SRZD



Paulo Estrella

Paulo Estrella

CONCURSO PÚBLICO. Desde 2008, diretor-pedagógico da Academia do Concurso, empresa do grupo Estácio, professor de curso preparatório desde 2003 e coordenador de cursos de pós-graduação da Academia do Concurso. Trabalha em cursos de performance, com provas realizadas por terceiros, desde 1994, tendo passado por várias redes de ensino como MV1, Bahiense e GPI, além de cursos pré-militares. É consultor de preparação, especialista em concursos, blogueiro do caderno Boa Chance do O Globo e responsável pela criação e entrega dos cursos da Academia do Concurso na sede e em todas as unidades.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



11/07/2016 09h17

Novo concurso do Tribunal Regional Federal - 2a Região
Paulo Estrella

Vem por aí um grande concurso da área dos tribunais. É o concurso do Tribunal Regional Federal - 2a Região, que engloba os estados do Rio de janeiro e Espirito Santo. Chamo de grande concurso pois no concurso de 2011, até o mês passado, já tinham sido feitas 1118 convocações entre técnico administrativo e técnico judiciário. São 1118 novos servidores entre 2012 e 2016, esse histórico é muito animador para os candidatos interessados, mesmo sendo um concurso, que tudo indica, será para cadastro de reserva. O último concurso perde a validade no dia 16 de julho e os preparativos para o próximo estão nas fazes iniciais. O que tudo indica é que o próximo edital deve ser publicado no segundo semestre. Além de ser uma boa oportunidade para qualquer candidato, esse concurso cai como uma luva para quem está estudando para a prova do MPE-RJ, pois serve de continuidade de estudo com aproveitamento de muitas disciplinas o mesmo vale para os candidatos que estão estudando para o INSS.

O bom desses concursos de continuidade é que o esforço e tempo destinado ao estudo até agora servem para o concurso do TRF com os devidos ajustes. Esse próximo concurso deverá oferecer vagas para nível médio, médio/técnico e nível superior em várias formações. Os cargos de nível médio tem remuneração inicial de R$6.224,79 e os de nível superior de R$ 9.662,84, isso sem contar com todos os benefícios oferecidos pelo tribunal. Além do número de convocações, a remuneração é bastante atrativa independente do nível de escolaridade. Como venho dizendo, essa é uma grande oportunidade para quem já vem se preparando e como ainda temos tempo, é também uma grande oportunidade para quem está iniciando o estudo agora. Nesse caso, o tempo está a favor do candidato.

Para o cargo de técnico administrativo, na última prova foram cobradas as seguintes disciplinas: Português, raciocínio lógico, matemática básica, direito administrativo, direito constitucional, direito processual civil e direito processual penal. A banca desse último concurso foi a Fundação Carlos Chagas (FCC) que deve servir como base do processo de preparação até que uma banca seja escolhida para esse concurso. Os conteúdos de exatas, RLM e matemática, jé eram uma tendência em 2011 nos concursos dessa área. Isso não é ruim, esses conteúdos não serão surpresa como foram para os candidatos que vinham se preparando para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Já sabemos de sua existência é há tempo suficiente para o candidato, mesmo aquele com grandes dificuldades nessa área, estude e consiga agregar conhecimento suficiente para um bom desempenho na prova. 

Como é um concurso que historicamente é muito atrativo, a concorrência deve ser grande. Por isso, é muito importante que o candidato se dedique à preparação para garantir um bom desempenho na prova e fique dentro da classificação limite do cadastro de reserva. Não podemos esquecer que quanto mais bem classificado estiver o candidato, maiores são as chances de ser convocado e realizar o seu sonho. Esse concurso é uma grande oportunidade para quem fizer uma preparação digna e responsável, por isso está na hora de arregaçar as mangas, estudar, para garantir a realização do seu sonho de ser servidor público.


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.