SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



12/11/2015 09h54

Chega de notícias ruins
Sidney Rezende

Em todos os lugares que compareço para realizar minhas palestras, eu sou questionado: "Por que vocês da imprensa só dão 'notícia ruim'?"

O questionamento por si só, tantas vezes repetido, e em lugares tão diferentes no território nacional, já deveria ser motivo de profunda reflexão por nossa categoria. Não serve a resposta padrão de que "é o que temos para hoje". Não é verdade. Há cinismo no jornalismo, também. Embora achemos que isto só exista na profissão dos outros.

Os médicos se acham deuses. Nós temos certeza!

Há uma má vontade dos colegas que se especializaram em política e economia. A obsessão em ver no Governo o demônio, a materialização do mal, ou o porto da incompetência, está sufocando a sociedade e engessando o setor produtivo.

O "ministro" Delfim Netto, um dos mais bem humorados frasistas do Brasil, disse há poucas semanas que todos estamos tão focados em sermos "líquidos" que acabaremos "morrendo afogados". Ele está certo.

Outro dia, Delfim estava com o braço na tipoia e eu perguntei: "o que houve?". Ele respondeu: "está cada vez mais difícil defender o governo".

Uma trupe de jornalistas parece tão certa de que o impedimento da presidente Dilma Rousseff é o único caminho possível para a redenção nacional que se esquece do nosso dever principal, que é noticiar o fato, perseguir a verdade, ser fiel ao ocorrido e refletir sobre o real e não sobre o que pode vir a ser o nosso desejo interior. Essa turma tem suas neuroses loucas e querem nos enlouquecer também.

O Governo acumula trapalhadas e elas precisam ser noticiadas na dimensão precisa. Da mesma forma que os acertos também devem ser publicados. E não são. Eles são escondidos. Para nós, jornalistas, não nos cabe juízo de valor do que seria o certo no cumprimento do dever.

Se pesquisarmos a quantidade de boçalidades escritas por jornalistas e "soluções" que quando adotadas deram errado daria para construir um monumento maior do que as pirâmides do Egito. Nós erramos. E não é pouco. Erramos muito.

Reconheço a importância dos comentaristas. Tudo bem que escrevam e digam o que pensam. Mas nem por isso devem cultivar a "má vontade" e o "ódio" como princípio do seu trabalho. Tem um grupo grande que, para ser aceito, simplesmente se inscreve na "igrejinha", ganha carteirinha da banda de música e passa a rezar na mesma cartilha. Todos iguaizinhos.

Certa vez, um homem público disse sobre a imprensa: "será que não tem uma noticiazinha de nada que seja boa? Será que ninguém neste país fez nada de bom hoje?". Se depender da imprensa brasileira, está muito difícil achar algo positivo. A má vontade reina na pátria.

É hora de mudar. O povo já percebeu que esta "nossa vibe" é só nossa e das forças que ganham dinheiro e querem mais poder no Brasil. Não temos compromisso com o governo anterior, com este e nem com o próximo. Temos responsabilidade diante da nação.

Nós devemos defender princípios permanentes e não transitórios.

Para não perder viagem: por que a gente não dá também notícias boas?

Leia também:

- Chega de notícia ruim - texto de janeiro/2015


Comentários
  • Avatar
    04/03/2016 16:49:42OrlandoAnônimo

    Hoje tem notícia boa em todos os jornais do país, a melhor do ano!!

  • Avatar
    09/02/2016 12:01:59fred spósitoAnônimo

    Sidney Rezende é uma Palhaçada que a cbn e a Globo News fez a voce Um Excelente Profissional é voce não mereçe isso O CBN RJ não é mais o mesmo cada ano eles trocam de ancora que não aguenta a pressão da Dona Mariza Tavares A Carolina Morand passou a assumir o CBN RJ junto da Lilian Ribeiro que faz O Reporter CBN Na Rede CBN sofrem muita pressão é terrivel

  • Avatar
    10/01/2016 08:57:46Nestor Diakmantino de OliveiraAnônimo

    Estamos mesmo num turbilhão de mudanças, aparentemente para pior, Não uso a internet e não tenho celular. Minha cota de informação era, até recentemente, limitada a Sidney Rezende (Globonews) e Carlos Oliveira (Bandnews. Não chego a ser ainda paranoico, mas a verdade é que não estou me sentindo muito bem...

  • Avatar
    13/12/2015 20:24:35Brunno RodriguesAnônimo

    Senhor Rezende, seus textos são sempre lúcidos e recheados de uma sabedoria que ganha força nas ruas, nas esquinas de nosso país. Jornalistas como o senhor são raros. Enobrecem a área de comunicação com a coragem de suas palavras e a elegância de suas posições e convicções. Muito obrigado!!! Brunno Rodrigues

  • Avatar
    12/12/2015 14:59:29Walter RochaMembro SRZD desde 21/08/2009

    Parabéns p/ decisão de, ao escrever o histórico "Chega de Notícias Ruins", se contrapor à orientação da poderosa, porém nada confiável "Organizações G", da 'família' Monstro M e voltar a luz, saindo do lado obscuro da imprensa brasileira, em grande parte golpista dentro dos ideários Neo Udenistas. A propósito, nossa imprensa agoniza, tanto na capacidade de seus profissionais, quando na quantidade. Sr. SR, sucesso ainda maior nas novas atividades profissionais e fique sempre ao lado da Verdade.

  • Avatar
    11/12/2015 15:15:18Roberto Vital AnauAnônimo

    Entrei com muito atraso neste post e não sei se alguém irá ler meu comentário. Mas sinto a obrigação de aplaudir o Sidney pela coragem. Aqui mesmo alguns brucutus entraram buscando achincalhá-lo. É o que ocorre com os dissidentes da Verdade Única das sete famiglie que oligopolizam nossa mídia de massas para disseminar o ódio e a desesperança. Aos que questionam os patrocínios - verdadeiros brucutus - peço que perguntem à Rede Bobo se já não lhe basta sonegar um bilhão de reais do Fisco, isto é, do Poder Público do qual é uma concessão, e afinal de contas da sociedade. Essa vocês não questionam, mas é o principal patrocínio do Governo Federal a uma empresa de mídia, já que não a punem pelo crime fiscal. Em troca, recebem tiroteios diários de noticiário só negativo - escondendo o positivo, como bem diz o Sidney - e propaganda do impeachment. Homens com a coragem do Sidney, infelizmente, são raros na mídia e quando mostram essa coragem são punidos com demissão. Estarei atento a tudo que você fizer no campo das comunicações. Toda força, não desista nem se curve aos provocadores e caluniadores.

  • Avatar
    04/12/2015 20:56:17ANDERSONAnônimo

    KKKK TA LA UMA PROPAGANDA CA CAIXA ECONOMICA NO BLOG .... HEHEHEH

  • Avatar
    03/12/2015 19:06:10Marcellus LeitãoAnônimo

    Parabéns. Alguém nascido na brava Rádio J B não pode compactuar com o noticiário do esgoto que domina a mídia das sete famílias desta fazenda. Super abrraço Sidney

  • Avatar
    03/12/2015 17:07:38rochelle gabbayAnônimo

    Muito bom!

  • Avatar
    30/11/2015 07:23:51Claudio SantosAnônimo

    Para comprovar a tese, o senhor poderia ter citado algumas das boas medidas adotadas pelo governo. Eu, particularmente, gostaria de saber o que esse governo fez para melhorar a eficiência do Estado.

  • Avatar
    29/11/2015 03:00:40Ida Vicenzia FloresAnônimo

    Parabéns, Sidney Rezende. Jornalistas devem ser íntegros. Tenho que me estender? Também sou jornalista, e fico abatida com o que está acontecendo com a oposição no Brasil. O governo fez tanta coisa boa, e os jornais e a televisão só dão notícias ruins. Rezende está com a razão.

  • Avatar
    28/11/2015 19:18:43Mônica VasconcellosAnônimo

    Quando eu soube da sua demissão da Globo, eu pensei: esse certamente é um excelente jornalista! E não deu outra! Parabéns! A partir de agora eu vou prestar atenção redobrada em tudo o que você disser e/ou publicar. Ser demitido da Globo nas condições em que você foi é motivo de orgulho para um Jornalista do seu calibre. Essa era a ótima notícia que faltava! Ainda há esperança! Ainda há jornalistas íntegros, de moral ilibada, de caráter incorruptível! Parabéns, Sidney Rezende, por ter se libertado dessa máquina de moer talentos jornalísticos e transformá-los em meras marionetes, em meros papagaios repetidores de tudo o que o camelo que está ali onipresente no deserto global espera (ordena?) que eles repitam...

  • Avatar
    27/11/2015 22:28:42roque ott steffenAnônimo

    Sinto que o Sid tem certa razão, pois, a imprensa poderia, acho eu, ter um pouco de autocrítica.

  • Avatar
    26/11/2015 22:30:07SANDRA RODRIGUES FERNANDESAnônimo

    Parabéns pela coragem, finalmente alguém sensato na Globo, que consegue passar as notícias com imparcialidade.

  • Avatar
    26/11/2015 18:39:53Edmundo C. BurlamaquiAnônimo

    Desculpe Sidney, mas a desastrosa governança dos petistas, não enseja boas notícias . Espero que você, que até pouco tempo integrava um seleto grupo de jornalistas de ponta, não se bandeie para o lado desses oportunistas de plantão, defensores do indefensável , que não olham com olhos de ver, pois se tivessem um mínimo de dignidade teriam nojo dessa corja que tomou conta do país.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.