SRZD


08/02/2016 04h00

Sem erros e com fino acabamento, Mancha entra na briga pelo título
Redação SP

Quinta agremiação a desfilar já na madrugada de segunda-feira, dia 8, no sambódromo do Anhembi, a Mancha pisou na Avenida para apresentar o enredo "Mato Grosso, uma Mancha Verde no coração do Brasil".

- Confira o áudio do desfile

- Assista ao vídeo do desfile 

Reeditado, o Carnaval da verde e branca sobre o estado do centro-oeste brasileiro rendeu, há quase uma década, a décima segunda colocação para a agremiação, e foi desenvolvido, na ocasião, por Eduardo Caetano.

Desta vez o tema ficou sob a responsabilidade de Pedro Alexandre, o Magoo. E o retorno do artista para a alviverde foi marcado por inúmeros desafios, entre eles, o de reverter as notas recebidas no quesito fantasia; foram nove décimos que contribuíram decisivamente para o revés.

Engasgada pelo rebaixamento em 2015 por apenas um décimo, a entidade comandada pelo presidente Paulo Serdan veio para a disputa buscando retomar sua vaga no Grupo Especial da cidade.

O trio de coreógrafos da comissão de frente alviverde Jonathan, Marcos e Wender, trouxe sua comissão realizando performance extensa e recheada de movimentos inspirados em rituais indígenas.

O setor inicial foi marcado pelas belezas naturais da região, com destaque para a Chapada dos Guimarães, o "Mar de Xarayés" e o Pantanal.

Setor que ainda contou com a beleza da dança do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcelo e Adriana, trajados num lindo figurino exaltando a flora e a fauna da região.

Os primeiros moradores do estado e o início das atividades em meio às matas e aos animais, permearam os elementos seguintes. A Vila Bela da Santíssima Trindade, que se destacou no período da colonização, a chegada de negros vindos da África para a escravidão, trabalhando no garimpo em região inóspita e isolada, no Vale do Guaporé, foram retratadas.

Partindo para um viés místico e espiritualizado, a terceira parte do enredo abordou o Alto Xingu, morada dos índios, os rituais e a chegada de Orlando Villas Boas, o "Cacique branco do Pantanal".

A agricultura local, o ecoturismo e a pesca foram elementos do segmento final que, além de explorar o Mato Grosso contemporâneo, ainda deixou um alerta contra o desmatamento, as queimadas e a poluição.

Toda essa história foi contada através de alegorias bem realizadas, com excelente leitura e que contaram com diversos efeitos de iluminação, fumaça, papéis picados e, no segundo carro, um telão de led.

Os figurinos também mostraram a mesma qualidade no acabamento e na utilização dos materiais. As alas formaram um excepcional conjunto cromático, extremamente harmonioso.

Fredy Vianna, considerado dono de uma das melhores vozes do samba paulistano e, junto aos seus cantores, bicampeão do Prêmio SRZD na categoria, conduziu muito bem o samba que canta as belezas da região do estado de Mato Grosso.

Time de canto acompanhado pela batucada de mestre Tiago, que fez sua estreia à frente dos ritmistas da Mancha. Bateria formada por muitas mulheres e jovens nos diferentes naipes dando o tom da nova cara da batucada alviverde. Nova cara, mas novamente com a sempre exuberante presença da rainha Viviane Araújo.

No aspecto musical, a condução do carro de som aliada à bateria foi eficiente para sustentar a evolução e o canto dos componentes, que embora não fosse tão intenso, foi constante no acompanhamento do belo samba da Mancha, que com muita tranquilidade, concluiu sua apresentação sob os aplausos de seus torcedores espalhados pelas arquibancadas do Anhembi.

Rádio SRZD transmite ao vivo a apuração dos Grupos Especial e de Acesso

Mais uma vez você vai acompanhar em tempo real todas as emoções da apuração das notas que vão definir o resultado do Carnaval de São Paulo em 2016. Fique ligado e participe de mais essa transmissão ao vivo.

Prêmio SRZD-Carnaval/SP 2016

Na noite desta segunda-feira, dia 8, na página principal do SRZD-Carnaval/SP, será divulgado o resultado oficial desta edição do prêmio. A votação estará disponível após o encerramento do desfile da última escola do Grupo de Acesso. Vote e participe!

Agora é com você leitor! O SRZD quer saber a sua opinião.

Comente o que achou do desfile no espaço abaixo destinado aos comentários.

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    08/02/2016 18:09:33katiusy jesus carvalhoAnônimo

    Quero parabenizar a Macha por mas um carnaval,tive o prazer de esta pelo terceiro ano concecultivo, pois minha eterna rainha minha fada madrinha que veio atras do segundo casal de mestre sala e porta bandeira,Sandra Luzia Pereira Macedo que me fez se apaixonar pelo carnaval da mancha pois eu estava doente e mesmo assim fui,vcs arrasaram amei, o tema foi muito lindo. Teve uma familia que veio da Paraiba para assistir o carnaval e tava comentando que tava linda a escola parabéns mas uma vez

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.