal se apresentando na Unidos de Padre Miguel. Foto: SRZD-Adriana Vieira

A Unidos de Padre Miguel, que será a sexta escola a desfilar no sábado de Carnaval na Marquês de Sapucaí, pela Lierj, inicia seus ensaios técnicos de rua na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro, na Vila Vintém.

Intérprete da Unidos de Padre Miguel, Luizinho Andanças. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Baianas da Unidos de Padre Miguel se apresentando. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Carnavalesco Edson Pereira da Unidos de Padre Miguel. Foto: SRZD-Adriana Vieira 

Presiidente da UPM. Foto SRZD-Adrian Vieira

Ala dos Ratinho do Unidos de Padre Miguel. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala Por ordem real do rei. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia ala Eldora é aqui. Foto: SRZD-Adriana Vieia

Fantasia ala Eu fico com a pureza da resposta das crianças. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da Unidos de Padre Miguel. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da Unidos de Padre Miguel. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala Natureza presenteada. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala Novas rotas, novas descobertas. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala Nunca dantes navegados. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala  Brasil faz a corte. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala O estalian. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala Pátria Mãe. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala Pindorama, minha terra tem palmeida. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala Plantation. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala Quanto riso, quanto alegria. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala Somos a terra dos esfarrapados. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala Um banho de consciência. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala da bateria. Foto: SRZD-Adriana Vieira

Fantasia da ala das baianas da Unidos de Padre Miguel. Foto: SRZD-Adriana Vieira

* Adriana Vieira - Colaboradora

 

 

 

 

 



Comentários
Comentar