SRZD


07/06/2016 12h10

Espetáculo relata histórias de transexuais no Teatro Poeira
Redação SRZD

Abordar do início ao fim um tema completamente delicado e ignorado muitas vezes pela maioria da sociedade. Essa é a proposta de "BR-Trans", que estreia no Teatro Poeira, em Botafogo, nessa quinta-feira (09/06), às 21h. Ao contar um pouco mais sobre o universo dos transexuais e travestis, a montagem leva à cena histórias sobre medo, solidão e morte, que se encontram e se misturam em meio às próprias indagações do ator Silvero Pereira, que ainda assina a dramaturgia.

A montagem faz parte do projeto "BR-Trans: Cartografia Artística e Social do Universo Trans no Brasil", do próprio Silvero. No palco, ele, sob direção de Jezebel de Carli, expõe as dores de um universo incompreendido pela maioria das pessoas, além dos anseios e preocupações que sofrem os travestis e transexuais.

Foto: Divulgação

Aliás, tudo o que é contado no espetáculo é verídico. O texto nasceu a partir de fragmentos de vidas reais, coletados através de conversas com travestis, transexuais e transformistas de diversas partes do Brasil, evidenciando as verdadeiras histórias escondidas de pessoas que passaram por situações de violência, preconceito, e que lutam para encontrar um lugar na sociedade.

Silvero, que dá vida a vários personagens em cena, idealizou o projeto com um único objetivo: mostrar ao Brasil que os "trans" podem viver normalmente na sociedade, e que muitos têm uma história de superação para contar e não só relatos de preconceito. Com verdade e naturalidade, ele vem buscando seu espaço em cena.

- "BR-TRANS" é um processo artístico-documental que traça os pontos convergentes e divergentes do universo trans brasileiro entre os polos regionais Nordeste e Sul do país. Trata-se de um trabalho estético com base nos afetos, nas relações estabelecidas durante a pesquisa e na oportunidade de provocar questionamento, quiçá uma transformação social a partir da quebra de preconceitos por meio da arte", afirma Silvero.

Foto: Divulgação

*Fonte: Rio Encena

Curta a página do SRZD no Facebook:


Veja mais sobre:Teatro

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.