SRZD


21/06/2016 03h48

Grupo Especial: ordem de desfiles é definida. Mangueira fecha o Carnaval de novo
Rodrigo Trindade

A noite de segunda-feira (20) foi especial para os foliões: aconteceu o sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O encontro, na Cidade do Samba, contou com a presença de personalidades do Carnaval, além de dirigentes das 12 agremiações que formam a elite.

Foto: SRZD-Rodrigo Trindade

Com pares para o sorteio previamente definidos, a primeira etapa foi a decisão dos dias em que cada escola desfilará: por regulamento, Paraíso do Tuiuti e União da Ilha já tinham seus dias e horários acertados. A primeira por ter sido campeã da Série A, e que abrirá o Carnaval no domingo, dia 26 de fevereiro; a segunda, por conquistar o 11º lugar, e que será a primeira a se apresentar na segunda-feira, dia 27.

Foto: SRZD-Rodrigo Trindade

O método de escolha para as demais agremiações era a que tirava a bola de número maior e, em consequência, escolhia que dia gostaria de desfilar. Na segunda etapa, foi decidida a ordem de apresentação, com a mesma regra.

Campeã Mangueira fecha o Carnaval do Rio

Tradicionalmente, ao fim do sorteio, há o famoso troca-troca: aconteceu com Mocidade e Unidos da Tijuca, e Mangueira e São Clemente: Mocidade preferiu ser a terceira ao invés de segunda, enquanto Tijuca a quarta; e a campeã Mangueira decidiu fechar o Carnaval do Rio, trocando com São Clemente, que será a segunda. Confira como ficou a ordem de desfiles do Grupo Especial para o Carnaval de 2017:

DOMINGO, 26.02.17

22h - Paraíso do Tuiuti
entre 23h05 e 23h15 - Grande Rio
entre 00h10 e 00h30 - Imperatriz Leopoldinense
entre 01h15 e 01h45 - Unidos de Vila Isabel
entre 02h20 e 03h00 - Salgueiro
entre 03h25 e 04h15 - Beija-Flor de Nilópolis

SEGUNDA-FEIRA, 27.02.17

22h - União da Ilha
entre 23h05 e 23h15 - São Clemente
entre 00h10 e 00h30 - Mocidade
entre 01h15 e 01h45 - Unidos da Tijuca
entre 02h20 e 03h00 - Portela
entre 03h25 e 04h15 - Mangueira

Foto: SRZD-Rodrigo Trindade

Confira o vídeo com o momento do anúncio oficial da ordem dos desfiles:

Desfiles do Grupo Especial começarão às 22h

Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, tanto domingo (26/02) quanto segunda-feira (27/02), começarão às 22h. Recentemente, a Liesa, instituição que administra as apresentações na Marquês de Sapucaí, divulgou mudanças importantes: o tempo máximo de desfile de cada agremiação, que antes era de 82 minutos, passou para 75; ainda segundo a Liesa, por concordância dos dirigentes das 12 escolas, ficou resolvido que o número de carros alegóricos também cai: antes eram no máximo sete; agora, fica entre cinco e seis.

A equipe do Portal SRZD apurou que opiniões se divergem entre os dirigentes das escolas: uns defendem a redução das alegorias, até mesmo por conta da crise econômica que afeta vários setores da sociedade e fortemente o Carnaval; por outro lado, há quem discorde da redução.

Presidente da Liesa avalia resultado do sorteio

Ao término do sorteio que definiu a ordem dos desfiles do Grupo Especial, Jorge Castanheira, que preside a Liesa, disse ao SRZD que considera o resultado bastante equilibrado: "A disputa é muito forte. Vamos ter um grande equilíbrio tanto domingo quanto segunda de Carnaval e duas escolas fecharão os desfiles".

Foto: SRZD-Rodrigo Trindade

Quanto à qualidade das apresentações, o gestor disse apostar na criatividade dos carnavalescos e no empenho das escolas, mesmo com a crise econômica: "O público pode esperar um belo espetáculo ano que vem e contar com a criatividade das escolas em seus desfiles". Confira a entrevista:

Veja mais fotos do sorteio:

Fotos: Henrique Matos

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval carioca

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?

 



Comentários
Comentar