SRZD


21/03/2016 08h18

Império Serrano e Portela fecham parceria com 'Projeto Quem És Tu, Passista?'
Redação SRZD

Não faltaram novidades na feijoada do Império Serrano, realizada no último sábado. Além de anunciar o novo intérprete e o novo carnavalesco para 2017, a escola da Serrinha - junto de sua convidada, a Portela - confirmaram uma importante parceria. Império Serrano e Portela anunciaram oficialmente o apoio ao projeto "Quem És Tu, Passista?", idealizado pelo jornalista e blogueiro do SRZD, Helio Ricardo Rainho.

Projeto Quem És Tu Passista. Foto: Vanessa Aragão/Império SerranoNa oportunidade, Hélio subiu ao palco acompanhado do diretor do departamento cultural do Império Serrano, Wilton Oliveira; da vice-presidente do departamento social do Império Serrano, Paula Maria; da diretora do departamento social da Portela, Elizabeth Ferreira; dos diretores de passistas Gabriel Castro (Império Serrano), Nilce Fran e Valci Pelé (Portela) e dos passistas integrados ao projeto Coimbra Mocidade (Mocidade Independente de Padre Miguel) e Katia Suzuki (diretora de passistas da Caprichosos de Pilares).

Hélio falou sobre a relevância do projeto e das parcerias: "Nosso propósito não é ser uma escola para formação de passistas. Trata-se de um manifesto que pretende desenvolver uma série de debates no decorrer deste ano, a fim de que possamos assegurar a obrigatoriedade da ala nos desfiles e a preservação dos agentes deste segmento como um legado de cada escola dentro do carnaval". Hélio afirmou ainda que, por ser "cria do samba de Madureira", sendo "filho da Portela" e padrinho dos passistas do Império Serrano, não poderia se sentir mais lisonjeado por ter justamente nessas duas escolas o pontapé inicial para os trabalhos com o projeto.

Projeto Quem És Tu Passista. Foto: Vanessa Aragão/Império Serrano

Paula Maria destacou a importância do projeto e lembrou que também foi passista, reiterando que a presidente Vera Lúcia estava empenhada também em abraçar a causa. Nilce Fran parabenizou a iniciativa de Helio e lembrou das primeiras reuniões, há quatro anos atrás, quando ela e Valci - tutores do projeto - incentivaram o avanço das ideias.

Projeto Quem És Tu Passista. Foto: Vanessa Aragão/Império Serrano

A parceria assegura aos integrantes do projeto - hoje cerca de 400 passistas arrolados através de um grupo no Facebook administrado pelo perfil de Helio Ricardo Rainho - a cessão das quadras de Império e Portela, em datas futuras, para encontro e debate sobre questões consideradas fundamentais.

Projeto Quem És Tu Passista. Foto: Vanessa Aragão/Império Serrano

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval carioca

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Veja mais sobre:Império SerranoPortela

Comentários
  • Avatar
    21/03/2016 11:26:45Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Farei autocrítica antes de comentar as apresentações oficiais pelo Império Serrano de seus novos contratados o jovem & promissor carnavalesco Marcus Ferreira e o igualmente promissor intérprete Marquinhos Art´Samba assim como o fechamento da parceria da agremiação com a vizinha em Madureira, Portela, no Projeto ´Quem és tu, passista?´. Equivoquei-me sendo preconceituoso ´achando´ que a diretoria imperiana liderada pela presidenta Vera Lúcia significaria aburguesamento embranquecedor com a consequente elitização sociológica e antropológica da coirmã e vizinha da Águia Altaneira & Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira. Nota zero pra mim... Rsrsrs... Agora, voltando a falar sério, descobri meu equívoco quando a presidenta imperiana declarou à imprensa que tinha se socorrido da solidariedade inclusive financeira da coirmã & vizinha em Madureira para a honrosa 3ª colocação do Império Serrano no Carnaval 2015. De lá pra cá, os inúmeros eventos em parceria realizados na quadra de uma e de outra somente vieram comprovar isso. Assim, realizados na quadra do Império Serrano os eventos das citadas apresentações de seus novos carnavalesco e intérprete oficial assim como a parceria imperiana com a coirmã & vizinha Portela no mencionado Projeto somente vem confirmar o acerto da filosofia político-administrativa das diretorias de ambas agremiações. Por último, louve-se que o esforço de iniciativa desse Projeto em parceria deveu-se sempre ao vídeo-blogueiro em um site do mundo do samba, Hélio Ricardo Rainho. Afinal, conforme o próprio declarou: `Sou um apaixonado amante portelense, que enquanto filho de saudoso & histórico imperiano, não pode deixar de assumir que é influenciado por isso´. Saudações carnavalescas do portelense, Almir de Macaé.

Comentar