SRZD


08/05/2016 19h01

'A opereta de um boi em festa' é o enredo de 2017 do Gato de Bonsucesso
Adriana Vieira*

"A opereta de um boi em festa" é o enredo que o Gato de Bonsucesso levará para a Estrada Intendente Magalhães no Carnaval 2017, no desfile da Série E. O tema, que abordará as festas e folias de boi em todo país, será desenvolvido pelo jovem carnavalesco Marcos Salles, que fará sua estreia no grupo.  

Foto: Divulgação

Antes da apresentação do enredo e da leitura da sinopse, realizados na feijoada da Roda de Samba da azul e branco, no último dia 07, a nova diretoria tomou posse tendo como presidente, Antônio Caetano Filho; vice-presidente, Bezerra; diretora de Carnaval, Ana Cristina Menezes; rainha de bateria, Nega Lima; musa, Arielly Araújo; e mestres de bateria, Julinho e Everson. 

Foto: SRZD-Adriana Vieira

A quadra do Gato de Bonsucesso, na comunidade Nova Holanda, foi palco de uma tarde de muitas atrações, como feijoada servida para os presentes animada por um grupo de pagode e DJ tocando os melhores ritmos. Estiveram prestigiando o evento, as baianas e passistas da Estácio de Sá, musas de outras coirmãs, o coordenador de projetos e produtor de Carnaval da Rede Globo, Teteu José, o mestre de bateria Celinho, entre outras personalidades. 

Foto: SRZD-Adriana Vieira

O presidente Antônio Caetano Filho agradeceu aos presentes e prometeu trabalhar intensamente para que a escola volte à elite do Carnaval. "Quero agradecer a presença e a confiança depositada em meu trabalho à frente da presidência da agremiação. Eu prometo muita luta juntamente com a minha diretoria, para colocarmos a nossa escola no lugar em que ela nunca deveria ter saído", ressaltou. 

Foto: SRZD-Adriana Vieira

O carnavalesco, muito emocionado, também deu seu recado: "Quero agradecer a diretoria pela confiança em meu trabalho e oportunidade de poder contribuir com a escola. Estou aqui para somar e ajudar o Gato de Bonsucesso a voltar à Série D. As baianas e as passistas da Estácio de Sá, que estão aqui para prestigiarem a escola, estarão desfilando com a família Gato de Bonsucesso. O cronograma do desfile já está pronto, teremos alas das crianças, passistas, baianas, entre outras, além da ala gay. Quero avisar aos compositores que eles já podem trabalhar na letra do samba que será escolhido pela escola, com a participação da presidência, diretoria, harmonia, Velha Guarda e baianas. Vamos marcar para tirar as dúvidas aqui na quadra em data oportuna", acrescentou. 

Foto: SRZD-Adriana Vieira

Foto: SRZD-Adriana Vieira

Confira a sinopse do enredo:

A Opereta de um Boi em Festa

Me dê licença, vou prosear pra minha humilde história contar, sou força, suor, garra, sou o que quiseres que eu seja, sou um fiel companheiro aguerrido que atravessou fronteiras trazendo em meu couro a esperança.

Te levarei para os caminhos da prosperidade, riquezas conseguirei, com bravura desbravarei e com fé alcançarei.

Abram a roda, vou entoar o meu canto pra vós micê se encantar, a alegria será até o sol raiar.

Quero meu traje bem bonito, os pessoar já vai chegar, vamos, vamos passar pela roda e, num giro atrevido, dançarei até o sol raiar.

Minh?a alma é uma fortaleza, e maior é o fascínio que tens por mim, o meu pranto é um alerta que feres com força todo meu ser.

Vem aqui no pasto buscar seu orgulho, alegria não vai faltar, quando eu chegar a festa começará, vou testemunhar sem resmungar, com proteção do meu Divino minha fé irei provar.

Vou caprichar bem caprichado, vou usar o meu melhor sotaque* se preciso for farei muitas caretas, folclorear é meu desejo, a farra será boa, testemunharei o seu cortejo.

Com cara feia, ou alegre, ou zangada, ou de dor, ou festeira, ou ousada, mas com a bravura de um conquistador.

Sou eu, eu sou BOI!

Marcos Salles, Carnavalesco

Sotaque - nome dado para classificar o tema do boi

Bibliografias:
- O Nordeste.com
- Bumba-meu-boi Cultura Maranhense - Emerson Fialho
- Filme: Boi Carreiro- canal Agroquima
- Cultura Maranhense.com.br
- O Boi da Cara de todas as cores - de Clarisse Ligenfritz
- Viva o Boi-Bumbá - de Rogério Andrade Barbosa

Foto: SRZD-Adriana Vieira

Foto: SRZD-Adriana Vieira

Foto: SRZD-Adriana Vieira

Foto: SRZD-Adriana Vieira

Foto: SRZD-Adriana Vieira

Foto: SRZD-Adriana Vieira

Foto: SRZD-Adriana Vieira

Foto: SRZD-Adriana Vieira

Foto: SRZD-Adriana Vieira

* Colaboradora do SRZD Carnaval



Comentários
  • Avatar
    10/05/2016 18:12:18Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    A jovem (foi fundada em 16/02/1999) escola de samba Gato de Bonsucesso fez festa e apresentou a logomarca e um pequeno texto chamado de sinopse redigida sob a forma considerada como licença poética cujo título do enredo é: ´A opereta de um Boi em festa´. Com o qual, a agremiação que tem como cores oficiais azul-e-branco desfilará na 6ª divisão do Carnaval Carioca 2017 o grupo de acesso/Série E, que se realiza na Intendente Magalhães, no bairro suburbano Campinho. Tal enredo é de criação e será desenvolvido pelo jovem e estreante carnavalesco Marcos Salles que é formado em gestão de Carnaval e eventos, tendo como experiência oito anos como diretor de barracão na agremiação mirim da Mocidade Independente a Estrelinha da Mocidade na qual desde 2014 é o carnavalesco, exercendo atualmente também o cargo de chefe de atelier na Estácio, no Grupo Especial. A escola de samba Gato de Bonsucesso é afilhada portelense, tendo como comunidade-base a Nova Holanda, no Complexo da Maré. Em 2016 na 5ª divisão do Carnaval Carioca o grupo de acesso/Série D, a agremiação foi a penúltima (13ª) colocada e uma das três rebaixadas. A melhor colocação da curta História da agremiação, que como inúmeras surgiu de bloco, ocorreu em 2005 na 4ª divisão o grupo de acesso/Série C, quando foi a sexta colocada. Na oportunidade, o enredo apresentado foi ´Rio, a mais maravilhosa das cidades´ criado e desenvolvido pela Comissão integrada pelos carnavalescos Roseni Lima, Rafael, Sérgio Marcelo e Carlos Gomes da Costa. Saudações carnavalescas do portelense, Almir de Macaé.

Comentar