SRZD


11/02/2016 14h45

Leia as justificativas das notas do Carnaval paulistano 2016
Redação SRZD

Menos de 48 horas após o término da apuração que definiu o resultado do Carnaval de São Paulo de 2016, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo divulgou nesta quinta-feira, dia 11, as justificativas das notas atribuídas pelos jurados nos desfiles dos Grupos Especial e Acesso.

Foto: Robson Fernandjes/ LIGASP/ FOTOS PÉBLICAS - 11/2/2015

Assim como nos dois últimos anos, foram concedidas quatro notas para cada um dos nove quesitos, sendo que a menor foi descartada.

Com 269,4 pontos, a Império de Casa Verde foi a primeira colocada e conquistou seu terceiro campeonato no Grupo Especial. Pérola Negra e X-9 Paulistana foram rebaixadas para o Grupo de Acesso, que teve a Mancha Verde como vencedora, seguida pela Tom Maior. Ambas retornam à divisão de elite do samba paulistano no próximo ano.

A Estrela do Terceiro Milênio foi campeã do Grupo 1 e conquistou vaga no Grupo de Acesso.

Barroca Zona Sul e Morro da Casa Verde desfilarão pelo Grupo 1 da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) em 2017. 

Confira as justificativas divulgadas:

* Agremiações do Grupo Especial

- Império de Casa Verde

- Acadêmicos do Tatuapé

- Mocidade Alegre

- Vai-Vai 

- Unidos de Vila Maria 

- Dragões da Real

- Gaviões da Fiel

- Águia de Ouro

- Nenê de Vila Matilde

- Acadêmicos do Tucuruvi

- Rosas de Ouro

- Unidos do Peruche

- Pérola Negra

- X9 Paulistana 

* Agremiações do Grupo de Acesso

- Mancha Verde

- Tom Maior

- Independente

- Camisa Verde e Branco

- Imperador do Ipiranga

- Leandro de Itaquera

- Colorado do Brás

- Barroca Zona Sul

- Morro da Casa Verde

Nota oficial da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo

Por meio de sua Assessoria de Imprensa, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, vem a público esclarecer:

O artigo 30 do Regulamento Oficial do Carnaval 2016, em seu primeiro parágrafo diz: "no caso de um jurado deixar de atribuir nota ao quesito em julgamento de determinada escola de samba, será atribuída a essa agremiação a maior nota dada pelos demais jurados que avaliaram esse quesito".

Portanto, na apuração ocorrida no dia 09/02/2016, onde se tornaram públicas as notas das quatorze escolas de samba que desfilaram no Grupo Especial, em cada quesito julgado, o parágrafo citado acima foi regularmente utilizado em dois casos:

1- No quesito Evolução, o jurado Jorge Martins deixou de apontar a nota para a Império da Casa Verde, sendo que foi atribuída a maior nota dada pelos demais jurados que a avaliaram, no caso 10.

2- No quesito Harmonia, o jurado Nilton Crispiniano Santos de Oliveira deixou de apontar a nota para a Dragões da Real, sendo que foi atribuída a maior nota dada pelos demais jurados que a avaliaram, no caso 9.9.

É importante esclarecer que a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo realiza, desde outubro de 2015,o treinamento para os jurados de cada quesito, em suas normas de conduta e pontos de balizamentos. Este treinamento visa evitar erros que possam prejudicar as escolas e garantir a justiça do resultado. Este treinamento é feito nas cidades de cada coordenador de jurados, devido ao fato de nenhum jurado ser morador da cidade de São Paulo, evitando assim qualquer predileção.

Porém, por tratar-se de seres humanos, e com a experiência da Liga de São Paulo na promoção e organização do evento, faz-se necessário o Regulamento Oficial do Carnaval prever toda sorte de contingências. O documento foi deliberado, aprovado e assinado por cada uma das 23 agremiações que compõem o carnaval de São Paulo, nos grupos Especial e de Acesso, e sua contínua revisão e adaptação anual existe para que o mesmo anteveja caso qualquer falha humana ocorra, como de fato ocorreu neste ano de 2016.

Importante salientar que mesmo que a Império da Casa Verde tivesse obtido nota inferior a 10 que lhe foi corretamente atribuída, a agremiação seria Campeã do Carnaval de 2016. Isto pois, a diferença matemática entre a primeira e a segunda colocada do carnaval deste ano foi de 0,3 pontos, suficiente para que aquela nota fosse descartada.

Ressaltamos que o Carnaval de São Paulo cresce anualmente em número de público e investimento por parte da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, que tem por objetivo maior promover um evento que traga, tanto para as agremiações quanto para o público, satisfação e entretenimento de altíssimo nível, com segurança, respeito e alegria.

A Liga das Escolas de Samba se muniu de todos os artifícios possíveis de prevenção e reparação para que um incidente como esse não prejudique a qualidade do espetáculo e a justiça do resultado. Lamentamos o ocorrido na apuração e esperamos que o mesmo não deturpe a imagem de comprometimento que existe para com o Desfile das Escolas de Samba de São Paulo, tanto da Liga de São Paulo, como das 23 agremiações que fazem parte do show.

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    20/02/2016 22:59:21LeitorAnônimo

    Eu debochar da Império Campeã, desculpe se você não foi com a minha cara é uma pena, agora inventar mentiras não dá né. Porque eu debocharia da Império ter ganho? Você me viu defendendo que "outra escola merecia ser a campeã". Eu nunca gostei do enredo do Império,nem vou passar a gostar para ficar "bem na fita" com quem ganhou, mas nunca questionei nada, aliás Jorge Freitas já estava merecendo o título a muito tempo. Aliás, NÃO fui eu quem esta questionando, dizendo que a Vai-Vai foi "beneficiada" nas notas de Alegorias, com todo respeito, mas inveja é um mer%$%, a quanto tempo o Vai-Vai cansou de levar notas baixas em Alegorias. NÃO fui eu quem desejei o rebaixamento de uma escola, como alguns aqui que na madrugada do Sábado de Carnaval depois dos desfiles estavam se deliciando com a "história de agressão e perda de 3 pontos" como aquele rapaz "Marcelo Nenê" que estava super feliz dizendo que a Vai-Vai seria "rebaixada" e depois quebrou a cara, rsrsrrs, bem feito para ele,kkkk, pois Deus não dá asa a cobra.

  • Avatar
    19/02/2016 08:06:53RafaAnônimo

    Ok, colega leitor, aqui estamos e desde o inicio expondo nossas opiniões e pensamentos, não só neste post, mas em outros tbm, vi sempre você debochar e menosprezar algumas escolas, inclusive da Império Campeã e do Jorge Freitas, porem jamais julguei seu pensamento ou opinião, pois ela é sua, e não posso mudar, agora falar que eu em tom de deboche estou menosprezando as escolas, não, mas não mesmo. mas Ok, como você mesmo disse, paramos por aqui.

  • Avatar
    18/02/2016 16:09:45LeitorAnônimo

    Marco, mas a Mocidade fez um belo desfile, achei o desenvolvimento do enredo bem melhor que de anos anteriores deu para entender a história do Ayo, só que a estética começou excelente e depois foi diminuindo o nível, não chegou a ficar nível de acesso em momento nenhum,não, apenas começou em nível de campeã e o desfile foi concluído em nível mais baixo, lembrando alguns anos atrás do Carnaval de SP quando o recurso $$$ era um pouco menor. Achei justa a colocação no geral, não acho que a Tatuapé tenha merecido o vice, mas a Tatuapé merecia o vice de 2014 e na época não levou, então não chegou a ser nenhuma "injustiça".

  • Avatar
    18/02/2016 16:08:43LeitorAnônimo

    Colega Rafa, notei em sua conversa um tom de deboche das escolas, como não acho que o julgamento de uma escola, seja ela qual for seja o Zorra Total, então meu papo com o sr. acabou por aqui. Até porque se a Vai-Vai vivesse de beneficiamento, nossa, como esse "beneficiamento" fez falta em 2013 e 2014 quando a Vai-Vai ficou em sétimo e nono e estava quase indo para o acesso. Se você viu alegoria impecáveis na Mocidade, um bom oftamologista e óculos é um bom conselho, pois você é a única pessoa que viu isso, pois até torcedor da Mocidade sabe dos erros que a escola teve, tanto que o jurado descontou ponto.

  • Avatar
    18/02/2016 07:15:12RafaAnônimo

    Rsrsrsrs, bem por ai, Benefícios levados em consideração as escolas, mas ainda sim acho o Abre Alas da Império o mais bonito deste Carnaval, foi Incomparável.

  • Avatar
    17/02/2016 17:36:37MarcoAnônimo

    Leitor, concordo plenamente com vc! Moicidade estava com alegorias bem pobres comparadas a outros anos, a escola foi beneficiada neste quesito pelos jurados porque ainda só tirou um 9.9. Só prestou as 3 primeiras alegorias porque as duas últimas estava nível escola de Acesso. Depois falam que só Vai Vai que é beneficiada.

  • Avatar
    17/02/2016 15:39:04LeitorAnônimo

    Rafa, olha a Mocidade tinha problema de acabamento sim, e sérios numa das alegorias num escultura e outros também, é outro quesito que a Mocidade tem que se corrigir. Tive colegas que estavam no Sambódromo e depois que a Mocidade passou diziam que ou Vai-Vai ou Império ganhariam, pois a Mocidade teve uma alegoria com sérios problemas de acabamento e com coisas quebradas. Isso foi coisa que todos viram, inclusive os jurados. A Mocidade em 2016 fez a mesma coisa da Vai-Vai do ano passado, ou seja gastou tudo no Abre-alas e foi esquecendo das demais alegorias, o tripé da Comissão de frente era lindo e abre alas gigantesco, o melhor abre alas do ano, mas a segunda alegoria e terceira mais pobres, e a quarta e quinta mais pobre ainda. Eu já disse isso esse Carnaval 2016 foi o melhor ano do Vai-Vai no quesito Alegoria em muitos anos, a Vai-Vai estava correta em alegoria, ela não estava era grandiosa como em 2015, ela estava correta, certinha, a única nota baixa em Alegoria o 9,8 foi um queijo vazio, ou seja não foi defeito de acabamento e a nota pelas regras foi descartada. A Vai-Vai com seu "peso de bandeira" como você diz, já cansou de levar notas baixas em 'Alegorias e adereços', mesmo em anos que foi campeã, portanto se a Vai-Vai estivesse com problema de acabamento os jurados teria tirado ponto sim, sem dúvidas. A Vai-Vai em alegoria só ficou atrás da Império de Casa Verde, pois a Império além de correta, estava mais grandiosa.

  • Avatar
    17/02/2016 11:46:44RafaAnônimo

    Justamente Leitor, falou certo, Maior Evolução que já vi no Carnaval de São Paulo e o Samba Enredo, que mais levou o Publico ao Delírio foi Vai-Vai em 2015, mas também só isso. Alegoria é Quesito, Fantasia é Quesito e devem ser julgadas de forma correta, e não somente Pelo Samba Enredo e Evolução da Escola ou arquibancada, o Carnaval Inteiro sabe que Vai-Vai ganhou no samba enredo ano passado, mas como você disse, os jurados quiseram assim em outros quesitos, fazer o que. Marco Alegorias Impecáveis que disse foi de acabamento, pois mesmo com carros feios, não se via defeitos nas alegorias, aquela ultima da mocidade, não conta pois era um carro de acesso. Agora dizer que jurados não gostam de enredos patrocinados não é bem assim, a Dona Globo não gosta de enredos patrocinados, mas neste ano como se falava de Vai-Vai e de França ela deu uma ênfase a mais, o problema foi a própria escola não gostar da coisa, pois não foi a Vai-Vai que conheço, que colocou o Anhembi no chão ano passado, colocou todas as arquibancadas a Catar seu Samba. isso sim foi Incrível.

  • Avatar
    16/02/2016 23:00:09LeitorAnônimo

    Henrique, o negócio é que os jurados não suportam enredo patrocinado na Vai-Vai, todo mundo gostou do enredo da França, os jornalistas, a comunidade do Bixiga, os franceses na escola, todos gostaram, mas os jurado não, aí ficam arrumando defeito em tudo da Vai-Vai, até em Harmonia. Escola carioca vem com enredo patrocinado e os jurados do Rio acham lindo, mas os jurados daqui de Sampa detestam enredo patrocinado.

  • Avatar
    16/02/2016 22:53:46LeitorAnônimo

    Rafa, desculpa, mas acho difícil você dizer que a Mocidade teve acabamento impecável, para você que disse que viu de perto, acho que uns óculos é um bom conselho, pois nem o pessoal da Mocidade diz isso de "acabamento impecável", visto que a escola teve problemas em uma alegoria e pelo que me lembro o jurado viu isso e a Mocidade perdeu décimos. Sobre as alegorias da Vai-Vai elas eram bem melhores que 2015 da própria Vai-Vai quando foi campeã, sem comparação, a única coisa que faltou foi a coroa da escola, que o povo da Vai-Vai sentiu falta, me desculpe mas dizer que a escola tal é julgada pela bandeira, a Vai-Vai passou dois anos 2013 e 2014 sem nem pisar no Desfile das Campeãs, a Mocidade em 2011 a mesma coisa. Esse protecionismo esta mais que comprovado que não existe não. Outra coisa: A Mocidade mereceu sim em 2014, o que pode se questionar ainda sobre o tri é 2013, a Rosas merecia mais em 2013, mas se os jurados acharam que a Mocidade merecia em 2013 então tudo, bem, mas 2014 talvez seja um dos títulos mais merecidos e justos da história da Mocidade no enredo da fé. E Vai-Vai 2015, desculpa mais a única escola no Brasil que conseguiu repetir o efeito do Salgueiro 1993, um samba maravilhoso, um enredo lindo sobre a querida Elis Regina, só teve a questão plástica abaixo do esperado para uma campeã, mas questionar Vai-Vai 2015 por favor, isso não dá. É quase como questionar Vila Isabel 1988, com Kizomba, festa da raça, ou Peguei um Ita no Norte do Salgueiro em 1993. É coisa que não se questiona.

  • Avatar
    16/02/2016 20:55:30Ivãn o TERRIVELAnônimo

    EU QUERIA VER ESTE DVD DO ERRO A LIGA COLOCAR AI PRA TODO MUNDO VER

  • Avatar
    16/02/2016 20:35:50MarcoAnônimo

    Henrique, Pelo que entendi, vc acha que a Mocidade deveria ser mais canetada ainda em Evolução?

  • Avatar
    16/02/2016 19:25:52HenriqueAnônimo

    Li todas as justificativas mas não concordo com as notas da mocidade em evolução, so os jurados não viram os buracos que ela formou na avenida. No mais sem comentários paras as notas não dadas mas justificadas. Também não concordo com as notas de harmonia do Vai Vai, não é porque eu sou da escola, mas sem dúvida foi a melhor harmonia, era nítido ouvir escola cantando.

  • Avatar
    16/02/2016 17:21:44MarcoAnônimo

    Rafa Desculpe, mas vc dizer que as alegorias da Mocidade estão entre as melhores do carnaval 2016 é piada, né? As alegorias estavam bem mais simples que os carnavais de 2012, 2013, 2014 e 2015. A ultima alegoria inclusive era horrenda. Os jurados ainda foram bonzinhos neste quesito com a Mocidade. Especialmente levando-se em conta as duas últimas alegorias.

  • Avatar
    16/02/2016 12:23:52RafaAnônimo

    Desculpa Leitor, se os jurados tivessem levado em consideração os erros de acabamentos nos carros da Vai-Vai, ela não estaria mesmo entre as 5, eu estive perto dos carro antes de entrar na avenida, e eram acabamentos grotescos. sabemos bem que os jurados fazem vista grossa, por muitos erros de Vai-Vai e Mocidade, isso inclui o titulo do ano passado e o de 2014 da Mocidade, erros nítidos que fizeram vista grossa. acontece que as mesmas teriam que ficar entre as campeãs, o Nome e os títulos pesam, queria ver se não tivessem dado o titulo a império, o que argumentariam, pq o Carnaval Inteiro viu a Justiça feita. Não pouparam a Rosas, ferraram msm, mas pq tbm estava horrível, mas Tatuapé não merecia estar ali em 2°. Acabamento de Alegorias Impecáveis, somente Águia, Império e Mocidade, o restante eram grotescos e gritavam, da Tatuapé então, nem os cortes do isopor das moldagens tentaram cobrir, só cortaram e pintaram, desculpa é só ir e ver de perto.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.