SRZD



Carlos Fernando Cunha

Carlos Fernando Cunha

CARNAVAL. Carioca, morador de Juiz de Fora/MG há 15 anos. Ritmista, cantor e compositor com três CDs gravados. Pesquisador e Professor da UFJF.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



16/05/2016 09h27

Muito prazer!
Carlos Fernando Cunha

 

Foto: Alfredo SouzaA sirene toca.
Lacrimejo de alegria.
Chora cavaco.
Sobe minha bateria.
Um, dois, três, quatro!
Lá se vai a agonia.

Senhores e senhoras, leitores e leitoras, com satisfação, inicio minhas atividades como escriba aqui no SRZD. Reservei este primeiro preto no branco para me apresentar e anunciar o que teremos por aqui ao longo de nossa jornada.

Antes de tudo, de qualquer credencial possível, sou um ritmista de bateria de escola de samba. É meu fundamento. Branquelo de óculos, classe média, carioca residente nas Minas Gerais, no início da década de 1990 conheci os terreiros das escolas de samba, cruzei a Sapucaí e de lá não mais consegui me livrar. Alguém consegue?

A vivência com o samba de escola de samba na escola de samba é item especial em minha formação humana e musical. Além de tocar samba, passei a cantar e a compor sambas. O samba virou objeto de estudo, seus meandros e articulações. O professor universitário, originário da Educação Física, abriu espaço em seu diário para o samba enquanto atividade de ensino, pesquisa e extensão.

O que teremos por aqui, então?

Pretendo trazer a esse espaço de reflexão questões sobre o Carnaval e o samba, pensando neste último também de maneira mais ampla, fora das escolas. O samba enquanto gênero musical, suas histórias e percursos, seus personagens visíveis e invisíveis, livros, discos, artistas, eventos, festas, rodas, encontros e outras síncopes. Vou tentar me equilibrar nesta corda bamba, mas escorregões para outras bandas poderão ocorrer pelo caminho.

Antecipo aos que não me conhecem que, sim, torço por uma escola de samba. Há árbitro de futebol que não tenha um time preferido? Há comentarista de Carnaval possuidor de coração incolor? Du-vi-de-o-dó!

Na próxima coluna escreverei sobre o meu amor da passarela. Abrirei logo o jogo. No entanto, sobre amores, esclareço que os mais duradouros, de tempos em tempos, precisam de acidez e alfinetadas mútuas.

Ao fim do início, deixo abraço de fã aos companheiros blogueiros, ao Sidney Rezende, a Luana Freitas, aos padrinhos João Paulo Alves e Cláudio Francioni.

Aos leitores e leitoras, faço o convite para embarcarem comigo na viagem. Que seja respeitosa e prazerosa, sempre.

Ô sorte!

Facebook: Carlos Fernando Cunha
Twitter: @CarlosFCunha
Instagram: carlosfernandocunha
Site: www.carlosfernandocunha.com.br

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Veja mais sobre:Carnaval

Comentários
  • Avatar
    20/05/2016 17:29:19Luiz RobertoMembro SRZD desde 20/05/2016

    Prezado Carlão, parabéns, viva o samba. Estarei sempre que puder acompanhando as matérias. Abraços Gaguinho.

  • Avatar
    16/05/2016 22:32:20Fernando J. C. GomesMembro SRZD desde 17/01/2013

    Pra quem gosta de Samba, o SRZD é de leitura obrigatória. No Carnaval fico ligado para acompanhar as notícias do que acontece no mundo do Samba. Fico muito feliz em ver a estréia do amigo Carlos Fernando que durante o tempo em que morei em Juiz de Fora foi quem me fez me sentir perto do meu Rio de Janeiro e com o Samba pulsando no coração. Agora que voltei pro Rio, vou continuar acompanhando seu trabalho, não mais na praça ou no Bar do querido Abud, onde fazia roda de samba, mas aqui no SRZD. Pode fazer mistério com a escola do teu coração até a próxima edição, mas quem tem conhece sabe pra quem bate esse coração. Parabéns amigo e sei que tua contribuição com essa coluna só vai engrandecer ainda mais esse site de quem gosta de Samba. Forte abraço.

  • Avatar
    16/05/2016 20:48:58Nelson Luiz Rezende de BarrosMembro SRZD desde 04/03/2010

    ô Sorte a nossa! Parabenizo ao Site SRZD, por esta aquisição fantástica. Carlos Fernando Cunha, que honra poder estar aqui tecendo um comentário neste seu primeiro artigo, que venha muitos e muitos outros. É maravilhoso ouvir você cantar, sentir as suas composições, e agora será fantástico ler seus artigos e compartilhar com prazer os seus sentimentos pela música, em especial pelo samba e pelo Carnaval.

  • Avatar
    16/05/2016 19:27:33yuri goncalves soaresMembro SRZD desde 16/05/2016

    Parabéns ao SZRD pela chegada do Carlos Fernando! Não tenho dúvidas que ele vai agregar valor ao site! Que venham muitas matérias! Parabéns Carlos!

  • Avatar
    16/05/2016 12:58:49Márcio José GomesMembro SRZD desde 16/05/2016

    Amigo Carlos Fernando, faço questão de ser o primeiro a parabenizá-lo por mais essa trincheira ocupada em defesa do bom samba e do bom carnaval. E que este espaço possa servir também para que o carnaval de nossa querida Juiz de Fora volte a ter o brilho de épocas passadas. Parabéns e viva a nossa música!

Comentar