SRZD



Carlos Fernando Cunha

Carlos Fernando Cunha

CARNAVAL. Carioca, morador de Juiz de Fora/MG há 15 anos. Ritmista, cantor e compositor com três CDs gravados. Pesquisador e Professor da UFJF.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



24/08/2016 08h00

Opinião: Sambas concorrentes na São Clemente
Carlos Fernando Cunha

Antes de propriamente começar a escrever sobre a safra de sambas da São Clemente, aviso que deixarei as análises mais apuradas e detalhadas para quando os sambas de todas as escolas do Grupo Especial forem definidos. Farei isso individualmente com o samba campeão de cada escola, bem como ousarei uma análise comparativa entre eles. Assim, os comentários elaborados neste primeiro momento serão mais gerais com relação à safra específica de cada escola, destacando sempre alguns sambas que chamaram minha atenção positivamente.

- Confira o que colunistas do SRZD falam do enredo de sua escola

Foto: SRZD-Rodrigo Trindade

A São Clemente vem com um enredo de difícil compreensão, em princípio: "Onisuáquimalipanse". A expressão francesa significa algo como: Envergonhe-se quem nisso vê malícia, maldade. Remete a França do Rei Sol, mas é evidente que a craque Rosa Magalhães quer bulir com a nossa realidade brasileira.

Sendo assim, já era de se esperar que os compositores da escola construíssem suas obras com toques de humor e irreverência. Há sambas, inclusive, que conseguiram a difícil tarefa de citar literalmente em seus versos a palavra "Onisuáquimalipanse".

Muitas das letras trazem a picardia sugerida pelo enredo. Muitas das melodias também. Mas percebi certos exageros em sambas com construções melódicas afeitas às marchas carnavalescas. Bem como temos vários sambas por lá, cujas letras pouco nos possibilitam compreender o enredo. O difícil enredo, como disse anteriormente.

Na audição que realizei, entre os sambas concorrentes, dou destaque a três:

Compositores: Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Anderson Paz, Gustavo Albuquerque, Camilo Jorge e Marcelo SP

Compositores: Ricardo Góes, Flavinho Segal, Nelson Amatuzzi, Fábio Portugal, Naldo, Serginho Machado, Floriano do Caranguejo, Jedir Brisa, JJ Santos, Eduardo, Diego Tavares e Gustavo

Compositores: Marquinho Gravino, Hugo Bruno, Alex Jouber, Alexandre Moraes, Igor Marinho, Diego Estrela, Miranda, Russo e Fabiano

Boa sorte à São Clemente!

Axé!
Ô sorte!

Facebook: Carlos Fernando Cunha
Twitter: @CarlosFCunha
Instagram: carlosfernandocunha
Site: www.carlosfernandocunha.com.br

- Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval carioca

Já curtiu a página do SRZD-Carnaval no Facebook?



Comentários
  • Avatar
    30/08/2016 12:37:09PrimoriginalMembro SRZD desde 17/08/2016

    Boa tarde, desculpe-me etrar neste assunto sem conhecimento da sinopse. Sou de Sp, e ouvindo os sambas concorrentes da SÃO CLEMENTE, gostei do samba da parceria de Marcio André. Não sei se está dentro ou fora do enredo. Mais consegui entender a história que será contada. Abs.

  • Avatar
    28/08/2016 22:00:56EDMEIA GRAFMembro SRZD desde 13/04/2012

    Boa noite! Queridos internautas além da sinopse existe uma setorização Se informem com a Rosa Magalhaes ou o prórpio pesquisador do enredo Roberto, que vocês irão ficar por dentro dos sambas que se encontram fielmente a sinopse bem coerentes e muitos não citados aqui. Por favor amigos internautas nós que somos amantes do mundo do samba não podemos mais alimentar "nomes de compositores",temos é que valorizar as obras que estão na disputa com qualidade e "dentro do enredo e da proposta da carnavalesca e equipe. Por isso é importante pegar com eles a setorização entenderem realmente o que eles irão levar pra avenida se informem direitinho antes de dizerem qual é o melhor samba (DENTTRO DO ENREDO) A avaliação dos sambas tem que ser dessa forma, ou será difícil???????????????????? Pra não serem injustos com obras verdadeiramente dentro do enredo que se econtram na disputa.

  • Avatar
    24/08/2016 20:42:27ZepêreraMembro SRZD desde 03/12/2013

    A parceria de Helhinho 107 Também é muito boa, ela é "musical" em todos os versos, você não acha? Na sua opinião a Pegada é mais importante do que a melodia? Também gosto muito do Toninho nascimento, mas acho algumas partes muito corridas... pode muita gente cantando pode atravessar, mas o refrão é muito empolgante.

  • Avatar
    24/08/2016 18:54:23EDMEIA GRAFMembro SRZD desde 13/04/2012

    Os nomes das parcerias se destacam muito mais do que as próprias obras. :) Me desculpe a sinceridade.

  • Avatar
    24/08/2016 18:45:06EDMEIA GRAFMembro SRZD desde 13/04/2012

    Boa noite! Carlos Fernando Cunha, vi uma matéria sua antes que falava em criação do samba a respeito da sinopse em se fazer uma obra dentro do enredo, mas percebo que ainda tá em tempo entender mais o que É UM SAMBA DENTRO DA SINOPSE. Foi infeliz na escolha, mas respeito sua avaliação porém percebo que não leu a sinopse. Faz parte!

Comentar