SRZD


05/04/2016 17h16

Gabriela Pugliesi é julgada por propaganda velada no Instagram
Redação SRZD

A blogueira fitness Gabriela Pugliesi é alvo do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por propaganda velada em um post em sua conta no Instagram.

Gabriela Pugliesi foi julgada pelo Conar por publicidade velada. Foto: Reprodução

A musa, que conta com 2,3 milhões de seguidores na rede, foi denunciada por 15 consumidores depois de postar uma foto promovendo um produto da Skol.

A AmBev, que detém a marca, argumentou que a postagem é fruto de publicidade nativa, ou seja, a blogueira recebeu produtos da marca. Pugliesi não se pronunciou sobre o assunto.

Porém, o Conselho chegou à conclusão que o post é publicidade velada, e ressaltou que há ainda outros itens que infringem o Código de Autorregulamentação Publicitária, como a associação do estilo de vida saudável com o álcool e a sua influência sobre menores de idade, já que o produto é uma bebida alcoólica.

Estratégia de marketing

Post da blogueira foi acusado de publicidade velada. Foto: Reprodução/InstagramCelebridades e "influencers" digitais - pessoas que contam com altos números de seguidores em blogs ou redes sociais - são alvos preferenciais de empresas para divulgar produtos.

Por serem mais acessíveis que atores e cantores e contarem com alcance considerável, costumam ser uma boa alternativa para a promoção de marcas. 

Por isso, é cada vez mais comum ver estas personalidades postando conteúdo propagandístico. Porém, segundo o Código de Autorregulamentação Publicitária, essa ação deve ser sempre sinalizada como conteúdo publicitário.

Relembre polêmicas

Pugliesi já foi julgada pelo Conar em 2014 por esconder publicidade na divulgação de produtos em seu blog, o Tips4Life.

Em 2015, foi contestada pelo Conselho Regional de Nutricionistas - 2ª Região por incentivar o envio de nudes para amigas como incentivo para perder peso. O Conselho julgou a atitude da blogueira como inconsequente e irresponsável.


Veja mais sobre:Instagram

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.