SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



23/12/2008 11h12

Marcelo Freixo e as ameaças de morte
Sidney Rezende

SIDNEY REZENDE ENTREVISTA MARCELO FREIXO

Dê a sua opinião!

O SRZD acompanha de perto a trajetória do deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL. Há dois anos fizemos uma longa entrevista de video disponível nos nossos arquivos para consulta dos leitores (Parte I | Parte II). Ele ainda não andava com seguranças à sua volta e nem recebia as ameaças que o obrigam a mudar a rotina constantemente.

Em visita à Redação - com os guarda-costas do lado de fora - o parlamentar nos entregou o relatório final da CPI destinada a investigar a ação de milícias no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. Neste papo nós tratamos de outros escândalos que ocorreram em 2008.

Depois de graves denúncias contra criminosos que pretendem se apoderar do controle do Estado, eu perguntei ao deputado se ele tinha medo de morrer. Veja a entrevista completa e saiba a resposta.



Comentários
  • Avatar
    10/01/2010 21:37:30Samuel SilvaAnônimo

    O Marcelo é o Cara, pena que não possa se multiplicar em vários Caras. Ã? honesto, batalhador e fiel aos seus eleitores e está sempre na vanguarda das lutas populares, sempre em defesa dos mais açoitados pela infelicidade. Tem sido o fiel escudeiro dos profissionais da educação na sua luta cotidiana contra os desmandos do Governador. Tem estado sempre do nosso lado, cerrando fileiras conosco e nos apoiando e defendendo quando necessário. O seu perigoso trabalho a frente da comissão que apura a atuação das milícias é digno de nota.

  • Avatar
    11/12/2009 13:51:48patriciaAnônimo

    temos que atuar na inteligencia e prender esses bandidos, o povo esta junto com marcelo freixo.

  • Avatar
    28/01/2009 17:22:39Raphael freixo MartinsAnônimo

    Eu acho Marcelo Freixo um cara muito sério, e é disso que nós precisamos para um Brasil melhor, sem corrupção e sem violência... Quem sabe um dia, possamos contar com Marcelo Freixo para PRESIDENTE!!!!

  • Avatar
    03/01/2009 14:55:15Enoch Gresenberg JuniorAnônimo

    Ã? de coragem quase sem par a atitude do deputado. Mas também é de coragem semelhante a sua, de colocar as informações a público. Parabéns. E, gostaria de um dia, saber o real mutivo de sua saída da CBN. Sou seu fã, apesar de vê-lo muito poucas vezes no ar na CBN, pois só ouvia pela internet, naquele quadro do programa do Mintin Jung. Abraços, Enoch, Piracicaba, SP.

  • Avatar
    24/12/2008 18:05:48Celia BarbosaMembro SRZD desde 30/05/2009

    Acompanho o trabalho de Marcelo Freixo, antes mesmo dele entrar para a política. Sinceramente temo pela vida dele, e dos que estão envolvidos em desmanchar as milícias.

  • Avatar
    24/12/2008 15:24:46Sidney RezendeMembro SRZD desde 23/05/2006

    Carlos Barbosa, obrigado pelo seu depoimento. Estamos em busca de participações como a sua: sincera e honesta. Este é um espaço editorial seguro. Garantimos o sigilo do endereço eletrônico dos nossos leitores. Só com o testemunho franco da nossa gente é que poderemos construir uma sociedade melhor.

  • Avatar
    24/12/2008 11:50:28Carlos BarbosaAnônimo

    Essa discussão é muito complexa e de futuro imprevisível. Nos, que moramos em comunidades populares (sim, moro em uma) vivemos diariamente entre a cruz e a espada. Uma hora é o tráfico e suas diversas facções guerreando entre si; outra hora são as milícias. Nós, pessoas comuns e trabalhadoras, que desejamos seguir vivendo em paz, trabalhando e estudando para conquistar uma vida melhor, temos nossa paz subtraída todos os diz. Temos sempre que nos manter calados, pois nossa confiança no Estado se foi há muito tempo. Do outro lado, qualquer ação nossa que contrarie tráfico ou milicias, somos julgados sumariamente por eles e condenados à morte. Se sentimos a ausência do Estado, também sentimos a ausência do privado. Empresas de serviços como tv por assinatura, internet banda larga, etc, simplesmente nos ignoram como consumidores. Como esses serviços privados não são disponibilizados pelos agentes credenciados legalmente para tal, abre-se uma porta para a ilegalidade. Não é a toa que as gato net e gato velox proliferam nas comunidades proletárias da nossa cidade. As empresas de transporte público também ignoram essa camada da população. Tudo isso abre brechas para que milicianos e traficantes operem ilegalmente serviços de transporte, internet e tv por assinatura, fazendo fortunas com isso. Talvez se o Estado e os fornecedores privados de serviços dessem um pouquinho mais de atenção a nós, fosse possível começar uma mudança nessas comunidades. Mas isso é processo para anos, não para meses.

  • Avatar
    23/12/2008 23:54:29Andrea MatosAnônimo

    Vocês não sabem como é bom ver dois homens serios assim na vida publica. Parabens aos dois!

  • Avatar
    23/12/2008 22:11:56DaniloAnônimo

    Bom saber que há políticos assim. A verdade é que as pessoas precisam de heróis. Precisam de alguém que enfrenta, alguem que age, porque assim as pessoas se sentirão encorajadas a reagir também e não apenas esperar que os outros reajam. Ã? um preço muito grande a se pagar para ser um herói, mas acredito que o resultado seja muito gratificante.

  • Avatar
    23/12/2008 16:56:35Castro SerpaAnônimo

    Vá em frente, deputado. Nós precisamos de pessoas assim. Íntegras e corretas. E não de bandidos na Alerj.

  • Avatar
    23/12/2008 14:57:30judithmariaAnônimo

    Tenho orgulho de ter na assembléia o Deputado Marcelo Freixo. Parlamentar íntegro, guerreiro e que Deus o proteja!

  • Avatar
    23/12/2008 14:56:36judithmariaAnônimo

    Tenho orgulho de ter na assembléia o Deputado Marcelo Freixo. Parlamentar íntegro, guerreiro e que Deus o proteja!

  • Avatar
    23/12/2008 14:54:51Paulo CesarAnônimo

    A sociedade fluminense não pode aceitar a dominação de traficantes, milicianos, corruptos e bandidos. 2009 precisa ser o ano da virada. Este Portal está se tornando uma referência desta luta. O deputado Marcelo Freixo é honesto, limpo e corajoso. Precisamos de pessoas assim.

  • Avatar
    23/12/2008 14:05:23Soraia SantosAnônimo

    Parabéns pela entrevista. Sidney, nós gostamos muito das suas entrevistas. Volte a fazê-las no seu site. Eu tenho recomendado para amigos. O site é maravilhoso.

  • Avatar
    23/12/2008 13:58:22Paulo ConteAnônimo

    Deputado Freixo é um dos poucos que se safam nessa Alerj. Bela entrevista!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.