SRZD



Sidney Rezende

Sidney Rezende

ATUALIDADE. Jornalista, diretor do SRZD e um dos profissionais mais inovadores do país.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



30/08/2016 08h23

Políticos profissionais e você
Sidney Rezende

Existem momentos cruciais em que precisamos escolher um lado. Este é um deles.

Quantos de nós detestam políticos? Por que o nosso desamor? Eles mentem, roubam, são egoístas e especialistas na arte de enganar e trair princípios. Esta é a explicação mais comum que ouço por aí.

Este artigo não é para defendê-los, e muito menos para protegê-los. É para tornar separáveis na nossa cabeça "políticos" de "política". Por entender políticos como inaceitáveis, nos divorciamos da política. Deste processo nasce o subdesenvolvimento e cria os espaços livres para os larápios da política.

Nós é que estamos errados. Os políticos agem confirme seu DNA. Elefante é elefante. Cachorro é cachorro. Inseto é inseto. Não espere de nenhum deles conduta integral de seres humanos.

Os políticos brasileiros são aqueles que vimos na Câmara no dia da votação da admissibilidade do processo de impeachment da desajeitada presidente Dilma Rousseff. Os mesmos que no Senado se pronunciaram, dando sequência ao afastamento da chefe da nação eleita por 54 milhões de votos.

São políticos profissionais Romero Jucá, Moreira Franco, Jair Bolsonaro, Pastor Feliciano, Michel Temer, Agripino Maia, Cássio Cunha Lima, Ronaldo Caiado, José Sarney, Renan Calheiros. Estes são os vencedores. Não de agora, mas de sempre. Eles representam a "elite" da política brasileira.

Aos que entendem a prática da política como ação real de transformação, devemos destemor aos protagonistas, mas escolher o lado que se empenha em resgatar os pobres. O nosso lado, a meu juízo, é o da prioridade máxima para educação, reciclagem urgente para professores e profissionais da área.

O nosso lado é o da inclusão. O nosso princípio precisa ser o de "amar o próximo como a ti mesmo". Se o nosso lado não coincidir com o dos "vencedores", não tem importância. Estamos onde estamos por causa deles.

O apelo central aqui é... não abandone a arte da política. Mas escolha um lado. O mais fácil é o dos vencedores. É isto que você quer para nós e para o país?


Comentários
  • Avatar
    30/08/2016 11:55:50Sidney RezendeAnônimo

    Muito obrigado pelos comentários. Amigos, compartilhem o texto nas suas redes sociais.

  • Avatar
    30/08/2016 11:52:04RAYNAL VFAnônimo

    PARTE B - mas era mais cômodo esperar PASSAR as ELEIÇÕES para ACUSAREM de FORMA GERAL que ela NÃO CUMPRIU o que PROMETEU, e portanto é uma MENTIROSA, MENTIU, simples, porque ACUSAÇÕES de FORMA GERAL, são mais difíceis da outra parte conseguir se defender do que ACUSAÇÕES ESPECÍFICAS. E o Cúmulo do absurdo, que principalmente o senador CAIADO que esse serviço esteve DISPONIBILIZADO desde de 2010 no site do DEM - Democratas/só no nome - e não SE UTILIZOU do que o próprio partido DISPONIBILIZOU para TODOS os brasileiros que quisessem se servir dele. Já o senador MAGNO MALTA, que também BATE nessa TECLA DIRETO: "a senhora MENTIU nas Eleições de 2014", além de poder ser considerado INCAPAZ, porque o serviço do site DEM, esteve DISPONIBILIZADO também a ele, e ele não USOU porque NÃO QUIS, problema dele, se não sabia ou se NÃO USOU. Mas o mais fácil é ficar na MALANDRAGEM ou conviver com a INFANTILIDADE de si mesmo. Ele também, diversas ANTES desse "IMPICHI", que pra mim, não é Golpe, é uma PU TA RIA, espalhou mundo a fora: "eu REPROVEI 3x na PROVA da OAB". Um senador que REPROVOU 3x em DIREITO para exercer uma profissão na área do Direito, JULGARÁ uma Presidente da República com "mínimo SABER JURÍDICO", que tipo de JULGAMENTO ele terá condições de fazer? Um Julgamento POLÍTICO, ou um Julgamento JURÍDICO, para CRIME de RESPONSABILIDADE? A Presidente DILMA Rousseff terá UM Julgamento JUSTO com um POLÍTICO com essa habilidade instrumental na área do DIREITO? Esses dois acima, mais Aécio, descrevem um pouco e bem, o que SÃO POLÍTICOS, mas seu texto SALVA a Política.

  • Avatar
    30/08/2016 11:43:59RAYNAL Vieira de FariaAnônimo

    Vc estava inspirado ou guardou essa para o momento certo. Em resposta as ACUSAÇÕES dos POLÍTICOS Senadores MAGNO MALTA, CAIADO, AÉCIO, CUNHA LIMA e alguns outros que constantemente, vem com a mesma LADAINHA com a DILMA: "A senhora MENTIU na Campanha de 2014". Quero LEMBRAR a eles, e seus simpatizantes, que o site do Partido DEM, disponibilizou após as Eleições de 2014, um CHECK IN LIST das PROMESSAS de Campanha de 2010, e o acompanhamento de seus CUMPRIMENTOS. Isso estava e esteve a DISPOSIÇÃO de TODOS os brasileiros, no Brasil e no exterior, e também dos POLÍTICOS o TEMPO TODO, MESMO NO DECORRER DA CAMPANHA de 2014. De modo que QUALQUER UM poderia e PODE ir no site DEM (Partido), e ver o que efetivamente a senhora Presidente CUMPRIU ou NÃO CUMPRIU, e dizer, na verdade TER UM MATERIAL ou FARTO MATERIAL para ACUSAR com respaldo a Presidente sobre o que deixou de FAZER, do que PROMETEU. Isso me lembra aquela parte do Código Civil que fala dos Civilmente Capazes e INCAPAZES. Me parece que os Senadores MAGNO MALTA, CAIADO, Aécio, Cunha Lima, se encaixam na qualificação de INCAPAZES. Porque TODOS eles e os brasileiros que ACUSAM Dilma de MENTIR nas Eleições de 2014, TODOS eles tiveram a DISPOSIÇÃO no site do DEM, nas Eleições, o CHECK IN LIST DISPONIBILIZADO no site do DEM, se não lançaram MÃO DELE, PROBLEMA DELES. Porque ERA MAIS FÁCIL e FOI, esperar PASSAR, ENCERRAR a CAMPANHA, para DEPOIS ACUSAR a Presidente Dilma de MENTIR nas Eleições. Como ela PODERIA MENTIR se havia um serviço DISPONIBILIZADO ON-LINE, que PODERIA "DESMENTIR" ela em TEMPO REAL "DURANTE as ELEIÇÕES"?. A Resposta é simples, porque os Senadores e brasileiros que a ACUSAM de MENTIR nas Eleições de 2014, são Civilmente INCAPAZES, não são homens, são malandros e são INFANTIS. Tiveram TODA Oportunidade de desmascará-la DURANTE as Eleições, ou de ESFREGAREM na cara dela, o que ela EFETIVAMENTE NÃO FEZ, NÃO CUMPRIU, de suas PROMESSAS, mas era mais cômodo esperar PASSAR as ELE

  • Avatar
    30/08/2016 10:44:01VINICIUS OLIVIERI RODRIGUES GOMESAnônimo

    Sidney, você têm e sempre terá minha admiração. Um exemplo de jornalista isento e sensato. Minha visão é exatamente esta que você descreveu com objetividade e maestria em seu texto. Um forte abraço!

  • Avatar
    30/08/2016 10:42:43Luan Victor de BritoAnônimo

    Nossa Sidney, em momentos antes de ler o seu artigo, escrevi sobre o mesmo assunto, mas nunca com tanta objetividade e maestria que você teve. Parabéns!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.