SRZD


06/02/2016 01h43

Boa plástica proporciona desfile colorido e alegre à Porto da Pedra
Luana Freitas

A Porto da Pedra mostrou muita criatividade e bom-humor na homenagem ao Palhaço Carequinha, na noite desta sexta-feira. A escola do Tigre foi a terceira a desfilar no dia de abertura do Carnaval 2016 na Sapucaí.

Antes do início do desfile, o ator Marcos Frota, com enorme envolvimento com o circo, e, consequentemente com o enredo, convocou a comunidade e pediu animação para todos, durante discurso no carro de som. "Palhaço Carequinha - Paixão e Orgulho de São Gonçalo. Tá certo ou não tá?" foi o tema apresentado na Avenida.

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval 2016

Foto: SRZD - Igor Gonçalves

A plástica bem acabada e com muito colorido ajudou a escola, que mostrou que o jogo pode mudar após o ensaio técnico. O treino da vermelha e branca na Sapucaí não foi dos melhores.

Foto: SRZD - Igor Gonçalves

A comissão de frente, do coreógrafo Patrick Carvalho, representou o convite da escola a todos os palhaços para homenagear Carequinha. O segmento contou com um anão, que "participava" de acrobacias, e até com um circo inflável, armado no meio do desfile em frente às cabines dos jurados.

Foto: SRZD - Igor Gonçalves

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por José Roberto e Thais Romi, simbolizou a chegada do circo do Tigrão. Os dois foram os mestres de cerimônia do espetáculo em homenagem a Carequinha. Com fantasias nas cores branca, vermelha e rosa e maquiagem de palhaço, os dois exibiram uma dança com leveza e entrosamento, mostrando o resultado da dedicação nos ensaios.

Foto: SRZD - Igor Gonçalves

As alas e alegorias contaram a trajetória do palhaço, que nasceu em São Gonçalo, e, além do circo, passou pela rádio, televisão e cinema, e mudou a visão do público sobre os palhaços. O personagem passou a brilhar e ser herói de suas histórias, ganhando a simpatia de adultos e crianças.

A ala "A Escolinha do Professor Raimundo" lembrou a participação de Carequinha no programa comandado por Chico Anysio. Os integrantes usavam roupa azul, adereço na cabeça, remetendo ao penteado do professor, além do bigode marcante. Nas mãos, eles seguravam uma placa com o bordão do personagem: "E o salário ó".

Foto: SRZD - Igor Gonçalves

Carequinha ganhou uma medalha que o consagrou como Palhaço Moderno do Mundo, nos anos 60, na Itália. A homenagem também foi destacada pela escola em uma das 23 alas.

Os ritmistas representaram a célebre canção infantil gravada por Carequinha, "Marcha, soldado". O compositor Tunico da Vila apresentou a bateria para os jurados. Ele recebeu o convite do carnavalesco Jaime Cezário e do mestre Celinho, e destacou ao SRZD-Carnaval que o importante é estar na Sapucaí, perto da comunidade e do público, seja no Grupo Especial ou na Série A.

Foto: SRZD

Foto: SRZD - Igor Gonçalves

O desfile foi concluído com a lembrança da morte de Carequinha, que morreu em 2006, aos 90 anos. A saudade deixada por ele também foi destacada no desfile, através da ala "Saudades do Palhaço Carequinha". A quarta e última alegoria, "A mais divertida estrela do céu", trouxe os familiares do homenageado.

Tendo em vista as dificuldades da Série A e a crise financeira que atinge o Brasil, o carnavalesco Jaime Cezário optou por usar materiais mais baratos, mas com um belo efeito na Avenida.

O canto e o andamento foram satisfatórios. Os componentes não precisaram correr, nem parar por muito tempo para retardar o desfile, que foi encerrado aos 55 minutos, tempo máximo para a passagem das escolas da Série A pela Marquês de Sapucaí.

Foto: SRZD - Igor Gonçalves

Foto: SRZD - Igor Gonçalves

Foto: SRZD - Igor Gonçalves

Foto: SRZD - Igor Gonçalves

Fotos: Hellen Manhães

- Clique aqui e veja galeria de fotos do desfile da Porto da Pedra

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



Comentários
  • Avatar
    06/02/2016 12:53:19papiza do sambaMembro SRZD desde 28/01/2010

    ficou feio ver uma lona gigante sendo aberta e enchida podia ganhar tempo com mais evolução coreográfica viraram contra-regras em cena aberta

  • Avatar
    06/02/2016 12:51:22papiza do sambaMembro SRZD desde 28/01/2010

    parabens cesário exelente fase, no entanto dispensável o circo inflável da comissão de frente

Comentar