SRZD


01/04/2016 10h56

Protestos contra a Globo preocupam anunciantes
Redação SRZD

A sucessiva multiplicação de palavras de ordem, faixas e cartazes contrários ao Grupo Globo nas manifestações populares a favor da democracia e a rejeição estampada nas redes sociais - inclusive expressada por artistas contratados - começa a preocupar anunciantes. O temor de algumas companhias é que este movimento possa crescer e expor ao risco as suas marcas e o consumo dos seus produtos.

A sistemática cobertura a favor do impedimento da presidente Dilma Rousseff e o noticiário envolvendo o ex-presidente Lula acenderam o sinal de alerta nas direções de marketing de grandes empresas.

Numa reunião fechada realizada ontem no fim da tarde, em São Paulo, e que o SRZD teve acesso ao resultado final, dois presidentes que representam os interesses de companhias que estão entre os 30 maiores anunciantes do Brasil, seis vice-presidentes de empresas de áreas diversas que atuam em higiene e limpeza, setor automotivo e varejo decidiram encomendar uma análise a uma agência internacional de acompanhamento de postagens na internet para avaliar os humores dos consumidores em relação aos produtos e serviços dos patrocinadores.

A ideia é que o estudo seja concluído em até 90 dias. E o parecer se restringirá às marcas que já anunciam nos veículos do Grupo Globo.

Um dos executivos chegou a desabafar: "Todos respeitamos a Globo pelo seu profissionalismo e pela larga vantagem sobre os demais órgãos de comunicação, mas o jornalismo está manipulando de forma criminosa e já há movimentos nas redes sociais pressionando nossos consumidores a não comprarem os produtos que produzimos. Assim não dá. Isso não pode crescer". A fala causou um certo mal estar no ambiente. O silêncio enigmático dos demais sinalizou concordância com a análise e a preocupação de como criar uma alternativa publicitária ao maior meio de comunicação do Brasil.

A Globo, por sua vez, já se manifestou oficialmente, várias vezes, no sentido de que apenas informa os fatos políticos com isenção. E que não é geradora dos acontecimentos políticos e econômicos que noticia.

Manifestações do dia 31 de março de 2016. Foto: Roberto Parizotti/CUT
Manifestações do dia 31 de março de 2016. Fotos: Reprodução/Mídia Ninja
Manifestações do dia 31 de março de 2016. Foto: Eduardo Magalhães


Comentários
  • Avatar
    26/12/2016 17:45:16regina celia santosAnônimo

    Temos que destruir a globo. de qualquer forma, nem que seja na porrada...

  • Avatar
    21/05/2016 12:37:01Sergio SantosAnônimo

    Anunciante e mídia, são grandes corporações, ambos com o mesmo interesse, satisfazer seus acionistas. E o que esses querem? LUCRO. O maior possível. Interesse social fica àquele que não tem água (falta que não se limita ao Nordeste), não tem comida, médico, remédio, escola, dignidade... E quem tem alguma dignidade, a chamada classe média, apoia os acionistas por se acharem na condição de um dia deixarem de ser assalariados e se tornarem, como eles, acionistas. E a água fria jogada na fervura dessa diferença social (de dignidade humana) entre assalariados e acionistas foi a divisão entre direitistas e esquerdistas. Esse entendimento cegou a capacidade do ser humano - intelectualmente - preparado, de perceber a barbaridade, a desumanidade e o quão nocivo essa diferença social é para uma sociedade mais sadia, segura e com poder de desenvolvimento cientifico, a única que pode nos proporcionar mais saúde e qualidade de vida. Como seria nossa vida sem anestesia e vacinas? Acumular bens nos é mais nocivo do que acumular conhecimento. Viver de status é viver de maneira frágil, alienada e dependente de pílulas de consumo para suportar a depressão da falta de conhecimento. Haja líderes espirituais, psicólogos, psicanalistas, gurus, TV,...

  • Avatar
    19/05/2016 07:56:30Elias NascimentoAnônimo

    EU NÃO ASSISTO MAIS O JORNAL NACIONAL,FAUSTÃO, JOGOS DA SELEÇÃO, FANTÁSTICO E VÁRIOS OUTROS. NÃO ACEITO SER MANIPULADO POR NINGUÉM.

  • Avatar
    18/05/2016 18:14:40Marlene Maria Moysés Marques Dutra de OliveirAnônimo

    A Globo merece provar do seu próprio veneno. Correndo risco de perder anunciantes, quem sabe ela não passa a ter mais ética? Sinceramente, tenho pena (de galinha) dos jornalistas dessa emissora. Se são mesmo sérios, não devem ter a consciência tranquila.Essa é a famosa triste exposição que ficará marcada para o resto da vida.

  • Avatar
    24/04/2016 03:35:33Cinthya GomesAnônimo

    Resumindo, anunciantes boicotem essa emissora também pra que ela sinta na pele o que tenta fazer á milhares de brasileiros, migrem para emissoras que demonstram imparcialidade em transmitir os fenômdnos e os fatos sociais e políticos do país, sem que seja com conspirações descaradas como no caso de todos os meios de comunicações dessa globogolpe. Sejam breves em suas atitudes, pois realmente, ninguém mais está aguentando esse comportamento doentil dessa emissora e é verídico o fenômeno de ñ se consumir os produtos de seus anunciantes, eu sou um dos milhares que já faz isso!

  • Avatar
    23/04/2016 23:44:13Reinaldo AcencioAnônimo

    O país está se politizando, e muitos eleitores assim como eu optam por novas eleições, pq a sociedade possui critérios: Temer e Cunha,Calheiros não possuem nome para Ocuparem cargos do porte que ocupam hj, o nome deles estão envolvidos em delacoes, listas, enfim.... Caso a Globo não reformule seu jornalistico, acredito que os anunciantes vão ser associados a está política ! Veja o caso da merenda em SP, falta de quorum para votação ?! Resumindo, quem faz a cama..... O pmdb apoia todo mundo depius da Ditadura e sempre lá, é um partido torto, nem esquerda nem direita! Novas eleições Globo ! Vergonha da postura de vcs, imparcialidade e justiça !!! #foracorrupcao

  • Avatar
    08/04/2016 10:04:50ARMANDO CRUZAnônimo

    O QUE É SUGESTÃO? A sugestão pode ser encarada como uma arte pessoal e mesmo uma expressão de cultura através da arte, mas, na realidade é fundamentalmente uma ferramenta funcional que produz reação sobre nosso estado moral e afeta na fisiologia em diversos níveis nos fazendo até mesmo agir contra nossa vontade.

  • Avatar
    08/04/2016 10:04:08ARMANDO CRUZAnônimo

    Se admitirmos ?IDÉIAS? como ?FORÇAS?, logo, essas ideias se transformam em atos imediatos ou vão tomando forma na fisiologia do cérebro passando a ser aceita como necessária ou verdadeira. Segundo a sabedoria milenar: ?O que vem da mente (espírito) sai pelos músculos.?

  • Avatar
    08/04/2016 10:03:22ARMANDO CRUZAnônimo

    A história da Jovem Democracia Brasileira na NOVA REPÚBLICA é permeada pela ação de ÍDOLOS ou CÂNONES do PP, UDR/ DEM, do PMDB e do PSDB que na política, como na arte em geral, desenham modelos estruturais a partir das Ciências Sociais controladas pelas elites dominantes, a serem seguidos na tarefa compositiva das relações do povo (PLEBE) com o Estado, segundo uma determinada visão da arte ou da política, porém, com o objetivo de tornar invisível essa dominação das elites, na política, no sistema de lucros financeiros, serviços e na distribuição de renda e espaços de privilégios, da sociedade, nas áreas de educação, saúde, segurança e cultura. Isso se repete hoje!!!!!

  • Avatar
    08/04/2016 10:01:39ARMANDO CRUZAnônimo

    É fácil lembrar da história recente: Tancredo ? era PP e seria presidente pelo MDB, Sarney ? era ARENA e passou à presidência pelo MDB; Collor e Itamar Franco - eram PRN, Collor saiu e Itamar passou para o PMDB. Isso se repete hoje!!!!!

  • Avatar
    08/04/2016 10:00:58ARMANDO CRUZAnônimo

    Para esta façanha se concretizar, sem que a PLEBE percebesse, foram necessários anos de trabalho SUTIL PARA QUE CIENTISTAS SOCIAIS E POLÍTICOS trabalhassem no inconsciente coletivo do povo, a DEMONIZAÇÃO do Estado; SEMPRE colocando o POVO contra o Estado. A culpa é sempre do governo! Isso se repete hoje!!!!!

  • Avatar
    08/04/2016 10:00:11ARMANDO CRUZAnônimo

    Mas, os representantes das elites de dominação estão sempre sendo eleitos por esse mesmo POVO que não vê neles o PODER de DOMINAÇÃO do sistema financeiro que controla as mídias que produzem SUGESTÃO nas massas, e, que agora surge uma nova classe de dominação pelo neofundamentalismo com a mesma ferramenta: SUGESTÃO aliada as técnicas de MÍDIA de manipulação das massas que por sugestão repetitiva e diária o cérebro sintetiza a ideia ou o ?Plus da salvação? pela fidelidade ou ?o inferno pela acepção da ideia?. O profeta Jeremias já havia alertado sobre esses falsos profetas. Isso se repete hoje!!!!!

  • Avatar
    08/04/2016 09:59:24ARMANDO CRUZAnônimo

    Assim é na Política, nas Ciências Sociais, na Teologia e na Sociedade Humana em geral, quando a descritiva da ética é equivocada a partir de seus Cânones que reproduzem a expressão moral pessoal ou de grupos da forma lamentável como o PMDB e o PSDB lideram desavergonhadamente o espaço nas mídia e arrastam os poderes legislativo, judiciário e o jornalismo, como ferramenta de comunicação, para a vala comum dos golpistas virtuais do século XXI. Isso se repete hoje!!!!!

  • Avatar
    08/04/2016 09:58:18ARMANDO CRUZAnônimo

    Não vamos permitir que conquista sejam usurpadas do povo! Vamos desembarcar como os Gregos com seu ?CAVALO DE TRÓIA?, nas eleições, nossos votos, nossa arma democrática mesmo que o TSE esteja sendo dirigido por um representante e operador das elites dominantes. A ODISSÉIA da nossa Infantaria é trabalhar desde já como formiguinhas na militância para LIBERTAR A PÁTRIA DO PMDB ou MORRER POR ELA, nas urnas! Impeachment ou eleições gerais em 2016 é o mesmo que golpe! É o fim da DEMOCRACIA! Será a vitória da DOMINAÇÃO DAS ELITES FINANCEIRAS E RELIGIOSAS NEOFUNDAMENTALISTAS! Isso se repete hoje!!!!! SAIA DE CIMA DO MURO!

  • Avatar
    08/04/2016 08:28:35Maria Eduarda NovaesAnônimo

    Eu sou adepta total do boicote. Globo e Globonews, essas eu nem assisto desde 2008. Recentemente, cancelei matrícula na academia Smart Fit após receber um email deles avisando mudança no horário de funcionamento devido às "manifestações do dia 13/3". E não fizeram o mesmo nos dias 18/3 e 31/3. Não vou mais ao Habbib´s porque esta empresa apóia o golpe. E vejo que não sou a única a agir assim! BOICOTE aos GOLPISTAS.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.