SRZD


24/03/2016 10h00

Eleições na Nenê: Mantega afirma estar reeleito, oposição contesta
Rodrigo Di Mase

No último dia 20, domingo, aconteceu na sede social da escola de samba Nenê de Vila Matilde, uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval de São Paulo, eleições para definir sua diretoria para o próximo quadriênio.

O processo foi marcado por uma série de acusações da oposição contra a atual gestão, encabeçada por Rinaldo Andrade, o Mantega.

O SRZD conversou com representantes das três correntes envolvidas na disputa.

Além da chapa da situação, outras duas estavam inscritas: a "Tradição da Vila Matilde", encabeçada por Adalberto Alves, filho de Seo Nenê, e a "Resgate da Águia", liderada por Euclides Manoel da Silva.

Nenê de Vila Matilde. Foto: Divulgação

Presidente Mantega confirma: 'Fui reeleito por aclamação'

Em conversa com o SRZD, Mantega detalhou o processo eleitoral na Nenê de Vila Matilde. Processo, que segundo Rinaldo Andrade, teve como ingrediente diversas ações judiciais movidas pelos opositores nos meses que antecederam a votação.

A primeira delas, pedindo o afastamento da atual diretoria, negada pelo juiz responsável pelo caso, sucedida, então, pela solicitação da obrigatoriedade das eleições, esta, deferida pelo Poder Judiciário e acatada pela diretoria matildense. E finalmente uma terceira, reclamando o cancelamento de todo o processo, protocolada no dia 21 de março, segunda-feira, após o anúncio do resultado.

Mantega também informou para a reportagem do SRZD que o processo eleitoral estava registrado desde o dia 18 de fevereiro e que todos os integrantes das duas chapas concorrentes não atendiam ao artigo sexto do estatuto. O artigo em questão aponta que apenas sócios efetivos poderiam participar do pleito, sendo contribuintes adimplentes no período de trinta e seis meses que antecedem as eleições.

Por não cumprirem as diretrizes do estatuto as chapas de oposição foram impugnadas. O comunicado da impugnação foi anexado nos documentos relativos ao processo em 15 de março, possibilitando que ambas tivessem três dias para apresentar defesa, fato que, também segundo ele, não ocorreu. Com esse cenário sua chapa tornou-se a única habilitada na disputa, sendo assim, eleita por aclamação.

Finalmente ele rebateu as acusações de manipulação do estatuto afirmando que o mesmo sofreu, sim, alterações, modificações realizadas no ano de 2012, com o único objetivo de atender ao novo Código de Processo Civil, e deixou uma mensagem para a comunidade azul e branca:

"Agradeço a comunidade da Nenê pelo apoio e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para um processo eleitoral claro, democrático e de acordo com o estatuto vigente", concluiu Mantega, que ocupa o cargo desde 2009.

Chapa 'Resgate da Águia': 'Processo eleitoral deteriorado'

Quem falou ao SRZD pela chapa encabeçada por Euclides Manoel da Silva foi Ediléia dos Santos.

De acordo com a sambista, o clima de contestação em relação ao modelo de gestão implantado por Mantega já faz parte do cotidiano matildense há tempos, tendo como ponto alto, a mudança estatutária executada em 2012.

Segundo ela, uma manobra do atual presidente nas eleições daquele ano, às vésperas do Carnaval, fizeram ela, então diretora de Carnaval, e Betinho, vice-presidente da Nenê, se afastarem da agremiação.

No processo deste ano, Léia afirma que os 44 membros convocados para a votação não apresentam qualquer comprovação de que sejam associados e nem que atendam obrigações e deveres previstos no estatuto.

Informou ainda que em 18 de fevereiro teve conhecimento do edital de convocação, acusando porém, que o presidente não cumpriu nenhuma regra estatutária, prejudicando as chapas.

Descumprindo inclusive regras do artigo quatro, parágrafo quarto, e nem artigo nenhum do documento, sendo ele próprio o coordenador das eleições.

"Qualquer pergunta que se fazia para a comissão eleitoral era respondida pelo candidato a reeleição, o senhor Mantega, mostrando que além da comissão não estar preparada, o processo estava totalmente deteriorado. Os membros da comissão tinham conhecimento que o candidato Mantega e o vice-presidente são inelegíveis neste processo", e acrescenta:

"O processo democrático seria a forma mais honesta de eleger um presidente, com a participação maciça da comunidade da Nenê de Vila Matilde, uma entidade de 67 anos, que historicamente é tradicional no samba paulistano. Infelizmente, não nos coube outra alternativa para reparar os direitos, procurando a justiça, em defesa do povo matildense de verdade. A Nenê está indignada que, pela sua grandeza, seja representada por 44 votos escolhidos a dedo pelo presidente, com o único intuito de fraudar as eleições", concluiu Ediléia.

'Esta eleição está muito longe de terminar', diz representante da chapa 'Tradição da Vila Matilde'

Representando o grupo liderado por Adalberto Alves, mais conhecido como Bonana, Reinaldo Ormiga, secretário da chapa, também foi ouvido pela nossa reportagem.

Embora reconhecendo que Rinaldo Andrade é o presidente da Nenê de Vila Matilde, ele afirmou que o processo está muito longe de terminar.

Ormiga confirmou que tanto a sua, quanto a outra chapa de oposição, não atendem os requisitos do estatuto. Porém, alega que esta condição se dá devido a manipulação irregular feita no documento que regula as atividades administrativas da agremiação. Manobra promovida pela gestão de Mantega, em 2012.

Ele ainda pondera que nenhum dos integrantes da atual diretoria estão enquadrados nas exigências do mesmo estatuto, estando, portanto, todas as três chapas comprometidas.

Por essa razão, foi protocolado um pedido de nulidade do resultado junto à comissão eleitoral da escola, que ainda não se pronunciou. Além disso, foi registrado um boletim de ocorrência de preservação de direito e uma ação pedindo intervenção judicial, que deve ser analisada nos próximos dias.

Com o único objetivo de informar seus leitores, o SRZD, assim como nesta reportagem, segue à disposição de todos os envolvidos no processo eleitoral da Nenê de Vila Matilde.

Com o enredo "Nenê apresenta seu musical: Rainha Raia nas asas do Carnaval", a azul e branca ficou com a nona colocação do Grupo Especial paulistano em 2016.

- Veja a cobertura completa do Carnaval 2016

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Veja mais sobre:Nenê de Vila Matilde

Comentários
  • Avatar
    06/06/2016 09:24:55AlbertoAnônimo

    Valtinho "nenê não precisa de vc " Mantega mudou muita coisas dentro da nenê!e quando Ele entrou para a presidência ele teve que lutar muito para pagar a dívida da quadra da nenê , dívida que o ex presidente deixou.o Betinho,e não vem idolatra o Betinho porque ele não foi um bom presidente! Não comparado ao Mantega... #vaaaaaimantega #vcvaifazermuitahistoriaainda

  • Avatar
    24/03/2016 16:36:13juarez j de lacerdaAnônimo

    Senhores.: Acompanho de fora toda esta confusao causada nesta grande "Escola", mais ao meu ver sou a favor de eleição democratica...acredito que não exista um ponto de uma pessoa ser associada a Escola Entidade faça com que se não haja votação..., pois ela é uma COMUNIDADE mais o que mais me incomoda é ver que existe pessoas que apoiaram o Sr.Mantega na transição de Alberto ALves S. Filho (Betinho in memorian) e que hoje estao do outro lado...bom pra resumir nunca fui a favor desta transição pois acreditava que a familia deveria tomar parte desta situação, pois o Betinho era vivo nesta epoca e foi traido pela sua administração e tambem por pessoas que hoje se encontram pedindo renovação na escola...Eu particularmente não participo mais da escola...mais se existe Lei a Lei é para todos se essas pessoas que querem eleição mais clara que assim procurem o seu Direito que se amparem na Justiça..mais que seja registrado que quando o SR. Betinho ficou fora da administração...muitas pessoas o abamdonaram...errar é humano como pode errar o Sr. Mantega...mais acho que a atitude é essa ...não será admissivel ver pessoas oportunistas usando a desta Escola para fazer degrau para alguma coisa pessoal...enfim reflitam voces que estiveram com o Betinho e estiveram com Mantega...e saibam que o PODER muda as pessoas...no entanto a VILA MATILDE é muito maior que qualquer um de nos ...

  • Avatar
    24/03/2016 13:57:13Redação SRZDAnônimo

    Amigos, O SRZD reserva a si o direito de não publicar em suas páginas, comentários de leitores que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Por essa razão, comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/ familiar a qualquer pessoa não são aceitos. Infelizmente falsos sambistas se escondem atrás de endereços eletrônicos criados apenas para escrever comentários no site com nomes fictícios, fato que não tem relação alguma com a proposta do espaço público e coletivo de opiniões disponibilizado aos leitores. Lamentavelmente, os verdadeiros leitores do SRZD, são obrigadosa ler mensagens deste teor. Ressaltamos que com o avanço do desenvolvimento tecnológico, é possível identificar os autores por seus textos publicados no site. Esperamos pelo bom senso de todos aqueles que queiram aproveitar o belo debate de opiniões proposto pelo SRZD em todas as suas notas. Quanto aos dirigentes e profissionais do Carnaval, sugerimos que discutam suas diferenças de forma interna da forma e maneira que acharem melhor, mas não em nossas páginas.

  • Avatar
    24/03/2016 12:54:23ValtinhoAnônimo

    Fora Mantega !Se vc tem algum respeito por esse pavilhão por essa agremiação tão respeitada no mundo do samba, si fora cara ... você esta destruindo uma história de 67 anos por vaidade, por pura vaidade pq nem sambista você é, entregue a escola .... A Nenê não precisa de você!

  • Avatar
    24/03/2016 11:12:26Miranda AlonsoAnônimo

    Nunca vi reeleição sem voto! Um presidente que se preze, que é correto ele vai abrir as portas pra comunidade pra votação! Assim ele vai saber se as pessoas estão com ele ou não! Falou-se que quem poderia votar eram sócios que teriam mais de 36 meses de agremiação! O que se viu "desses associados" era que nem 24 meses tinham. Isso só faz crer que ele esta com medo de saber a verdade. E outra, cade a chapa do presidente? Quando uma pessoa se elege se ele ocupa um cargo, ele tem que sair do cargo para o vice ocupar o lugar. Como disse o Rodrigo, o vice ta preso! O presidente falou em Monopólio, mas o que ele fez na escola foi Monopolizar. E as pessoas que o apoiam a maioria fala mal dele, mas não vai assumir, sabe porque? pra não perder o cargo! E quem sai perdendo nisso? A comunidade. E outra, se o Jornal Diario de S.P colocar processo na agremiação, não ira ter carnaval né? porque vão pagar com o dinheiro da escola. Tudo isso é muito deprimente, expor a escola para o mundo dessa forma!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.