SRZD



Aurora Seles

Aurora Seles

CARNAVAL. Jornalista, com especializações no Instituto de Psicologia da USP e em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Bacharelanda em Direito. Professora e profissional de comunicação. Foi assessora de imprensa da Tom Maior, Rosas de Ouro e Vai-Vai. Coautora do livro SOFIA Belas Artes - Encontro de Saberes: Artes, Arquitetura, Saúde, Ciências Sociais e Humanas, lançado em dezembro/2015.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



28/04/2016 10h50

Alquimia de Hermes Trismegisto cantada por Jorge Ben
Aurora Seles

Em abril é comemorado o dia de São Jorge (275 - 23 de abril de 303 d.C., Nicomédia, Turquia), um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão e que na biografia de santos é um dos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana).

Imortalizado na lenda em que mata o dragão, São Jorge é também um dos 14 santos auxiliares. O dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é a data em que se fazem homenagens para Ogum - um dos principais Orixás.

Na música brasileira, há um grande Jorge. Seu nome de batismo, Jorge Duílio Lima Meneses, conhecido como Jorge Ben, é guitarrista, cantor e compositor. Na década de 80 mudou seu nome artístico para Jorge Ben Jor, provavelmente pela numerologia, mas fontes comentam que a ideia ocorreu para evitar confusões com o músico americano George Benson, pois Jorge Ben começava a se tornar muito conhecido nos Estados Unidos. Carioca de Madureira, nasceu em 22 de março de 1945.

Jorge Ben Jor. Foto: Divulgação

Ganhou seu primeiro pandeiro aos 13 anos de idade e, dois anos depois, já cantava no coro de igreja. Também participava como tocador de pandeiro em blocos de Carnaval. Aos 18, ganhou um violão de sua mãe e começou a se apresentar em festas e boates, tocando bossa nova e rock and roll. No início dos anos 60 apresentou-se no Beco das Garrafas, que se tornou um dos redutos da bossa nova. Em 1963, subiu no palco e cantou "Mas que Nada" para uma pequena plateia, que incluía um executivo de uma renomada gravadora.

Dois meses depois, era lançado o primeiro compacto de Jorge Ben, que inclui ainda "Por Causa de Você, Menina". No mesmo ano lançou o primeiro LP, "Samba Esquema Novo", acompanhado pelo conjunto de samba jazz Meireles e os Copa Cinco. "Mas que Nada" foi seu primeiro grande sucesso no Brasil e também é uma das canções mais executadas nos Estados Unidos até hoje, na versão do pianista brasileiro Sérgio Mendes com o grupo de hip hop norte-americano "Black Eyed Peas".

Participou dos programas Divino, Maravilhoso e O Fino da Bossa, época em que obteve enorme sucesso com "Cadê Tereza?", "País Tropical", "Que Pena e Que Maravilha". Nos anos 70, Jorge Ben lançou os álbuns "A Tábua de Esmeralda", 1974; "Solta o Pavão", 1975 - ano em que compôs "Jorge de Capadócia", que já foi interpretada por Caetano Veloso, Fernanda Abreu e pelos Racionais MC's; em 1976 lançou "África Brasil". Todos são considerados clássicos da música brasileira. Lançou mais de 35 discos e vendeu milhares de cópias. Em 2004, lançou "Reactivus Amor Est" (Turba Philosophorum), primeiro álbum com canções inéditas desde 1995.

Capa do álbum A Tábua de Esmeralda. Foto: Divulgação

Atualmente, seus shows costumam durar cerca de três horas. O álbum "A Tábua de Esmeralda" une som e alquimia. Na primeira faixa, Jorge Ben canta "Os alquimistas estão chegando! Estão chegando os alquimistas", um convite para ouvir composições de um mundo peculiar. O nome do disco é o texto escrito por Hermes Trismegisto que deu origem à Alquimia. Hermes Trismegisto, uma divindade originada do sincretismo entre Hermes, deus da mitologia grega, e Toth, deus egípcio do conhecimento, da sabedoria e da magia. Trismegisto significa "três vezes grande", pois ele conhece as três partes da filosofia universal: a alquimia, a astrologia e a teurgia.

A letra de Jorge Ben na canção Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda é composta, literalmente, da Tabula Smaradigna, tradução latina de uma obra alquímica árabe que data do século XII, também atribuída a Hermes Trismegisto e muitíssimo influente na idade média tanto para o mundo árabe quanto para o mundo cristão.

A tradução da Tabula Smaragdina significa: É verdade, certo e muito verdadeiro. O que está embaixo é como o que está em cima, e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa. E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por daptação. O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma. O Pai de toda Telesma do mundo está nisto. Seu poder é pleno, se é convertido em Terra. Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia. Sobe da terra para o Céu e desce novamente a Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores. Desse modo obterás a glória do mundo. E se afastarão de ti todas as trevas. Nisso consiste o poder poderoso de todo poder.

Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido. Assim o mundo foi criado. Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas. Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da filosofia universal. O que eu disse da Obra Solar é completo. A música popular, assim como outro tipo de arte, é produzida em sua totalidade cultural. Coube a indústria fonográfica armazená-la como produto lírico e musical para conteúdo técnico, e principalmente, expressões variadas, de universos e argumentos, anteriormente apenas visualizados em textos poéticos para resgates nostálgicos.

Letras musicais, compostas com substâncias líricas, também são artes verbais e felizmente, assim como a síntese do álbum acima, há inúmeras obras que nos cercam de informação. Aplausos ao Jorge Ben Jor. Salve Jorge! Confira letra da música Hermes Trismegisto e sua celeste tábua de esmeralda, escrita por Jorge Ben

"Hermes Trismegisto escreveu

com uma ponta de diamante em uma lâmina de esmeralda

O que está embaixo é como o que está no alto,

e o que está no alto é como o que está embaixo.

E por essas coisas fazem-se os milagres de uma coisa só.

E como todas essas coisas são e provêm de um

pela mediação do um,

assim todas as coisas são nascidas desta única coisa por adaptação.

O sol é seu pai, a lua é a mãe.

O vento o trouxe em seu ventre.

A terra é seu nutriz e receptáculo.

O Pai de tudo, o Thelemeu do mundo universal está aqui.

O Pai de tudo, o Thelemeu do mundo universal está aqui.

Sua força ou potência está inteira,

se ela é convertida em terra.

Tu separarás a terra do fogo e o sutil do espesso,

docemente, com grande desvelo.

Pois Ele ascende da terra e descende do céu

e recebe a força das coisas superiores

e das coisas inferiores.

Tu terás por esse meio a glória do mundo,

e toda obscuridade fugirá de ti.

e toda obscuridade fugirá de ti.

É a força de toda força,

pois ela vencerá qualquer coisa sutil

e penetrará qualquer coisa sólida.

Assim, o mundo foi criado.

Disso sairão admiráveis adaptações,

das quais aqui o meio é dado.

Por isso fui chamado Hermes Trismegistro,

Por isso fui chamado Hermes Trismegistro,

Tendo as três partes da filosofia universal.

Tendo as três partes da filosofia universal.

O que disse da Obra Solar está completo.

O que disse da Obra Solar está completo.

Hermes Trismegisto escreveu com uma ponta de diamante em uma lâmina de esmeralda.

Hermes Trismegisto escreveu com uma ponta de diamante em uma lâmina de esmeralda".

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Comentários
  • Avatar
    14/05/2016 08:58:41Aurora SelesAnônimo

    Sem dúvida, caro internauta. O compositor possui muitas músicas voltadas à alquimia e, essa que você citou, é um clássico das obras de Jorge Ben (Jor). Obrigada pelo comentário. Abraço!

  • Avatar
    28/04/2016 13:11:00anônimoAnônimo

    os alquimistas estão chegando uma musica gostosa de ouvir, que fala de algo bastante interessante.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.