SRZD


07/08/2016 02h48

'Tolerância, paz e amor': conheça o samba da Tatuapé para 2017
Redação SP

A noite do último sábado, 6 de agosto, marcou o anúncio do samba da Acadêmicos do Tatuapé para o Carnaval de 2017, o quinto hino, dos quatorze que serão cantados no sambódromo do Anhembi pelo Grupo Especial paulistano.

Em processo interno a atual vice-campeã da cidade apresentou a obra assinada pelos compositores Fabiano Tenor, Mike Candido e Luiz Fernando Ramos, como a escolhida para ser a música do enredo: "Mãe África conta a sua história: Do berço sagrado da humanidade à abençoada terra do grande Zimbabwe".

- Vídeo: confira a apresentação do samba

- Clique aqui para ver fotos da festa

- Clique aqui e saiba detalhes do enredo da Acadêmicos do Tatuapé

Anúncio do samba 2017 da Acadêmicos do Tatuapé. Foto: SRZD

Clique no player abaixo disponibilizado pela escola para ouvir o samba 2017

Quadra lotada, autoridade de vice-campeã

Comunidade e sambistas, em peso, presentes para conhecer o samba da azul e branca, super lotaram a quadra da agremiação na Zona Leste de São Paulo.

Prestígio e apoio crescentes, fruto de reconhecimento pela grande fase vivida pela escola, que em 2016, alcançou o melhor resultado de toda a sua história de sessenta e três anos ao desfilar com o tema: "É ela, a deusa da passarela - Olha a Beija-Flor aí, gente!", exaltando a consagrada coirmã carioca.

Anúncio do samba 2017 da Acadêmicos do Tatuapé. Foto: SRZD

Apresentação da equipe de Carnaval e Mocidade Alegre, destaques da primeira parte da festa

O terreiro começou a receber o público por volta das 21h30 e curtiu animada roda de samba, apresentações de grupo de capoeira e escolinha de bateria da casa, além de conhecer o novo terceiro mestre-sala, Patrick.

Na sequência, sob o hino da Tatuapé, a recepção para uma das convidadas da noite, a Mocidade Alegre. Assim como nos últimos cinco anos a "Morada do Samba" levou seus diversos segmentos para um verdadeiro show de esquenta antecedendo o grande momento do evento.

Após a performance da escola do bairro do Limão o presidente Eduardo dos Santos chamou ao palco as mulheres comandantes das convidadas da noite: Solange Cruz Bichara Rezende e Luciana Silva, representando a Mocidade e a Tom Maior. Ambas foram homenageadas no palco e falaram de amizade e união entre os dirigentes, para o fortalecimento do espetáculo.

Anúncio do samba 2017 da Acadêmicos do Tatuapé. Foto: SRZD

Rainha e musa da 'Qualidade Especial' 

Andrea Capitulino e Gabi Miranda foram anunciadas como rainha e musa, respectivamente, da "Qualidade Especial", de mestre Higor. Anúncios seguidos de exibição que contou com a participação de integrantes da comissão de frente, ala de baianas, passistas, destaques e quadro de casais de mestre-sala e porta-bandeira.

Anúncio do samba 2017 da Acadêmicos do Tatuapé. Foto: SRZD

Samba foi conhecido na madrugada do domingo

Segundo a direção da agremiação foram trinta e cinco obras recebidas nesta temporada.

Após processo de audição interna e análise de cada uma delas pela comissão julgadora, duas permaneceram na disputa e foram submetidas a avaliação feita por representantes de todos os setores, que votaram, e elegeram o vencedor.

Diferente do sistema usado em outras oportunidades, desta vez, a agremiação divulgou os finalistas, letra e áudio. No ano passado, por exemplo, apenas o campeão foi revelado, e somente no dia do anúncio. 

O escolhido foi conhecido por volta das duas horas do domingo, em grande estilo, com efeitos de luz, projeção da letra e a imediata explosão da quadra, que cantou com força os belos versos do samba, que sobretudo, exaltam o continente africano e deixam uma mensagem de paz.

Anúncio do samba 2017 da Acadêmicos do Tatuapé. Foto: SRZD

Em grande fase, Celsinho Mody será a voz do novo samba

Vivendo um dos melhores momentos de sua carreira, Celsinho, que registra passagens por Mancha Verde, Camisa Verde e Branco, Nenê de Vila Matilde e Pérola Negra, além da própria Tatuapé, em 2006, será a voz oficial da agremiação pelo segundo ano consecutivo.

Este ano deu um show na Avenida ao conduzir o hino em homenagem à Beija-Flor de Nilópolis, samba que conquistou o Prêmio SRZD Carnaval SP como destaque do ano.

Além da boa fase como cantor, 2016 têm sido especial para ele. Até aqui, já deixou sua marca como compositor dos sambas escolhidos para o Carnaval de 2017 na Mancha Verde, Tom Maior e Unidos do Peruche.

Anúncio do samba 2017 da Acadêmicos do Tatuapé. Foto: SRZD

O encerramento da festa, já na madrugada do domigo, ficou sob a responsabilidade da vice-campeã do Grupo de Acesso em 2016, Tom Maior, fechando em grande estilo mais um capítulo da temporada de preparação para o Carnaval do próximo ano em São Paulo.

Sambas de enredo têm sido garantia de nota para a Tatuapé

Desde que voltou ao Grupo Especial paulistano, em 2013, os sambas de enredo da Acadêmicos do Tatuapé têm sido um dos pontos fortes da escola na disputa.

Nos quatro concursos, desde então, apenas dois décimos foram perdidos no quesito, desconsiderando os descartes da menor nota, de acordo com o regulamento da Liga Independente das Escols de Samba de São Paulo:

2013 - "Beth Carvalho, a madrinha do samba" - perdeu 1 décimo

2014 - "Poder, fé e devoção. São Jorge Guerreiro" - perdeu 1 décimo

2015 - "Ouro, símbolo da riqueza e ambição" - 30 pontos

2016 - "É ela, a deusa da passarela - Olha a Beija-Flor aí gente" - 30 pontos

O novo hino agora espera a avaliação dos jurados buscando manter essa tendência, mas certamente, já conquistou a nota máxima no coração da comunidade e de cada integrante da escola.

Veja a logomarca do enredo:

Logormarca do enredo 2017 da Acadêmicos do Tatuapé. Foto: Arte

Além de alcançar a melhor colocação de toda a sua história a escola ainda foi agraciada com dois troféus do Prêmio SRZD Carnaval SP 2016, nas categorias samba-enredo e evolução.

- Clique aqui para conferir como foi a festa do Prêmio SRZD Carnaval SP 2016

Leia também:

- Assista entrevista com o presidente da Tatuapé Eduardo dos Santos

- Carnavalesco da Acadêmicos do Tatuapé, Flávio Campello detalha enredo 2017

- Rei de bateria da Tatuapé fala sobre a trajetória dos passistas masculinos no Carnaval

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?


Veja mais sobre:Acadêmicos do Tatuapé

Comentários
  • Avatar
    18/10/2016 07:26:50RenanMembro SRZD desde 18/10/2016

    Logomarca do enredo é lindo ... Esperava muito mais do samba ... Boa Sorte

  • Avatar
    07/08/2016 19:29:47LucasAnônimo

    Uma pergunta. Pq a escola divulgou o samba na internet antes de apresentar na festa? Não perde a graça da surpresa? Tem coisas que nao consigo entender;;

  • Avatar
    07/08/2016 07:00:21Alexandre Roni (Vitória, Luta, Força e União)Membro SRZD desde 23/01/2013

    Gostei mas, esperava mais depois de tanto mistério em torno do samba. Gostei da letra, gostei do ritmo mas, não é um samba pra cima que levanta a galera. Tatuapé é uma das escolas da minha zona leste e por isso desejo muita sorte e sei que fará um grande desfile. Boa sorte Tatuapé.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.