SRZD


29/03/2016 08h00

Notinhas da Formiguinha do Samba

Clique para saber quem é a Formiguinha do Samba. Foto: SRZD

- Clique e conheça a história da Formiguinha do Samba!

27 de outubro

'Sinfônica do Samba' sem Patrícia Chélida

Em carta, Patrícia Chélida se queixou que foi retirada do posto de madrinha de bateria do Império Serrano, que tem como rainha de bateria Milena Nogueira. Clique e leia o que Patrícia escreveu.

21 de outubro

Confirmado!

A coluna Formiguinha do Samba havia adiantado a possibilidade da bateria "Tabajara do Samba", da Portela, ter um novo reinado. Aconteceu! Patrícia Nery foi substituída por Bianca Monteiro. - Clique e leia reportagem completa

Será verdade?

O SRZD Carnaval ficou sabendo que há, na Portela, uma torcida para que Bianca Monteiro, que ocupou o cargo de princesa da Corte do Carnaval do Rio, virar rainha de bateria. A moça é musa dos passistas da azul e branca. Vale lembrar que a atual rainha da "Tabajara do Samba" é Patrícia Nery.

13 de outubro

Crivella ou Freixo?

O mundo do samba estaria dividido? Afinal, o que querem os sambistas? Marcelo Crivella (PRB) ou Marcelo Freixo (Psol) na Prefeitura do Rio? Durante final de disputa de sambas de enredo do Salgueiro (terça, dia 11), a equipe de repórteres do Portal SRZD testemunhou forte manifestação a favor de Freixo.

Aconteceu quando o locutor oficial daquela ocasião fez ao público presente o convite para votar em Crivella. Houve até mesmo vaias, em favor do candidato do Psol. - Leia reportagem sobre a final de disputa na vermelha e branca.

Unidos de Lucas tem nova rainha de bateriaFoto: Leandro Andrade/Divulgação

Kelly Casseres é a nova rainha de bateria da Unidos de Lucas, escola que desfila pela Série C do Rio de Janeiro. Ano que vem, a agremiação levará para a Estrada Intendente Magalhães o enredo "Uma Viagem ao Coração do Rio".

 

Na ponta da língua do intérprete CiganereyFoto: Helder Martins/Divulgação

Pela segunda semana seguida, o intérprete da Mangueira, Ciganerey cantou os três sambas finalistas da disputa da Estação Primeira de Mangueira! A última audição antes da grande decisão aconteceu nesta terça-feira (11) no Palácio do Samba e deixou um gosto de ansiedade ainda maior por conta da escolha do hino oficial da escola para o Carnaval 2017.

Ciganerey iniciou a audição cantando o samba da parceria de Tantinho da Mangueira e cia, seguiu com a composição de Lequinho e cia, finalizando com Nelson Sargento e cia, inclusive com a presença do baluarte no palco durante a apresentação. Ciga, assim como todos os mangueirenses, conhecerá neste sábado (15) o samba que irá interpretar de maneira oficial pela verde e rosa no próximo Carnaval, para o enredo "Só com a ajuda do santo".

Bloco reunirá 3.800 componentes na Riachuelo

O Bloco Dragões da Riachuelo realizou no feriado de Nossa Senhora Aparecida uma festa para entregar doces às crianças. Além disso, aproveitou a oportunidade para apresentar o samba com base no enredo de 2017, "Maria Clara Machado". Quem esteve presente foi Mestre Manoel Dionísio, comentarista do SRZD Carnaval.

Dragões desfila sábado e terça-feira de folia, com concentração na Rua do Senado e saindo pela Rua do Riachuelo até os Arcos da Lapa. Espera levar para a rua cerca de 3.800 componentes. Tem como intérprete oficial Thatiane Carvalho e Marcelo Cannes, da Estácio de Sá, foi convidado para somar no carro de som, no desfile do ano que vem.

05 de outubro

'Perdemos a quadra e já estamos tirando tudo lá de dentro'

Foto: SRZD

Renato Gomes, o Renatinho, que é presidente da São Clemente, em rápida conversa com o SRZD Carnaval lamentou o fato da escola ter perdido a quadra, localizada na Avenida Presidente Vargas. Segundo ele, a agremiação estava lutando há algum tempo para permanecer no local, que é de uma empresa ligada ao Governo Federal.

Próximos passos ainda serão decididos

Há cerca de 13 anos a agremiação usava o espaço como quadra de ensaios. Ainda segundo Renatinho, o local está sendo esvaziado aos poucos e, até o momento, não se sabe quais serão os próximos passos. Sabe-se que a final de disputa de sambas acontecerá neste sábado, na Cidade do Samba, com a aprovação da Liesa.

28 de setembro

Beyoncé na Unidos da Tijuca?

A cantora Beyoncé pode desfilar na Unidos da Tijuca em 2017, quando a escola contará a influência negra na música dos Estados Unidos. O que se sabe até agora é que haverá uma ala inteira com todos vestidos de "Beyoncé", em homenagem à beldade. A escola ainda não confirmou presença dela. Vamos aguardar!

26 de setembro

Drama na São Clemente

Diana Prado, musa da São Clemente e rainha de bateria da Santa Marta, é uma das mais comovidas pelo risco de despejo da quadra da escola. "Vamos fazer uma corrente positiva e compartilhar todos os momentos únicos vividos em nossa quadra! Oh, São Clemente, eternamente vou te amar! Clementiano fiel não abandona!". Veja mais aqui.

22 de setembro

Eterno GonzaguinhaImagem: Reprodução de internet

Luiz Gonzaga Júnior, o Gonzaguinha, completaria 71 anos nesta quinta-feira (22). O cantor e compositor será lembrado em 2017 pela Estácio de Sá, que cantará o enredo "É! O moleque desceu o São Carlos, pegou um sonho e partiu com a Estácio".

Estácio faria homenagem na noite desta quinta

A Estácio de Sá havia programado uma grande homenagem ao artista, em festividade na quadra, nesta quinta-feira. O evento, porém, foi cancelado, segundo informações divulgadas na página oficial da vermelha e branca no Facebook.

21 de setembroFoto: SRZD

Xuxa com Ivete

Não está confirmado, mas a Formiguinha do Samba recebeu a informação que Grande Rio pode ter Xuxa desfilando na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2017, em homenagem à cantora Ivete Sangalo. Vale lembrar que as duas são muito amigas e que a possibilidade não é nada remota. Vamos aguardar!

Ivete no CD

Ainda sobre Grande Rio, a cantora homenageada Ivete Sangalo deve participar da gravação da faixa do CD, com o hino de 2017 da tricolor de Caxias: a base da música está gravada e ela complementará o trabalho na Bahia, com participação de mestre Thiago Diogo e, claro, do intérprete oficial Emerson Dias.

Foto: Reprodução - Facebook da agremiação

20 de setembro

Dá-lhe, Cid!

Após anunciar desligamento da Acadêmicos do Cubango, o carnavalesco Cid Carvalho contou ao SRZD motivos que teriam levado a tal decisão - Clique e leia.

Com a poeira mais baixa, o artista divulgou em sua rede social na tarde desta terça-feira (20) mensagem positiva sobre trabalhos que participa no Rio de Janeiro e em Vitória. Com cabeça erguida. Leia:

Foto: SRZD

"Boa tarde minha gente! Em outros tempos eu estaria aqui alimentando polêmicas. Mas, atualmente aprendi a fazer melhor uso do meu tempo. Tenho dois projetos de carnaval pra colocar na rua e é pra eles que vou continuar direcionando minhas energias. Sonho com mais um título no Espírito Santo. Tenho convicção que um terceiro campeonato seguido com a MUG não será tarefa fácil, mas não impossível. Já aqui no Rio, depois do grande trabalho no último carnaval, o Leão de Nova Iguaçu busca voltar ao grupo de Acesso com um belo enredo sobre o Ilê Axé Opô Afonjá e seus 130 anos de resistência religiosa e cultural. Portanto, vamos trabalhar! Beijos nos corações e muito obrigado pelo carinho de sempre! Quem me conhece e quem vivencia os bastidores do carnaval, sabe onde mora a verdade!".

19 de setembro

Uma quadrilha no samba

Foto: Divulgação da Império da Tijuca

Vai ter muito samba no pé para saudar e cantar "O Último dos Profetas" no desfile 2017 do Império da Tijuca, mas também vai ter muito folclore junino embalado pela "Quadrilha do Sampaio". A informação foi dada na tarde desta segunda-feira.

O tradicional grupo de dança da roça, com 60 anos, fará uma participação luxuosa, ao lado de todos os componentes da verde e branca tijucana, na Marquês de Sapucaí.

15 de setembro

Estatísticas de uma sambista

Viviane Araújo é a rainha de bateria que mais posta notícias da paralimpíada.

Lição

Gracyanne Barbosa responde a invejosos: "Muitas pessoas vão tentar te desencorajar e esgotar a tua força. Não perca tempo com elas, e procure a companhia daquelas que te dão valor por aquilo que você é e não pelas coisas que você tem".

14 de setembro

Homenagem na Portela

Zé Ketti será homenageado na azul e branca de Madureira, sábado (17) com festa digna de Candeia e Paulo da Portela.

12 de setembro

Galinha dos ovos de ouro?

E não é que deu Felipe Filósofo de novo na Viradouro?! A disputa na vermelha e branca, no último sábado contou com cinco parcerias finalistas, mas apenas três eram favoritas: Dan Passos, Felipe Filósofo e PC Portugal. - Clique e veja reportagem do SRZD Carnaval na vermelha e branca

Vale dizer que...

Felipe Filósofo também ganhou na Sossego, com samba em homenagem à Zezé Motta.

Evelyn Bastos coroa Letícia Guimarães

Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira, foi para Caxias no último sábado coroar a colega Letícia Guimarães, que assume o posto na Inocentes de Belford Roxo.

Vale lembrar que a Inocentes realizou a final de disputa na quadra da Grande Rio após ter problemas com o Tribunal Regional Eleitoral de sua cidade de origem. - Clique e veja reportagem do SRZD Carnaval com festa da Inocentes

Foto: Helder Martins/Divulgação

Império encerra maratona de disputas na Série A

Império Serrano define nesta noite o hino para o Carnaval de 2017. Três parcerias disputam. Quem deve levar? Arlindo, Zé Paulo ou Lucas Donato? Disputa acirrada...

10 de setembro

Viradouro dividida?

A disputa de sambas na Unidos do Viradouro parece que será acirrada na noite deste sábado. É que a comunidade está dividida: uns preferem o samba da parceria de Dan Passos. Outros, continuam a apostar no campeão de 2016 Felipe Filósofo. Quem vai levar?

8 de setembro

Fátima Bernardes rainha de bateria?

Colunista de um jornal conhecido publicou que a União da Ilha quer Fátima Bernardes como rainha de bateria. Será? Segundo o texto, esse seria o desejo da direção da tricolor. A jornalista substituiria Bianca Leão, que está grávida. Com a palavra, a União da Ilha para confirmar ou negar o convite...

5 de setembro

Wilson Polycarpo fora da Viradouro

Wilson Polycarpo, integrante da comissão de Carnaval da Unidos do Viradouro e que, em 2014, ajudou a dar o título da Série A à vermelha e branca de Niterói, deixou o cargo neste domingo (5). Ao SRZD Carnaval, ele revelou que foram problemas internos, envolvendo questões financeiras. Ele deixou um recado à comunidade:

"Aos amigos da Viradouro: Estou me desligando da direção de Carnaval da escola. Fico na torcida para que a escola consiga sair desta situação e coloque este belo projeto do jovem e talentoso carnavalesco Jorge Silveira na Avenida. Desejo toda sorte do mundo à comissão de Carnaval e harmonia (Pablo Fernandes, Alex Fab e Dudu Falcão). Confio muito no potencial dos nossos diretores de harmonia. Peço desculpas a toda comunidade por não poder dar continuidade a este projeto, sei que vocês não deixarão a peteca cair. Que Deus ilumine a agremiação. Wilson Polycarpo".

1º de setembro

Samba de 2017 da Renascer

A Renascer de Jacarepaguá, que em 2017 cantará na Avenida o enredo "O Papel e o Mar", já tem seu hino: foi encomendado aos compositores Cláudio Russo, Diego Nicolau e Moacyr Luz. Mas a imprensa ainda não teve acesso à obra, que será apresentada sábado, dia 10, na quadra da agremiação.

31 de agosto

Apertada, mas sempre cabe mais um sambista...

A Império da Tijuca manteve a final de disputa de sambas, que acontece quarta-feira, dia 7, em sua quadra no Morro da Formiga. Ano passado, ela apostou no espaço da coirmã Unidos da Tijuca, na região central do Rio, para a festividade. A quadra da verde e branca é bem pequena, porém, é aconchegante e receptiva. Sempre cabe mais um sambista.

Abriu o coração e falou de Cubango, Porto da Pedra e Camila Macedo...

Cris Alves, que agora é rainha de bateria da Sossego, contou ao SRZD que está feliz com o posto. Esclareceu que não pegou o lugar de Camila Macedo. Explicou, também, sua saída da Cubango e rápida passagem pela Porto da Pedra. Ouça o áudio da entrevista.

Tem Beth, tem Ivete!

A Grande Rio promoverá neste sábado a final de disputa de sambas, com presença de Ivete Sangalo, cantora homenageada. No domingo, tem outra diva, mas na Alegria da Zona Sul: Beth Carvallho estará na final de disputa e participará do júri para o hino de 2017.

SRZD se renova e quer ouvir sua opinião

O SRZD abriu uma pequisa de opinião para saber dos leitores o que precisa ser melhorado no portal. Clique, participe e aguarde as novidades!

29 de agosto

Tavinho Novello fora da Portela...

O SRZD Carnaval recebeu a seguinte notícia: "Tavinho Novello não integra mais a comissão de harmonia da Portela. O diretor, que havia sido contratado em 2015 pela agremiação, foi desligado do cargo na noite de sexta-feira (26), pouco antes do início da disputa de samba-enredo para o Carnaval 2017. A decisão já foi comunicada ao profissional. Após a saída de Tavinho, a comissão de harmonia segue com Márcio Emerson, Jorge Barbosa, Leonardo Brandão, Jeronymo Portela, Sérvolo Jorge, Valter Moura, Nilce Fran e Valci Pelé. A Portela precisou fazer esta mudança. Não entrará ninguém no lugar do Tavinho. A comissão segue com os demais integrantes", explicou o presidente da Portela, Marcos Falcon.

24 de agosto

Deu ti-ti-ti na Portela

A Portela desclassificou o samba concorrente de Luiz Carlos Máximo e seus companheiros. A direção alega que o estatuto da ala de compositores não permite uma mesma parceria compor obras para outras agremiações e para a azul e branca ao mesmo tempo. O bicho pegou pelo fato dele ter ido concorrer também na São Clemente. Mas a regra só vale para o Grupo Especial. Na Série A, Máximo continua a concorrer pela Alegria da Zona Sul.

23 de agosto

Foto: DivulgaçãoPoderosa! Regina Celi é homenageada na Império da Tijuca

O último domingo foi especial na Império da Tijuca, que além de realizar mais uma eliminatória de samba, recebeu a visita de Regina Celi, presidente do Salgueiro. Ela foi homenageada no palco. Em seguida, caiu no samba com as torcidas e com a comunidade.

22 de agosto

É Bolt, Bolt, Bolt! Na Portela?

Após dar um chapéu de presente a Usain Bolt, a Portela agora quer o atleta no desfile de 2017: o objetivo é ter o ídolo das pistas como destaque no setor que simbolizará o Black River (Rio Negro), importante rio da Jamaica. Como se sabe, o enredo da Portela vai falar sobre rios com o tema "Foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar".

Foto: Anna Legnani / IAAF / Divulgação

19 de agosto

Maravilhosa, soberana e...tema de escola de samba

Foto: SRZDSem revelar detalhes, Selminha Sorriso, primeira porta-bandeira da Beija-Flor, comemorou, porém, com muita elegância, negou o convite que teria recebido de escolas do Grupo de Acesso para ser enredo ano que vem. Foi em sua página no Facebook. Confira o que ela publicou:

"Amigos, esse ano fui convidada para ser enredo de três queridas escolas que desfilam na Av. Intendente Magalhães! Fico muito honrada e emocionada com o convite, mas creio que ainda não é chegada a hora. Tenho uma história linda no Carnaval, da qual muito me orgulho, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Nossa festa é repleta de estrelas que também merecem essa homenagem e que escreveram uma página muito importante no desfile das escolas de samba. Agradeço realmente comovida, mas o momento é de seguir celebrando a minha Beija-Flor e ao público que tem me dado tanto carinho em todos esses anos. Seguir dançando com meu eterno parceiro Claudinho é o meu maior agradecimento".

16 de agosto

Foto: Acervo Pessoal/DivulgaçãoSerá um rei? Ou um príncipe?

O modelo e ator Paulo Dalagnoli confirmou presença no desfile de 2017 da Viradouro. É que a escola cantará na Marquês de Sapucaí o enredo "E todo menino é um rei". O rapaz ficou conhecido ao participar da telenovela global "Malhação".

Cantora na Vila Isabel?

Há conversas em rede social afirmando que a cantora de funk Priscila Nocetti pode desfilar na Vila Isabel em 2017. Nem a cantora nem a escola confirmaram a informação.

15 de agosto

Arlindo Cruz com Nelson Sargento na Mangueira

A disputa de sambas deste ano na Mangueira deve ser ainda mais acirrada que no ano passado. Arlindo Cruz chega à verde e rosa: juntou força com Nelson Sargento.

Tantinho com Filósofo

Vale ressaltar que o samba de Tantinho da Mangueira tem, além de seus compositores fortes, Felipe Filósofo, do Alabê da Viradouro.

Portela e Salgueiro

Milena Nogueira comemorou o Dia dos Pais na quadra do Salgueiro, escola de samba onde é musa há 7 anos, com o pai, o marido e o filho mais velho. Seu marido Diogo Nogueira, que é portelense, foi uma das atrações musicais.

10 de agosto

Praça XV sem samba carioca

Nesta quarta-feira, a folia na Praça XV, que seria com Imperatriz Leopoldinense e Me Esquece, foi cancelada pela Prefeitura do Rio. O "Encontro de Carnavais" agora só acontecerá no Parque Madureira. Clique e veja a nova programação

Folia se faz na rua

A Formiguinha do Samba lamenta e muito a decisão da Prefeitura do Rio e dos organizadores do evento em cancelar a apresentação das escolas de samba na Praça XV, local onde turistas, sobretudo, estrangeiros, tinham a oportunidade de provar um pouquinho do que é o Carnaval do Rio. É louvável que as escolas se apresentem no Parque Madureira, porém, a região central da cidade, sobretudo a Praça XV, a Candelária, entre outros locais, são redutos do samba e do Carnaval de Rua. A céu aberto e sem limitações! Lamentável demais!

9 de agosto

Vila sem Martinho?

Uma formiga muito amiga minha me contou que Martinho da Vila não participará mais das disputas de sambas de enredo da Vila Isabel. É isso mesmo, produção?

Elza Soares na Praça Mauá!

Vai ter Elza Soares na Praça Mauá nesta terça-feira! Para quem curte a sambista, é um programa e tanto. Salve, Elza! É de graça e a partir das 20h!

Carnaval na Praça XV

Paraíso do Tuiuti e Escravos da Mauá abrem nesta terça-feira a participação das escolas de sambas e blocos na Praça XV. Clique e veja a programação.

6 de agosto

Felizes foram os torcedores da...

Portela, da Beija-Flor, da Tijuca, da Ilha, da Mangueira, do Salgueiro, da Mocidade, da Vila, da Tuiuti, da Imperatriz, da Grande Rio e da São Clemente: tiveram seus pavilhões representados na festa de abertura das Olimpíadas Rio 2016!

Todas as baterias participaram: foram divididas entre as delegações e vieram tocando a cada entrada dos atletas.

Com apoteose no final

O encerramento da cerimônia contou com um desfile, reunindo passistas, casais e, claro, as baterias. Clique e veja um resumo da festa de abertura!

Praça XV recebe blocos e escolas

A Praça XV será palco de encontro entre blocos e escolas de samba. Promete ser um dos pontos altos do período olímpico. Que o bom tempo no Rio contribua, com sol e nada de chuva! Clique e confira a programação!

5 de agosto

Grupo Especial abrilhantará abertura da Rio 2016

As 12 agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro participarão da festa de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, nesta sexta-feira, no Maracanã. Vai ter direito a baterias e casais de mestre-sala e porta-bandeira! Clique e leia mais!

Leia também: Rio 2016: Praça XV receberá encontro entre blocos e escolas de samba

Carnavalesco "abre o jogo" e conta os bastidores da Rio 2016

A equipe SRZD Carnaval de São Paulo bateu um papo com um carnavalesco paulistano. Ele contou um pouquinho do que espera da abertura dos jogos nesta sexta-feira. Clique e veja a entrevista

Evelyn Bastos e seus 23 aninhos

O 5 de agosto é especial para Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira. A Formiguinha do Samba deseja a você um longo reinado! Parabéns!

3 de agosto

Parabéns, Cris Alves!

A Formiguinha do Samba parabeniza a bela Cris Alves, rainha de bateria da Sossego, que está fazendo aniversário nesta quarta-feira!

1º de agosto

Sossego vence enquete de enredo mais bonito

A Sossego, que ano que vem desfilará na Série A, na Marquês de Sapucaí, venceu a SRZD Enquete, de enredo mais bonito deste grupo! A azul e branca vai homenagear a atriz Zezé Motta com o tema "Zezé Motta, a Deusa de Ébano".

Tigre de São Gonçalo fica em segundo lugar

A Porto da Pedra, com o tema "Ô abre-alas que as Marchinhas vão passar! Porto da Pedra é quem vai ganhar... seu coração!", conquistou o segundo lugar na preferência dos leitores.

- Clique e veja o resultado da enquete

31 de julho

Custou caro? Para homenagear Elza Soares, 'Mocidade teria que pagar' algo em torno de 500 mil

Rodrigo Pacheco, vice-presidente da Mocidade, reuniu alguns colegas de imprensa, inclusive um amiguinho repórter do SRZD, para uma reunião no barracão de alegorias, na Cidade do Samba, na manhã da última quinta-feira (28). Ele abriu o jogo em relação aos projetos da escola para 2017: falou do enredo, em homenagem ao Marrocos, analisou problemas ocorridos no desfile de 2016 e, inclusive, aproveitou a oportunidade para criticar - de novo - a antiga direção de Carnaval.

Também contou a todo mundo que a ideia de uma possível homenagem à cantora Elza Soares não teria partido da Mocidade, mas sim, de um jornalista, que teria "plantado" tal notícia na internet. O nome do jornalista ele não revelou, porém, comentou que a agremiação gostou da sugestão, chegou a sondar a possibilidade com Elza, mas a empreitada teria ficado inviável: para homenagear Elza, a Mocidade teria que pagar algo em torno de R$ 500 mil só pelos direitos de imagem da cantora e mais R$ 20 mil seriam gastos a cada vez que ela fosse à quadra. A negociação, sem sucesso, teria sido feita através do empresário da artista.

"Isso seria inviável para a Mocidade pagar", lamentou o dirigente da verde e branca de Padre Miguel durante encontro com jornalistas na Cidade do Samba. Ele porém, destacou o carinho da escola pela cantora.

Saravá Oxóssi?

O carnavalesco Alexandre Louzada tinha pelo menos duas cartas na manga para o Carnaval de 2017 da Mocidade: um enredo autoral, em homenagem a Oxóssi; e um com tema tecnológico e que a escola talvez não teria condições financeiras para fazer - ele não revelou qual é , poderia haver patrocínio, mas algo incerto.

- Mocidade: 'Mais enxuta', diz Alexandre Louzada, revelando detalhes do desfile de 2017

- 'Salários estão em dia na Mocidade', afirma vice-presidente Rodrigo Pacheco ao SRZD

Louzada, que também esteve no evento com jornalistas, contou que Oxóssi só não saiu do papel porque a Unidos de Padre Miguel, que desfila pela Série A, trará um setor inteiro falando da entidade, em seu enredo "Ossain, o poder da Cura".

Ficaria "chato". É que Edson Pereira, seu amigo e braço direito na Mocidade, é o carnavalesco da UPM!

26 de julho

Escala

Tem escola bastante preocupada. É que algumas safras de sambas de enredo que concorrerão às disputas pelo hino de 2017 ficaram aquém (aquém-quém-quém) do esperado.

Fobética

Os torcedores estão com o coração na mão, na confiança de pelo menos um ou dois sambas se salvarem.

A quem culpar?

Pergunta de vestibular. Essa a formiga-repórter não sabe responder!

Sinhozinho Malta

Em algumas escolas, até mesmo do Grupo Especial, samba ruim não passa nem na apresentação para a diretoria. Ganha a escola, seus segmentos e o sambista. Quem quer perder tempo ouvindo...rum!

Foto: SRZDHelinho e suas 47 primaveras

Hélio Ricardo Rainho, padrinho da ala de passistas do Império Serrano, completará neste sábado (30) 47 primaveras! O sambista, que é colunista do SRZD Carnaval, será homenageado lá na quadra da verde e branca, em Madureira, pelo segmento, que tem sua benção dentro e fora da Avenida! Clique e confira a coluna de Carnaval de Hélio Ricardo Rainho no SRZD

25 de julho

Monarco ganha busto na Portela

Considerado um dos maiores nomes da história da Portela, o cantor e compositor Monarco, de 82 anos, foi o grande homenageado da 12ª edição do Plumas & Paetês Cultural, tradicional premiação voltada para os artistas dos bastidores do Carnaval, que foi realizada na noite do último sábado (23), na quadra da escola, em Madureira.

Justa homenagem

Além de receber o troféu pelo conjunto da obra, o baluarte, que também é presidente de honra da agremiação, ganhou um busto de bronze que ficará exposto no "Portelão". O SRZD esteve lá e registrou a festa. Clique e veja a reportagem especial.

Tem sambista em novo programa da "plin-plin"

A atriz Mirian Duarte, que é passista no Salgueiro e também musa da Vizinha Faladeira, agremiação do Grupo de Acesso B do Rio de Janeiro, comemora sua participação em novo programa da Globo: "Adnight", a ser apresentado por Marcelo Adnet.

Samba no pé

Em uma das cenas, a musa "atrapalha" uma corrida entre Adnet e Galvão Bueno: interfere na corrida com samba no pé e seus dotes de passista.

Oitenta anos de um baluarte. E de um querido no SRZD!

Mestre Manoel Dionísio completará 80 anos em agosto, mas a festa de comemoração acontecerá sábado, dia 30. O Portal SRZD se orgulha de ter um baluarte do mundo do samba como um comentarista! Viva o Mestre Dionísio! Clique e saiba mais sobre a festa de 80 anos de Manoel Dionísio

Agnaldo Timóteo será Dom João VI na Arame de Ricardo

O cantor Agnaldo Timóteo será Dom João VI na Arame de Ricardo, escola da Série B que desfila na Estrada Intendente Magalhães. É que em 2017 a agremiação contará o tema "Ora, pois... Hoje o banquete é Real". Clique e saiba mais sobre o tema.

Musa na Mangueira. Rainha na M.U. do S. Marta

A musa da Mangueira Ana Cristina Oliveira só começará a preparar sua fantasia do próximo Carnaval em setembro. Mas como rainha da escola de samba Mocidade Unida do Santa Marta, da Série B, ela pretende confeccionar seu figurino nos próximos 40 dias. Curiosa a diferença entre o tempo.

18 de julho

De Niterói para...Niterói

Cris Alves, ex-rainha de bateria da Cubango, agora sambará na Sossego. Ela topou o desafio e ano que vem estará na Marquês de Sapucaí, à frente da bateria de mestre Átila, homenageando a atriz Zezé Motta.

15 de julho

Uma dica de formiga

A Formiguinha do Samba dá uma dica: envie o seu samba concorrente primeiro ao SRZD e saia na frente! Já sabe como enviar? Clique e veja como!

Enquete está bombando!

A enquete de enredo mais bonito da Série A continua a bombar! Até agora, a Sossego está na frente, com sua homenagem a Zezé Motta. Porto da Pedra está em segundo lugar, com tema sobre marchinhas. Você pode mudar o resultado de sua escola de forma simples. Compartilhe o link e chame a torcida para votar. Mas corra. Dia 1º sai o resultado oficial e apenas uma agremiação, a vencedora, ganhará reportagem para lá de especial! Clique e compartilhe o link de votação!

11 de julho

Enredos da Tijuca e da Vila parecidos?

É no mínimo curiosa a semelhança entre os enredos da Unidos da Tijuca e da Unidos de Vila Isabel: ambas as escolas levarão a música para a Marquês de Sapucaí em 2017. Só que...

Com abordagens diferentes...

A Tijuca cantará a música negra com base no título "Música na alma, inspiração de uma nação", mas, segundo a escola, com enfoque à história da música norte-americana e a influência negra nesta empreitada.

Já a escola de Noel Rosa disse ter escolhido algo mais abrangente: com título "O som da cor", a agremiação cantará na Marquês de Sapucaí "a origem africana dos estilos musicais no continente americano", ou seja: de um continente inteiro.

Em breve, o time de colunistas do SRZD entra em campo!

Para analisar e opinar sobre os enredos de 2017 da Série A e do Grupo Especial. A edição terá muitas novidades. Confira em breve!

Da Portela para a Inocentes

Paulo Barros, carnavalesco da Portela, foi convidado por Wagner Gonçalves, da Inocentes de Belford Roxo, para interpretar um dos vilões a serem mostrados no enredo de 2017 da agremiação da Baixada Fluminense: "Os vilões - O verso do reverso".

Qual vilão Paulo Barros seria?

Uma fonte contou ao repórter-formiga do SRZD que, logo de cara, Paulo Barros aceitou o convite do colega. Na tevê e no cinema, vilões conhecidos serão relembrados pela Inocentes de Belford Roxo. Qual vilão Paulo Barros irá representar? Dê seu palpite!

07 de julho

Na intimidade

A equipe do portal prepara um novo quadro: "Na Intimidade com o SRZD", um bate-papo dinâmico em que os artistas que fazem o Carnaval abrirão seus corações contando suas paixões, convicções e outros aspectos de sua vida pessoal. Um desafio: terão que resumir em uma ou duas palavras os tópicos das perguntinhas. A primeira edição foi com o carnavalesco Jaime Cezário! Clique e confira. Em breve, outras participações!

05 de julho

Uma curiosidade

Das 14 escolas da Série A, apenas duas abordarão temática religiosa: Império da Tijuca e Unidos de Padre Miguel.

Meninice

Três cantarão a infância na Sapucaí: Viradouro, Santa Cruz e Curicica. Com óticas diferentes, claro! Assim esperamos!

De sambista para sambista

Cinco homenagearão sambistas. Estácio, Império Serrano, Cubango, Alegria e Rocinha. Glórias! É sambista falando de sambista!

Coisinha do Pai

No que depender da temática, a Alegria da Zona Sul também vai incomodar e sair de vez da zona de rebaixamento. Cantará Beth Carvalho. Outro trunfo: tem o carnavalesco Marco Antonio Falleiros à frente dos trabalhos. É que ele tira leite de pedra.

Ô abre-alas...

Na Porto da Pedra, Carnavais de rua serão lembrados. "Será um desfile feliz", disse o carnavalesco Jaime Cezário em recente entrevista ao SRZD.

Ébano

Sossego sobe à Série A e mete logo uma Zezé Motta. A atriz será homenageada pela agremiação de Niterói. Enredo forte.

O Papel e o Mar

Também vai ter volta ao passado na Avenida: homenagem a dois personagens da história, João Cândido, também conhecido como "O Almirante Negro", considerado líder da Revolta da Chibata, e a escritora Carolina Maria de Jesus terão um encontro na ficção carnavalizada da Renascer de Jacarepaguá.

Vilões

Na tevê e no cinema, vilões conhecidos serão relembrados pela Inocentes de Belford Roxo.

SRZD-Enquete

Está bombando a enquete do SRZD, em que é perguntado aos sambistas a preferênca em relação aos enredos da Série A. Já deu seu voto? Clique e confira!

02 de julho

Hoje o parabéns do repórter-formiga vai para...

Vera Rezende, diretora do Portal SRZD, irmã do jornalista Sidney Rezende e braço direito da equipe de repórteres, colunistas e todo mundo que colabora e trabalha para o SRZD. Feliz aniversário!

É mentira!

Marcos Falcon, presidente da Portela, negou que trocará a rainha de bateria da azul e branca. Especulações davam conta de que Gracyanne Barbosa substituiria Patrícia Nery. Nananinanon. Pelo menos, até agora.

Zum zum zum em Niterói

Alguns membros da Acadêmicos do Sossego não ficaram nada felizes com o desligamento de Camila Macedo do posto de rainha de bateria. Em carta enviada à imprensa, a loira (que é linda e simpática) afirma que o motivo teria sido banal: só porque ela participou da festa de 70 anos da Unidos do Viradouro. Hã? Hum? Hein? Cuma?

- Leia carta de Camila Macedo após ser desligada da Sossego

Na Viradouro, ela continua bem-vinda

Isso mesmo. Camila Macedo recebeu o apoio de sosseguenses e viradourenses. Ganhou até poema em sua homenagem! Clique e leia!

Sossego se cala e não explica

A Sossego desligou a ex-rainha de bateria, mas não deu uma justificativa satisfatória aos sambistas, aos torcedores e à própria Camila, que desfila na azul e branca há "apenas" (ironia, claro!) seis, quase sete anos neste cargo...Com a palavra, a Sossego! O repórter-formiga do SRZD quer saber! E os sambistas também!

30 de junho

Enigma verde, rosa, azul e branco

Com todos os enredos divulgados na Série A, agora a expectativa é saber o que aguardam os torcedores de Mangueira e Unidos de Vila Isabel, no Grupo Especial do Rio! Afinal, quando saem tais temas?

É que na Mangueira...

pode dar algo ligado à exaltação da cultura negra. Religiosidade? Personalidade?

Mas na Vila Isabel...

ainda é segredo. Ou você sabe de alguma coisa? Conte ao repórter-formiga do SRZD! WhatsApp número (21) 99935.4487!

29 de junho

Parabéns!

Hoje é um dia especial para o cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor, que completa 67 anos de idade e 41 de carreira.

Orgulhosa...

deve estar a comunidade de Nilópolis, por ter um intérprete de longa data (e por longa data) em sua escola.

O SRZD congratula...

você, Neguinho da Beija-Flor: que o samba o tenha por muitos anos!

28 de junho

Curicica define enredo de 2017

A União do Parque Curicica já tem enredo para o Carnaval de 2017: "O importante é ser feliz e mais nada!". O título foi divulgado em reunião na quadra da agremiação, na noite desta terça-feira.

Todos de olho no SRZDebates

Está dando o que falar, no melhor de todos os sentidos, a série SRZDebates, promovida pelo Portal SRZD!

- Clique aqui e confira as edições promovidas até agora

Vieram contar ao repórter-formiga que carnavalescos, diretores de harmonia e Carnaval, bailarinos e coreógrafos, mestres de bateria, cantores, compositores, mestres-salas e porta-bandeiras e tudo mais, até mesmo presidentes das escolas de samba estão de olho nas boas ideias geradas pelos encontros, promovidos e gravados no estúdio do site, na Zona Sul do Rio.

Em evento recente, uma feira sobre Carnaval, só se falava do SRZDebates nos bastidores: há quem sugerisse fazer uma lista das ideias debatidas e levar às instituições que regem os desfiles do Grupo Especial e Série A do Rio.

Liesa e Lierj devem ficar atentas

Nada mais justo do que ouvir de quem faz o Carnaval as ideias para melhorar o julgamento, a performance e tudo que envolve uma das maiores festas ao ar livre do mundo. Não é verdade?

Jurado de escola de samba que se preza fica de olho no SRZDebates do portal! Fica a dica, heim!

21 de junho

Todos de olho na Mangueira

A Mangueira está prestes a divulgar o enredo do Carnaval de 2017! A escola, que foi campeã com um novato assinando desfile no Grupo Especial, aposta em um tema autoral: pode acatar sugestão dada pelo carnavalesco Leandro Vieira.

Pegada africana?

Dizem nas redes sociais, inclusive disseram à formiga-repórter do SRZD, que pode vir um enredo com temática "afro". Façam suas apostas!

E na Vila Isabel?

Na Vila, até agora...nada. Há muitos boatos, inclusive que o enredo escolhido pela Unidos da Tijuca teria passado antes pela terra de Noel Rosa: "Música na alma, inspiração de uma nação". Ninguém nega ou confirma. Os torcedores aguardam ansiosos uma novidade na azul e branca! O que falta para rolar?

17 de junho

Dudu Azevedo na Grande Rio!

Quem informou a possibilidade à formiga-repórter do SRZD estava certo! Dudu Azevedo aceitou o convite e foi para a Grande Rio! Assume a direção de Carnaval, no lugar de Ricardo Fernandes.

Renúncia? Que renúncia?

As redes sociais bombaram a semana inteira. Um dos assuntos? Suposta renúncia de Gustavo Clarão, presidente da Viradouro. O portal SRZD recebeu inúmeras informações de que ele deixaria a escola e entregaria carta de renúncia.

Motivo do boato

Tudo aconteceu pelo seguinte: a escola convocou há dias atrás uma reunião com todos os componentes na noite de quinta-feira (dia 16), mas sem detalhar motivos de tal reunião. O encontro, na realidade, era para apresentar à comunidade todo o projeto do Carnaval de 2017, com enredo "E todo menino é um rei", de autoria do carnavalesco Jorge Silveira. A maioria não sabia o motivo e começou a matutar: "será que ele vai renunciar?". Acontecera um ruído de comunicação? Quem não se comunica...

Ainda sobre Viradouro

O SRZD apurou que Gustavo Clarão não vai renunciar. Ele quis dar um "gás" à comunidade, ao resolver apresentar aos componentes o projeto de 2017. Uma fonte informou à formiga-repórter do SRZD que a reunião não pôde ser filmada ou fotografada, para evitar vazamentos.

Bateria de "Menino Rei"

A formiguinha também ficou sabendo que a bateria, vestida de "Menino Rei", trará uma grande surpresa: terá algo flutuante, sobre os ritmistas. O que será?

15 de junho

- Disseram à formiga-repórter do SRZD que após demissão de Ricardo Fernandes da direção de Carnaval, a Grande Rio agora quer Dudu Azevedo, do Salgueiro, para comandar este segmento. Será que Regina Celi, presidente da vermelha e branca, vai deixar?

14 de junho

- No Carnaval de 2017 da Beija-Flor poderá rolar o romance "Iracema", de José de Alencar, publicado em 1865 e considerado uma das obras indianistas do escritor! A torcida é grande e a formiga-repórter do SRZD ficou sabendo que esta decisão está praticamente tomada! Será mesmo? Escola revelará enredo nesta sexta-feira!

- Bianca Leão deixa o posto de rainha de bateria da União da Ilha.

13 de junho

- Imperatriz tem novo intérprete: Arthur Franco, que já faz parte do carro de som da escola, assume o microfone oficial.

- A Beija-Flor está prestes a revelar o enredo de 2017! A divulgação pode acontecer ainda nesta semana. Será "Iracema"? Será uma homenagem ao Chacrinha?

- Na Mangueira, nada ficou decidido. O carnavalesco Leandro Vieira apresentou uma proposta ao presidente da escola, Chiquinho da Mangueira, mas por enquanto, não recebeu o retorno. Ao SRZD, o carnavalesco afirmou que "É um enredo com a cara da escola".

- Na Unidos da Tijuca: nos bastidores da folia, há conversas de que a escola homenageará os Estados Unidos, sob algum ponto de vista. Mas nada foi confirmado pela agremiação.

06 de junho

- A Porto da Pedra pode anunciar a qualquer momento sua nova rainha de bateria: Cris Alves, ex-Cubango e que assumiu o cargo de coordenadora de passistas da vermelha e branca, tem uma torcida. Justo! É simpática e tem samba no pé. Outra candidata também estaria sendo sondada para assumir o posto: é da região de Niterói e São Gonçalo e também tem experiência à frente de uma bateria. Tem um palpite? Faça suas apostas!

- Compositores de Viradouro e Sossego já começam a rascunhar sambas para as disputas em Niterói: "Será um sambão, com pegada e emoção", disse um membro de parceria que concorre na homenagem à Zezé Motta.

- Segunda, dia 20, a Liesa sorteia a ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Evento será na Cidade do Samba, apenas para convidados, representantes das agremiações e imprensa.

31 de maio

- União do Parque Curicica continua sem carnavalesco para o Carnaval de 2017. Consequentemente, sem enredo!

- E o repórter-formiga do SRZD continua de olho nas escolas que ainda não divulgaram seus temas! Clique e confira o panorama!

30 de maio

- Negralu é a nova diretora da ala de passistas do Arrastão de Cascadura. "A cada dia me orgulho mais dos meus meninos (as) e fico feliz por toda a escola estar gostando do meu trabalho", disse. Os interessados podem se inscrever a partir do dia 1º de junho, às 19h, na quadra.

29 de maio

- Marcos Falcon vence eleição na Portela. Foi através de uma chapa única, mas que contou com apoio de vários segmentos da azul e branca, entre sócios, torcedores e baluartes.

27 de maio

- Com chapa única, Marcos Falcon pode ser eleito presidente da Portela. Pleito acontece neste domingo, das 8h às 20h. Clique e confira quem poderá votar.

24 de maio

- Selminha Sorriso fará parte do próximo livro do Fluminense, seu time de coração.

23 de maio

- Hoje é um dia especial: Portal SRZD comemora 10 anos noticiando e dando ao Brasil o melhor do jornalismo isento e independente! Confira reportagens especiais e comemore com a gente!

- SRZD 10 anos: testemunha de um país confuso

- Leci Brandão: 'SRZD: 10 anos de jornalismo transparente, corajoso e verdadeiro